DIREÇÃO HIDRAULICA DURA.

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Azul V6
Sem Habilitação
Mensagens: 46
Registrado em: Ter Ago 09, 2011 3:11 pm
Nome: Azul V6

#1

Mensagem por Azul V6 » Dom Fev 12, 2012 6:31 pm

AMIGOS,BOA TARDE.

APÓS TENTAR VENDER O XANTIA V6 E NÃO TER OBTIDO EXITO,RESOLVI CONCERTA-LO E FICAR COM A NAVE.
ESTOU TENDO ALGUNS PROBLEMAS E GOSTARIA DE OPINIOES E QUEM SABE ATÉ SOLUÇOES DOS AMIGOS.
A DIREÇÃO HIDRAULICA DO CARRO PARECE NAO ESTAR FUNCIONANDO,POS A MESMA SE ENCONTRA MUITO PESADA,PIOR QUE UM CARRO SEM DIREÇÃO HIDRAULICA ,ACREDITO EU. O QUE OS AMIGOS ME INDICAM A VERIFICAR PRIMEIRAMENTE?
O COMPANHEIRO VAGNER RICARDO TEVE DANDO UMA RPIDA OLHADA NO VEICULO QUANDO ESTEVE NO RIO E VERIFICOU A POLIA HARMONICA ROMPIDA,RODANDO FERRO COM FERRO.EM SUA OBSERVAÇÃO O MESMO RESSALTOU QUE É POSSIVEL QUE SEJA DEVIDO TAL POLIA.
ALGUEM SABERIA ME DAR UMA OPNIAO.

O AMIGO FERRARA POSSUI UM V6,CERTO? SE O MESMO PUDER ME AJUDAR POR EXPERIENCIA PROPRIA,FICAREI GRATO.

OBS: todos que puderem me ajudar, e dar opnioes e observaçoes,serão bem vindos.
Editado pela última vez por Azul V6 em Dom Fev 12, 2012 6:32 pm, em um total de 1 vez.


marco
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Out 28, 2010 10:11 pm
Nome: marcoRS

#2

Mensagem por marco » Dom Fev 12, 2012 10:16 pm

Meu amigo...


Se a polia harmonica está rompida, não há como girar a bomba de alta pressão. Não é nada grave.
Imagem
Azul V6
Sem Habilitação
Mensagens: 46
Registrado em: Ter Ago 09, 2011 3:11 pm
Nome: Azul V6

#3

Mensagem por Azul V6 » Seg Fev 13, 2012 10:31 am

ELA GIRAVA ,PORÉM NO FERRO COM FERRO E FORA DE EIXO ,NAO CENTRALIZADA CERTINHA....ENTENDE...
E SERÁ QUE REALMENTE PODE SER ESSA A QUESTAO?
E AONDE ENCONTRO PRA COMPRAR? SÓ NA CITROEN MESO?
SABE QUAL NOME PROCURO,SE POR POLIA HARMONICA MESMO?

OBS: a polia que me refiro é uma por onde passa a correia poli v, e é a ultima do lado esquerdo( olhando pra correia pela lateral do carro,uma grande) certo ?
Editado pela última vez por Azul V6 em Seg Fev 13, 2012 11:12 am, em um total de 1 vez.
marco
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Out 28, 2010 10:11 pm
Nome: marcoRS

#4

Mensagem por marco » Seg Fev 13, 2012 12:55 pm

Amigo,

Para ter certeza se é a polia que está causando o problema, basta observar se a bomba de alta pressão está girando. Em caso de parada da bomba o carro costuma ficar com a direção dura, os freios não funcionam assim como a suspensão. Se o freio e suspensão funcionam normalmente, então o problema pode ser outro.

Mas se a polia está ruim troque o mais rápido possivel para não haver o risco de estragar outros componentes.

A polia em questão é a que fica no motor do carro e faz girar a correia.
Imagem
Azul V6
Sem Habilitação
Mensagens: 46
Registrado em: Ter Ago 09, 2011 3:11 pm
Nome: Azul V6

#5

Mensagem por Azul V6 » Seg Fev 13, 2012 9:14 pm

AONDE ENCONTRO A BENDITA BOMBA?
Malonne
Habilitado
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 05, 2011 2:26 pm
Nome: Malonne
Localização: Salvador

#6

Mensagem por Malonne » Ter Fev 14, 2012 9:00 am

Bom dia companheiros,

Azul, como o seu é um V6 como o meu e já localizei a bomba AP no meu, te digo... a melhor forma de você encontrar ela é seguindo o duto que sai do reservatório de LHM. É o que passa por cima do tampão do comando de válvula que tem a inscrição "V6", na realidade esse duto passa por baixo dessa capa dando a volta no motor saindo pela frente e descendo até a bomba. Qualquer dúvida pode questionar.

E como já foi dito aqui pelo amigos do fórum, troque logo a polia para evitar um prejuízo posterior maior.

Grande abraço!
Xantia Exclusive V6 3.0i
cardlima
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 9:50 am
Nome: cardlima

#7

Mensagem por cardlima » Sex Fev 17, 2012 8:39 am

Olá Azul, também tenho um V6.
Perfeitamente como o Marco RS disse, se os freios e a suspensão estão funcionando PERFEITAMENTE, o problema não está na bomba, ou na pressão do LHM.
Caso estejam prejudicados, também, a bomba do V6 é muito fácil de achar, ela está junto ao motor na parte esquerda, de quem olha, acoplada a Poly V, com uma tubulação que vem do reservatório de mangueira e uma tubulação de saída de metal preto.
Veja se está girando certinho. Mas n esqueça de verificar se está funcionando a suspensão e freios, é a chave pro seu problema.

Abraços

Olá Azul, também tenho um V6.
Perfeitamente como o Marco RS disse, se os freios e a suspensão estão funcionando PERFEITAMENTE, o problema não está na bomba, ou na pressão do LHM.
Caso estejam prejudicados, também, a bomba do V6 é muito fácil de achar, ela está junto ao motor na parte esquerda, de quem olha, acoplada a Poly V, com uma tubulação que vem do reservatório de mangueira e uma tubulação de saída de metal preto.
Veja se está girando certinho. Mas n esqueça de verificar se está funcionando a suspensão e freios, é a chave pro seu problema.

Abraços
cicemacenabezerra@globoma
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Jan 26, 2012 11:04 am
Nome: cicero

#8

Mensagem por cicemacenabezerra@globoma » Sex Fev 17, 2012 2:02 pm

Boa tarde
ola pessoal apaixonado por xantia tenho uma duvida o xantia 2.0 16v ano 2000/2001
tem como extrair o ar do sistema de freio pelas pinças de freio eu nao consigo achar o local podem
me ajudar?



sds: obrigado :icon_smile_8ball:
vagnerricardo
Curioso
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
Nome: Vagner Ricardo
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#9

Mensagem por vagnerricardo » Qua Fev 22, 2012 5:09 pm

Edson, como havia lhe falado, sua direção nunca vai ficar mole se nao colocar a polia Harmonica, arruma ela como voce havia comentado, e coloque novamente, apos colocar deixe o carro ligado por algum tempo pra purgar e depois vai ver que ele vai ficar super macio..
a polia harmonica faz pressão na correia que faz girar a bomba de HLM isto é..
se a correia está frouxa a bomba gira mais ou menos, fazendo não dar pressão no oleo.
melhor coisa é trocar a harmonica que fica 10!
voce não tem defeito no seu sistema LHM cara, só tem que trocar a harmonica, depois as esferas dianteiras, fazer o parachoques e partir pro abraço!.
Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner


vagner@proxybrasil.com.br
Azul V6
Sem Habilitação
Mensagens: 46
Registrado em: Ter Ago 09, 2011 3:11 pm
Nome: Azul V6

#11

Mensagem por Azul V6 » Dom Mar 04, 2012 9:34 pm

AI GALERA DO FORUM,QUEM PUDER ME AJUDAR. HJ FIQUEI MUITO DESANIMADO COM MEU V6,POS TROQUEI A POLIA HARMONICA E MESMO ASSIM A MINHA DIRECAO CONTINUA SUPER PESADA. O QUE SERA QUE PODE ESTAR ACONTECENDO? ALGUEM PODE ME AJUDAR?
ESTAVA TAO CONHFIANTE QUE APOS COLOCAR A POLIA NO LUGAR IA FICAR COM MINHA DIRECAO MOLINHA MOLINHA,MAS NADA ACONTECEU.
SOCORROOOOOOO....
vagnerricardo
Curioso
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
Nome: Vagner Ricardo
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#12

Mensagem por vagnerricardo » Seg Mar 05, 2012 10:16 pm

como foi feita a troca da polia? mandou em um mecanico ou fez em casa?
ficou apertadinha?
nao pode ter folga na corria V se não continuará a dar problema.
Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner


vagner@proxybrasil.com.br
Azul V6
Sem Habilitação
Mensagens: 46
Registrado em: Ter Ago 09, 2011 3:11 pm
Nome: Azul V6

#13

Mensagem por Azul V6 » Ter Mar 06, 2012 12:23 pm

FIZ EM CASA,MAS COM A AJUDA DE UM AMIGO QUE APESAR DE NAO SER MECANICO,ELE ENTENDE BEM DE CARROS E MECANICA EM GERAL,INCLUSIVE ELE MESMO QUE FAZ TUDO NOS CARROS DELE. A POLIA FICOU BEM ESTICADINHA SIM...TEM APENAS DOIS PONTOS DIFERENTES DE TENSIONA-LA E COLOQUEI NO MAIS APERTADINHO....TA BRABO.......
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#14

Mensagem por Munhoz » Ter Mar 06, 2012 12:34 pm

o resto do sistema hidráulico funciona?? freios e suspensão? Se sim, quer dizer que a bomba está funcionando.

Olhando o circuito no service, só existe um tubo que sai da bomba e entra em uma peça na ponta da coluna de direção (válvula rotativa), dessa peça saem mais dois tubos que vão para o êmbolo ou pistão. Como mostra o desenho: <a href="http://www.hotmastersound.com.br/direca ... ulica.html" target="_blank">http://www.hotmastersound.com.br/direca ... ca.html</a>

O esquema é bem simples e poucos lugares para dar problema. Se o volante está duro para ambos os lados eu acredito que o pistão não está vedando, então quando aplica pressão em uma das linhas de alimentação, ela "vaza" para o lado oposto, assim igualando as forças o que faz o sistema não funcionar.

Mas é chute meu, nunca mechi com DH... é só teoria.
Azul V6
Sem Habilitação
Mensagens: 46
Registrado em: Ter Ago 09, 2011 3:11 pm
Nome: Azul V6

#15

Mensagem por Azul V6 » Qui Mar 08, 2012 11:25 am

ME FALARAM SOBRE A HIPOTSE DE SER AR NO SISTEMA,E ENTAO FUI ATE A ``PURGA`` PRA ALIVIAR O SISTEMA E REALMENTE APOS TER AFROUXADO O PARAFUSO E AR TER SAIDO,O VOLANTE AMOLECEU BEM,APESAR DE NAO ESTAR TOTALMENTE LEVE A DIRECAO,SO QUE DEPOIS DE UM TEMPINHO ENDURECEU NOVAMENTE,ENTAO ACREDITO EU QUE POSSA ESTAR ENTRANDO AR NO SISTEMA,AGORA COMO NAO SEI DIZER.
ALGUEM SABERIA ME INFORMAR ALGO?
Responder