Cambio 4HP14

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dalrri
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#1

Mensagem por dalrri » Dom Jan 22, 2012 12:19 am

Saudações a todos ,

Apesar de estar postando somente agora , ja sou um "leitor" quase de "carteirinha " do forum, desculpem somente agora consegui acessar o forum o postar , comento que ja tive problemas com vazamento de LHM (resolvido) , oleo do motor (resolvido), barulhos estranhos na frente (resolvido).

Desta vez e ainda naõ resolvido, o cambio do meu Rick-1 (apelido carinhoso do meu Xantia), resolveu me deixar na mao em uma viagem de Natal e Ano Novo ao Rio de Janeiro.

Pois bem eu ja estava no Rio e resolvi dar um passeio com a familia, ja na estrada (rio-santos Itaguai), ele do nada reduzia de marcha e dava redução forte na velocidade, até ai achei que ele entrara em modo de emergencia (sem saber que este cambio nao tem sistema eletronico interno) , parava o carro ,desligava e ao voltar ele ia normalmente, (tive de fazer isto umas 2 vezes no percurso até chegar no meu destino em mangaratiba praia grande), ao sair de lá subi uma ladeira razoavelmente ingrime de uns 150 metros, ao chegar no topo para pegar a estrada, ele nao saia do lugar, e patinava, resolvi encostar, o estranho é que a ré funcionava , levei a um amigo que tem uma oficina mas ele nao manja nada de cambios, e resolvi por a mao na massa (ou melhor no oleo), desmontei o cambio e os discos grandes estam a maioria gastos sem contar alguns ja ferro com ferro, isso me doeu o coração pois pelo jeito o antigo dono andou com ele sem oleo, ou o sistema nao estava com pressao o suficiente, sendo assim desmontei o corpo de valvulas só pra ver se tinha alguma mola quebrada, mas nada constatado.
Comprei 6 discos novos (tiveram de vir de Sampa) e coloquei eles misturando com discos que estavam melhores, e montei o cambio , porem acho que devo ter montado errado, pois ele ia pra frente mas nao engatava a RÉ (pensei comigo na estrada nao precisarei da ré) e continuei a testa-lo no lugar sem andar muito dentro da oficina, dai constatei que eu montei a alavanca fora de posição , onde ele engatava o D no lugar da RÉ, mesmo assim resolvi dar uma volta com ele, já ao sair da oficina tinha um tipo de lombada pra sair da oficina, e eu parei bem perto dela, e como nao engatava a ré resolvi sair direto, ele parou na lombada e eu forcei um pouco , e nesse forçar saiu uma fumaça branca dele, e perdou força.

Empurramos ele pra fora da oficina e ele aparentemente ficou xoxo, andava e se eu reduzisse a aceleração ele parava como se eu tivesse puchado o freio de mao, consegui andar com ele cerca de 3Km , ele perdeu a tração novamente.

Bom , sei que muitos devem estar me chamando de maluco, desatento etc, etc.

Confesso que cambio nunca mexi, mas tenho um bom conhecimento em motores, tanto que ainda nao tinha mandado ele pra nenhum mecanico mexer , em um ano que estou com ele.

se puderem me dar dicas a respeito de se vale a pena desmonta-lo e tentar resolver a montagem e trocar todos os discos desta vez ou melhor trocar o cambio inteiro .

Grato e mais uma vez minhas saudações a todos deste forum.


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#2

Mensagem por vagnerricardo » Dom Jan 22, 2012 2:22 am

Boa noite amigo,
no final do ano meu cambio fez a mesma coisa, estava decidido a ir ao RJ com meu xantia pra um amigo aqui do forum dar uma volta, porem saindo de Jaraguá do Sul e indo à itapema o cambio fez exatamente como o seu
estava a 110km ele reduzia pra terceira segunda e e berrava, eu parava, fazia um macetinho que eu descobri pra destravar o cambio e andava novamente, mas sem sucesso, rodava mais um pouco e novamente. ate que ele nao engrenava mais pra frente..parece que roda alguma coisa dentro dele.. e se eu acelero ele em D o velocimetro e conta-giros trabalham, se colocar em P ele faz um barulho de alguma coisa rodando dentro.

ainda nao tomei coragem de arrumar o cambio, mas já havia feito manutenção nele, penso que agora só trocando o cambio. o caso todo é que as peças+M.O ficam mais caros que colocar um cambio manual (700,00) ou comprar um usado (~2.000,00) como tem seu xantia a 1 ano e não teve problemas durante este 1 ano sua esposa diferente da minha deve gostar do seu xantia, no meu caso a minha detesta ele..então estou pretendendo vender e pegar uma dodge dakota diesel.

vamos ver...
qq coisa comunique o que pretende fazer em seu cambio..
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#3

Mensagem por dalrri » Dom Jan 22, 2012 11:39 pm

Enatão Vagner, realmente minha esposa adorou o carro, mas não é só este o caso , no meu ao menos não faz nenhum barulho diferente, mas la para da 30 deste mes ja estarei indo enfrentar o desafio rsrs, não sei se lhe interessaria mas encontrei cambio por 1890,00 em um site de peças de importado , eles despacham para sp e rio sem frete , liguei -la e me confirmaram, decidi por comprar o kit banner pra ver se resolve.

Abraços
Editado pela última vez por dalrri em Dom Jan 22, 2012 11:40 pm, em um total de 1 vez.
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#4

Mensagem por vagnerricardo » Seg Jan 23, 2012 2:23 pm

Ricardo, Voce vai tentar recondicionar o seu cambio? vou lhe dizer uma coisa, sugiro a você trocar ele e recondicionar aos poucos, andei vendo a possibilidade de recondicionar ele e de fato é viavel, mas fica mais caro que comprar um usado.
o fato é que jogo de juntas, eletrovalvulas, pistoes, bomba de oleo, Oleo, ficam mais salgados que comprar ele em si..
fora o trabalho que irá ter em sacar ele pra "tentar" arrumar e colocar denovo, na esperança de dar certo..
acho meio frustrante fazer assim.

é a media de preço do cambio mesmo. mas as oficinas vendem por 4, 5 , 6 mil um cambio totalmente recon

vou ver direito o que faço da minha vida,
queria trocar ele por uma dodge dakota. mas não encontro nenhuma
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#5

Mensagem por dalrri » Qua Fev 08, 2012 4:52 pm

Saudações, Vagner;

Ja estou de volta do Rio de janeiro com minha caranga ,e voltei com ele :613179: , no entanto confesso que na hora que fiz o reparo ainda fiquei apreensivo se daria certo ou não ,mas foi tudo bem, realmente e troca de "todos" os discos de composite grandes , bucha de metal da bomba de oleo e algumas juntas resolveram o problema.
O valor das peças ficou bem em conta pois resolvi por nao utilizar o kit , comprei somente o que desmontei tudo avulso me saiu menos que 300,00 incluindo 4 litros de oleo :D , fiz a troca parcial do oleo que na verdade nao troquei do conversor ainda , ja me informei que da pra trocar o oleo todo inclusive do conversor de força tranquilamente.

:271534: Retornei neste ultimo sabado do rio , sai de lá por volta das 14:40 e cheguei em SP as 20:20 fui sem forçar ele , sempre entre 100km/h e em alguns trechos até 130km/h . :271534:

Agora vou finalizar para trocar o oleo dele até ficar totalmente limpo e cristalino pra ficar garantido :154740: .

:excl: Vou abrir um outro topico referente meu teclado anti-arranque que desde que deu o problema no cambio ele nao bloqueia a igniçao mesmo digitando a senha ele volta como se tivesse no modo "neutro" dando os quatro bips e luz verde acesa.



>>>>>> A proposito Vagner , pelo que voce indicou o que acontece com seu cambio parece ser muito mais simples que o meu, ja tentou verificar se não é uma das "trisetas" da homocinetica , ou pode ser tambem algo mais grave como o planetario do cambio que moeu alguma engrenagem, porem se for realmente as trisetas é bem mais simples pois voce pode utilizar do Xsara ou outro peugeot, (posso estar errado mas o que vale sempre é a intenção de ajudar). <<<<<<<<<<<<

Eu por minha vez se passar o meu pra frente pretendo pegar um Picasso ou qualquer outra SW mas importada.



Mais uma vez qrato aos moderadores do forum pela oportunidade de postar por aqui.
Editado pela última vez por dalrri em Qua Fev 08, 2012 5:03 pm, em um total de 1 vez.
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#6

Mensagem por vagnerricardo » Qui Fev 09, 2012 7:42 pm

Fala amigo Ricardo,
Seguinte, depois de orçar com calma e paciencia, encontrei um cambio pra vender com garantia em sampa, por 1.500 reais, e mão de obra com 8 litros de oleo(conversor está seco) e montagem do cambio novo, por mais 1.500, em suma, 3 mil reais pra fazer o cambio inteiro, achei o preço plausivel,
porem depois de gastar quase 3mil com o carro fazendo detalhes, como suspensão, mangueiras, pneus, escape, couro, teto, parte eletrica(sou enjoado) minha esposa já nao curtia o carro e ainda deixou ela na mão justamente no natal, comprei um megane automatico.
achei que podia ser de fato a homocinetica mas preferi não arriscar mexer no carro ainda, pelo fato de estar com a condição financeira ruim, resolvi vender ele por hora. logo mais pra frente compro outro xantia, e o dinheiro irei injetar em minha empresa, preciso fazer umas pequenas obras.
caso não fosse isso iria arrumar ele.
fiquei meio puto com o megane por não ter teto...de resto é otimo carro.
até porque é o mesmo cambio do xantia. al4..
assim como o amigo eu sempre fiz a manutenção em meus carros, apenas compro as ferramentas, odeio mexanicos, e/ou curiosos...não me passam segurança alguma alem de super valorizarem os apertos nos parafusos que dão.

fico feliz que resolveu barato, havia achado os kits por este preço tambem, mas como não estou afim de arriscar (mais dinheiro que não disponho) irei vender.
tanto é que anunciei ele aqui no forum.

um abraço meu amigo.
sucesso no carango, vendi mas irei continuar frequentando o forum, afinal de contas. são algums anos de experiencia que tenho junto ao xantia..já é meu segundo casamento com este modelo.
um abraço.
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