Pane eletrica eventual

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
sidneipaixao
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Out 03, 2011 3:24 am
Nome: Sidnei - SP

#1

Mensagem por sidneipaixao » Dom Jan 08, 2012 6:42 pm

Boa tarde a todos,
aproveitando fato de estar por aqui, gostaria de saber se alguem ja' passou por problema parecido e, se sim, como resolveu...

Meu Xantia resolveu dar uns pitis de uns tempos pra ca' e, dentre as coisas inexplicaveis que ele passou a fazer, a que mais me incomoda e' o fato dele "apagar" por algum tempo!


Vou tentar explicar melhor: o carro LIGA normalmente, na primeira tentativa e sem dar trabalho, a bateria e' nova e, portanto, creio que nao esteja relacionado com a bateria.

Porem, com o carro em marcha, AS VEZES ele simplesmente "morre" a parte eletrica - o carro continua FUNCIONANDO, porem nao consigo subir ou baixar vidros, ligar o pisca (nem direito nem esquerdo), ligar ou desligar o radio, nada.

A luz da "bateria" fica acesa, como se o carro tivesse morrido, mas mesmo tendo de frear e sair de novo (por exemplo num semaforo) ele responde normalmente. Mais estranho ainda, se eu desligar o carro e ligar de novo, o problema persiste - o carro liga, mas nada funciona por um tempo (nem vidros, travas, pisca, limpador de parabrisa...).

De repente, a luz da bateria no painel apaga e tudo volta a funcionar normalmente, como se nada tivesse acontecido! E quando ele esta' na mecanica, isso nao acontece...


Isso ja' me causou alguns problemas, e' um defeito insistente - e irritante.
Um dia, com chuva, estava andando e de repente ele faz isso; resultado: nao conseguia acionar o limpador de parabrisas, e tive de encostar o carro e esperar pois nao conseguia ver nada. Voltou em menos de dois minutos.
Outra vez, num daqueles dias de 38 graus aqui em Sampa, entrei no carro, sai' e... nao conseguia baixar os vidros nem abrir o teto. Acho que foram os oito minutos mais longos da minha vida, o carro virou uma sauna a vapor (pois o suor escorria, acumulava no assoalho e evaporava...).


Outro detalhe: os farois e lanternas funcionam normalmente (acendem e apagam ok), os piscas (nem traseiro nem dianteiro) por sua vez nao funcionam.


Isso nao ocorre sempre. 'As vezes nao ocorre, 'as vezes fica por alguns segundos. Acho que o maior tempo que ficou foram 8 minutos, mas ja' aconteceu de apenas piscar, ou "sumir" em tres segundos. Completamente insano.


O que eu ja' fiz:

- solicitei que um eletricista medisse fuga de corrente
resultado: aparentemente nao ha' fuga de corrente.

- verifiquei TODOS os fusiveis, parte interna e externa
resultado: troquei tres fusiveis queimados, nenhuma modificacao dos sintomas (nem piorou nem melhorou)

- troquei a bateria
resultado: problema persiste

- desliguei uma disqueteira sem uso
resultado: problema persiste


Nao sei mais o que procurar ou como proceder...
Alguem tem ideia do que devo procurar? O que e' necessario trocar? Resolve se eu colocar o carro numa sessao de eletrochoque ou de descarrego espiritual?


Ate' mais,
Sidnei


rrenatocabeca
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Nov 22, 2010 10:20 pm
Nome: rrenatocabeca

#2

Mensagem por rrenatocabeca » Seg Jan 09, 2012 6:37 pm

Amigo, provavelmente é o contato de ignição que foi pro saco, dê uma verificada.
Guinho82
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Dez 26, 2011 1:06 pm
Nome: Guinho82

#3

Mensagem por Guinho82 » Seg Jan 09, 2012 7:49 pm

<_< seu problema deve estar na bsi ou bsm ......bsi(caixa de serviços inteligente)q vai dentro do carro onde fica os fusiveis ou a bsm q vai la no cofre do motor...
vagnerricardo
Curioso
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
Nome: Vagner Ricardo
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#4

Mensagem por vagnerricardo » Ter Jan 10, 2012 10:46 pm

hahaha, 8minutos mais longos da sua vida?
eu passei 1 hora dentr do carro só com 2 dedos do teto aberto
vou te falar o que é isso
seu carro está com o retorno do pos chave ligado no modulo de vidros
isto quer dizer que:
toda as vezes que voce liga a seta ou limpadores voce aciona um relê sem necessidade para que os comandos funcionem
o relê aquece e trava fazendo qeu fique sem os serviços:
vidros, piscas, limpadores, sensores
aconteceu isso comigo porque minha cunhada mirim resolveu fuçar os fios

descobri que o xantia não precisa de modulo de vidro, ele por sí só resolve.

mas o antigo dono por cargas dagua colocou um modulo encima dele e instalou erradamente colocando todos os serivços de pôs e pré chave no comando do modulo, com isso o carro estava travando tudo e acendia a luz
veja se nao é o seu caso,
retire o modulo de vidros(caso tenha) fica embaixo da caixa de fusiveis do volante
se tiver pode colocar uma nova pra fechar os vidros sozinhos, caso voce não precise disso voce pode retirar que resolve.
um abraço.
Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner


vagner@proxybrasil.com.br
xantiadc
Habilitado
Mensagens: 57
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 11:03 pm
Nome: xantiabh

#5

Mensagem por xantiadc » Qua Jan 18, 2012 9:17 pm

Cara, o meu acontece o mesmo...
No meu caso, quando piso no freio nada que vc falou funciona =(

Ai paro o carro, desligo e ligo novamente e tudo volta a funcionar (as vezes, pq tem vez que continua o problema e eu tenho que desligar e ligar novamente).

E o meu carro, tem esse tal de modulo que o Vagner falou.
Isso passou a acontecer, depois de um FDP de um cara instalar um novo alarme no carro.

Provavelmente ligou algum fio da ignição errado.

Quer dizer que quando instalo um alarme o Xantia sobe todos os vidros automaticamente? ou entendi errado?

Vagner, vc sabe exatamente que fio é este?

No mais é isso.
sidneipaixao
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Out 03, 2011 3:24 am
Nome: Sidnei - SP

#6

Mensagem por sidneipaixao » Qui Jan 19, 2012 6:15 am

Vagner,
eu acho que tu foi no ponto certo!

Infelizmente, to sem o carro neste momento, mas quando eu pega-lo na oficina, se eu precisar de ajuda pra localizar este modulo posso lhe contatar?

Nao sei se tem alguma coisa a ver, mas este rele que vc fala e' uma pecinha quadradinha, verde, que fica perto do reservatorio de agua?
Estou perguntando pq esta bomba desta peca esquenta demais (demais mesmo) e fica fazendo barulho de vez em quando, tipo um TEC TEC TEC seguido, e so' para uns quinze minutos depois que eu desliguei o carro!

XantiaBH,
o meu nem desligando e ligando de novo volta! Ele invoca que quer parar, para e pronto. Quando ele quer, ele volta. Tenho a impressao que os Xantia tem vontade propria...

E olha so' que interessante, eu instalei um alarme tambem (eu nao, o auto eletrico perto de casa), pois o original estava disparando sozinho. Eu deixava o carro sozinho por cinco minutos e, quando voltava, ele estava chorando... se ficasse no sol disparava... se comecasse a chover disparava... se o <strike>censurado</strike> do gato da vizinha pulasse no capo ele disparava...

O alarme foi instalado a mais de dois anos, mas so' notei este problema de uns 8 meses pra ca'.
Mas pensando bem... ele ficou mesmo com umas outras frescuras...

Guinho e Renato,
obrigado pela ajuda tambem!

Pela descricao que voces passaram (BSI, onde ficam os fusiveis; e CONTATO da ignicao), estou muito tentado a acreditar que o problema esteja nesse "modulo" mesmo, que fica perto da caixa de fusiveis, e que justamente e' ativado pelo conjunto ignicao - alarme...

Assim que eu tiver com o carro de novo (e ele nao estiver mais igual cachorro, arrastando o traseiro no chao), vou procurar por isso!

Grande abraco,
e agradeco a todos pela atencao!


Sidnei
Editado pela última vez por sidneipaixao em Qui Jan 19, 2012 10:23 am, em um total de 1 vez.
vagnerricardo
Curioso
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
Nome: Vagner Ricardo
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#7

Mensagem por vagnerricardo » Sex Out 26, 2012 12:57 pm

Boa tarde, galera,
Recebi seu e-mail Humberto
sumi do forum porque vendi meu xantia tem quase 8 meses, nesse meio tempo peguei mega, sportage e agora um a4

o meu caso é o seguinte, no modulo de vidros,e/ alarme, os eletricistas colocam um raio de relé sei la porque.
esse relé quando vira a chave fica ativado diretao, fazendo ele bater toda hora.
o rele por ser mecanico ele aquece e trava, deixando a corrente do circuito ativado, quando ele esfria ele volta a bater.
ele vai fazendo isso ate torrar.(malditos eletricistas)
resumo.
o xantia por si proprio nao precisa de modulo de vidro pra abrir e fechar os vidros, o modulo fica so pro one-touch,sugiro arrancar esse modulo e fechar janela por janela, (foi o que fiz)
Sidney, nao sei lhe informar a sequencia de fios, porque nao tenho mais meu xantia comigo,e tambem,tem um porem,os fios sao todos cinzas, com risco colorido. vai precisar de um multimetro, umas 2 caixas de cerva pra deixar redondo.
na realidade é tirar o modulo e imendar os fios como vem de fabrica, e nunca mais se aporrinhar,
eu ainda tinha mais um problema, o meu relé batia tanto que descarregava a merda da bateria, antes de voces arrancarem o modulo, faz um teste, desliga o carro todo e mede a tensao, depois ativa o alarme e ve se rouba a mesma coisa.
se aumentar a tensao é nosso amigo rele fazendo boca livre na bateria,
olhe lá e me falem
um abraço.
qq coisa podem mandar e-mal que eu posto.
Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner


vagner@proxybrasil.com.br
Responder