Anomalias Cambio Automatico

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
vagnerricardo
Curioso
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
Nome: Vagner Ricardo
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#1

Mensagem por vagnerricardo » Qui Dez 08, 2011 1:12 pm

Boa tarde,
Amigos, ando observando meu AL4 está apresentando um comportamento estranho.
em relação a quando ligo engado o D e vou embora ele funciona porem as vezes ele entra em emergencia, logo coloco em N desligo e ligo novamente, ele funciona, tem vezes que faz isto de 2 a 3x seguidas, logo apos para. e fica normal...
Viajei com eles centemente, ele se comporta bem, as retomadas são boas isto é..não engasga..
mudo as marchas não dá tranco acontece de forma quase que imperceptivel
porem o que está me deixando cabreiro é este problema de entrar em emergencia de 2 a 3x seguidas, outra coisa que observei é que só faz isto frio..alguem tem alguma ideia?
coloquei nele o Dextron 3 a ultima troca..pretendo fazer uma troca em janeiro, novamente, pra ver o estado do oleo, Rodei menos de 1000km desde a troca mas penso em ir trocando até conseguir extrair todo o oleo velho do conversor,
bom se alguem tiver opnioes e sugestões, estamos ai
Troquei oleo,
filtro
Sensor CMF

por hora.


Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner


vagner@proxybrasil.com.br
vagnerricardo
Curioso
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
Nome: Vagner Ricardo
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#2

Mensagem por vagnerricardo » Ter Dez 13, 2011 8:43 pm

Galera, Cheguei agora pouco infeliz, de uma tentativa de viagem, apos dirigir cerca de 50km com o carro..o cambio está apresentando um problema..ele engrena a primeira, apos acelerar e tentar mudar pra segunda ele patina...isto é...não engata...
pra traz entra legal...
porem pra frente engrena tem força e não patina.. Coloco em R a mesma coisa, testei a arrancada dele..mesma coisa
porem
se ligo o neve(sair em segunda) e acelero ele não se move...simplesmente fica parado com o giro no alto.
estou suspeitando de Oleo, e/ou problema eletrico..caso não fosse isso iria acender Sport/neve e não iria engrenar a primeira...
o que acham?
Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner


vagner@proxybrasil.com.br
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#3

Mensagem por Munhoz » Qua Dez 14, 2011 12:14 am

Vagner,

Eu vi que você teve peito de encarar o AL4 ao invés de se entregar na mão de qualquer mecânico e pagar absurdos para arrumar o câmbio. E que na verdade, para trocar peça qualquer um faz. Meus parabéns!

Quero poder ajudar no que eu puder, porque sou curioso... rs

Eu já vi na net uns manuais técnicos desse câmbio mas acho que você já tem. Se não tiver da um toque.

Bom vamos lá:

- Ouvi dizer que esse câmbio não se da bem em ambiente tropical. O óleo esquenta, afina e tudo perde pressão.
- Ouvi dizer também que algumas oficinas que dizem resolver o problema dos trancos colocam um óleo mais grosso. Se você tiver disponibilidade $ acho que vale um teste.

O Dextron3 é o óleo certo para esse câmbio?

Uso Molykote no motor do meu carro, depois que comecei a usar notei que o nível não baixa mais, quero dizer, antes do Molykote entre uma troca e outra (7500km) eu completava 1l. Depois do molykote não há necessidade de completar.
Disso eu tiro a conclusão que ele deve "reduzir" folgas. Será que funcionaria bem no câmbio?

Não sei a fundo como funciona um automático, mas se é o conversor de torque que passar o torque do motor para o câmbio, logo a "embreagem" que "patina" é o conversor. É uma peça metálica e não uma embreagem, ele depende do óleo para funcionar.

No seu casso você disse que ele da problema quando frio e não sei o que pode ser.
vagnerricardo
Curioso
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
Nome: Vagner Ricardo
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#4

Mensagem por vagnerricardo » Qua Dez 21, 2011 7:57 pm

Ontem completei o nivel do dextron da AL4
tirei aproximados 500 ml e coloquei 1 litro, em tese coloquei mais 500ml de oleo..
o carro continuou com o mesmo problema, (bate a chave fica ok, engrena a segunda entra em modo de segurança)

descobri uma forma de tirar o carro do modo de segurança, gostaria de compartilhar com voce
até mesmo antes que eu esqueça

caso ele entre em modo de intervenção(modo de segurança) coloque o cambio em 1 e ligue o modo neve..
ande com ele algums metros. a intervenção vai apagar , depois pare, coloque em D e ligue o neve.
o carro irá sair em segunda, se ele sair sem patinar está OK.
caso não ande...
....não sei o que fazer rs

no meu caso ele está estranho porque observei que ele as vezes erra as trocas de marcha, queria saber se alguem aqui tem ciencia de qual é o sensor que faz as trocas..
o meu CMF é novo pensei em achar o que controla o giro do motor pois a caixa se baseia em giro e não em KM.
porem não sei aonde fica.
daqui a pouco vou enfrentar 150km com o carro novamente..
ele resolveu ficar bom de ontem pra hoje...
caso alguem saiba da posição e funcionalidades dos sensores que giram em torno do al4 por favor me informem, quero descobrir mais do cambio,
cada vez vejo que o cambio é um cambio simples posso até comparar o AL4 com motos 2T são as mesmas coisas manutenção barata , facilidade em resolver problemas porem dificil de encontrar peças.

aguardo os amigos.
Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner


vagner@proxybrasil.com.br
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#5

Mensagem por Munhoz » Qui Dez 22, 2011 12:16 pm

Vagner,

Dá uma olhada nesse link: <a href="http://www.scribd.com/doc/6338026/AL4-Transmission" target="_blank">http://www.scribd.com/doc/6338026/AL4-Transmission</a>

Estava dando uma olhada por cima e da até para atualizar o programa do módulo.
Tem os esquemas elétricos etc.

<a href="http://www.scribd.com/doc/13915310/AL4- ... ild-manual" target="_blank">http://www.scribd.com/doc/13915310/AL4- ... -manual</a>

abs
vagnerricardo
Curioso
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
Nome: Vagner Ricardo
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#6

Mensagem por vagnerricardo » Qui Dez 22, 2011 7:04 pm

Amigo Munhoz, ontem como havia dito, sai com o carro de Jaraguá do Sul e fui a Itapema de fato a viagem foi razoavel,
As anomalias que percebi foram as seguintes:
nas reduções ele se perde e aumenta o giro drasticamente, de 3mil pra 5mil
as passadas ficam erradas as reduções são absurdas. em 80 ele engrena segunda..depois volta pra quarta
enfim
se perde

até balneario camboriu foi bem
na entrada de itapema ele começou a se perder,
parei o carro
desliguei e liguei, quando acelerei o carro fez um barulho diferente...
na realidade um barulho de ferro com ferro na frente(penso que seja o cambio) e parou de engrenar as marchas, coloquei em R ou D não entra...quando coloquei em P ele faz um ruido...como se tivesse algo arranhando..

inicialmente achei que a caixa tivesse ido pro pau.
amarrei uma corda liguei coloquei em N e puxei até a casa de meu sogro.
hoje cedo fui à Hidramaticos Car Bairro varzea em Itapema
conversei com o dono um conhecido meu que tem vasta experiencia em AL4 pelo que me falou o conserto é facil mas precisaria abrir a caixa,
entendi que teria que trocar:
- eletrovalvulas
- CMF (trocado)
-Oleo
-cinta
-trava do Parking
-limpeza interna
-filtro de oleo
-sensor de oleo
-sensor de lenta


Inicialmente seria isto. pra retificar o cambio,
com o auxilio do manual irei fazer o cambio em casa. e irei postando o passo-a-passo do AL4 junto com fotos
se possivel peço ao Moderador que anexe o relato do cambio junto com este para que possa fazer uma documentação nacional e de uso publico em relação ao cambio.

apartir da semana que vem irei agitar isso

abraços por hora e bom natal a todos.
Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner


vagner@proxybrasil.com.br
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#7

Mensagem por Munhoz » Sex Dez 23, 2011 10:10 am

Essa oficina me pareceu bem honesta uma vez que aqui eles já dizem que tem que fazer tudo.

Parabéns pela iniciativa! Se precisar de peça e você achar em SP é só pedir que eu mando pra você.

Abraço e boas festas!
Avatar do usuário
Benedusi
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Mai 05, 2011 3:40 pm
Nome: Benedusi
Localização: SP
Modelos Citroën: C5 break

#8

Mensagem por Benedusi » Sex Dez 23, 2011 11:24 am

Quanto ele cobrou pra mexer no câmbio?
C5 Break :tools:
407 SW V6
Ds3
C4 VTR (x3)
C5 v6
SergioPB
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Qui Out 30, 2008 5:11 pm
Nome: SergioPB

#9

Mensagem por SergioPB » Sáb Dez 24, 2011 4:45 pm

Vagner Ricardo,

Dê uma olhada neste site e se for necessário cadastre-se:

Um vídeo com a manutenção e desmontagem dessa mesma caixa pode ser assistido no programa O Mecâniconline, através do site www.omecanico.com.br.

Acho que vai ajudá-lo!

Boa sorte!
vagnerricardo
Curioso
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
Nome: Vagner Ricardo
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#10

Mensagem por vagnerricardo » Qua Jan 04, 2012 12:14 am

Amigo benedusi,
a oficina é a hidramaticos Car, no litoral de Itapema
pra abrir o cambio cerca de 500 reais
mais 500 pra montar e fechar, juntamente com o oleo 71141 mas penso que vou comprar um outro e substituir, este cambio eu mesmo irei fazer ele, estou apenas com um dilema, será que terei que baixar o motor pra colocar o cambio? tenho conhcimento na area de T.I o resto é de curioso..
como tenho infra pra fazer meus trabalhos de mecanica, pensei em substituir eu mesmo..
mas nao sei o procedimento..

se alguem tiver ideia me fala.

pretendo fazer outro tutorial desta vez com fotos do passo-a-passo, mas antes tenho que consertar o palio do meu sogro que empenou virabrequim
Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner


vagner@proxybrasil.com.br
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#11

Mensagem por Munhoz » Qua Jan 04, 2012 1:15 am

Vagner, dá uma olhada nos links que te mandei. lá tem até os torques de parafusos.
dalrri
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Ter Jan 10, 2012 9:10 pm
Nome: Ricardodalrri

#12

Mensagem por dalrri » Qua Fev 08, 2012 5:18 pm

Olá Vagner;

Vejo que esta criando coragem pra reparar seu cambio, espero que va em frente como eu, acabei de informar em outro topico sobre meu sucesso no reparo do meu cambio , que voce mesmo havia comentado sobre a troca por outro, confesso que gastei bem menos que achava e ficou muito bom , exceto que acabei de descobrir que terei de trocar o coxim superior do motor pois ele começou a dar trancos pra sair a frente, não sei se voce é de SP , mas se for e quiser uma mao para o conserto posso me oferecer para ajuda-lo, apesar de hoje trabalhar na area de Telecom e informatica tenho boa experiencia em mecanica , que foi que me ajudou a efetuar o reparo do meu mas se voce tiver ao menos uma noçao e paciencia verá que nao é tao dificil, quanto as peças posso indicar uma distribuidora de importados que pra se ter uma ideia o Kit Banner sai por 650,00 + frete.

Uma pena que não levei minha camera para tirar fotos passo a passo pra ficar no forum sobre o reparo dele, mas não é uma coisa muito complicada, é delicada mas nao complicada o importante é ao desmontar prestar muita atenção para na montagem nao ter margem de erro, sem contar que a montagem dele é bem como a desmontagem , tudo tem seu encaixe suave e sem força bruta, tem de ser delicado com cada item.

Se precisar estamos ai.
Ricardo A. M. Dalrri
Informatica
C.F.T.V
Telefonia

e nas horas de folga , mecanico, eletricista de auto , som automotivo... (só no meu carro)
Paulo Maluche
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Qui Out 30, 2008 3:28 pm
Nome: Paulo Maluche

#13

Mensagem por Paulo Maluche » Sex Fev 10, 2012 10:05 pm

:613179: Caro Wagner,

O câmbio do meu Xantia também estava apresentando acões estranhas. Várias suposições foram ditas, até pela autorizada, entretanto encontrei a solução, por sinal simples e muito barata, R$ 375,00, com peças originais. A Oficina é a Mecânica Pacher, Rua OTTO BENACK, 129 - BOM RETIRO - fone 47 9974-7055 - Alexandre, fica em uma transversal da Santos Dumont, após a garagem da Transtusa, muito fácil de encontar.
Responder