Xantia - Custo X benefício X dor de cabeça

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Hernandes
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#1

Mensagem por Hernandes » Seg Out 10, 2011 5:07 pm

Saudações a todos!
Gostaria de abrir esta discussão até mesmo porque o forum está um tanto "parado"...
Pessoal... tenho um Xantia 2.0 16v 00 a quase 2 anos... estou com a nave literalmente parada a 2 meses... Estou até desanimando de mantê-lo...
é um carro que certamente, quando bem conservado tras bastante prazer ao conduzir, no entanto, é necessário dispor de uma grana pra deixá-lo filé... nao sei se o de voces é assim, mas sempre que falo que vou vendê-lo e ele "escuta"... ferrou, com certeza ele quebra alguma coisa.... recentemente fui pra Ubatuba e numa viagem só (bate-volta): 1- estragou o vidro da porta do motorista (arrebentou o cabo de aço), 2 - bati o carro, amassei a porta traseira (lado passag), 3 - Estourou um pneu novissimo... nao tinha rodado 6mil km (menos de um ano).... Ah... o teto solar tinha ficado entreaberto e nao ia pra lado nenhum... Graças a orientação do amigo Munhoz, consegui força-lo com uma chave Torx e voltou a funcionar e está fechado (estava rodando com plastico, cheio de fita crep em cima), bom só o teto ficou em mais de 1 barão nos orçamentos que fiz... mai 2,0 pra desamaçar e pintar...
Enfim, estou com um carro muito bom por sinal,gosto dele... motor forte, porem... na hora que comça dar pau a manut dele ta ficando pesada... :966283:
.... sabado até estava até empolgado.... dei aquele banho no carro, quando vou encerar, pá, começa a chover....

Sinceramente, estou começando a desanimar... Acho que estou é um tanto zicado (rsrsrs)

Boa sorte a todos!
Editado pela última vez por Hernandes em Seg Out 10, 2011 5:14 pm, em um total de 1 vez.


JaraJara
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#2

Mensagem por JaraJara » Seg Out 10, 2011 7:05 pm

Minha verba para veículos é extremamente limitada, por razões próprias, não gosto de gastar com algo que só me gera custo infinito. Mesmo que seja um caro zero, à partir do momento que você deixa a concessionária, você já está no modo "custo", gasolina, IPVA, seguro, lava-rápido, etc.

Em comprar um popular zero, que vem literalmente pelado, por 30.000, é um insulto para meu bolso e minha inteligência.

É por isso que os chineses est'ão ganhando cada vez mais terreno, e é por isso que o governo aumentou os impostos sobre eles. Típico da republiqueta das bananas em que vivemos. Limitam a entrada de carros, tecnicamente superiores (não discuto qualidade aqui) enquanto que o governo mais uma vez fomenta o marasmo da indústria nacional.

Eu tenho um X 2.0/16V 2000 preto, blindado, automático e todo em couro. Não troco ele por nada! Hoje valendo uns 14.000, o que você compra? Mesmo um usado nacional? qual?

É um carro enjoado? Sim, é um francesinho enjoado, mas que se bem cuidado, ele só te dará felicidades. E não digo bem cuidado com o modelo estraga-você-conserta. Digo que você deve não só agir preventivamente, como também só dar o melhor pra ele. Vejo alguns donos de X, usar LHM alternativo, trocar isso por aquilo... etc. Não faça isso, ou você estará criando uma bomba-relógio pra você mesmo, pois o resultado final será desistir do carro, vender pra um desmanche, e depois ficar falando mal dos X pra todo mundo.

Se você não tem grana pra manter um carro antigo importado, não o tenha. É simples assim. Isto vale para qualquer importado top de linha. Pesquise no Webmotors e você verá por exemplo, Audi's 1998 por 18.000. Sabe quanto custa manter um Audi? O X não é muito diferente. Ele tem peças caras e outras não tão caras assim, mesmo porque hoje existem importadores de peças do mercado paralelo para os Peugeots, Citroens e Renaults.

Deixo o meu X impecavelmente em dia. Em 4 anos, somente fiquei 1 única vez na mão quando abriu um vazamento em uma das mangueiras de LHM, que é o calcanhar de aquiles desse carro. De resto, é espetacular. Qual nacional pelado de 30.000 tem ABS, Air Bag e ar-condicionado com controle de temperatura?? E a suspensão, que é um assunto à parte?

Eu faço a seguinte matemática. Pelo que hoje vale, o meu X só tem seguro contra terceiros, que me custa uns 500/ano. Se tivesse um zero pelado, teria que gastar uns 1.500 a 2.000 por ano com seguro completo. POrtanto, se eu tiver que gastar 1.500 por ano para manutenção dele, estou no lucro, pois o conforto e segurança que ele me dá deixa no chinelo qualquer nacionaleco que existe por aí.

Faça as contas e revise seus objetivos, acho que você tem que rever suas escolhas dentro do seu orçamento.

Abraços!

;)
Editado pela última vez por JaraJara em Seg Out 10, 2011 7:39 pm, em um total de 1 vez.
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Munhoz
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#3

Mensagem por Munhoz » Ter Out 11, 2011 9:23 am

"Em comprar um popular zero, que vem literalmente pelado, por 30.000, é um insulto para meu bolso e minha inteligência."

Concordo com o Jara.

Olha, não vou dizer que o X é tão enjoado assim.. estou usando por 2 anos e ele está aguentando o tranco, começou pedir água agora que está vazando óleo pelo retentor do comando de válvula.

Eu penso assim, manutenção tem que dar em qualquer carro, zero ou não; batida todo mundo está sujeito; furo no pneu? Coloquei os 4 NOVOS, entrou um caco de vidro em um que por muito pouco não ia dar conserto e o pneu não tinha rodado 500km.

Se analisar bem, o único problema do seu carro é o teto e o vidro; conheço lugares pra arrumar isso bons e baratos. Comprei o carro com o cabo de aço estourado, mandei arrumar e está até hoje.

Custo X benefício: motor é o mesmo do Xsara então as peças estão ali na média de preço; suspensão você vai gastar com buchas e esferas das quais só troca de 90 mil em 90 mil e mais barato que amortecedor de gol. Vazamentos: mandei trocar a minha "polvo" por uma de inox com mangueiras individuais e todas novas, nunca mais vazou uma gota de LHM.

PS: não faça a polvo de inox, fica muito pesada, alumínio vai bem.

De resto é igual a qualquer carro e está sujeito aos mesmos problemas.

De ficar na mão eu nunca fiquei, quando estourou a polvo e quando estourou a polia harmônica ainda consegui chegar em casa, parou, mas cheguei em casa.

Sobre os zeros, eles também tem problemas e muitas vezes a dor de cabeça é maior porque você pagou por um produto teoricamente "sem problemas" e a concessionaria fica enrolando. Tem pálio que some óleo, ventilador da cabine faz barulho... e você tem que ouvir que é normal baixar óleo, normal é mas não desse jeito num carro "zero".

Não acho que seja o melhor carro do mundo, mas também está longe de ser o pior.

Cara te roubaram cobrando 2 mil pra arrumar a porta. Com esse valor dava pra você comprar um porta boa em desmanche, mandar pintar e ainda sobra um troquinho pra mandar polir o carro todo.

O fórum anda paradão mas se precisar de ajuda posta aqui que sempre aparece alguém com dicas boas.

Você está em SP se sim onde?

Abs
Editado pela última vez por Munhoz em Ter Out 11, 2011 9:23 am, em um total de 1 vez.
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#4

Mensagem por Maxx » Ter Out 11, 2011 11:57 am

Fiquei 2 anos com o meu e gastei uma grana com ele , só que acho que valeu a pena, vendi ele pra uma garota que amou o carro e está feliz.

O carro é usado por isso nunca vai ficar 100% , mas ficando 90% já ta bom.

Munhoz faz um seguro pra terceiro custa 430,00 por ano em 5x , e vc ainda tem assistência de guincho , gasolina , pneu, chaveiro etc.. eu tinha no xantia e coloquei no Xsara.

Pra vcs term uma idéia só troquei o Xantia pelo Xsara por causa do consumo 2.0 pra 1.8 gnv, estou com ele a 4 meses e já vou ter que fazer o motor , queimou a junta e travou os cilindros , vontade de chorar sim , mas fazer o que.

Entrem que a gente sempre <a href="http://www.clubedoxsara.com.br/" target="_blank">http://www.clubedoxsara.com.br/</a> faz encontros de domingo.
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#5

Mensagem por Hernandes » Ter Out 11, 2011 1:39 pm

Jara, compartilhamos a mesma ideia... sei que todo carro tem sua manutenção... o ideal é fazer as preventivas pra evitar as corretivas... pq estas, sempre saem mais caras, até mesmo pq se vai consertar alguma coisa que quebrou pode até te deixar na mao e + dor de cabeça... Também concordo que pra quem nao tem $$$ pra bancar é melhor sair fora e encontrar um que se encaixe no orçamento... até então o meu estava... Pô... falar em popular zero (pelado perto do Xantia) nem se fala... isso é uma afronta... meu camarada comprou um palio/10 na casa dos 20 e poucos mil e vai finalizar pagando mais de 40... e ainda tem coragem de me falar que fez um "negicião"

Este é meu primeiro carro, embora ja tenha rodado em vários outros este foi o que mais me chamou e ainda chama atenção... optei pelo modelo justamente pelas particularidades que possui (sistema hidraulico, conforto, segurança e valor)... pra vcs terem idéia eu vi o carro uma vez, fechei com o antigo dono sem ao menos ter andado no carro... enfim, apesar das "dores de cabeça" espero que seja um casamento longo e duradouro...

Em momento algum estou a falar mal do carro.... é um p*ta carro... o que eu quiz me referir ao "dor de cabeça" do titulo é justamente porque todas as peças do carro tem sua vida util... (hehehe).... parece que algumas começaram a "morrer" na minha mão... comparando também com com a famosa "Zica" (hehehe)...

Enfim, estou numa fase em que vou ter que desenbolsar uma grana pra deixar o carro filé... e ai parceiro, sem chance de desfazer da nave...

Munhóz, moro em Sampa sim... perto da Av. Nove de Julho (praça 14 Bis)... região central... Show de bola a mang polvo em inox... vc tem ela ... depois deixa o ctt do cara que fez pra vc...
Editado pela última vez por Hernandes em Ter Out 11, 2011 1:40 pm, em um total de 1 vez.
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#6

Mensagem por Munhoz » Ter Out 11, 2011 4:44 pm

Max vou ver esse seguro sim é uma boa.

A única coisa que é chata, mas isso é em qualquer carro importado antigo são as peças, você não acha em qualquer esquina, vai demorar um pouquinho mas acaba achando. Por exemplo, na feira você compra pastilhas de uno, fusca.. rsrs

Hernandes, pode ter certeza que depois que deixar o carro bom, vai durar uns 2 anos sem encher o saco. Ai você faz as contas de quanto gastou X quilometro rodado X conforto e vai ver que está excelente
Vou pegar o contato e te posto aqui.

Vamos nos juntar com o pessoal do xsara aos domingos?
Ferrara
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#7

Mensagem por Ferrara » Seg Mar 26, 2012 7:59 pm

MEIO ATRASADO, MAS ACHO QUE AINDA DA PARA DEIXAR A MINHA OPNIAO.

EM PRIMEIRO LUGAR É PRECISO COMPRAR BEM....SE COMPRAR MAL VAI GASTAR MUITO.....MAS MESMO ASSIM AINDA VALE A PENA.

QUANDO COMPREI O MEU V6 EM 2008 (99/00) E PAGUEI NA ÉPOCA R$ 19.000,00, MEU IRMÃO COMPROU UM CIVIC 0 KM E PAGOU SE NAO ME FALHA A MEMORIA R$ 64.000,00. POIS BEM, EM 2010 ELE VENDEU O CIVIC DELE POR R$ 45.000 E EU TINHA GASTO EM MANUTENÇÃO ATÉ ENTÃO R$ 5.000,00 INCLUINDO UM JOGO NOVO DE PNEUS.

HOJE, AINDA TENHO O CARRO, A MANUTENÇÃO ANDA EM TORNO DO R$ 15.000,00 EM QUATRO ANOS (FIZ CAMBIO, TROQUEI DISCOS) E O CUSTO DO CARRO ESTA EM R$ 34.000,00.

EM DUAS OPORTUNIDADES ATE PENSEI EM VENDER, UMA PORQUE IA PARA MACEIO, OUTRA PORQUE TAVA DURO, MAS SO APARECEM OS ESPERTOS, ENTAO MAIS ESPERTO SOU EU QUE FIQUEI COM O CARRO.

COMPREI COM 80.000 KM E HOJE ESTA COM 150.000 KM, OU SEJA, NOS 70.000 KM GASTEI 15.000 REAIS (FORA GASOLINA, OLEO, ETC) O QUE DA R$ 0,21 DE MANUTENÇÃO POR QUILOMETRO RODADO.

AGORA NO FINAL DO ANO, QUANDO CHEGAR AOS 160.000 KM (AINDA NAO TROQUEI CORREIA DENTADA NEM ESFERAS) MINHA PREVISÃO É UMA MANUTENÇÃO DE MAIS UNS R$ 20.000,00 (VOU TROCAR CORREIA DENTADA, ESFERAS, BOMBA HIDRAULICA, UM JOGO DE PNEUS, VELAS, CORREIA POLIV, POLIA HARMONICA, ETC, ETC) E VOU TER CARRO APRA MAIS 100.000 KM.

É UM PUTA CARRO, MANTENDO BEM NUNCA QUEBRA E NAO TROCO POR PORRA NENHUMA DO QUE O MERCADO OFERECE NO NIVEL DELE.....É MELHOR QUE MERCEDES, BMW, AUDI (TODOS DO MESMO PADRÃO, É LÓGICO QUE HA PADRÕES MAIORES QUE SAO MELHORE).

TENHO UM OTIMO ENGº AUTOMOBILISTA QUE É O UNICO HOMOLOGADO PELA PSA NO BRASIL, NAO É CAREIRO, CONHECE O CARRO FRENTE E VERSO E QUANDO FAZ O SERVIÇO, FICA PERFEITO, QUANDO NAO TEM CONDIÇAO DE FAZER POR SE TRATAR DE ALGUMA ESPECIFICIADADE, SABE QUE FAZ.

PEÇA, SÓ ORIGINAL CITROEN E PRONTO.....O CARRO É PERFEITO

ABRAÇOS,

FERRARA

FAZ TEMPO QUE QUERO PARTICIPAR DOS ENCONTROS....AGORA MORANDO EM SOROCABA E TRABALHANDO EM SAO PAULO...TA FACIL PARTICIPAR....MARQUEM QUE IREI.

ABRAÇOS

FERRARA
Marcos F.
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#8

Mensagem por Marcos F. » Qui Mar 29, 2012 11:53 am

Olá amigos.

Sobre esse seguro de terceiros que se referiram, qual a seguradora que vocês usam?
Moro em SP/Capital e o meu Xantia é 2000.
Também gostaria de saber se é possível instalar alarme ou pode dar algum conflito elétrico.

Obrigado,
Marcos.
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#9

Mensagem por Xantia972016v » Qui Mar 29, 2012 4:59 pm

Boa Tarde a todos.

Olha, vendo esse topico tenho ate orgulhoso de ser membro deste grupo.

Tenho um X 1997 2.0 16v, q antes de tudo amo. Mas gasto mto com ele."Zicado"? Nao. mas acho q o meu tb escuta e quebra. N me desfaço por nada. Na minha situação atual, gasto nem pensar,mas com um carro deste acaba valendo a pena gastar ao inves de entrar em prestaçao, possiveis defeitos q serão quase a mesma coisa,dirigir um carro quase todo de plastico. N entendo mto de mecanica , mas com esse carro fica interessante vc ver a funcionalidade de cada peça(ainda estou nas corretivas mas assim q conseguir antever as melhorias , ficará mais interessante ainda). Um Carrão!Nada no mercado me inspira confiança em trocar no meu carro. Mesmo com os problemas o X pra mim, é antes de tudo isso, Um carro confiavel!desde q bem cuidado.

Abraços

R.Ferretti
São José Fpolis SC
Hernandes
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#10

Mensagem por Hernandes » Seg Abr 02, 2012 7:04 pm

Galera... é isso ai...
Sem sombras de duvidas o X é um baita carro... muito a frente de seu tempo. É uma nave que ja tem mais de uma década e até hj bate sem dó em muito carro 0km... bate sem dó mesmo... são mais de 130cv empurrando uma verdadeira nave... e um V6 só tendo um pra dizer a sensação de conduzir (ainda chego lá...). São muitos detalhes que o enriquece e o deixa muito a frente de outros...
Sem duvidas o carro é bem mais beneficios do que dispesas.... é um carro muito seguro...a parte da "dor de cabeça" se resolve com dinheiro na mao e um mecanico honesto...

é isso ae pessoal, boa sorte a todos...
Editado pela última vez por Hernandes em Seg Abr 02, 2012 7:06 pm, em um total de 1 vez.
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