CONVERSÃO GNV

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Azul V6
Sem Habilitação
Mensagens: 46
Registrado em: Ter Ago 09, 2011 3:11 pm
Nome: Azul V6

#1

Mensagem por Azul V6 » Seg Ago 29, 2011 1:16 pm

Galera,sou novo no fórum e novo no que diz rspeito a Xantia,porém adquiri um faz alguns meses,é um V6 24V 3.0 (exclusive). O carro se encontra na oficina,pos o adquiri com reparos a serem feitos,pos o mesmo tinha sofrido pequena colisão lateral,os reparos já foram quase que todos concluidos,e estou querendo saber se é viavel a conversão do modelo a GNV,pos o motor é super potente e por isso mesmo além de andar bem "bebe" idem.
Alguem saberia me dizer se é viavel tal conversão? O mecanico que está efetuando os reparos disse que sim,pos o coletor não é de plástico.<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
Editado pela última vez por Azul V6 em Seg Ago 29, 2011 1:19 pm, em um total de 1 vez.


Mingoni
Habilitado
Mensagens: 128
Registrado em: Seg Ago 16, 2010 11:47 am
Nome: Mingoni
Localização: São Paulo / Zona Leste

#2

Mensagem por Mingoni » Seg Ago 29, 2011 1:39 pm

Azul V6 vamos lá rs, vou lhe mandar a mesma resposta que dei ao nosso amigo Vagner Ricardo com relação a mudança.
Se quiser um xantia mais econômico troca por um 2.0 rs, inclusive eu estou passando o meu pois quero um V6 rs.

Abraços

Primeiramente com relação ao câmbio, quando mandei fazer o meu câmbio perguntei ao mecânico se teria que fazer nova regulagem no câmbio ao colocar rodas maiores no caso 17 polegadas e ele me respondeu o seguinte:
" Ao alterar o diâmetro da roda com relação a original em pouca coisa não precisa recalibrar o câmbio não, a recalibragem só tem que ser feita quando é alterado a potência do carro para mais ou para menos, no caso de colocar gás por exemplo teria que ser regulado novamente o câmbio por conta da perda de potência que ocorre".
Minha opinão gás é feito para cozinhar kkkkk, no carro resseca todo o sistema e corre o risco de ferrar a câmara de combustão, mesmo muitos dizendo que revezam o uso da gasolina com o gás a vida utíl diminui, eu particularmente não colocaria não.

[quote name='Azul V6' post='14528' date='Aug 29 2011, 01:16 PM']
Galera,sou novo no fórum e novo no que diz rspeito a Xantia,porém adquiri um faz alguns meses,é um V6 24V 3.0 (exclusive). O carro se encontra na oficina,pos o adquiri com reparos a serem feitos,pos o mesmo tinha sofrido pequena colisão lateral,os reparos já foram quase que todos concluidos,e estou querendo saber se é viavel a conversão do modelo a GNV,pos o motor é super potente e por isso mesmo além de andar bem "bebe" idem.
Alguem saberia me dizer se é viavel tal conversão? O mecanico que está efetuando os reparos disse que sim,pos o coletor não é de plástico.<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
[/quote]
Citroen Xantia 2.0 16V GLX 99/99

<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/25 ... 10551.jpg/" target="_blank">Imagem</a>
Azul V6
Sem Habilitação
Mensagens: 46
Registrado em: Ter Ago 09, 2011 3:11 pm
Nome: Azul V6

#3

Mensagem por Azul V6 » Seg Ago 29, 2011 2:57 pm

O unico "mal" do V6 é que o consumo de combustivel é bastante alto,pos o carro faz a media de 7km/l. Se andar com o ar ligado na cidade então,já viu né.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#4

Mensagem por Munhoz » Ter Ago 30, 2011 11:55 pm

esse assunto de gás é muito polêmico...

mas porque você acha que um V6 3.0 atrasado 12 anos em tecnologia gasta muito fazendo 7 km/l??

Pega um carro flex e vai ver quanto faz. Tenho conhecidos proximos com um fiesta 2006 1.6 que faz isso no alcool e 8 na gasolina.

O meu é 2.0 manual, nas férias que o transito de SP é mais suave cheguei a fazer 9 km/l sem ar e 13 km/l com ar + 4 adultos na estrada. Acho excelente!
Editado pela última vez por Munhoz em Qui Set 01, 2011 12:02 am, em um total de 1 vez.
vagnerricardo
Curioso
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
Nome: Vagner Ricardo
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#5

Mensagem por vagnerricardo » Sex Set 02, 2011 9:35 pm

como conseguiu fazer 9 com sua viatura? como diz suave? ta usando aditivada ou comum?
algum macete misterioso pra fazer essa autonomia?
consegui 8 com ele as vezes faz um pouco mais as vezes menos..mas o xantia pesa quase 2ton..nao ia fazer mais que isso mesmo..2.0 pra 2ton é mto pouco motor pra mto peso..por isso que o 3.0 faz quase a mesma coisa....
a força que o motorzinho tem que fazer pra tirar o Xantia da inercia é mto alta..
Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner


vagner@proxybrasil.com.br
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#6

Mensagem por Munhoz » Qui Set 08, 2011 11:56 am

O transito de SP é bem carregado, como eu ando praticamente em horario de pico é anda e para a maior parte do tempo. Nas férias ele fluia um pouco mais.

Na epoca dos 9km/l estava usando aditivada mas o motor grilava quando estava por exemplo numa velocidade constante e acelerava, nesse começo de aceleração ele grilava. O mecânico disse pra para de usar a aditivada porque os aditivos alteram o ponto de ignição da gasolina. Fiz o seguinte nesse fim de semana, joguei Car80 na direto na TBI com o motor ligado.. acelerei e deixei ele afogar com o Car80, dei uns 5 minutos liguei e dei umas aceleradas, saiu uma fumaça preta. Nesse mesmo dia troquei pra comum e parou de grilar.. vamos ver com o tempo.

Quanto ao 9kml, meu carro é manual e o Xantia não é tão pesado assim 1350kg , ele pesa pouco mais que um Pálio ou o novo Picanto por exemplo. Só o V6 que pesa perto de 1,5 ton. Esses 9 foi uma vez que fiz as contas e andando bem de leve, trocando de marcha certinho sem esticar e com o transito fluindo... é dificil andar assim..rsrs

Mas a média dele no dia a dia é o mesmo que o seu de 8 a 8,5, no pior caso ja fiz 7..

Uma coisa que reparei é na qualidade da gasolina, já abasteci em vários postos e o posto que o carro menos "grilava" e o que mais consigo fazer km/l é no pão de açucar da ricardo jaffet no ipiranga. A gasolina deles é shell e sempre vejo caminhão da shell entregando combustível. No próximo quarteirão tem um posto Shell e nunca vi um caminhão da shell ali.. ???

O que fiz no carro? Limpei os bicos, troquei o regulador de pressão que estava vazando, regulei as velas, limpeza da TBI e se não me engano eu estava rodando sem o respiro do óleo ligado na TBI. Na época meu coletor estourou e vocês não fazem ideia da quantidade de óleo que escorreu no chão.
Quando fui trocar o coletor os cilindros 3 e 4 que ficam mais próximo da TBI estava muito carbonizados e melados de óleo. Dai limpei com Car80 e fiquei rodando sem o respiro que o próprio combustivel vai limpando com o tempo.

Passei limpa contato da Molyssil (molykote) em todos os conectores da tbi, usei esse porque ele é meio oleoso bem parecido com wd40, assim evita umidade e acredito que ajude a não ter alterações nas leituras.. já usei wd40 e funciona também..

Ah e pneus calibrados!! Estou seguindo a dica de colocar duas libras a mais de pressão, ao invés de 33 na frente e 30 atrás estou usando 35 e 32 respectivamente. Não altera em nada em conforto, o volante fica pouca coisa mais leve.. e o motor empurra as rodas com mais facilidade.

É isso.
Responder