tampa do radiado

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vagnerricardo
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#1

Mensagem por vagnerricardo » Seg Ago 08, 2011 9:26 pm

Alguem sabe qual modelo de tampa de outro carro que sirva? a minha tampa não ta vedando e ta jogando agua pra fora, fui nas lojas aqui mas nao encontrei nada parecida. ideias?


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#2

Mensagem por vagnerricardo » Ter Ago 09, 2011 7:18 pm

Resolvi o problema da tampa,
o seguinte, na tampa do xantia tem uma trava e no meio dela 3 buracos e envolta tem uma borracha vedante, (a minha saiu do lugar)

procedimento: procure uma chave de fenda e a entorte(isso mesmo amasse ela em formato de L)
e levante a mola da tampa e vá recolocando ela no lugar com um auxilio de silicone em pasta pra nao machucar o plastico que fica junto..
apos isso abaixe a tampa e observe se ainda existe folga, se tiver vai sair vapor de agua e consequentemente agua..


mas infelizmente meu problema foi nos ventiladores do radiador.
testei os 3 reles frontais que ficam no radiador e tambem as cebolas do carro, e ambos estavam bons, o defeito é a ventoinha que me parece gasta,
amanha vou abrir uma das 2 e trocar o rolamento do eixo(creio que seja de rolamento se for de bucha babou)
e remontar, caso dê certo estarei com os 2 ventiladores novos e bombando

Duvida: alguem sabe dizer qual o procedimento que o ar condicionado adota? apos ligar ele no painel o sistema liga a segunda ventoinha?(Lado esquerdo) ou não?
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#3

Mensagem por vagnerricardo » Qui Ago 11, 2011 9:15 pm

Boa noite,
Mais um tutorial meu aqui galera:
Resolvi Ontem, o problema de aquecimento precoce no Xantia, estava com as 2 ventoinhas trancadas
e os seguintes fatos devem ser levados em consideração:
as ventoinhas funcionam juntas SEMPRE nunca uma de cada vez ou uma mais rapida que a outra, elas sempre trabalham em 2 tipos de velocidade: baixa até 100graus e alta, quando se desliga o veiculo que já que não tem mais circulação de agua e quando passa de 110graus

atentem aos seguintes detalhes:
1 ventoinhas rapidas demais,
2ventoinhas lentas demais
3ventoinhas funcionando separadamente
4ventoinhas nao giram em 100graus
5 ar ligado e sem gelar (ventoinhas paradas)

antes de desmontarem procurem ver os reles da ventoinha que não ficam na caixa de fusivel do capô e sim junto com elas, vão precisar de uma chave de fenda fina e uma chave estriada 8(acho) procedimento:
levantem o capo, soltem os 3 sensores de cebola do carro fica embaixo da entradada do cabo de bobinas na parte mais baixa (sigam a mangueira de agua)
soltem a grade frontal sao duas travas plasticas e 2 parafusos estriados
apos sacar ela tem uma caixa em formato triangular entre as 2 ventoinhas, abra, e terá 3 fusiveis, sendo os 2 de cima para as ventoinhas e a terceira para o cebolão
teste os reles caso estejam bons e não resolva a intermitencia das ventoinhas itens: (1,2,3)

caso estejam boas o proximo procedimento é retirar os motores e recondiciona-los
apos retirar a grade irá ter acesso as 2 ventoinhas providencie uma chave philips com o menor cabo póssivel para nao ter que arrancar o parachoques e ai sim, ter um grande trabalho.
coloque a chave no parafuso do eixo da ventoinha e gire a ventoinha em sentido anti-horario, retire as 2,
atras delas tem 12 parafusos estriados 6" retire eles tambem
por dentro solte todas as mangueiras do radiador o radiador do xantia nao é aparafusado sao 2 travas uma de cada lado, solte as 2 e retire ele com jeito
logo ficara de frente com o radiador do ar condicionado que este não dá pra retirar do local por ter conexoes de ferro então apos retirar os 12 parafusos estriados ele ficar solto, puxe cuidadosamente ele pra dentro e irá ter acesso aos parafusos que sustentam os motores da ventoinha eles usam um parafuso estriado invertido, (eu usei uma chave alem + canhão 4mm pra tirar ficou sem folga no parafuso e tirei legal)
com o motor na mão vão ver que ele parece ser selado, isto é..os caras fecharam ele com uma trava feita no proprio corpo central do motor, então pra abrir precisa de uma chave de fenda pequena de ponta final uma morsa um martelo e uma chave grande
tem que fechar as travas e depois bater proximo a fenda ate abrir um pedaço e ir girando ela toda.
os 2 lados tem essa fenda, parece que no fundo nao tem mas se observar bem irão encontrar
apos abrir o motor o procedimento é simples
bombril, agua, desengripante, graxa,
bombril pro imã e corpo do eixo, e tambem pro contato do carvão (a agua é pra molhar o bombril)
verifiquem os carvões, normalmente estão trancados e não tem necessidade de trocar então use o WD pra soltar eles e lubrificar bem a mola de dentro, caso estejam gastos vá em uma auto eletrica e compre um jogo novo (aqui custa 5 reais o jogo com 4 carvoes) caso necessite leve pra soltar em uma auto-eletrica vao te cobrar mais 5 reais
caso nao tenha necessidade (meu caso) lubrifique elas devem correr soltas no curso da mola, limpe bem todas os 8 carvoes
no fundo do motor tem um suporte solte ele com um auxilio de chave de fenda grande e limpe-o, jogue graxa no fundo e recoloque ele, feito isto, segue todo o eixo e no rolamento de cima passe dw e gire um pouco (ele que faz o motor ficar fazendo barulho) caso o rolamento esteja ruim, vá em uma loja de surf, e compre 2 rolamentos ABC9 (se tiver grana procure os rolamentos China bones ou Swissbones)
apos limpar use limpe contatos nos contatos externos e remonte tudo,
coloque no suporte aparafuse e teste, (chave no pos-chave) se rodar deixe ums 3 minutos ligado pra dar uma subrificada maneira no rolamento, depois desligue e repita o procedimento no outro motor,

Acho que montar não precisa explicar, até porque é so fazer o inverso de tudo
Abraço galera!
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#4

Mensagem por Munhoz » Sex Ago 12, 2011 10:17 am

muito bom! acho que tenho dois motores aqui sobrando, se tiver um tempo vou recondicioná-los.
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#5

Mensagem por vagnerricardo » Sáb Ago 13, 2011 10:59 pm

Munhoz , não vai se arrepender!!!
Testei hoje as ventoinhas, fez 39graus hoje, com o carro em pos chave tava dando 90 graus na agua do X
liguei ele e andei sem o ar!
o mito do X andar em altas temperaturas e Kit verão é estoria o X não aquece nem com reza braba, se os motores estiverem redondos e os sensores bons, o carro não passa de 90, a não ser depois de rodar e desligar (a agua continua em estado de ebulição e de fato sobe a temperatura, mas é por no maximo 40 minutos) fora isso, com ele ligado e ventoinhas funcionando ele trabalha de cabeça fria, e mais relaxado que bob marley!
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#6

Mensagem por mdavi » Ter Out 18, 2011 2:01 pm

oi galera.... to com problema no reservatório do radiador.....
sempre quando páro o X a agua ta dando retorno....
ja troquei a tampa e o problema continua, junta de cabeçote nao é, pois
só retorna quando desligo o carango, e quando ta funcionando ta normal!!!

Por favor me ajudem!!!
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#7

Mensagem por acsdigital2003 » Dom Dez 25, 2011 7:41 pm

Bem amigos... Estejas Bem.....

Sou feliz proprietário de um Xantia 2.0i 97 modelo Alemão seqüência 6067 produzido na alemanha e importado na década de 97 para o brasil. Foi montado na Alemanha em 96.
Nunca em toda minha vida tive um carro tão bom quanto ele. A manutenção requer realmente atenção em alguns itens , como o óleo de diversos setores. O cambio automático proporciona muito conforto mas requer teste bem executados antes da compra. Se caso o cambio automático estiver com problemas, cê ta na Roça....gira em torno de 3.800 para corrigir os problemas. Não existe aquilo de só trocar algumas peças, quando aberto requer trca de todos os componentes, porem se o cambio automático estiver bom, o conforto é inigualável no Xantia, existe uma maneira de testalo na pratica e da pra saber como ele esta. O meu tem motor de 8v e o consumo com o ar condicionado congelante ligado é de 9 Km por litro na cidade onde moro.Na estrada já cheguei a fazer por volta de 13km por litro. Comprei terras em Minas Gerais e sempre viajo para la, mas convenhamos que o sistema tem que estar em perfeita ordem, caso este do meu motor. Todos eles tem um motor um pouco barulhento, o que levou a fabrica a produzir um ótimo sistema de isolamento acústico que diga-se de passagem é Show de bola. O que pega mal nessa viatura é a temperatura . Por ter sido produzido na europa e feito para rodar la principalmente nos paises baixo da Europa, ele tem alguns itens que o prejudicam no Brasil e tem que ser alterados para que o cofre do motor não seja prejudicado no verão, pois na Europa a temperatura é muito baixa. Para termos um exemplo , as mangueiras de água , passam próximo ao cano de escape mais exatamente junto ao coletor de escape para aquecer a água no rigoroso inverno europeu. Para nós aqui um absurdo. Ele passa a trabalhar com a temperatura alta demais em torno de 100 graus e fica muito próximo do limite para junta de cabeçote. Algumas modificações tem de ser feitas para isto não acontecer. Todo carro que tem uma versão de seis cilindros, denota que as versões de menor potencia, tem a tendência de perder o torque em subidas como é o caso do Omega que pesadão perde a resposta em certas ocasiões, também é o caso do Xantia, tem 120 cv porem em algumas ocasiões perde um pouco de resposta (eu estava acostumado ao Pegeout 306 2.0 de 190cv) mas nada desesperador. :230430:
Você terá de ter atenção no óleo da suspensão. Deve ser trocado a cada ano do sistema inteiro deve-se evitar qualquer tipo de vazamento em qualquer ponto, o motor deve estar sempre limpo pois se houver um vazamento vc tem de ter facilidade para visualizar o evento e corrigir. NADA DE MISTURAR COISA ALGUMA AO LHM SOB PENA DE ENTUPIR OU DANIFICAR VALVULAS. Já vi um caso onde o infeliz usuário aconselhou outro a colocar molycote no reservatório...absurdo. O manual original em Inglês da citro não recomenda nenhuma mistura, nem para limpesa. Outra coisa muito importante que é uma dica única;
Verifique sempre o RESPIRO do motor, ele tem uma curva muito acentuada na parte de baixo e entope muitas vezes por resíduos de óleo e resíduos de umidade de vapor provocando uma espécie de calço hidráulico na junta de cabeçote que em geral colocamos a que não é original da CITRO, resultado o meio da junta de metal custuma queimar. No 8v não é muito problemático, porem no 16 v, o custo é bem maior, e no 6cc, um desatre total a junta custa muito caro. Se precisarem peçam instruções para acsdigital2003@yahoo.com.br e posso mandar fotos.
Peças; :28720:
Aqui em Jacareí Interior de SP;
Junta de cabeçote 8v-$56,00
Jogo de Velas - $40,00
Cabos de Vela - $70,00
Óleo de Cambio – Texamatic $18,00 o litro
Óleo de Suspensão - $23,00 0 litro
Correa dentada e esticador - $50,00 correia , $60,00 Esticador
Enfim aqui encontramos todos os tipos de peças necessárias.
Na internete algumas coisa é um pouco mais caro mas a Toulose imports tem todo tipo de peça que vc pode imaginar. No meu caso eu mesmo mexo no carro pois tenho todos os projetos e manuais incluindo alguns vídeos de manutenção, tenho projeto da parte elétrica de varias versões do carro o que me facilita bastante a vida. Por falar em parte elétrica, um item complicado nesse carro é o alternador. Quando pifa não deve ser trocado por outro modelo ou tipo, as peças são mais difíceis, mas existe uma empresa em S. André que vc manda o seu e eles te mandam outro novo a base de troca, excelente e confiável. O motor de arranque vc pode comprar novo no ML que sai mais barato que recondicionar.
Sabendo usar não vai faltar. :rolleyes:
Eu coloquei o meu a venda, porque em Minas eu tenho 7km de estrada de terra e com estrada de terra ele não se da muito bem eu comprei um voyajinho veio pra rodar na roça o Xantia não vai me servir la e não quero judiar dele, esta super conservado e com amnutençaõ sempre em dia e comprovada com fotos. :icon_smile_kisses:


Por enquanto um abraço.
:170383:
Adelmo Silva

SE PRECISAR ENVIAREI DVD CONTENDO OS ARQUIVOS DE MANUTENÇÃO BEM COMO OS VIDEOS SOBRE CAMBIO SENDO 3.4 GIGABITES DE INFORMAÇÕES A MAIORIA ORIGINAL EM INGLES SENDO MANUAIS DE MANUTENÇÃO DA PROPRIA CITROENDAS CONCECIONARIAS EUROPEIAS.
CUSTO 80.00 reais em sedex a cobrar. :465974:

ABRAÇOS

ADELMO
:613179:

DEIXA EU ACRECENTAR QUE A TAMPA DO GOL QUADRADO SERVE A PRESSÃO DE DESTRAVAMENTO DA TAMPA É DE 2.8 BAR EM MEDIA.

SE PRECISAR DE UM RADIADOR NOVO ELE CUSTA ZERADO NA CX 368,00 RS EM MEDIA NA MAJLA RADIADORES E SÃO DE CONFIANÇA VALE A PENA.
O RADIADOR COSTUMA ENTUPIR A PARTE DE BAIXO COM SUJEIRA DA PROPRIA AGUA E RESIDUOS DE FERRUGEM. RETIRE O RADIADOR E LAVE ELE POR DENTRO O RESULTADO VAI SER BOM....

ADELMO

ACSDIGITAL2003@YAHOO.COM.BR
:966283:
Editado pela última vez por acsdigital2003 em Qui Dez 29, 2011 3:24 pm, em um total de 1 vez.
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#8

Mensagem por Munhoz » Dom Dez 25, 2011 11:28 pm

a tampa do radiador custa barato na CC.

Nunca tive problemas com a temperatura do carro, ele sempre mantece os 90º, uma vez que esquentou foi quando queimou um rele e a ventuinha não acionou, mas só isso.

Eu recomendo lavar bem todo o sistema com produtos especificos, e colocar agua limpa com aditivo próprio.

a agua do meu carro está bem limpa, de tempos em tempos eu troco mas sempre com aditivo.

O aditivo lubrifica a bomba e evita corrosão.

abs
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#9

Mensagem por vagnerricardo » Qua Jan 04, 2012 12:49 am

O defeito da tampa do Xantia é simples de resolve. tem um Oring embaixo da mola
basta pegar uma chave de fenda de ponta fina e arrumar ele.
meu carro fervia nao era por defeito só de tampa
e sim dos motores das ventoinhas que estavam trancados.
depois de desmontar eles e arrumar ficaram 2 foguetes
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