Relato Cambio Automatico

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
vagnerricardo
Curioso
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
Nome: Vagner Ricardo
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#1

Mensagem por vagnerricardo » Qui Jul 14, 2011 6:05 pm

Boa noite,
turma, vou relatar a voces o acontecido destes 3 dias com meu xantia automatico.
iria levar ele para oficina para trocar o oleo, como alguns que acompanham o forum sabem, estou com o problema de central em modo de emergencia

Logo pensei que poderia ter sido do oleo, ou algum defeito maior,
enfim, comecei minha saga da troca a 3 dias, fui ver os preços aqui na região para trocar(jaraguá do Sul- SC)
em 3 oficinas os preços estavam entre 200, 390 e 590 , sendo que o primeiro o oleo era por minha conta
então, resolvi estudar mais a respeito do cambio, e procedimentos e resolvi fazer por minha conta e risco.
A principio, digo a todos que não é um bixo de 7 cabeças e perigoso, não tenho conhecimento mecanico avançado, sou motorista apenas
enfim, coloquei o carro encima de 4 rodas para ficar longe do chão. saquei a roda do lado direito
soltei o parafuso do oleo(como se fosse uma troca de oleo de motor) escorreu um oleo preto. na realidade pensei que fosse o oleo do motor, com cheiro caracteristico de queimado , me pareceu ser o primeiro oleo ainda.carro com 11 anos e nunca tinha sido trocado o oleo.(vai saber)..
apos baixar o oleo, saquei a tampa lateral se não me engano são 6 ou 7 parafusos torks, estriados, enfim, uma chave alen metida a besta.
tirei os sensores e saquei a tampa, comigo saio exatos 4 litros de oleo, apos isso, sem a tampa, virei o motor por menos de 5 segundos e desliguei, vai sair mais um porrolhão de oleo, esse processo se faz os 4 litros.

apos isso deixei o carro aberto durante a noite pra ficar gotejando o restinho(não se faz necessario)
coloquei a tampa novamente tem um processo para colocar ela, precisará de uma chave de fenda e paciencia pois tem que ir rodando os discos e apertando a tampa calmamente para ela ir entrando...
apos isso fechei a tampa apertei todos os parafusos,

solta o cabo da manopla que fica ao lado da mangueira de agua, apos soltar ele tente gravar a posição do sensor de marchas que fica embaixo (uma peça plastica presa abaixo do cabo.
logo atras, cerca de 1 dedo, tem um bujão com cabeça diferente aonde se coloca o oleo

paguei no meu dextron lll 27,00 reais o litro,
coloquei 1 litro(use uma mangueira pra isso) e ligue o carro..
bata todas as marchas de "p" até "2" deixando cerca de 1 minuto em cada.
apos isso desliguei, e escorri este 1 litro.
possivelmente irá sair mais escuro que o que entrou, mas serve pra saber se tem sujeira no sistema e tirar mais um pouco de oleo velho.
depois coloque os 4 litros no carro, arrume o cabo da manopla, feche tudo aperte tudo deca o carro, ligue e deixe ele esquentar

seu carro nao vai sair andando na hora, ele irá bombear o oleo novo no sistema cerca de 1 minuto deixe ele engrenado e apos isso ele ira começar a andar, de umas voltas e sinta o cambio macio e sem trancos novamente.!

no meu caso, ficou filé, estou satisfeito com o serviço, afinal nao paguei mecanicos e ainda ficou cerca de 150 reais a troca, porem, como teve enchente e tal, penso que meu defeito não seja cambio e sim fiação, amanhã vou lavar, polir e encerar meu xantia, e tiro fotos e envio a voces,

pensem 2x antes de ir a mecanicos, o carro tem uma manutenção extremamente facil. me surpreendi estes 2 dias fazendo o serviço nele.

agora preciso apenas de uma central pra resetar meu cambio pra tentar tirar o erro dele.


Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner


vagner@proxybrasil.com.br
adilson santa rosa
Sem Habilitação
Mensagens: 20
Registrado em: Ter Out 26, 2010 8:47 pm
Nome: sangueverde
Localização: osasco sp
Contato:

#2

Mensagem por adilson santa rosa » Qui Jul 14, 2011 8:44 pm

caramba,isso dai è por que se è motorista ja pensou em abrir uma oficina? ai eu mando o meu xm pra voce fazer a caixa de direcao que ta vazando
Hernandes
Habilitado
Mensagens: 80
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 5:07 pm
Nome: Hernandes

#3

Mensagem por Hernandes » Sex Jul 15, 2011 3:39 pm

Fala Riccardo,
Tudo certo?!
Cara, também nao sou mecanico, apenas motorista, mas pelo o que ja me informei sobre este procedimento de troca de oleo o que voce fez funciona "mais ou menos" porque ainda ficou bastante oleo sujo na transmissão (conversor de torque). Por isso quando voce colocou mais 1 litro tornou a sair oleo sujo....
Este processo serve apenas pra >>completar<< o nivel do óleo e não para fazer a troca... Até mesmo pq ainda tem funs uns 2 a 3 litros de olheo velho lá e ai ficou misturado
Para trocar 100% é necessário um equipamento pra fazer o "Flushing"(por sucção)... Esse pessoal usa um produto (250ml) que ajuda na limpeza (amolece toda sujeira) e deois de puxa atraves de sucção e tira praticamente 100% do óleo eles colocam outro produto para dar uma sobrevida as borrachas de vedação (Fonte PRADOMATIC SP - Av. sto Amaro)

Esse cambio leva uns 6,5 litros de óleo... tem gente que usa o Dexron 3, eu mesmo estou com 4 litros desse rodando no cambio do meu carro... o mecanico fez igual vc fez no seu, mas o ideal é o ESSO/MOBIL LT 71141(R$60 mercadolivre) ATF ou o PENTOSIN(R$100)...

Dê uma olhada nesse manual da Caixa AL4 ( pt.scribd.com/doc/6338026/AL4-Transmission ) pode te ajudar...

Sugestão:
Já vi que vc é curioso e gosta de mexer no carro... recentemente estive pensando em fazer um Flushing na caixa AL4 do meu.... vc ja viu aquelas "Bombas dágua" manual... aquelas de puxar água de poço manualmente.... pois bem, pensei em adaptar uma mangueira no local por onde vc tirou o óleo e puxar por la todo o oleo que tiver na caixa... a maquina de flushing faz exatamente isso.... tira o oleo por sucção... depois completar com o oleo correto (Mobil/EsseoLT71141)...

Bom... nunca "botei a mao na massa" no meu carro, até mesmo pq nao tenho lugar pra fazer isso... este fds vout trocar o coxim do superior do motor (lad. passageiro) e na semana que vem vou tentar fazer a troca do reparo do dosador de freio... se nao conseguir, levarei a nave na oficina...
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#4

Mensagem por Cirdan » Dom Jul 17, 2011 1:26 am

Tudo é vc ter espaço e vontade... da pra fazer tudo em casa.

Se eu tivesse espaço, cuidaria dos meus carros em casa.. mas morando em Apto agora... ficou mais complicado ainda.

Fui passar um pano nos vidros e ja foram reclamar... imagina baixar um cambio... kkkk

Abraços
vagnerricardo
Curioso
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
Nome: Vagner Ricardo
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#5

Mensagem por vagnerricardo » Dom Jul 17, 2011 2:12 pm

Quanto ao procedimento do FLushing, fui em umas oficinas aqui proximo antes de baixar o oleo e segundo eles pra tirar o oleo total( do conversor só desacoplando o cambio do motor não tenho certeza desta afirmação, mas senti que o carro ficou bom,
não sei voces, mas observei o seguinte:
antes do oleo:
ligava o carro e colocava em D ele não saia na hora, tinha que dar uma pisada mais funda pra ele começar a andar
o carro só engrena 3 marchas(modo de emergencia) porem sentia a troca da segunda para terceira
quando fazia alguma manobra de estacionamento parava o carro engrenava a ré rapido, ele dava um tranco forte
depois da troca:
Quando ligo ainda demora a se deslocar, mas não como antes, ele sai de imediato.
continua engrenando as 3 marchas(ainda em emergencia) porem observei que não sinto as trocas não sei a velocidade exata delas, como ando devagar(40 até 70) aqui em jaraguá tem muitos pardais então não senti falta da quarta marcha ainda, mas percebo a suavidade nas trocas.
as trocas rapidas de D , N ou P para R são exatas e sem trancos, Observem no carro de voces se tem diferença de baralho quando engrena ele do P para D e do P para R ou de N para R ou N para D se tiver, possivelmente é oleo indo pras cucuias.

precisava agora é de uma solução pro meu motor, ele tá fazendo tec tec, não sei se é valvula ou então virabrequim, quando chega perto dos 60km 2.5giros, ele começa o tec tec, quando passa dos 3mil giros para..
mas é incomodo demais,
alguem conhece algum aditivo pra tentar usar?
Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner


vagner@proxybrasil.com.br
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#6

Mensagem por Cirdan » Seg Jul 18, 2011 3:13 pm

Amigo... da uma olhada no motor q pode ser tanto uma coisa simples como um tucho, como uma batida embaixo q vai precisar abrir motor.

Se for tucho, as vezes a troca de oleo resolve.

Abraços
vagnerricardo
Curioso
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
Nome: Vagner Ricardo
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#7

Mensagem por vagnerricardo » Ter Jul 19, 2011 11:42 am

pois é cirdan, troquei o oleo tambem, coloquei um oleo mais fino porque o que tinha parecia petroleo, e por se tratar de 16v é bom ser fino por causa das valvulas, mas o barulho continua, antes começava com 2.5giros, agora começa com 2.2 ou 50km.. to ficando chateado com isso...algums mecanicos falam que é biela, outros falam que pode ser bronzina ou mancal...
Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner


vagner@proxybrasil.com.br
vagnerricardo
Curioso
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
Nome: Vagner Ricardo
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#8

Mensagem por vagnerricardo » Qua Jul 27, 2011 10:51 pm

Alguem sabe aonde consigo o esquema da fiação do cambio? to começando a achar que o defeito do meu cambio não é interno, pois hoje o carro deu uma pane louca, virei a chave e nao virava o motor, simplesmente como se não tivesse bateria( chamo essa bomba de bactéria rsrs) , tive que fazer uma boquetinho no carro pra pegar., cheguei em minha confecção catei meia duzia de chaves e dei uma apertadinha como se não tivesse apertado, o cabo de bateria e virei a chave, simplesmente voltou a fungar,

penso que esteja com problemas eletricos, mas gostaria de um manuel ou esquema da parte eletrica desse safado, antes de morrer em dinheiro em auto-eletrica de curiosos aqui de jaraguá.


outra coisa,
alguem sabe aonde posso conseguir baratinho um farol do lado esquerdo e um pisca?
no ML o farol tá custando 300 merreis o.0
serve só a lente tambem, a carcaça do farol ta boa..
Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner


vagner@proxybrasil.com.br
vagnerricardo
Curioso
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
Nome: Vagner Ricardo
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#9

Mensagem por vagnerricardo » Qui Ago 04, 2011 7:53 pm

Boa noite,
Enfim, continuando com o relato:
Levei hoje o carro para passar no Scanner, e minha supresa, usaram um notebook e o adaptador da Lexus,
(lembro de ter visto alguem comentar sobre ele)

enfim, passei o scanner, o erro que acusa em meu cambio é a borboleta do cambio automatico,
aquela peça de plastico que fica encima do cabo da manopla que vai no cambio que determina a posição da marcha.
fiquei feliz por saber que não é nada "interno", em tese porque o tal da borboleta ou sensor de posição usado fica na casa dos 300 reais,
outro detalhe, cheguei e fui logo abrindo ele para ver o estado dele, vi que 3 das 6 ou 5 trilhas estavam gastas, batendo o pcb, isso faz com que não tenha contato, mas mesmo modificando a posição do curso das trilhas, não resolveu, vou ter que providenciar outro.
resumo,
tirei diversas coisas do carro pra mecher na "borboleta" inclusive , reservatorio de LHM, acabei dando uma sangrada no xantia, e ficou filé!

outra coisa,
to com o jogo de bancos traseiros do xantia em COURO aqui pra vender, se alguem quiser comprar me procura, caso contrario o palio do meu sogro vai ganhar bancos novos
Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner


vagner@proxybrasil.com.br
vagnerricardo
Curioso
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
Nome: Vagner Ricardo
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#10

Mensagem por vagnerricardo » Qua Ago 31, 2011 10:20 pm

Boa noite, comprei hoje o sensor CMF ou tecnicamente falando Contator Multifunções AL4 para o meu Xantia
paguei nele 259+ frete, totalizou 350,00 o sensor mais o frente aqui para Jaraguá do Sul- SC
pode sedex deve demorar cerca de 3 dias para chegar.
logo vou instalar ele , porem vi na foto que ele vem com um soquete, e no meu Xantia nao tem este, pelo que vi vou ter que estanhar os contatos.
apos instalar lhes passo a continuação do relato.
Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner


vagner@proxybrasil.com.br
Mingoni
Habilitado
Mensagens: 128
Registrado em: Seg Ago 16, 2010 11:47 am
Nome: Mingoni
Localização: São Paulo / Zona Leste

#11

Mensagem por Mingoni » Qui Set 01, 2011 12:21 pm

Caramba vagner parabéns pelo post só hoje tive condições de ler inteiro.
O meu câmbio eu fiz em março deste ano, porém ele tem entrado em modo de emergencia principamente em curvas acíduas, vou levar no mecanico a semana que vem pois como esta na garantia ele que se vire rs.
Outra coisa que percebi no meu câmbio é um barulho tipo de motor quando esta batendo, ele só faz este barulho engrenado quando deixo no N para rs.

Abraços
Citroen Xantia 2.0 16V GLX 99/99

<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/25 ... 10551.jpg/" target="_blank">Imagem</a>
vagnerricardo
Curioso
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
Nome: Vagner Ricardo
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#12

Mensagem por vagnerricardo » Sex Set 02, 2011 9:15 pm

qual defeito que seu cambio tinha antes de fazer ele todo?
quanto pagou e o que foi feito?
o meu depois que troquei o oleo ficou filé. as passadas são tão macias que mal dá pra sentir elas...o lance que fico bolado com isso é a falta da quarta...desde que peguei ele está em modo de emergencia..se fosse pelo oleo fiz a troca..
o que eu vi mesmo de estranho e anormal nele foi a imenda dos cabos que é aquela caixa dos conectores que está largada solta e o contator muito gasto... aonde era pra ter contato está comido fundo...minha peça deve chegar na segunda feira . quando trocar vou postar fotos a voces.. para terem ideia..
Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner


vagner@proxybrasil.com.br
Mingoni
Habilitado
Mensagens: 128
Registrado em: Seg Ago 16, 2010 11:47 am
Nome: Mingoni
Localização: São Paulo / Zona Leste

#13

Mensagem por Mingoni » Qui Set 08, 2011 1:26 pm

Fala Vagner blza Man:
Então ele arrebentou uma bucha que tinha dentro depois de uma chuva que eu peguei (não sei se tem relação) e por andar com a bucha estourada queimou os discos ai foi pro brejo mesmo rs.
O valor ficou em R$ 3.500,00 com garantia de 1 ano.
Porém agora tem acontecido isso que eu te falei ele entra em modo de emergência, esta fazendo um barulho estranho como se fosse de alguma coisa batendo a seco sem lubrificação (semelhante ao barulho que faz quando o carro esta batendo válvula o que não é o caso).
Abraços

[quote name='Vagner Ricardo' post='14569' date='Sep 2 2011, 09:15 PM']
qual defeito que seu cambio tinha antes de fazer ele todo?
quanto pagou e o que foi feito?
o meu depois que troquei o oleo ficou filé. as passadas são tão macias que mal dá pra sentir elas...o lance que fico bolado com isso é a falta da quarta...desde que peguei ele está em modo de emergencia..se fosse pelo oleo fiz a troca..
o que eu vi mesmo de estranho e anormal nele foi a imenda dos cabos que é aquela caixa dos conectores que está largada solta e o contator muito gasto... aonde era pra ter contato está comido fundo...minha peça deve chegar na segunda feira . quando trocar vou postar fotos a voces.. para terem ideia..
[/quote]
Citroen Xantia 2.0 16V GLX 99/99

<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/25 ... 10551.jpg/" target="_blank">Imagem</a>
vagnerricardo
Curioso
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
Nome: Vagner Ricardo
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#14

Mensagem por vagnerricardo » Seg Set 19, 2011 5:35 pm

Boa tarde
resolvido o problema do meu cambio, observem um detalhe basico,
caso sua CMF esteja boa (não foi o meu caso),
apos a troca da cmf NÃO PRECISA PASSAR SCANNER! isso é estoria de mecanico safado

basta desligar e ligar o carro

caso não apague o procedimento é olhar o plug do sensor de borboleta, fica embaixo do cabo acelerador.
Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner


vagner@proxybrasil.com.br
Responder