MANGUEIRAS DO SISTEMA HIDRÁULICO

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RAFAEL
Mestre Curioso
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#1

Mensagem por RAFAEL » Qui Mai 17, 2007 2:52 pm

É comum aos proprietários dos modelos CX, ID, DS, BX, Xantia, XM e C5, temer qualquer problema de vazamento hidráulico em seus carros.

É certo que as medidas das mangueiras utilizadas pela montadora são fora de padrão em território nacional, e invariavelmente se quisermos deixar nossos carros originais, temos que cair nas garras das concessionárias do Sr. Sergio Habib. Entretanto, temos que diferenciar um trabalho de conservação de um trabalho de manutenção, onde de imediato pensamos em meios alternativos de fazer isso, não esquecendo de mencionar que a originalidade só é conseguida através da utilização de peças e componentes originais Citroën, e também que você terá alguns problemas no caso dos carros mais antigos, pois a marca não faz nenhuma questão de promover a história dos seus carros em território brasileiro.

O sistema hidráulico de qualquer um desses carros, é composto de várias mangueiras especialmente desenvolvidas para eles, sendo comum encontrar derivações em formato de "T", "TT", "H" e "Y".

Antes de se desesperar, lembre-se que você pode recorrer, principalmente nas situações de emergência, aos componentes comumente utilizados em sistemas hidráulicos de tratores, caminhões e empilhadeiras, notadamente quanto as mangueiras para utilização hidraulica sob pressão, e as conexões confeccionadas em latão, aço ou aluminio.

No caso de susbtituir por uma mangueira, ou conjunto de mangueiras, com o mesmo calíbre da original, você precisará utilizar mangueiras e conexões na medida 3/16 de polegada. As conexões que ligarem mangueiras de 1/4 e 3/16, deverão conter as duas medidas, uma em cada extremidade. Essas conexões são bastante díficeis de se encontrar, valendo mais a pena recorrer de imediato a um torneiro para fazer a peça individualmente. Aproveite e mande fazer mais algumas para deixar de reserva.

As derivações mais comuns são encontradas na medida de 1/4 de polegada, que corresponde ao diâmetro interno da mangueira. Há várias mangueiras disponiveis para utilização com conexões nesta medida, mas é de suma importância destacar que a mangueira escolhida deverá trabalhar sob pressão de pelo menos 5 Bar, além de sofrer alterações em função das alterações de temperatura.


Assim, se tiver que escolher entre uma adequada e outra que supra com folga a sua necessidade, opte pela segunda, afinal, o seguro morreu de velho.

Reconstruir uma parte, ou mesmo todo o conjunto de mangueiras, não é uma tarefa das mais trabalhosas, ou pelo menos não como a grande maioria pensa, mas requer atenção. Após rodar um pouco com o carro; de um dia para o outro por exemplo, é importante reavaliar as conexões e reapertar todas as abraçadeiras. É comum elas cederem por conta das variações de pressão e temperatura do fluido hidráulico.

Em geral o segundo aperto é suficiente para evitar vazamentos ou mesmo a soltura das conexões e mangueiras quando sob pressão.

Lembre-se: um problema hidráulico é um problema hidráulico, aconteça ele num Citroën ou num fusca, e a solução para ambos também é a mesma, tendo apenas como diferença o fato de um ter mais mangueiras que o outro.

Boa sorte.
Editado pela última vez por RAFAEL em Qui Mai 17, 2007 3:00 pm, em um total de 1 vez.


O Administrador
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WagnerSCCP
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#2

Mensagem por WagnerSCCP » Qui Jun 05, 2008 1:52 am

Boa ideia, sempre ando no carro com kit de emergencia, mangueiras, abraçadeiras, LHM, etc...
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