Trepidação a frio - assoalho e volante

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Hernandes

#1

Mensagem por Hernandes » Ter Mai 17, 2011 1:14 pm

Saudações a todos!

Enfremto um problema no meu Xantia auto 2.0 16v 00/00...
quando o carro está a frio, fica vibrando muito... é perceptivel tando no volante como no assoalho do carro (nos pés)... inicialmente achei que fosse alguma coisa nas rodas dianteiras... rolamento... alguma coisa assim ... o estranho é que até com o carro parado ele fica vibrando e com um ruido... "rrruumm rrruumm rruum"... a transmissão dele é automatica...

Detalhe... a vibração é perceptivel quando esta frio e em baixa velocidade, abaixo dos 50 km/h, ao dar a partida e qndo está manobrando o carro...

Em Ré ele para a vibração e o ruido (rruumm... ruum...)

Depois que a temperatura chega aos 90º, após alguns minutos (motor quente) a vibração e ruidos param...
ai da pra manobrar.. tudo certo... sem problemas...

outro ponto... enquato o carro ta frio, o cambio sempre entra em mód. de emergencia... pode ser em um local plano ou ate em uma subida...será que esta vibração esta relacionada ao cambio??? alguem ja presenciou ou ficou sabendo algo semlhante???o oleo do cambio ja tava com uns 80 mil rodados... levei no mecanico, escoou o que deu pra sair e coloquei mais uns 4 lt (Dexton 3) na caixa e a vibração continua...(2 meses atras)

alguem poderia me ajudar?


Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#2

Mensagem por Munhoz » Ter Mai 17, 2011 7:21 pm

Coxins, dá uma olhada neles. O meu carro esta fazendo a mesma coisa. o motor desce e o escape apoia no quadro frontal. Não troquei rápido e o escape abriu no abafador central.

abraço
Hernandes

#3

Mensagem por Hernandes » Qua Mai 18, 2011 1:52 pm

Monhoz, sera isto...?
Notei que o barulho do motor realmente mudou de um tempo pra cá...nao sei explicar, mas parece que ficou mais alto...

mas o estranho é que se estiver frio e em marcha RÉ ele nao trepida... só a frente e quando tá frio... depoois que o motor esquenta ele para de trepidar....

Troquei o Coxim do motor em novembro/2010... será que ja foi pro saco (hehehe)

nesse final de semana vou erguer no elevador pra ver como estao o coxim do motor e o abafador...

vlw!
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#4

Mensagem por Munhoz » Qui Mai 19, 2011 3:28 pm

se você trocou faz pouco tempo nao deveria ser não... São 3, quantos trocou?
rrenatocabeca
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Nov 22, 2010 10:20 pm
Nome: rrenatocabeca

#5

Mensagem por rrenatocabeca » Sex Mai 20, 2011 9:48 pm

Mas são três coxins, voce trocou os três? E a qualidade do que voce botou? Parece que só pode ser coxim mesmo seu caso.
Hernandes
Habilitado
Mensagens: 80
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 5:07 pm
Nome: Hernandes

#6

Mensagem por Hernandes » Ter Mai 24, 2011 10:28 am

Boas novas,

Fim da bendita trepidação que me tirava o sossego...
Neste final de samana, resolvi calibrar os pneus... Adivinhem (HEHEHE)... pra minha surpresa o problema parou!!!

Parou mesmo... botei 32lbs nos pneus dianteiros e 30lbs nos traseiros
ambos 195/60 R15

quanto aos coxins, troquei recentemente (1 mês) do cambio, aquele que fica embaixo do filtro (LHM) e no final do ano passado troquei o coxim do motor, aquele que fiaca lá embaixo do motor mesmo...
quanto a qualidade, não sei, mas não foi "o mais barato"

mais pra frente vou ver como estão, proximo passo é torcar o óleo do cambio... como ja misturei uns 4L de Dextron3 ao oleo antigo (estava c nivel baixo e escuro), vou deixar mais um tempo pra "misturar bem" e depois faço um flushing...

me recomendaram o Pentosin ( mais de R$ 100 o litro) ou similares... Modil ou Esso LT71141
Caixa AL4 (a que tem os 3 botões, Sport, Neve e 1ª)
vagnerricardo
Curioso
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
Nome: Vagner Ricardo
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#7

Mensagem por vagnerricardo » Qui Mai 26, 2011 5:05 pm

Cara, voce citou abaixo em relação ao seu cambio, como sabia que o oleo estava baixo e qual foi o sintoma que o carro teve com o oleo baixo? acendeu as luzes de neve e Sport? trancos no cambio? por gentileza dê mais detalhes em relação sobre completar o oleo da caixa.


[quote name='Hernandes' post='13380' date='May 24 2011, 10:28 AM']
Boas novas,

Fim da bendita trepidação que me tirava o sossego...
Neste final de samana, resolvi calibrar os pneus... Adivinhem (HEHEHE)... pra minha surpresa o problema parou!!!

Parou mesmo... botei 32lbs nos pneus dianteiros e 30lbs nos traseiros
ambos 195/60 R15

quanto aos coxins, troquei recentemente (1 mês) do cambio, aquele que fica embaixo do filtro (LHM) e no final do ano passado troquei o coxim do motor, aquele que fiaca lá embaixo do motor mesmo...
quanto a qualidade, não sei, mas não foi "o mais barato"

mais pra frente vou ver como estão, proximo passo é torcar o óleo do cambio... como ja misturei uns 4L de Dextron3 ao oleo antigo (estava c nivel baixo e escuro), vou deixar mais um tempo pra "misturar bem" e depois faço um flushing...

me recomendaram o Pentosin ( mais de R$ 100 o litro) ou similares... Modil ou Esso LT71141
Caixa AL4 (a que tem os 3 botões, Sport, Neve e 1ª)
[/quote]
Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner


vagner@proxybrasil.com.br
Hernandes
Habilitado
Mensagens: 80
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 5:07 pm
Nome: Hernandes

#8

Mensagem por Hernandes » Qui Mai 26, 2011 7:05 pm

Fala Vagner, blz...
Sobre o nível do óleo, é o seguinte... Quando comprei o carro, o antigo proprietário me falou que pegou ele na casa dos 80 mil KM... em seguida ele tinha completado/trocado o óleo do cambio. Como agora já tá com 170 mil KM, já passou da hora de trocar...

O carro estava dando trancos ao reduzir da 3ª pra 2º (ex: numa subida era fatal) e quando passava da 1ª pra 2ª... as vezes entrava em mód de emergência (luzes de neve e Sport piscando)
O tranco parou depois que troquei o coxim de baixo do motor, parece que ficou mais firme nas passadas de marcha... também troquei o coxim do cambio (abaixo do filtro LHM)... os trancos acabaram, mas continuava entrando em mód de emergência...

Cara, não sou perito no assunto, este é o meu primeiro carro (to aprendendo de tudo um pouco), mas pesquisando na net e batendo papo com alguns mecânicos, (embora um fale uma coisa e outro diz outra) entendi que o fato do óleo estar velho e baixo faz o sistema trabalhar com baixa pressão... ele perde as características/densidade que matem as engrenagens lubrificadas corretamente...
Já me disseram que tbm pode ser o corpo de válvulas sujo (mais uns 500,00)...

Cara, na duvida, faz o que eu fiz.... meti 4 litros de óleo similar ao Dexron 3 ...foi menos de R$20,00 o litro... Assim, mistura ao óleo velho e ajuda a retirar o excesso de sujeira... ajuda a limpar um pouco.... na hora que for trocar, faz um flushing que da uma bela melhorada... tira toda sujeira que tiver no caminho...
HEHE... ou melhora ou para de vez...!

Eu vou levar o meu na Pradomatic (começo Av. Sto Amaro) me cobraram 200,00 o flushing e o óleo pode ser por minha conta, R$ 55,00 o litro Mobil LT 71141 no mercado livre, o mais indicado
vagnerricardo
Curioso
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
Nome: Vagner Ricardo
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#9

Mensagem por vagnerricardo » Sex Mai 27, 2011 8:28 pm

[quote name='Hernandes' post='13409' date='May 26 2011, 07:05 PM']
Fala Vagner, blz...
Sobre o nível do óleo, é o seguinte... Quando comprei o carro, o antigo proprietário me falou que pegou ele na casa dos 80 mil KM... em seguida ele tinha completado/trocado o óleo do cambio. Como agora já tá com 170 mil KM, já passou da hora de trocar...

O carro estava dando trancos ao reduzir da 3ª pra 2º (ex: numa subida era fatal) e quando passava da 1ª pra 2ª... as vezes entrava em mód de emergência (luzes de neve e Sport piscando)
O tranco parou depois que troquei o coxim de baixo do motor, parece que ficou mais firme nas passadas de marcha... também troquei o coxim do cambio (abaixo do filtro LHM)... os trancos acabaram, mas continuava entrando em mód de emergência...

Cara, não sou perito no assunto, este é o meu primeiro carro (to aprendendo de tudo um pouco), mas pesquisando na net e batendo papo com alguns mecânicos, (embora um fale uma coisa e outro diz outra) entendi que o fato do óleo estar velho e baixo faz o sistema trabalhar com baixa pressão... ele perde as características/densidade que matem as engrenagens lubrificadas corretamente...
Já me disseram que tbm pode ser o corpo de válvulas sujo (mais uns 500,00)...

Cara, na duvida, faz o que eu fiz.... meti 4 litros de óleo similar ao Dexron 3 ...foi menos de R$20,00 o litro... Assim, mistura ao óleo velho e ajuda a retirar o excesso de sujeira... ajuda a limpar um pouco.... na hora que for trocar, faz um flushing que da uma bela melhorada... tira toda sujeira que tiver no caminho...
HEHE... ou melhora ou para de vez...!

Eu vou levar o meu na Pradomatic (começo Av. Sto Amaro) me cobraram 200,00 o flushing e o óleo pode ser por minha conta, R$ 55,00 o litro Mobil LT 71141 no mercado livre, o mais indicado
[/quote]


qual modelo do oleo similar ao dextron 3? e voce como já fez a substituição do oleo pode me dizer aonde fica a entrada do oleo? tentei levar no posto pra completar e o cara nao fazia a minima ideia aonde colocava o oleo, já que a caixa AL4 é blindada
Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner


vagner@proxybrasil.com.br
libanorios
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Abr 13, 2011 2:49 pm
Nome: mestre xantia
Localização: penha zl de são paulo

#10

Mensagem por libanorios » Sáb Mai 28, 2011 8:39 am

[quote name='Hernandes' post='13321' date='May 17 2011, 01:14 PM']
Saudações a todos!

Enfremto um problema no meu Xantia auto 2.0 16v 00/00...
quando o carro está a frio, fica vibrando muito... é perceptivel tando no volante como no assoalho do carro (nos pés)... inicialmente achei que fosse alguma coisa nas rodas dianteiras... rolamento... alguma coisa assim ... o estranho é que até com o carro parado ele fica vibrando e com um ruido... "rrruumm rrruumm rruum"... a transmissão dele é automatica...

Detalhe... a vibração é perceptivel quando esta frio e em baixa velocidade, abaixo dos 50 km/h, ao dar a partida e qndo está manobrando o carro...

Em Ré ele para a vibração e o ruido (rruumm... ruum...)

Depois que a temperatura chega aos 90º, após alguns minutos (motor quente) a vibração e ruidos param...
ai da pra manobrar.. tudo certo... sem problemas...

outro ponto... enquato o carro ta frio, o cambio sempre entra em mód. de emergencia... pode ser em um local plano ou ate em uma subida...será que esta vibração esta relacionada ao cambio??? alguem ja presenciou ou ficou sabendo algo semlhante???o oleo do cambio ja tava com uns 80 mil rodados... levei no mecanico, escoou o que deu pra sair e coloquei mais uns 4 lt (Dexton 3) na caixa e a vibração continua...(2 meses atras)

alguem poderia me ajudar?
[/quote]
bom dia amigo meu xantia 2001 2.0 16v deu mesmo defeito trepidava quando frio e as vezes quente tbm demorei muito para descobrir troquei velas limpei bicos cabos de vela bobina até pensei em cabeçote ai tive a ideia de trocar os bicos tirei os bicos de outro xantia que tenho e coloquei ,meu o defeito parou era um bico que estava ruim ele funcionava mas com falha troquei acabou defeito ,agora do modo de emergencia com ele frio pode ser mal contato no modulo ou as eletrovalvulas ok meu era mal contato limpei com limpa contatos e acabou defeito cheguei até conprar um cambio que agora estou até vendendo !!!abraço espero ter ajudado
Tenho peças de citroen xantia 99 cabeçote motor limpador parabrisa vidros portas capo tudo cambio automatico frente alma parachoque preço exelente carro de leilão !!!
Hernandes
Habilitado
Mensagens: 80
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 5:07 pm
Nome: Hernandes

#11

Mensagem por Hernandes » Seg Mai 30, 2011 1:52 pm

[quote name='Vagner Ricardo' post='13416' date='May 27 2011, 08:28 PM']
qual modelo do oleo similar ao dextron 3? e voce como já fez a substituição do oleo pode me dizer aonde fica a entrada do oleo? tentei levar no posto pra completar e o cara nao fazia a minima ideia aonde colocava o oleo, já que a caixa AL4 é blindada
[/quote]

Fala Vagner, blz!
Não sei te dizer o nome do oleo similar ao Dextron 3, mas se vc for a algum lugar que comercialize com certeza o pessoal vai te dizer... Se vc for de Sampa, tem uma autopeças que vende esse oleo por uns 17,00 o litro... fica na Av. Brigadeiro Luiz Antonio (perto da igreja Universal)

Lembro que coloquei no meu cambio pra dar uma limpada... depois vou fazer um flushing e trocar pelo MOBIL LT 71141 (55,00 o litro)

Faz o seguinte... da uma liga pro Felipe (11 - 8980-5999) e bate um papo com ele... vê o que ele te indica... o cara manja, já bebeu muito LHM...(hehehe)... e ele mesmo pode trocar o oleo pra vc...
vagnerricardo
Curioso
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
Nome: Vagner Ricardo
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#12

Mensagem por vagnerricardo » Seg Mai 30, 2011 4:48 pm

[quote name='Hernandes' post='13433' date='May 30 2011, 01:52 PM']
Fala Vagner, blz!
Não sei te dizer o nome do oleo similar ao Dextron 3, mas se vc for a algum lugar que comercialize com certeza o pessoal vai te dizer... Se vc for de Sampa, tem uma autopeças que vende esse oleo por uns 17,00 o litro... fica na Av. Brigadeiro Luiz Antonio (perto da igreja Universal)

Lembro que coloquei no meu cambio pra dar uma limpada... depois vou fazer um flushing e trocar pelo MOBIL LT 71141 (55,00 o litro)

Faz o seguinte... da uma liga pro Felipe (11 - 8980-5999) e bate um papo com ele... vê o que ele te indica... o cara manja, já bebeu muito LHM...(hehehe)... e ele mesmo pode trocar o oleo pra vc...
[/quote]

Cara, sou de Santa catarina, fica inviavel resolver as coisas em sampa, sempre que posso passo por ai (de carro, mas como o xantia tá baleado não dá pra passar em sampa)

na realidade queria saber aonde fica mais ou menos pra eu comprar e quem sabe pagar o elevador e ferramentas de alguma oficina e fazer o serviço.
mas pelo que eu entendi qualquer oleo similar ao dextron 3 serve pra quebrar o galho não é?

outra coisa, se não fosse pedir muito, consegue tirar uma foto do seu modulo do cambio? o meu está solto e penso que isso esteja prejudicando em alguma coisa, queria a fotografia de algum veiculo com o modulo no lugar pra tentar reorganizar o meu aqui..
Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner


vagner@proxybrasil.com.br
Hernandes
Habilitado
Mensagens: 80
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 5:07 pm
Nome: Hernandes

#13

Mensagem por Hernandes » Seg Jul 25, 2011 11:52 am

Saudações,

Estou passando para informar que o problema da trepidação a frio foi resolvido com a troca do Coxim do motor superior (Lado do passageiro) :D

eu mesmo fiz a troca e ficou 100%... troquei por um coxim paralelo ... vou ver quanto tempo ele aguenta


Atualmente está vazando LHM pra dentro do carro e tenho que trocar todo oleo porque acrescentei oleo de transmissão/cx direção (vermelho) pra não ficar na rua... :icon_smile_8ball:

Cambio ainda nao foi mexido... - Vou limpar os contatos do módulo e posteriormente fazer um flushing e trocar todo óleo...
SFKELLER
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Seg Jul 18, 2011 10:00 am
Nome: SFKELLER

#14

Mensagem por SFKELLER » Seg Jul 25, 2011 7:38 pm

e ai Hernandes....como foi a troca do reparo de freio??? ta sem coluna????? que posicao ingrata ein e sem contar as esfoladas no braco e na mao....rsssssssssssssss
vagnerricardo
Curioso
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
Nome: Vagner Ricardo
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#15

Mensagem por vagnerricardo » Qua Jul 27, 2011 11:19 pm

[quote name='Hernandes' post='14023' date='Jul 25 2011, 11:52 AM']
Saudações,

Estou passando para informar que o problema da trepidação a frio foi resolvido com a troca do Coxim do motor superior (Lado do passageiro) :D

eu mesmo fiz a troca e ficou 100%... troquei por um coxim paralelo ... vou ver quanto tempo ele aguenta
Atualmente está vazando LHM pra dentro do carro e tenho que trocar todo oleo porque acrescentei oleo de transmissão/cx direção (vermelho) pra não ficar na rua... :icon_smile_8ball:

Cambio ainda nao foi mexido... - Vou limpar os contatos do módulo e posteriormente fazer um flushing e trocar todo óleo...
[/quote]

amigo hernandez, sugiro nao usar o oleo vermelho, ou melhor, use ele mas misture com gasolina faça 500ml de gasosa para cada 1litro de oleo,
vai deixar a viscosidade do ATF parecida com o do LHM e não vai destruir tanto.

vai na fé. que depois quando quiser decer o oleo e colocar oleo novo vai ver que a "gasosa" soltou tudo por dentro.
Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner


vagner@proxybrasil.com.br
Responder