AR...

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
vagnerricardo
Curioso
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
Nome: Vagner Ricardo
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#1

Mensagem por vagnerricardo » Seg Mar 28, 2011 11:35 am

galera, li diversos posts relacionados ao "sangramento" porem, não consegui entender o seguinte:
sanguar o freio tambem sangra a susp? limpei os filtros do reservatorio lhm semana passada, antes disso a susp estáva macia e gostosa, sai domingo com a patroa pra ir a igreja e o carro parecia uma perereca(somente a dianteira) porem quando limepei deixei o carro em posição padrão e tirei somente o filtro e lavei com gasosa, mas como havia tirado as mangueiras creio que tenha entrado ar em alguma delas, queria saber qual procedimento pra tirar o ar de forma pratica, isso é. a tal "purga" olhei e nao encontrei, aonde fica essa maledeta e como faço pra tirar o ar sem perder de oleo.


Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner


vagner@proxybrasil.com.br
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#2

Mensagem por Cirdan » Qua Mar 30, 2011 3:35 pm

Na esfera central dianteira amigo... o parafuso ta ali...

Vc limpou com o carro normal, precisava estar no alto para ele deixar espaço para limpeza...

Com certeza tem ar no sistema.
Quando vc sangra o freio, vc sangra tudo: suspensão e direção tb....
O carro teria q ter ficado mais macio, com a direção mais leve e o freio mais forte.

Abraços
yoseff
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Qua Mar 30, 2011 2:12 pm
Nome: yoseff

#3

Mensagem por yoseff » Qui Mar 31, 2011 1:21 pm

Para fazer uma purga bem feita, deve fazer umas "flexões" antes de purgar o sistema.

Motor a trabalhar, suspensão toda abaixo, de seguida toda em cima, depois toda em baixo, depois toda em cima... Deve se repetir o procedimento umas 5 a 10 vezes.

Depois colocar a suspensão toda em cima (a suspensão tem de estar toda em cima para simular peso na traseira) e ou com a ajuda de alguêm, ou entalando algo entre o freio e o banco (o freio deve ficar pressionado durante toda a purga), abrir os sangradores das rodas, um por um na seguinte ordem:
-Frente esquerdo
-Frente direito
-Tras esquerdo
-Tras direito


Eu recomendo o uso de uma tubagem transparente ligada ao sangrador para verificar a saída de bolhas de ar e depois do lhm sair bem limpo, pode até se deixar sair lhm para uma garrafa limpa e reaproveitar para colocar de novo no depósito. Eu no meu, depois de sair lhm limpo e sem bolhas, ainda deixo sair bem um litro de cada roda e volto a colocar no depósito.

Atenção para não deixar faltar lhm no depósito!!!

Qualquer dúvida é só dizer, que se eu souber, ajudo.

Yoseff
yoseff
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Qua Mar 30, 2011 2:12 pm
Nome: yoseff

#4

Mensagem por yoseff » Qui Mar 31, 2011 1:37 pm

[quote name='Vagner Ricardo' post='12745' date='Mar 28 2011, 11:35 AM']
sangrar o freio tambem sangra a susp? [/quote]
Sim, se se seguir o procedimento de fazer as "flexões" antes de purgar.


[quote name='Vagner Ricardo' post='12745' date='Mar 28 2011, 11:35 AM']
quando limpei deixei o carro em posição padrão[/quote]
Deve-se colocar o carro na posição mais baixa e afrouxar um quarto de volta o parafuso do Conjuntor /Dijuntor para que o máximo de Lhm retorne ao depósito. (isto é muito útil numa muda de lhm, por exemplo)
Depois da limpeza, deve-se deixar o motor trabalhar uns minutos com o tal parafuso do CJ/DJ sem estar apertado, para que todo o ar que tenha entrado pelas mangueiras não entre no sistema e seja retornado ao depósito.
Muito cuidado com esse parafuso pois tem uma pequena esfera que se se perde, a suspensão já não sobe... É apenas afrouxar 1/4 de volta e no aperto é só dar um ajuste com uma chave 12, não apertando em demasia para não estragar a pequena esfera que tem na ponta do parafuso.


[quote name='Vagner Ricardo' post='12745' date='Mar 28 2011, 11:35 AM']
como faço pra tirar o ar sem perder de oleo.
[/quote]

Para sair o ar tem de sair óleo, mas se ele estiver limpo pode ser reaproveitado. É ver o que escrevi na resposta anterior a este tópico.

Yoseff
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#5

Mensagem por Cirdan » Qui Mar 31, 2011 2:18 pm

Com esse procedimento o carro vai ficar perfeito...

A suspensão vai ficar melhor q qualquer carro do mundo, a direção vai ficar igual elétrica de C3 e o freio é encostar e o carro parar...

Sangrava meu Xantia a cada 3 meses... era impressionante a melhora... chegava a tomar uns sustos nos primeiros Km de tão forte q ficava o freio.

Abraços
vagnerricardo
Curioso
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
Nome: Vagner Ricardo
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#6

Mensagem por vagnerricardo » Dom Abr 03, 2011 2:21 am

[quote name='yoseff' post='12797' date='Mar 31 2011, 01:21 PM']
Para fazer uma purga bem feita, deve fazer umas "flexões" antes de purgar o sistema.

Motor a trabalhar, suspensão toda abaixo, de seguida toda em cima, depois toda em baixo, depois toda em cima... Deve se repetir o procedimento umas 5 a 10 vezes.

Depois colocar a suspensão toda em cima (a suspensão tem de estar toda em cima para simular peso na traseira) e ou com a ajuda de alguêm, ou entalando algo entre o freio e o banco (o freio deve ficar pressionado durante toda a purga), abrir os sangradores das rodas, um por um na seguinte ordem:
-Frente esquerdo
-Frente direito
-Tras esquerdo
-Tras direito


Eu recomendo o uso de uma tubagem transparente ligada ao sangrador para verificar a saída de bolhas de ar e depois do lhm sair bem limpo, pode até se deixar sair lhm para uma garrafa limpa e reaproveitar para colocar de novo no depósito. Eu no meu, depois de sair lhm limpo e sem bolhas, ainda deixo sair bem um litro de cada roda e volto a colocar no depósito.

Atenção para não deixar faltar lhm no depósito!!!

Qualquer dúvida é só dizer, que se eu souber, ajudo.

Yoseff
[/quote]


amigo yoseff, desculpe minha ignorancia, mas aonde fica os sangradores das rodas?

consigo chegar neles com o carro na posição alta tranquilamente?
Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner


vagner@proxybrasil.com.br
vagnerricardo
Curioso
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
Nome: Vagner Ricardo
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#7

Mensagem por vagnerricardo » Seg Abr 04, 2011 1:16 pm

Seguinte, saquei o filtro e caixa de ar, e procurei essa purga o mais parecido que encontrei foi um cabo que fica preso a caixa automatica com uma ponta alaranjada, e nao tem porca nem nada, acho que essa mangueira com a purga foi arrancada ou substituida, sei la...e nao encontrei outro lugar a nao ser na esfera central pra sangrar o oleo. :blink:
Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner


vagner@proxybrasil.com.br
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#8

Mensagem por Cirdan » Qui Abr 07, 2011 1:59 pm

É na esfera central mesmo amigo... é la q vc sangra.

Nas rodas, vc sangra como se fosse num carro normal. Tem um parafuso atras das pinças de freio...

Se vc levantar ele no maximo vc coloca um Puma embaixo do Xantia.. kkkk. Ele fica mais alto que uma Ecosport.

Abraços
vagnerricardo
Curioso
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
Nome: Vagner Ricardo
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#9

Mensagem por vagnerricardo » Sáb Abr 09, 2011 7:01 pm

bom, se for lá foi encontrado, porem tambem tem outro parafuso na bomba com uma mola ao lado da entrada da mangueira, mas como havia dito no outro topico, meu carro nao levanta mais, está no chao sem freio, direção e no baixo.
Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner


vagner@proxybrasil.com.br
yoseff
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Qua Mar 30, 2011 2:12 pm
Nome: yoseff

#10

Mensagem por yoseff » Dom Abr 24, 2011 11:24 am

Bom... Em primeiro lugar, me diz uma coisa: Tu tirou o parafuso do conjuntor dijuntor???? (o nº1)
Imagem
Imagem
Se sim, não perdeu uma esfera que tinha lá dentro???
Se perdeu, o carro não subirá mais pois não conseguirá ganhar pressão no circuito...
Esse parafuso não se retira. Apenas se afrouxa meia volta para não perder a esfera pequena que tem dentro.

Essa é a primeira coisa a ver e resolver!

Os sangradores das rodas da frente estão lá nas pinças. por vezes são mais dificeis de encontrar pela sujeira que os cobre. Podem ter também (e deveriam) ter uma tampinha para a sujeira não entrar. Limpe tudo bem e procure que decerto encontrará :rolleyes:
xkadu
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Abr 04, 2011 10:27 pm
Nome: xkadu2.0i

#11

Mensagem por xkadu » Dom Abr 24, 2011 9:08 pm

boa noite a todos ,por que comigo aconteceu diferente ,fui mexer neste tal conjuntor e perdi a tal da esfera que fica presa com o parafuso e o carro esta na posição maxima à mais ou menos 15 dias,seria o caso de eu arrumar uma outra esfera e colocar no lugar novamente ?se sim qual o tamanho exato desta minuscula esfera:2mm ou 7mm li dois artigos sobre elas e vi divergências .
Deste já obrigado pela atenção .
obs:meu xantia e um 2.0i 94 95.
vagnerricardo
Curioso
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
Nome: Vagner Ricardo
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#12

Mensagem por vagnerricardo » Seg Abr 25, 2011 8:18 am

Amigo, se voce tirou a esfera eu tenho um post com a pergunta e solução "tem LMH mas não sobe" ( que eu mesmo descobri :P )
Vá em casa de bicicletas e peça rolamento do eixo de bicicleta da roda traseira( são bilhas)
são do mesmo tamanho da que voce perdeu,

Sugestão se pensa em recolocar a esfera faça com o carro baixo e depois faça umas citro-flexões anda algums km para dar uma circulada no oleo e deixe ele de um dia para o outro no alto...quando voltar no dia seguinte irá ver que o volante tá "tchutchuco" macio d+ e vai acabar parando no meu outro post "Oleo misterioso"
um abraço aguardamos retorno.
até.
Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner


vagner@proxybrasil.com.br
Responder