mangueiras do reservatorio e Cebolinha do freio

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
mauroscosta
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Nov 09, 2010 7:04 pm
Nome: MSC

#1

Mensagem por mauroscosta » Seg Nov 29, 2010 8:38 pm

Srs, preciso de ajuda !

Há alguns dias observei que vazava bastante oleo na garagem, ele vinha caíndo do câmbio, na coifa da homocinetica e pingava no chão, o mecânico disse que teria que tirar o câmbio pq parecia ser retentor do volante, para minha surpresa hoje tentei observar a origem do vazamento e peguei uma mangueira que saí de trás e embaixo do reservatorio de LHM presa na braçadeira porém cortada, e pingando constantemente LHM encima do câmbio, o detalhe e que não sei de onde vem e nem para onde vai essa mangueira, uma ponta está num T que fica atrás do reservátorio e a outra ponta está cortada, não sei se ela retorna ou injeta LHM, quando o carro está ligado ela pinga direto, tem a espessura da mangueira da injeção.

Preciso confirmar com vcs se a cebolinha do freio é aquela que fica um pouco acima do carter no meio do bloco.

Alguém ajuda ?

Abs galera


CITROEN XANTIA 2.0 16V COURO E TETO
Maxx
Curioso
Mensagens: 351
Registrado em: Ter Jun 02, 2009 11:49 pm
Nome: Maxx

#2

Mensagem por Maxx » Ter Nov 30, 2010 7:17 pm

Caro Msc, vá até uma loja de borrachas mangueiras etc... e procure por mangueira de borracha NITRILÍCA não esqueça esse nome e compre pelo menos 1 metro de cada medida dessas

3mm 4mm 5mm e 6mm

compre também uns T de 4mm e 6mm vc vai precisar.

essas medidas são das mangueiras que ligam todo o sistema do carro saindo da dosadora em baixo do reservátorio até os Y traseiros.

Para as mangueiras da Bomba AP e outras que são as grossas compre as de servo freio de 10mm e 12mm . em casa num domingo vc consegue trocar todas elas, é só seguir de onde sai até onde vai e cortar a medida desejada.

Quando vc mexer na primeira mangueira aso utras vão começar a rachar e se dissolver sozinhas rsss.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#3

Mensagem por Munhoz » Qua Dez 01, 2010 1:33 am

Siga as dicas do Maxx,

Dá um pouco de trabalho mas vale muito a pena, depois são mais alguns anos sem vazamento em mangueira e maior intervalo de tempo pra limpar os filtros. O que mais suja os filtros são as mangueiras se dissolvendo e na teoria mangueira nova não dissolve, mas fique atento, tem que ser mangueira que suporte óleo quente.
Mangueiras usadas em turbo servem também, existe uma da goodyear vermelha bonitona.. rs custa uns 13 reais o metro.

Fiz isso no meu carro e estou há um boom tempo sem vazamentos.

Abraço
mauroscosta
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Nov 09, 2010 7:04 pm
Nome: MSC

#4

Mensagem por mauroscosta » Qua Dez 01, 2010 2:08 am

Max

Tem uma que saí da parte de cima do T aquele que fica do lado do reservatorio, essa eu vi que e presa numa peça que é rosqueada no T e a mangueira não é presa com braçadeira nessa peça de rosca ela é presa com uma travinha (um anelzinho azul) como faço neste caso troco todo o T também ? hoje qnd comecei a mecher as outras ja começaram a vazar tb (rs)

consigo trocar uma a uma com reservatoriio no lugar, qual mangueira que vaza com carro desligado, somente a que injeta na bomba ? as finas sao todas retorno ?? Pelo que entendi as finas são retorno as grossas a primeira injeta na bomba e a segunda retorna p reservatorio é isso ?

brigadao e forte abraço
CITROEN XANTIA 2.0 16V COURO E TETO
Maxx
Curioso
Mensagens: 351
Registrado em: Ter Jun 02, 2009 11:49 pm
Nome: Maxx

#5

Mensagem por Maxx » Qua Dez 01, 2010 2:43 pm

è basicamente isso, mas se vc vai mexer já troca tudo.

solte o filtro tire o reservatorio e embaixo dele tem a maioria das mangueiras.


nesa caso vc deve ver se da pra aproveitar o original
acsdigital2003
Habilitado
Mensagens: 103
Registrado em: Ter Dez 28, 2010 9:59 am
Nome: acsdigital2003

#6

Mensagem por acsdigital2003 » Sex Jan 28, 2011 10:59 pm

[quote name='MSC' post='11788' date='Dec 1 2010, 01:08 AM']
Max

Tem uma que saí da parte de cima do T aquele que fica do lado do reservatorio, essa eu vi que e presa numa peça que é rosqueada no T e a mangueira não é presa com braçadeira nessa peça de rosca ela é presa com uma travinha (um anelzinho azul) como faço neste caso troco todo o T também ? hoje qnd comecei a mecher as outras ja começaram a vazar tb (rs)

consigo trocar uma a uma com reservatoriio no lugar, qual mangueira que vaza com carro desligado, somente a que injeta na bomba ? as finas sao todas retorno ?? Pelo que entendi as finas são retorno as grossas a primeira injeta na bomba e a segunda retorna p reservatorio é isso ?

brigadao e forte abraço
[/quote]



Um dos maiores problemas do Xantia em todas as versões,é a temperatura de funcionamento.Ele em geral era preparado para ser usado na Europa onde a temperatura sempre é muito baixa, então algumas de suas mangueiras eram fabricadas e montadas de maneira que passasem próximos ao cano de escape com o objetivo de alcançar a temperatura ideal aproveitando o maximo de sua temperatura. Na maioria de suas versões existe um cano de metal fixado ao bloco do motor que aproveita a temperatura do bloco. No Brasil temos uma temperatura bem diferente da temperatura da Europa. Você pode adaptar um kit chamado de KIT VERÃO que um bom eletricista pode adaptar, em alguns casos pode-se adaptar também do lado esquerdo do radiador uma cebolinha de temperatura.
Mas de qualquer maneira você ainda terá de proceder da seguinte maneira; verifique as mangueiras de retorno elas costumam entupir pois são finas e com muitas curvas. Se estiverem entupidas você terá que desmontar uma boa parte da viatura para trocar por mangueiras de injeção que suporte ate 25 bar.
ANDRE SLASKI
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Ter Nov 16, 2010 6:05 pm
Nome: ANDRE SLASKI
Localização: São Paulo

#7

Mensagem por ANDRE SLASKI » Qui Ago 11, 2011 6:57 pm

Olá pessoal,

Vou me aventurar na trocas das mangueiras, porque não aguento mais ter que limpar o reservatório cada 03 semanas, pois entope tudo a suspensão fica alta e direção dura ..

Seguindo a orientação do Mestre Maxx

- Mangueira de borracha NITRILÍCA( não esquecer esse nome);
- comprar 1 metro de cada medida : 3mm 4mm 5mm e 6mm ;
- comprar também uns "T" de 4mm e 6mm ;
- comprar 01 litro LHM, pois para completar o que vazar(O LHM que ta no carro ta super novo, coloquei há dois meses atrás;
- comprar abraçadeiras novas para novas mangueiras.

Meu carro é ano Xantia 95/95 – Chassis Nº VF7X17B00SZ7B1933

Será que falta alguma coisa pra comprar e se tem mais alguma dica ou alerta no momento da troca.

Agradeço desde já;

Abraço
André Slaski
André Slaski
São Paulo
Extremo da Zona Sul, colado com Itapecerica da Serra
Xantia Automatico / 95
Maxx
Curioso
Mensagens: 351
Registrado em: Ter Jun 02, 2009 11:49 pm
Nome: Maxx

#8

Mensagem por Maxx » Sex Ago 12, 2011 10:46 am

É isso ai mete as caras que da tudo certo, um conselho, fotografa tudo antes pra não se perder.

Esses T são aqueles de moto , custam ums R$ 1,00 cada.

Na suspa traseira vão 2 t de difícil acesso , 1 está bem atrás do silencioso e só da pra mexer se tirar o mesmo.
ANDRE SLASKI
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Ter Nov 16, 2010 6:05 pm
Nome: ANDRE SLASKI
Localização: São Paulo

#9

Mensagem por ANDRE SLASKI » Sex Ago 12, 2011 11:08 am

[quote name='Maxx' post='14283' date='Aug 12 2011, 10:46 AM']
É isso ai mete as caras que da tudo certo, um conselho, fotografa tudo antes pra não se perder.

Esses T são aqueles de moto , custam ums R$ 1,00 cada.

Na suspa traseira vão 2 t de difícil acesso , 1 está bem atrás do silencioso e só da pra mexer se tirar o mesmo.
[/quote]
Maxx, valeu... pelas dicas complementares.
Agora mesmo estou na WEB procurando lojas que vendem essas mangueiras indicadas por vcs.

Dps passo o relato da briga da troca das mangueiras...kkkk

Abraço
André Slaski
São Paulo
Extremo da Zona Sul, colado com Itapecerica da Serra
Xantia Automatico / 95
ANDRE SLASKI
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Ter Nov 16, 2010 6:05 pm
Nome: ANDRE SLASKI
Localização: São Paulo

#10

Mensagem por ANDRE SLASKI » Sex Ago 12, 2011 7:18 pm

Olá Maxx,

Tive procurando em lojas especializadas de mangueiras de borracha Nitrilíca, porem estão me alertando que ela não resiste ao calor superior a 70-80ºC, será que estou procurando de forma correta. Outro problema esta sendo as medidas, pois entre as dez lojas consultadas até agora só uma loja tinha de 5mm.

Vou continuar a procurar e qq coisa lhe aviso.

Mais uma vez agradeço sua atenção.

Abraço
André Slaski
São Paulo
Extremo da Zona Sul, colado com Itapecerica da Serra
Xantia Automatico / 95
Hernandes
Habilitado
Mensagens: 80
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 5:07 pm
Nome: Hernandes

#11

Mensagem por Hernandes » Seg Ago 15, 2011 4:19 pm

Fala André, BLZ!

Cara, neste fds estive nesta mesma correria... estive a procura de nangueira de borracha nitrilica... encontrei uma casa especializada ali na Av. Vital Brasil... perto da universidade São Judas (Butantã)
O vendedor me explicou que o material é resistente, suporta até os 100º, ideal para sistemas hidraulicos... comprei uma de 20bar...

Cara, sei que o oleo aquece, mas não deve passar da casa dos 70º a estourando 80º... até mesmo, porque se aquecesse tanto, os engenheiros teriam colocado um sistema de refrigeração nele...

como algunas mangueiras estao proximas do bloco do motor, isto pode fazer com que o oleo aqueça, mas nada a ponto da mangueira nao aguentar... compre aquela que é revestida por fora....

Boa sorte!
Maxx
Curioso
Mensagens: 351
Registrado em: Ter Jun 02, 2009 11:49 pm
Nome: Maxx

#12

Mensagem por Maxx » Ter Ago 16, 2011 9:52 am

Olá a todos.

As minhas já estão no carro a um bom tempo, é claro que tem sempre que ficar de olho e as vezes uma ou outra estoura"
não é original , e mesmo se fosse estouraria mesmo assim, imagina essas borrachas no depósito da Citro no Brasil fabricadas a pelo menos uns 7 anos"

Essa loja da Vital Brasil eu conheço e a que vc comprou é da Dunlop essa eu uso na ligação da Bomba AP com a Conjuntora, mas indico aquelas de 10mm de servo freio mesmo , são mais baratas e duram o mesmo tempo.

Nessa loja no Ipiranga tem tudo o que vcs vão precisar.
<a href="http://www.kimuraborrachas.com.br/" target="_blank">Loja do Ipiranga de Borrachas</a>

Boa sorte a todos.
ANDRE SLASKI
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Ter Nov 16, 2010 6:05 pm
Nome: ANDRE SLASKI
Localização: São Paulo

#13

Mensagem por ANDRE SLASKI » Ter Ago 16, 2011 2:24 pm

Hernandes;

Consultei exatamente essa casa e ela foi a primeira ou segunda. Trabalho no Jaguaré divisa com Osasco e a procura foi pelas casas de borrachas mais proximas.. Vou consultar novamente. Valeu!!!


Maxx;

Grato mais uma vez pelo apoio técnico e de localização...kkkk
Vou consultar a loja do Ipiranga Também.

Depois vou passar uma relação com os tamanhos comprados e nome / Codigo / Fabricante e outros se tiver para auxiliar os proximos aventureiros.



Abraço.
André Slaski
São Paulo
Extremo da Zona Sul, colado com Itapecerica da Serra
Xantia Automatico / 95
Hernandes
Habilitado
Mensagens: 80
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 5:07 pm
Nome: Hernandes

#14

Mensagem por Hernandes » Qua Ago 17, 2011 7:04 pm

o importante é a mangueira ser de um material não se desmanche por dentro, por onde passa o óleo.... porque isso é o que contamina o sistema hidraulico como um todo...
se vc chegar no vendedor e perguntar pra ele se tem a tal borracha NITRILICA, vai na fé... é um materila feito pra resistir pressão, temperatura e produtos quimicos...

Nada vai durar pra sempre.... por isso, veja o que é melhor custo benefício... mesmo que daqui a 1 ano ou mais vc tenha que trocar tudo de novo... paciencia... se fosse original teria que trocar do mesmo jeito...

Importante: como isto interfere na segurança, se vc mesmo fizer, faça bem feito... de preferencia, leve depois no mecanico que ja mexe no seu carro pra ele dar uma olhada como ficou...


boa sorte...
Editado pela última vez por Hernandes em Qua Ago 17, 2011 7:11 pm, em um total de 1 vez.
Responder