Xantia V6 não liga

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
alessandro.nvieira
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Qui Abr 23, 2009 2:15 pm
Nome: Alessandro

#1

Mensagem por alessandro.nvieira » Qui Ago 26, 2010 4:09 pm

:icon_smile_8ball: e ai galera! estou com problemas com meu carango, já postei um tópico relatando um problema com o cambio automático, mas agora o carro esta com problemas de funcionamento, quando o carro está andando, as vezes o carro morre, ontem eu fiu abastecer o carro e quando fui ligar o carro de volta ele não funcionou, virei a chave varias vezes e nada, deixei o carro parado um tempo, desliguei a bateria e nada, até que derrepente liguei de novo ai o carro fucionou, consegui chegar em casa, mas no outro dia o carro não quis funcionar mais, achei que era problema com a bomba de combustivel, mas fiz um teste medindo o contector da bomba e descubri que não estava chegando energia nele, ai liguei um positivo direto da bateria na na bomba de combustivel ai o carro fucionou por um tempo, só que toda vez que eu desligava o carro, eu tinha que tirar o fio que alimentava a bomba, senão a bomba ou a bateria "ia pro saco", fiz issp umas duas vezes, agora nem eu ligando um positivo direto na bomba de combustivel o carro funciona, já testei os relês duplos e cheguei até a substitui-los, e mesmo assim o carro não liga, por favor, se tiver um cara bom de injeção eletrônica no forum me ajudem!!!! :icon_smile_8ball: :icon_smile_8ball: :icon_smile_8ball:


Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#2

Mensagem por Cirdan » Sex Ago 27, 2010 9:21 am

Bem amigo, o problema vc achou.

Agora o correto é levar o carro num auto-elétrico e descobrir o pq disso.
Com certeza ta cortando a alimentação.

Abraços
cardlima
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 9:50 am
Nome: cardlima

#3

Mensagem por cardlima » Sex Abr 01, 2011 3:08 pm

Olá, boa tarde, procure olhar todos os fusíveis menores na caixa de fusíveis do motor, em especial o primeiro da fileira da esquerda, e tente troca-lo pra ver se liga, se ligar é fusivel com problema.

Simples e barato

Abraços
Editado pela última vez por cardlima em Qui Jan 05, 2012 7:22 pm, em um total de 1 vez.
Malonne
Habilitado
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 05, 2011 2:26 pm
Nome: Malonne
Localização: Salvador

#4

Mensagem por Malonne » Qua Jan 04, 2012 7:51 pm

Boa noite companheiros,

Minha saga está apenas começando...

Hoje cheguei em casa, fui ligar o bichão e ..... NADA!!!
Acende as luzes do painel normalmente, sinal sonoro de chave na ignição, mas na hora de dar a partida, não da nem um tec tec no arranque... Estou preocupado. Estava fuçando a caixa de fusíveis, tirei um por um e consegui constatar o seguinte:
O fusivel 29 - Aquecimento do óculo traseiro - Aquecimento do retrovisor -> Está com marca de aquecimento, está todo estufadinho por dentro tipo borbulhado o plástico.
O fusível 21 - Pulsor de ar do aquecimento ou refrigeração -> Nem sai do lugar, acho que derreteu por dentro do habitáculo. Já vi que vou ter que abrir.
Já no compartimento do motor o fusível 10 - Lava-farois -> está queimando o tempo todo, substitui um hoje e queimou na hora.

Pelo que estou vendo nenhum desses fusíveis faria o carro não acionar o arranque. Por favor, que puder me ajudar ou dar uma luz, se manifeste. Não sei por onde começar!!

Abraços a todos!!
Xantia Exclusive V6 3.0i
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#5

Mensagem por Munhoz » Qui Jan 05, 2012 11:18 am

De repente é o próprio arranque... não sei..
Hernandes
Habilitado
Mensagens: 80
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 5:07 pm
Nome: Hernandes

#6

Mensagem por Hernandes » Qui Jan 05, 2012 1:11 pm

No meu de vez em quando acontece isso... as vezes paro, desligo e nem pega mais...
SOLUÇÂO: dar uns "tó tó" (um pouco forte) com uma chave de venda no motor de arranque que ele volta a funcionar...

o mecanico fez o orçamento em R$350,00 pra arrumar o motor de arranque...
Editado pela última vez por Hernandes em Qui Jan 05, 2012 1:11 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#7

Mensagem por Munhoz » Qui Jan 05, 2012 6:54 pm

caríssimo, tudo bem que não sei nem onde fica o do v6.. de repente a mão de obra é grande.

Mas se for de fácil acesso, desmonta, limpa, lubrifica, troca as escovas e monta. Ta novo!! Dá até para trocar aquela pecinha que me fugiu o nome, mas é uma bobina que empurra um garfinho para frente, as vezes ela começa a emperrar também. Ouvi dizer que é a mesma do corsa. A GM também usa muitas peças Valeo.

Já fiz isso em motor vw ar e em towner, no xantia quem fez foi meu pai uma vez.
Malonne
Habilitado
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 05, 2011 2:26 pm
Nome: Malonne
Localização: Salvador

#8

Mensagem por Malonne » Qui Jan 05, 2012 8:22 pm

Munhoz, a peça em questão que você se refere se chama, "automático" popularmente. É quem faz o eixo do motor de arranque acionar a cremalheira do volante do motor.

Mas pessoal, não sei bem se é o arranque ou automático, pq não faz barulho nenhum. Quando o arranque está ruim, normalmente ele dá algum sinal de tentativa de partida e o automático quando está "colado" é a mesma coisa, faz um "tec" seco sempre que se tenta dar a partida.

Lembro que não estou ouvindo o som da bomba de gasosa funcionando, apenas algo acionando e "desacionando" alguns segundos depois de virar a chave e ao dar a partida o carro corta a alimentação de tudo (bancos, rádio, luzes) só retornando ao largar a chave. Mas se fosse bomba de gasolina o caro não iria ficar sem dar partida, ele tentaria partir mas o motor não entraria em regime de funcionamento. Estou encucado com essa agora.

Estive olhando o motor hoje e percebi que não tenho o tal botão de reset da bomba em caso de colisão. Me preocupou isso.

Até tentei levantar o carro com o macaco pra localizar o motor de arranque, mas soquei o carro no chão no dia anterior, agora estou ferrado!!

Logo agora que estava me preparando pra trocar minhas mangueiras e fazer minha primeira limpeza nos filtros do LHM.
Xantia Exclusive V6 3.0i
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#9

Mensagem por Munhoz » Qui Jan 05, 2012 10:29 pm

Bom, dele cortar tudo durante a partida é normal, o meu faz isso também.

O botão de impacto que tem no meu, se ele desarmar o carro não pega, mas o motor vira sim, então não acho que ele seja o problema no seu carro.

Está parecendo ser algum relé ou fusível mesmo, me lembrei que junto com o módulo vão dois relés grandes, tira eles e passa um limpa contato. Da uma verificada em todos os reles.
Malonne
Habilitado
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 05, 2011 2:26 pm
Nome: Malonne
Localização: Salvador

#10

Mensagem por Malonne » Sex Jan 06, 2012 8:25 am

Munhoz, me diz uma coisa.

Se fosse bomba de combustível ele tentaria dar partida não é isso? Acionando o motor de arranque e por não chegar combustível nos bicos ele não entraria em regime de funcionamento. Acho que não existe nenhuma configuração no módulo dele que iniba a partida do arranque em caso de pane na bomba de gasosa.
Sabe se isso pode ocorrer??

Abraço!
Xantia Exclusive V6 3.0i
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#11

Mensagem por Munhoz » Sex Jan 06, 2012 5:18 pm

Acredito que uma coisa não tem a ver com a outra.
Faz um teste, liga um cabo direto na bonba e ve se ela vira, se der, faça o mesmo no motor de arranque mas tem que ser com muito cuidade para nao dar curto.
Malonne
Habilitado
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 05, 2011 2:26 pm
Nome: Malonne
Localização: Salvador

#12

Mensagem por Malonne » Sex Jan 06, 2012 6:30 pm

Pois é rapaz, tentei achar o danado do motor de arranque e não encontrei. Tirei o filtro de ar, achei até o que eu não queria (dois chicotes soltos, acho que é do módulo do câmbio), menos o bendito arranque.
Ouço até o relé acionando, mas o "mulequinho" pegar que é bom nada....

Acho que vou pedir arrego e chamar um eletricista... :icon_smile_8ball:

Qualquer novidade posto aqui.
Muito obrigado Munhoz!!!
Xantia Exclusive V6 3.0i
Malonne
Habilitado
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 05, 2011 2:26 pm
Nome: Malonne
Localização: Salvador

#13

Mensagem por Malonne » Qui Jan 19, 2012 8:33 am

Bom dia Xanteiros,

Como sou brasileiro e não desisto nunca...
Passei esses dias procurando soluções no interior do carro como, caixa de fusíveis, motor do teto solar (engrenagem destruída), enfim...

Necessito que os amigos do fórum que tenham um V6, me digam por favor, o quão mais exato puderem onde fica este bendito motor de partida. Já olhei em todas as partes por cima do motor e não encontrei. Preciso saber dessa posição, pois como o carro está no nível mais baixo, não consigo colocar macaco pra levantá-lo e ver por baixo.

Obrigado a todos!!
Xantia Exclusive V6 3.0i
vagnerricardo
Curioso
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
Nome: Vagner Ricardo
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#14

Mensagem por vagnerricardo » Sex Jan 20, 2012 3:18 pm

fica na parte de traz do motor, olha por cima dele, atras do adesivo escrito V6 vai ver ele lá.
Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner


vagner@proxybrasil.com.br
Malonne
Habilitado
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 05, 2011 2:26 pm
Nome: Malonne
Localização: Salvador

#15

Mensagem por Malonne » Seg Jan 23, 2012 4:35 pm

Valeu Vagner,

Vou ver se faço isso essa semana ainda e posto aqui os resultados.

Abraço!!
Xantia Exclusive V6 3.0i
Responder