Xantia V6 não liga

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Malonne
Habilitado
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 05, 2011 2:26 pm
Nome: Malonne
Localização: Salvador

#16

Mensagem por Malonne » Seg Fev 06, 2012 9:10 pm

Boa noite meus Caros,

Não tive muitos progressos, mesmo por que não comprei ferramentas específicas ainda, mas pelo menos o bendito arranque do V6 ja achei. Só estou na dúvida se realmente pode ser o arranque.

Ontem estava no carro procurando a benção e passando a mão por baixo do carro e seguindo o cabo da bateria e tal, enfim... Achei. Porém me bateu a seguinte dúvida, ao colocar a chave na ignição e tentar ligar o carro percebo que a chave esquenta.

Quem puder ajudar me esclareça: O problema da partida do carro pode ser o canhão de ignição com algum mal contato? Apesar de ouvir o relé acionando e o arranque não 'virar' pode ser esse probleminha de conexão ou desgaste interno? Pois se a chave está esquentando pode ser alguma coisa ali dentro. :65322:

Estou na dúvida agora...


Xantia Exclusive V6 3.0i
Malonne
Habilitado
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 05, 2011 2:26 pm
Nome: Malonne
Localização: Salvador

#17

Mensagem por Malonne » Sex Mai 18, 2012 10:05 am

Meus caros,

Estou eu aqui de novo pra desenterrar o tópico.
Com essa do carro não ligar, passei a verificar outras anomalias no veículo. Dentre elas ao retirar a tampa em que consta a inscrição V6 notei um cabo ligado a alguma coisa que ainda não consegui identificar o que é realmente. Me parece um sensor de vibração (se é que isso existe) do motor, pois ele parecia ficar preso à tampa do cabeçote e como está ressecado (meio esfarelado) está solto. Se souberem de algo informem por favor, pois não sei se vou precisar trocar esse "SENSOR".

Quanto ao problema do garotinho não ligar, essa semana fiquei intrigado com o ocorrido em um de meus testes. Fui no carro pegar um multímetro pra fazer alguma coisa em casa, quando me deu na telha de testar a bateria quanto ao acionamento do arranque.
Após um tempo sem carga, mandei a mesma ser recarregada, liguei no carro e... nada do bichão ligar, até ai normal. Coloquei as pontas de prova na bateria e pedi pra dar a partida no veículo. Pra minha surpresa o ponteiro do multímetro não desceu nem um pouquinho. Achei isso muito estranho, já que se o arranque estivesse com o rotor preso teria que dar alguma queda de tensão na bateria. Pedi então pra ficar acionando a partida repetidas vezes em um intervalo de tempo curtíssimo e..... ouvi um "clec" vindo da direção do arranque. Daí pensei que poderia não estar indo carga para o automático e consequentemente pro arranque.
Me digam vocês com vossas experiências, meu problema pode ser algo na fiação do carro ou o automático pode estar queimado mesmo?

Agora + esperançoso!

Abraços!!
Xantia Exclusive V6 3.0i
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#18

Mensagem por Munhoz » Sáb Mai 19, 2012 12:41 am

cara.. pode ser sim.. rsrs tenta dar umas porradinhas nele
Alexandre Pires
Habilitado
Mensagens: 123
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 4:17 pm
Nome: XM V6 BR EXCLUSIVE
Localização: São Paulo

#19

Mensagem por Alexandre Pires » Sáb Mai 19, 2012 2:04 pm

Amigo, tivo um problema semelhante em meu Xm. Do nada parava e nem sinal de nada, cansei de empurrar. No meu caso era falta de terra,não sei onde ficam os do xantia. No Xm, junto aos para-lamas debaixo do volante e na própria caixa de fusíveis. Tenta verificar. Boa Sorte!
acsdigital2003
Habilitado
Mensagens: 103
Registrado em: Ter Dez 28, 2010 9:59 am
Nome: acsdigital2003

#20

Mensagem por acsdigital2003 » Dom Mai 20, 2012 7:53 am

AI....UMA VEZ TIVE UM PROBLEMA PARECIDO COM ESSE ...TROQUEI A BATERIA ..NADA :230430:
FUI NO M DE ARRANQUE TAVA BLZ...FUCEI PACAS ACABEI DESCOBRINDO COM UM AMIGO
MUITO ANTIGO NA ELETRICA .. :28720:
FALTA DE ATERRAMENTO...ACRECENTEI UM TERRA DA CARCAÇA DO ALTERNADOR PARA O CARRO E ACABOU O PIPINO...DA UMA OLHADA VAI QUE COLA.....
:382454:
Malonne
Habilitado
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 05, 2011 2:26 pm
Nome: Malonne
Localização: Salvador

#21

Mensagem por Malonne » Seg Mai 21, 2012 3:39 pm

Citronistas, voltei...

Esse final de semana pra mim foi o melhor de todos dps de ter adquirido meu bólido (vejam como pequenas coisas fazem toda diferença).
Sexta-feira cheguei do trampo e fui no carango pra ajeitar o vidro que não estava funcionando. Só de arte, tentei ligar o carro e não é que o danado tentou dar a partida... Porém a bateria já havia descarregado (após ter carregado ela na terça-feira).
Primeiro problema detectado, bateria foi pro saco. Mas ai fui fazer uma chupeta com outro carro e tentar fazer o danado funcionar, sem sucesso... Depois mais tarde fui tentar novamente com mais tempo de carga na bateria e o muleque voltou com o mesmo problema de apagar todo o painel e só acionar o relé. Estou achando que o arranque pode estar até bom, porém deve ser algo na fiação que vai para o automático. Com certeza vou comprar outra bateria, dessa vez uma Moura, rsrsrs...

O que acham?!?!
Xantia Exclusive V6 3.0i
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#22

Mensagem por Munhoz » Ter Mai 22, 2012 12:11 pm

Malone,

Na caixa dos módulos, tem 2 relés duplos grandes, pra uma olhada neles.
Malonne
Habilitado
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 05, 2011 2:26 pm
Nome: Malonne
Localização: Salvador

#23

Mensagem por Malonne » Ter Mai 22, 2012 1:23 pm

[quote name='Munhoz' date='May 22 2012, 12:11 PM' post='17591']
Malone,

Na caixa dos módulos, tem 2 relés duplos grandes, pra uma olhada neles.
[/quote]

Munhoz,

Essa caixa de módulos a que você se refere seria a que fica na frente do filtro secante do ar condicionado (lembrando que o meu é o modelo V6)? Ou seria a caixa de fusíveis mesmo, no compartimento do motor (alta corrente)?
Esses relés são os que acionam o arranque? Achei que eles ficavam dentro do carro, porque o som que ouço acionando é dentro. Quando eu estava testando queda de tensão na bateria nem ouvia eles acionando.

Mas me fala a posição desses relés no V6, se souber claro, que vou dar uma olhada neles com certeza.
Se for sujeira por carbonização com certeza não vai passar corrente suficiente pra acionar o arranque.
Vou colocar uma bateria emprestada hoje pra testar isso. Não é nenhuma Moura, mas acho que aguenta um tranco de testes.

Forte abraço!
Xantia Exclusive V6 3.0i
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#24

Mensagem por Munhoz » Qui Mai 24, 2012 11:45 pm

vou dar uma olhada no v6 aqui de casa.. rsrs o meu 2.0 fica lá...

cara, eu to chutando coisas que li ha muito tempo atrás.. tem um conector grande ligado na lateral da carroceria, ali no cofre mesmo, alguns oxidam causando mal contato e problemas..

acho que nessas horas tudo é válido... hehehe
Malonne
Habilitado
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 05, 2011 2:26 pm
Nome: Malonne
Localização: Salvador

#25

Mensagem por Malonne » Seg Mai 28, 2012 11:20 am

Munhoz meu caro,

Nossos brinquedos são um tanto sentimentais e isso é um fato.
Desse final de semana pra cá o carro está uma maravilha. Pelo menos no funcionamento do motor.

Desde que "ele resolveu" voltar a acionar o arranque e coloquei outra bateria nele pra ele funcionar pronto, até a minha bateria ele já recarregou.

Esse final de semana deu até um rolezinho pelo bairro. O marcador problemático, tão comentado por muitos aki do fórum resolveu dar o ar da graça e me deixou na rua sem combustível. Ai bateu logo o desespero quando no meio da rua ele parou "do nada". Mas bati na chave o arranque funcionou normal, mas não ligou. Deduzi que era combustível e comprei logo 10l de gas aditivada. Impressionantemente o regime de funcionamento do motor melhorou "pacas" (a que estava no tanque já tinha mais de 6 meses). Até a troca de marcha 1ª - 2ª, suavizou consideravelmente.

Confesso que ainda não verifiquei a caixa de relés, mas vou dar uma conferida pra ver se há algum sinal de oxidação ou carbonização, principalmente pra ajudar aos amigos aki do fórum.

PS.: Pessoal, conforme tenho conversado com nosso amigo Azul V6, mandei meu manual pra prender algumas folhas soltas. Assim que o mesmo estiver pronto, vou escanear e disponibilizar a todos aqui do fórum.

Ótima semana!!
Xantia Exclusive V6 3.0i
Ferrara
Curioso
Mensagens: 182
Registrado em: Sáb Jan 03, 2009 7:01 am
Nome: Ferrara
Localização: São Paulo - SP

#26

Mensagem por Ferrara » Sex Jun 08, 2012 2:10 pm

Gente,

fico abismado com o tipo de problemas que voces relatam....sera que os carros nao estao parados faz muito tempo nao....dai nao tem carro que aguente....tem que usar..risos

Ferrara
Malonne
Habilitado
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 05, 2011 2:26 pm
Nome: Malonne
Localização: Salvador

#27

Mensagem por Malonne » Seg Jun 18, 2012 9:48 am

Bom dia Xanteiros,

Realmente, meu X não deu mais aquele maldito problema de não "querer" ligar.
Ôhh bichinho temperamental...

Depois de passar mais de 4 meses procurando a solução (e sem encontrar) ele voltou a ligar desde minhas ultimas postagens. Não sei bem o que pode ter sido mais ainda vou continuar investigando.

Vou procurar outros posts relacionados a outros problemas com o carro, como: motor teto solar, motor do vidro elétrico e suspensão principalmente.

Disponível no que for possível ajudar!

Abraços a todos!!
Xantia Exclusive V6 3.0i
Malonne
Habilitado
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 05, 2011 2:26 pm
Nome: Malonne
Localização: Salvador

#28

Mensagem por Malonne » Qua Jun 27, 2012 10:26 am

Bom dia meus caros,

Boa notícia, não sei se pra todos, mas acabei descobrindo o problema que não fazia o carro ligar.
Como o meu é um V6, não sei se a localização é a mesma para todos.

É o seguinte, como esse problema persistiu por um certo tempo dediquei-me um pouco mais pra tentar descobrir suas causas e para variar, como tudo no carro, o problema era mal contato.

No meu caso, eu ouvia um relé acionando, porém nem sinal do arranque tentar dar a partida, lembro que não consegui identificar qual o relé do arranque (falta de dedicação), que fica dentro do carro, na caixa de fusíveis.

Semana passada, analisando o compartimento de fusíveis de alta corrente (compartimento do motor), futuquei alguns relés e verifiquei que um deles fazia contato ao torcer de um lado para o outro. Retirei ele fora e tentei dar a partida no carro e.... Não ligou, porém dessa vez nem o relé do arranque acionava. Resultado, este relé eu reparei que ao colocar no lugar aciona algum módulo que não consegui identificar qual é, mas após tentar dar a partida tudo funcionou muito bem.

Ou seja, este mal contato pode fazer você trocar bateria, motor de arranque, perder tempo verificando as fiações, inclusive os aterramentos do veículo. Comece verificando a integridade dos contatos externos deste relé.

PS.: No meu V6 ele fica na ponta da caixa de fusíveis de alta corrente e entre outros dois relés.
Xantia Exclusive V6 3.0i
acsdigital2003
Habilitado
Mensagens: 103
Registrado em: Ter Dez 28, 2010 9:59 am
Nome: acsdigital2003

#29

Mensagem por acsdigital2003 » Qui Jun 28, 2012 8:55 am

Pois é Malone eu havia reportado em uma resposta a ti anteriormente. Isso é muito comum no X. Veja meu Canal o video sobre a trava Eletrica. :154740:
Responder