Cambio Automatico!!

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alessandro.nvieira
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#1

Mensagem por alessandro.nvieira » Seg Ago 02, 2010 10:35 am

E ai galera tudo bem!
Pessoal, tenho um Xantia V6, e acho que o cambio esta começando a dar problemas e minha duvida é saber se o cambio automatico AL4 do xantia 2.0 16v é o mesmo do xantia V6? moro em vitória-ES e aqui não temos muitas oficinas especializadas em cambios automaticos, e achei um cambio do xantia 2.0 16v em ótimo estado.

Desculpem se a minha pergunta é estupida, mas não tenho conhecimento nenhum nesta area, e tambem não confio nas concessionarias daqui, então resolvi recorrer ao forum.

O problema que acontece com o carro é o seguinte:

quando estou com o carro parado e vou sair, ao acelerar o carro ele demora se deslocar, com o carro frio, especiamente ao ligar o carro pela manha, ao engatar a marcha em D "Drive" e acelerrar o carro, a primeira marcha fica engatada por um longo periodo até entrar a segunda marcha, e quando isso acontece o carro dá um tranco, mas nas marchas seguintes as trocas são normais. Quando o carro esta desacelerando as marchas vam reduzindo e ai quando a segunda marcha cai para primeira o cambio dá um tranco forte.

É isso! se alguém puder me ajudar, agradeço.


Eduardo Ferreira

#2

Mensagem por Eduardo Ferreira » Seg Ago 02, 2010 5:46 pm

Amigo, do alto de minha inexperiencia em cambio automático eu te digo que o AL4 é o único câmbio usado pela PSA no Brasil para os Citroen e Peugeot, então vc não deve ter dificuldades.

Quanto a poucas oficinas, até aqui no Rio elas são raras. Se vc quiser conversar com um especialista, fale com o Everton, da Delmag, (21) 24117442. Site abaixo

<a href="http://www.freewebs.com/delmag/" target="_blank">http://www.freewebs.com/delmag/</a>

Boa sorte
Cirdan
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#3

Mensagem por Cirdan » Ter Ago 03, 2010 10:41 am

Teu cambio é totalmente diferente amigo. É outra central, outra engrenagem. Não da pra aproveitar.

O q vc precisa fazer é levar ele para trocar o oleo e as vezes ver os discos. Qual a KM do teu carro?

Abraços
alessandro.nvieira
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#4

Mensagem por alessandro.nvieira » Qua Ago 04, 2010 4:32 pm

E ai galera! descobri que o cambio do Xantia V6 é o 4HP20, e os comentários sobre esse cambio são muito bons, mas que é comum dele apresentar trancos nas passagens de marcha, e que o comportamento do cambio parece normal. O carro esta com 104milkm, um mecanico da concessionaria me disse que pode ser alguma problema com a central eletronica do cambio que pode estar fazendo o cambio entrar em modo de emergência, e ultimamente tem acontecido com frequência. As vezes quando estou para parar em um semáforo, o cambio entra em emergência, e já aconteceu do carro morre, mesmo em movimento. Perguntei a ele sobre nivel do oleo, e ele me disse que raramente se troca o oleo da caixa de marcha do xantia V6, e o manual diz a mesma coisa. preciso descobrir o que está fazendo o cambio entrar no modo de emergencia.
Cirdan
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#5

Mensagem por Cirdan » Qua Ago 04, 2010 10:52 pm

Pelo q sei, seria bom vc trocar o oleo desse cambio e verificar as eletrovalvulas amigo.

Abraços
Maxx
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#6

Mensagem por Maxx » Seg Ago 09, 2010 9:17 pm

Esse é o mau desses câmbios , tanto o AL4 quanto 4HP20 , tem o mesmo problema Crônico que é um tranco na mudança da 1ª pra 2ª ou na parada do carro, não entra a marcha e o motor gira em falso , ai da um puta tranco que dói o coração e o carro sai do lugar " sem antes todos a sua volta olharem assustados ".

O meu é um AL4 e vem fazendo isso a 1 ano.

O que eu te indico é trocar o óleo do câmbio e fazer uma limpeza no carter.
eu troquei o meu e saiu um óleo velho preto e aguado. No manual fala pra trocar a cada 60 mil km.

Depois se não melhorar ai ver as eletrovalvulas ,não gaste dinheiro sem antes ter certeza do que é.


Eu tenho o manual do AL4 mas esta em inglês .
segue o trecho em que se refere ao flashing display.

Q - CONTROL PANEL DISPLAY
The ECU informs the driver of the position of the selector lever and the choice
of program using the liquid crystal display on the control panel.
The ECU may also warn the driver of a transmission problem by flashing the
sport and snow display.
R - "OLD OIL" FUNCTION
Using the parameters of automatic transmission oil temperature and the time
for which the oil is subject to a high temperature, the ECU increments an "old
oil" counter. When this reaches the calibrated maximum valve, the ECU
orders the "Sport" and "Snow" warning lights to flash on the control panel to
warn the driver that the automatic transmission oil needs changing.
S - SAFETY - DIAGNOSTIC
The ECU:
· permanently checks its supplies and that its sensors and actuators are
operating correctly,
· validates and stores operating faults,
· talks with after-sales tools through line K,
· provides a downgraded mode,
· asks the engine management computer to illuminate the engine
management light in the event of a fault leading to a deterioration in the
level of vehicle pollution (only on fiscal level L4).
T - CONFIGURATION - DOWNLOADING
The ECU can be upgraded; its program can be updated by downloading.
The configuring operation is used to configure the automatic transmission
ECU depending on the options which are not fitted to the vehicle.
U - OTHER FUNCTIONS
The following three functions, inherent to automatic transmission, are
performed by the multifunction switch:
1 - Buzzer
This tells the driver that he is leaving his vehicle without having put the
selector lever in position P.
2 - Illumination of reversing lights in position R.
3 - Prevention from starting engine when not in positions P or N.

<div align="center">
AUTO-DIAGNOSTIC
I - FAULT WARNINGS
The appearance of certain faults in the system causes the SPORT and SNOW
warning lights to flash.
The sport and snow warning lights flash in the following cases:
· when the transmission oil is too hot (extinguish when oil has cooled),
· when the transmission oil is old (oil counter value at calibrated maximum
value),
· when there is a break in the serial link between the transmission ECU and the
control panel.
The "SPORT" and "SNOW" warning lights flash if there is a fault on the following
components or information:
· transmission ECU,
· ECU supply,
· oil pressure sensor,
· supply to sequence electrovalves (EVS1 to EV6),
· regulation fault in main hydraulic pressure,
· multifunction switch,
· sequence electrovalves (EVS1 to EV6),
· main pressure modulating electrovalve (pressure EVM),
· converter lock-up modulating electrovalve (lock-up EVM),
· oil flow electrovalve in heat exchanger,
· main hydraulic pressure electrovalve,
· accelerator pedal not programmed,
· input speed and output speed,
· input speed and engine speed,
· output speed and engine speed,
· engine speed information,
· pedal position,
· supply to analogue sensors.
</div>
Cirdan
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#7

Mensagem por Cirdan » Ter Ago 10, 2010 11:10 am

O problema do tranco, a PSA resolveu a uns 6 meses atualizando o programa dele. Ficou melhor, mas ainda não ta perfeito.

Meu pai tem um C5 q tb da, mas bem mais leve q a C4 picasso e minha Picasso... mas da sim.

Sobre ele ta esse tranco, é certeza q é as eletrovalvulas da primeira marcha. Ela meio q entrou em pane entende.

As vezes acessar a central do cambio e apagar os erros resolve. Mas caso não de, só trocando mesmo.

Abraços
Hernandes

#8

Mensagem por Hernandes » Sex Set 03, 2010 1:22 pm

E ae Pessoal!
De fato este tranco ocorre com frequencia... No meu caso, tenho um Xantia 2.0 16v 00/00... tá com 165 mil km rodados.. dá "um leve tranco" da 1ª pra 2ª e quando pegua uma subida que ele reduz da 3ª pra 2ª dá um puta tranco que chega doer o coração.... parece até que o carro vai te deixar na mão...

pelo o que ja vi, tenho que trocar alguns retentores e coxim do motor...

O antigo proprietário me disse que é importante substituir o fluido da caixa automatica (AL4) pelo menos a cada 60 mil km... ja me explicaram o seguinte: - quando o óleo fica muito tempo sem esta manutenção, pode engrossar e "tapar" alguns possiveis vazamentos internos/externos, então seria necessário uma verificação por computador que mede o funcionamento do cambrio com o óleo em uma determinada temperatura (90º graus).
Ou seja... não troque o óleo do cambio apenas, faça antes uma análise bem criteriosa com auxilio de computadores... tenho certeza que casas especializadas em cambio automatico faz estes serviços...

em SP tem os caras da Canaã serviços automotivos (www.canaaservicos.com.br) perto da Av. Paulista/ Rebouças e aTutti car (www.oficinatutticar.com.br) Luiz Carlos Berrini, Zona Sul
Cirdan
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#9

Mensagem por Cirdan » Sex Set 03, 2010 9:54 pm

Já me falaram q para mexer nesse cambio a oficina precisa ser realmente boa. O meu eu vou comprar o oleo na concessionaria e levar num cara q conheço. Ele até apagou os erros do cambio e da injeção quando comprei o carro e o funcionamento ficou melhor ainda.

Algo q vcs devem ter percebido é q se os nossos carros passarem por poça, o cambio entra em modo de segurança. Todo PSA de casa teve esse problema.

C5 em dia de chuva não pode rodar em SP. Serio mesmo.

Outra coisa... esses trancos não são normais, mas as vezes o cambio não ta com defeito. São os coxim e suporte q já estão na lata e não seguram nada.

Tenta ver como eles estão e se estiver ruim troque. Tenho certeza q os trancos vão melhorar.

Abraços
jmarcelo
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#10

Mensagem por jmarcelo » Ter Set 14, 2010 1:08 pm

Boa tarde, alguem ai pode me ajudar?

To precisando trocar o óleo do cambio aut., o meu é o al4, mas não to conseguindo achar uma oficina especializada e de confiança aqui no rio,que saibam realmente mexer nesse cambio, ja fui em varias e cada um me fala uma coisa, então estou com medo de trocar com alguem que não saibam e fazer besteira, pois ja vi que não é só chegar e trocar tem que fazer alguns procedimentos, peço para que se alguem ja tiver feito esse serviço aqui no rio que me indique o local, desde já agradeço pela atenção.
Cirdan
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#11

Mensagem por Cirdan » Ter Set 14, 2010 1:57 pm

Se não sabe fazer é melhor nem mexer. No Rio eu não conheço... mas prefiro pagar 3x mais na concessionaria do q apostar em uma por ai.

Abraços
maureci silva
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#12

Mensagem por maureci silva » Ter Set 28, 2010 12:27 pm

boa tarde a todos , se puderemme ajudar , acabei de comprar um xantia e95 2.0 8v. automatico; é o seguinte , o câmbio engata legal para frente e ré , mas não troca depois que arranca , obrigado a todos que puderem me ajudar ,
att.. Maurec silva-Itajaí sc
Cirdan
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#13

Mensagem por Cirdan » Qua Set 29, 2010 9:02 am

Olha amigo, vamos começar pelo mais simples: problema com oleo?

Isso eu não sei o q pode ser, mas acredito em um monte de coisas.
Melhor esperar alguem q já teve o problema falar.

Abraços
maureci silva
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#14

Mensagem por maureci silva » Qua Out 06, 2010 8:54 pm

obrigado Cirdam , talvez coloque um câmbio mecânico , não sei se terei coragem . pois meu opala tb teve este problema ,cheguei a comprar um câmbio mecânico mas não tive coragem e arrumei o automático , tenho ele até hoje ,está 10 ,acredito que o maior problema ainda é a falta de manutenção .
obrigado att.. Maureci
Cirdan
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#15

Mensagem por Cirdan » Qua Out 06, 2010 11:14 pm

Amigo... é melhor vc mandar fazer o cambio.

Procurar peças, comprar um cambio q sirva, coisas assim. Não mudaria para manual não. Acho q não compensa.

Abraços
Responder