Suspensão do xantia
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Amigo, quanto a sangria do sistema não é necessário fazer. Ela é feita automaticamente.
Quanto a pular demais em pista irregular, eu sugiro o seguinte:
1- se o seu Xantia for um VSX, verifique se não está ativado o modo Hard, se estiver desative-o
2- caso a solução anterior não resolva seu problema, existe a possibilidade das suas esferas estarem com a vida útil no fim. Experimente observar se pula mais na parte traseira ou dianteira. Caso seja realmente as esferas, entre no site service.citroen.com, faça um cadastro e entre com os 8 últimos dígitos do chassi do seu Xantia. De uma navagada no site encontre as esferas corretas e, como sugestão te indico o Rolf (11) 5031-0600. Custa R$ 145,00 casa + frete
Espero ter ajudado,
Um abraço
Quanto a pular demais em pista irregular, eu sugiro o seguinte:
1- se o seu Xantia for um VSX, verifique se não está ativado o modo Hard, se estiver desative-o
2- caso a solução anterior não resolva seu problema, existe a possibilidade das suas esferas estarem com a vida útil no fim. Experimente observar se pula mais na parte traseira ou dianteira. Caso seja realmente as esferas, entre no site service.citroen.com, faça um cadastro e entre com os 8 últimos dígitos do chassi do seu Xantia. De uma navagada no site encontre as esferas corretas e, como sugestão te indico o Rolf (11) 5031-0600. Custa R$ 145,00 casa + frete
Espero ter ajudado,
Um abraço
Nei Marcio
Xantia 2.0 16V VSX 96/97
Xantia 2.0 16V VSX 96/97
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O C5. As esferas do C5 duram 100.000km ou 10 anos. E custam 1/3 do preço de um amortecedor de qualquer carro na mesma classe.
As esferas do Xantia duram 50.000km ou 5 anos. As dianteiras costumam durar mais (menos curso), mas as traseiras e a acumuladora central só duram isso mesmo, ou menos. A Citroën até introduziu as famosas esferas "pires", meio achatadas e com diafragmas múltiplos, para substituírem as traseiras e acumuladora central nos últimos Xantias. Essas "pires" duram mais que as esferas padrão.
As esferas do Xantia duram 50.000km ou 5 anos. As dianteiras costumam durar mais (menos curso), mas as traseiras e a acumuladora central só duram isso mesmo, ou menos. A Citroën até introduziu as famosas esferas "pires", meio achatadas e com diafragmas múltiplos, para substituírem as traseiras e acumuladora central nos últimos Xantias. Essas "pires" duram mais que as esferas padrão.
[quote name='Bruno-PE' post='8504' date='Feb 7 2010, 08:56 AM']
O C5. As esferas do C5 duram 100.000km ou 10 anos. E custam 1/3 do preço de um amortecedor de qualquer carro na mesma classe.
As esferas do Xantia duram 50.000km ou 5 anos. As dianteiras costumam durar mais (menos curso), mas as traseiras e a acumuladora central só duram isso mesmo, ou menos. A Citroën até introduziu as famosas esferas "pires", meio achatadas e com diafragmas múltiplos, para substituírem as traseiras e acumuladora central nos últimos Xantias. Essas "pires" duram mais que as esferas padrão.
[/quote]
As do Meu Xantia 2001 com 80 mil k foram trocadas só agora , eram todas originais.
Mas fora as esferas da uma olhada nos filtros do reservatório , podem estar sujos .
O C5. As esferas do C5 duram 100.000km ou 10 anos. E custam 1/3 do preço de um amortecedor de qualquer carro na mesma classe.
As esferas do Xantia duram 50.000km ou 5 anos. As dianteiras costumam durar mais (menos curso), mas as traseiras e a acumuladora central só duram isso mesmo, ou menos. A Citroën até introduziu as famosas esferas "pires", meio achatadas e com diafragmas múltiplos, para substituírem as traseiras e acumuladora central nos últimos Xantias. Essas "pires" duram mais que as esferas padrão.
[/quote]
As do Meu Xantia 2001 com 80 mil k foram trocadas só agora , eram todas originais.
Mas fora as esferas da uma olhada nos filtros do reservatório , podem estar sujos .
Pessoal.. muito obrigado pelas respostas ... tenho mais algumas dúvidas;.. Quais são as funções das esferas centrais... tasnto dianteira quanto traseira ?????
Além do carro ficar duro.... mas duro mesmo ... sem nenhum cuso .... dando socos e pulando ... de que forma podemos ver se a esfera foi para o saco ???
Muito obrigado pessoal..
Edgar
Além do carro ficar duro.... mas duro mesmo ... sem nenhum cuso .... dando socos e pulando ... de que forma podemos ver se a esfera foi para o saco ???
Muito obrigado pessoal..
Edgar
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Há dois tipos de esferas centrais, as que estão acopladas na suspensão e a que estão acopladas ao sistema de freios.
Nem todo o Xantia vem com esfera central de suspensão, só os modelos com Hydractive (8 esferas) e Activa (10 esferas). O objetivo da esfera central de suspensão é dar mobilidade extra, fazendo com que o rodar seja mais macio. Ela é ligada e desligada do sistema de suspensão por uma eletroválvula (gerenciada por computador). Essas esferas são às vezes chamadas de "maciez".
As esferas acopladas ao sistema de freios são chamadas de "acumuladoras". A central dianteira acaba servindo de reguladora de pressão para todo o sistema, ela fica responsável pela pressão não cair abaixo de um valor pré-determinado (100bar). A central traseira fica diretamente acoplada ao sistema de freios traseiros e sua função primária é suprir os freios de pressão caso haja falha no sistema. Pelo projeto, a acumuladora traseira acaba servindo de reserva de pressão para a suspensão também, mas só entra em ação dias depois do carro desligado, servindo para manter a altura do eixo traseiro. Às vezes a acumuladora traseira é chamada de "esfera anti-sink", justamente por esse fato.
Como saber que as esferas estão ruins? É isso mesmo: esfera de suspensão com pressão baixa significa pouco curso. Com o motor ligado, pressione cada roda, como se tivesse fazendo o teste de amortecedor. O carro deve descer até os batentes na traseira, a dianteira deve estar um pouco mais dura, mas deve haver bastante curso. Se não, significa que as esferas já estão perto do fim. O diagnóstico das esferas de maciez é mais difícil, mas aconselha-se a troca das três de cada eixo de uma vez só. A acumuladora central ruim significa "clicks" rápidos da válvula conjuntora (situada à frente do bloco do motor), e a acumuladora traseira ruim é sinalizada por uma queda brusca do carro quando ele é ligado de manhã.
Como os outros disseram, normalmente a vida útil de uma esfera é similar à de um amortecedor de molas usual. Mas são mais baratas. Se o seu carro estiver com esferas ruins, principalmente as de suspensão, troque-as o mais rápido possível para evitar que problemas surja no resto do sistema.
Nem todo o Xantia vem com esfera central de suspensão, só os modelos com Hydractive (8 esferas) e Activa (10 esferas). O objetivo da esfera central de suspensão é dar mobilidade extra, fazendo com que o rodar seja mais macio. Ela é ligada e desligada do sistema de suspensão por uma eletroválvula (gerenciada por computador). Essas esferas são às vezes chamadas de "maciez".
As esferas acopladas ao sistema de freios são chamadas de "acumuladoras". A central dianteira acaba servindo de reguladora de pressão para todo o sistema, ela fica responsável pela pressão não cair abaixo de um valor pré-determinado (100bar). A central traseira fica diretamente acoplada ao sistema de freios traseiros e sua função primária é suprir os freios de pressão caso haja falha no sistema. Pelo projeto, a acumuladora traseira acaba servindo de reserva de pressão para a suspensão também, mas só entra em ação dias depois do carro desligado, servindo para manter a altura do eixo traseiro. Às vezes a acumuladora traseira é chamada de "esfera anti-sink", justamente por esse fato.
Como saber que as esferas estão ruins? É isso mesmo: esfera de suspensão com pressão baixa significa pouco curso. Com o motor ligado, pressione cada roda, como se tivesse fazendo o teste de amortecedor. O carro deve descer até os batentes na traseira, a dianteira deve estar um pouco mais dura, mas deve haver bastante curso. Se não, significa que as esferas já estão perto do fim. O diagnóstico das esferas de maciez é mais difícil, mas aconselha-se a troca das três de cada eixo de uma vez só. A acumuladora central ruim significa "clicks" rápidos da válvula conjuntora (situada à frente do bloco do motor), e a acumuladora traseira ruim é sinalizada por uma queda brusca do carro quando ele é ligado de manhã.
Como os outros disseram, normalmente a vida útil de uma esfera é similar à de um amortecedor de molas usual. Mas são mais baratas. Se o seu carro estiver com esferas ruins, principalmente as de suspensão, troque-as o mais rápido possível para evitar que problemas surja no resto do sistema.
Outra coisa , assim que trocar as esferas " como a pressão vai mudar " , fique de olho nas ,mangueiras de retorno para ver se não vazam ,e no reparo do freio , pq se vazar vai direto pro seu pé dentro do carro.
Liga no Rolf que é mais barato.
Se vc for de Sp , essa quinta tem encontro no Pacaembu
Liga no Rolf que é mais barato.
Se vc for de Sp , essa quinta tem encontro no Pacaembu
Editado pela última vez por Maxx em Seg Fev 08, 2010 10:19 pm, em um total de 1 vez.
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O C5 tem 6 esferas substituíveis (3 por eixo). A esfera acumuladora central é blindada dentro do bloco da reguladora e não é trocada.
Só para lembrar, os valores que dei (50mil km para o Xantia e 100mil para o C5) são dados de fábrica. Se você levar o seu Xantia à concessionária para a revisão a cada 50mil km, eles vão trocar as esferas. Não quer dizer que as esferas já estejam vazias.
Só para lembrar, os valores que dei (50mil km para o Xantia e 100mil para o C5) são dados de fábrica. Se você levar o seu Xantia à concessionária para a revisão a cada 50mil km, eles vão trocar as esferas. Não quer dizer que as esferas já estejam vazias.
Achava q todas do C5 eram trocadas.
Exatamente... o fabricante recomenda, porem o pessoal só troca quando da problemas.
Meu Xantia tinha as originais, e pelo jeito todos aqui ainda usava. Todos tem 10 anos de vida (os ultimos sairam em 2000).
Quer dizer, duraram tudo isso e tem modelos q duram até mais.
É só cuidar do carro.
Uma coisa q eu presenciava e gostaria de saber de vcs: O carro de vcs sofrem no calor?
Em SP as vezes tem uns dias de deserto. Chega nos 30 e poucos graus. Nossa... o Xantia sofria... sistema de arrefecimento trabalhava com toda força possivel e o ar condicionado suava para conseguir deixar o carro gelado.
Lembro de uma vez no transito, sem vento e com muito sol q o ar não gelava tão bem. Depois de entrar numa vida rapida com transito livre o vento no radiador (por causa da velocidade q eu estava), fez com que o carro ficasse muito melhor.
Abraços a todos.
Exatamente... o fabricante recomenda, porem o pessoal só troca quando da problemas.
Meu Xantia tinha as originais, e pelo jeito todos aqui ainda usava. Todos tem 10 anos de vida (os ultimos sairam em 2000).
Quer dizer, duraram tudo isso e tem modelos q duram até mais.
É só cuidar do carro.
Uma coisa q eu presenciava e gostaria de saber de vcs: O carro de vcs sofrem no calor?
Em SP as vezes tem uns dias de deserto. Chega nos 30 e poucos graus. Nossa... o Xantia sofria... sistema de arrefecimento trabalhava com toda força possivel e o ar condicionado suava para conseguir deixar o carro gelado.
Lembro de uma vez no transito, sem vento e com muito sol q o ar não gelava tão bem. Depois de entrar numa vida rapida com transito livre o vento no radiador (por causa da velocidade q eu estava), fez com que o carro ficasse muito melhor.
Abraços a todos.