Suspensão do xantia

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
ALBERIRODRIGUES
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Fev 11, 2008 11:02 pm
Nome: ALBERI

#1

Mensagem por ALBERIRODRIGUES » Seg Jan 04, 2010 11:11 am

Tenho um Xantia 2.0 16V e gostaria de saber como faço sangria no LHM, pois acho que entrou ar no sistema e o carro está pulando demais em pista irregular


Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#2

Mensagem por Cirdan » Ter Jan 05, 2010 9:45 am

Tem um topico aqui onde explicam facilmente isso amigo.

Ou caso vc queira, pode levar em alguem q entenda e faz a sangria rapidinho.

Abraços a todos.
neimarcio
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Out 29, 2009 12:35 am
Nome: Nei Marcio
Localização: Seropédica - RJ - Brasil
Modelos Citroën: CITRÖEN XANTIA 2.0 16V VSX 1997

#3

Mensagem por neimarcio » Ter Jan 05, 2010 1:20 pm

Amigo, quanto a sangria do sistema não é necessário fazer. Ela é feita automaticamente.

Quanto a pular demais em pista irregular, eu sugiro o seguinte:
1- se o seu Xantia for um VSX, verifique se não está ativado o modo Hard, se estiver desative-o
2- caso a solução anterior não resolva seu problema, existe a possibilidade das suas esferas estarem com a vida útil no fim. Experimente observar se pula mais na parte traseira ou dianteira. Caso seja realmente as esferas, entre no site service.citroen.com, faça um cadastro e entre com os 8 últimos dígitos do chassi do seu Xantia. De uma navagada no site encontre as esferas corretas e, como sugestão te indico o Rolf (11) 5031-0600. Custa R$ 145,00 casa + frete

Espero ter ajudado,

Um abraço
Nei Marcio
Xantia 2.0 16V VSX 96/97
eyamata
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Qui Fev 04, 2010 2:46 pm
Nome: Edgar Yamata

#4

Mensagem por eyamata » Sáb Fev 06, 2010 4:01 pm

Pessoal... Tudo bem com vcs ????? Venho pedir ajuda ... Meu XANTIA é 94/95 2.0 8V automática.
O carro está pulando mais que canguru e mais duro que p... de tarado..
Será que são as esferas ?

Grato..

Edgar
William Vicentin
Curioso
Mensagens: 325
Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
Nome: William Vicentin
Localização: São Paulo - SP
Contato:

#5

Mensagem por William Vicentin » Sáb Fev 06, 2010 5:56 pm

CERTEZA que sim! só ir na citroen se não me engano é uns 200,00 cada. troque as e seja feliz
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automatic
2008/2008 - Gris Cendre (pérola)
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#6

Mensagem por Cirdan » Dom Fev 07, 2010 12:23 am

QUando pula é pq as esferas foram pro saco.

Engraçado q a maioria das pessoas q vejo aqui ainda usam as esferas originais do carro... 10 anos com as mesmas no minimo.

Q carro tem amortecedor com 10 anos de vida util?

Abraços a todos.
Bruno.Carneiro.da.Cunha
Habilitado
Mensagens: 93
Registrado em: Qui Nov 02, 2006 12:34 am
Nome: Bruno-PE

#7

Mensagem por Bruno.Carneiro.da.Cunha » Dom Fev 07, 2010 10:56 am

O C5. As esferas do C5 duram 100.000km ou 10 anos. E custam 1/3 do preço de um amortecedor de qualquer carro na mesma classe.

As esferas do Xantia duram 50.000km ou 5 anos. As dianteiras costumam durar mais (menos curso), mas as traseiras e a acumuladora central só duram isso mesmo, ou menos. A Citroën até introduziu as famosas esferas "pires", meio achatadas e com diafragmas múltiplos, para substituírem as traseiras e acumuladora central nos últimos Xantias. Essas "pires" duram mais que as esferas padrão.
Maxx
Curioso
Mensagens: 351
Registrado em: Ter Jun 02, 2009 11:49 pm
Nome: Maxx

#8

Mensagem por Maxx » Dom Fev 07, 2010 11:30 am

[quote name='Bruno-PE' post='8504' date='Feb 7 2010, 08:56 AM']
O C5. As esferas do C5 duram 100.000km ou 10 anos. E custam 1/3 do preço de um amortecedor de qualquer carro na mesma classe.

As esferas do Xantia duram 50.000km ou 5 anos. As dianteiras costumam durar mais (menos curso), mas as traseiras e a acumuladora central só duram isso mesmo, ou menos. A Citroën até introduziu as famosas esferas "pires", meio achatadas e com diafragmas múltiplos, para substituírem as traseiras e acumuladora central nos últimos Xantias. Essas "pires" duram mais que as esferas padrão.
[/quote]


As do Meu Xantia 2001 com 80 mil k foram trocadas só agora , eram todas originais.

Mas fora as esferas da uma olhada nos filtros do reservatório , podem estar sujos .
eyamata
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Qui Fev 04, 2010 2:46 pm
Nome: Edgar Yamata

#9

Mensagem por eyamata » Seg Fev 08, 2010 1:08 am

Pessoal.. muito obrigado pelas respostas ... tenho mais algumas dúvidas;.. Quais são as funções das esferas centrais... tasnto dianteira quanto traseira ?????
Além do carro ficar duro.... mas duro mesmo ... sem nenhum cuso .... dando socos e pulando ... de que forma podemos ver se a esfera foi para o saco ???

Muito obrigado pessoal..

Edgar
Bruno.Carneiro.da.Cunha
Habilitado
Mensagens: 93
Registrado em: Qui Nov 02, 2006 12:34 am
Nome: Bruno-PE

#10

Mensagem por Bruno.Carneiro.da.Cunha » Seg Fev 08, 2010 7:40 am

Há dois tipos de esferas centrais, as que estão acopladas na suspensão e a que estão acopladas ao sistema de freios.

Nem todo o Xantia vem com esfera central de suspensão, só os modelos com Hydractive (8 esferas) e Activa (10 esferas). O objetivo da esfera central de suspensão é dar mobilidade extra, fazendo com que o rodar seja mais macio. Ela é ligada e desligada do sistema de suspensão por uma eletroválvula (gerenciada por computador). Essas esferas são às vezes chamadas de "maciez".

As esferas acopladas ao sistema de freios são chamadas de "acumuladoras". A central dianteira acaba servindo de reguladora de pressão para todo o sistema, ela fica responsável pela pressão não cair abaixo de um valor pré-determinado (100bar). A central traseira fica diretamente acoplada ao sistema de freios traseiros e sua função primária é suprir os freios de pressão caso haja falha no sistema. Pelo projeto, a acumuladora traseira acaba servindo de reserva de pressão para a suspensão também, mas só entra em ação dias depois do carro desligado, servindo para manter a altura do eixo traseiro. Às vezes a acumuladora traseira é chamada de "esfera anti-sink", justamente por esse fato.

Como saber que as esferas estão ruins? É isso mesmo: esfera de suspensão com pressão baixa significa pouco curso. Com o motor ligado, pressione cada roda, como se tivesse fazendo o teste de amortecedor. O carro deve descer até os batentes na traseira, a dianteira deve estar um pouco mais dura, mas deve haver bastante curso. Se não, significa que as esferas já estão perto do fim. O diagnóstico das esferas de maciez é mais difícil, mas aconselha-se a troca das três de cada eixo de uma vez só. A acumuladora central ruim significa "clicks" rápidos da válvula conjuntora (situada à frente do bloco do motor), e a acumuladora traseira ruim é sinalizada por uma queda brusca do carro quando ele é ligado de manhã.

Como os outros disseram, normalmente a vida útil de uma esfera é similar à de um amortecedor de molas usual. Mas são mais baratas. Se o seu carro estiver com esferas ruins, principalmente as de suspensão, troque-as o mais rápido possível para evitar que problemas surja no resto do sistema.
Maxx
Curioso
Mensagens: 351
Registrado em: Ter Jun 02, 2009 11:49 pm
Nome: Maxx

#11

Mensagem por Maxx » Seg Fev 08, 2010 10:18 pm

Outra coisa , assim que trocar as esferas " como a pressão vai mudar " , fique de olho nas ,mangueiras de retorno para ver se não vazam ,e no reparo do freio , pq se vazar vai direto pro seu pé dentro do carro.

Liga no Rolf que é mais barato.

Se vc for de Sp , essa quinta tem encontro no Pacaembu
Editado pela última vez por Maxx em Seg Fev 08, 2010 10:19 pm, em um total de 1 vez.
xantiadc
Habilitado
Mensagens: 57
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 11:03 pm
Nome: xantiabh

#12

Mensagem por xantiadc » Ter Fev 09, 2010 8:45 am

Galera realmente as esferas da citro estão durando mais que 5 anos.
Meu xantia é 95 e eram todas originais.
Recentemente troquei as traseiras(roda) e a acumuladora está estalando. fora isso as da dianteira(rodas) estão com o curso muito bom =D

Ou seja 15 anos praticamente... srsrsr


Valew galera.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#13

Mensagem por Cirdan » Ter Fev 09, 2010 12:08 pm

O C5 bem cuidado dura 200 mil km com as originais.
A troca das 8 q ele tem sai por menos de 2 mil reais.

Agora uma dica: experimenta ver quanto sai para trocar o conjunto dos amortecedores, molas e batentes da suspensão de um 406 pra vcs verem. No minimo o dobro.

Abraços a todos.
Bruno.Carneiro.da.Cunha
Habilitado
Mensagens: 93
Registrado em: Qui Nov 02, 2006 12:34 am
Nome: Bruno-PE

#14

Mensagem por Bruno.Carneiro.da.Cunha » Qua Fev 10, 2010 8:54 am

O C5 tem 6 esferas substituíveis (3 por eixo). A esfera acumuladora central é blindada dentro do bloco da reguladora e não é trocada.

Só para lembrar, os valores que dei (50mil km para o Xantia e 100mil para o C5) são dados de fábrica. Se você levar o seu Xantia à concessionária para a revisão a cada 50mil km, eles vão trocar as esferas. Não quer dizer que as esferas já estejam vazias.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#15

Mensagem por Cirdan » Qua Fev 10, 2010 11:34 am

Achava q todas do C5 eram trocadas.

Exatamente... o fabricante recomenda, porem o pessoal só troca quando da problemas.

Meu Xantia tinha as originais, e pelo jeito todos aqui ainda usava. Todos tem 10 anos de vida (os ultimos sairam em 2000).

Quer dizer, duraram tudo isso e tem modelos q duram até mais.
É só cuidar do carro.

Uma coisa q eu presenciava e gostaria de saber de vcs: O carro de vcs sofrem no calor?

Em SP as vezes tem uns dias de deserto. Chega nos 30 e poucos graus. Nossa... o Xantia sofria... sistema de arrefecimento trabalhava com toda força possivel e o ar condicionado suava para conseguir deixar o carro gelado.

Lembro de uma vez no transito, sem vento e com muito sol q o ar não gelava tão bem. Depois de entrar numa vida rapida com transito livre o vento no radiador (por causa da velocidade q eu estava), fez com que o carro ficasse muito melhor.

Abraços a todos.
Responder