XM Passando óleo pra agua. SOCORRO!!!

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
massacad
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Sex Jan 18, 2008 12:17 pm
Nome: Lelo
Localização: Feira de Santana - BA

#1

Mensagem por massacad » Dom Dez 06, 2009 2:23 pm

Olá, estou no interior da Bahia :icon_smile_dead: e tenho um XM 95 automatico V6 12V, depois de um "esquente" começou a passar água pro óleo, e o mecânico disse que havia água dentro de um dos cilindros. Este carro estava parado ha uns anos e o radiador também apodreceu e começou a apresentar vários vazamentos depois que comecei a rodar com ele, daí o esquente, gostaria de saber onde encontro um radiador desses, a válvula termostática, as juntas de cabeçote e tampa do resenvatório pra fazer a troca. Será que vou ter de abrir a caixa de marchas? :wacko: será que passou agua pro óleo da caixa? será que o problema seja apenas no radiador? Preciso de ajuda... Se alguém tiver endereços de onde posso encontrar estas peças, agradeço. :icon_smile_approve:


neimarcio
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Out 29, 2009 12:35 am
Nome: Nei Marcio
Localização: Seropédica - RJ - Brasil
Modelos Citroën: CITRÖEN XANTIA 2.0 16V VSX 1997

#2

Mensagem por neimarcio » Ter Dez 08, 2009 7:53 am

Amigo eu não sei, mas vou te passar um telefone de um amigo que tem XM por muitos anos e saca tudo e mais um pouco deste carro. Talvez te ajude.

(21) 2709-7485

O nome dele É Marco antonio. Ele mora em Niteroi - RJ

Pode dizer que foi o Nei Marcio que te indicou.

Espero que te ajude.

Um abraço
Nei Marcio
Xantia 2.0 16V VSX 96/97
rafael_xm_C4
Curioso
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 1:26 pm
Nome: Rafael_xm_C4
Localização: Guararema
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008
Contato:

#3

Mensagem por rafael_xm_C4 » Ter Dez 08, 2009 7:19 pm

Boa noite pessoal,

Amigão, se esse carro ficou parado muito tempo, esse vazamento, e isso é quase certo, pode ser por causa de junta ressecada, sem falar no próprio radiador.

Se o carro está andando normalmente, mesmo com aquecimento, não foi água para o câmbio. Por outro lado, se estiver ouvindo uns estalos e o carro parece que patina nas marchas, o câmbio terá que ser limpo, de preferência lavado para eliminar todos os residuos de água que estiverem no seu interior.

Tirando os cabeçotes vai ficar mais fácil para ver válvula termostática, borrachas e vedações espalhadas pelo motor.

Colega, vai ter bastante trabalho ai pela frente.

Sugiro comprar o jogo de juntas original, mesmo sendo caro. No caso do radiador, a sugestão é trocar a caixa original por uma feita em latão. Já a tampa do reservatório de expansão, pode ser utilizada uma equivalente nacional que se encaixe no bocal, mas não sei te dizer qual. Ela abre na mesma temperatura das outras. Torça para não ter que trocar o reservatório, esse sim é caro.

Eu tinha um colega que fornecia peças usadas, mas infelizmente ele faleceu.

Boa sorte

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
wagner chagas
Sem Habilitação
Mensagens: 20
Registrado em: Qua Dez 09, 2009 8:58 pm
Nome: dito

#4

Mensagem por wagner chagas » Qua Dez 16, 2009 10:08 pm

Boa noite irmão.

Eu trabalho com retifica e muita das(praticamente todas as vezes),quando começa a passar agua para o oleo,e voce fala que teve um aquecimento no veiculo,voce tem que retirar o cabeçote e mandar plainar.Quando a um aquecimento queima a junta,e naõ adianta so troca la por que acaba tendo um empenamento do cabeçote.Entao manda plainar se não vai continuar passando agua para o oleo.
Plainar com o cabeçote ja desmontado,aqui na retifica fica em 50,00 reais.
massacad
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Sex Jan 18, 2008 12:17 pm
Nome: Lelo
Localização: Feira de Santana - BA

#5

Mensagem por massacad » Dom Jan 03, 2010 1:45 pm

Olá pessoal, tenho boas notícias, o vazamento do óleo era mesmo pelo "antecipador de calor", do motor, aquele resfriador de óleo que vai acoplado ao filtro de óleo. Isolei ele e resolveu o problema, vou trocá-lo assim que possível. Estou agora com um vazamento de LHM numa peça que fica em baixo do carro, do lado do carona, por dentro do agregado da suspensão. Vou ligar pro cara de Niterói, mas agradeço qualquer outra ajuda desde já.
Jeferson_jef
Habilitado
Mensagens: 110
Registrado em: Ter Nov 20, 2012 6:09 pm
Nome: Jeferson_jef
Localização: Interlagos SP

#6

Mensagem por Jeferson_jef » Ter Abr 09, 2013 5:58 pm

Olá pessoal,

Desculpem desenterrar o tópico, mas estou com o mesmo problema citado pelo Lelo e se possível, gostaria do auxílio de vocês para encontrar o radiador do óleo ou antecipador de calor ou (como disse o mecânico) “radiador trocador de calor”.
Estou a procura dessa peça para compra, mas até o momento não encontrei e nem sei se a de outro veículo funciona, como a do Xantia por exemplo.
Meu XM é de 95, motor V6 3.0 12 válvulas, esteve a anos parado numa garagem e agora esta sendo restaurado por completo!
Desde já obrigado!

:230430: :154740: :icon_smile_8ball: :icon_smile_angry: :ph34r: ;) B)
Editado pela última vez por Jeferson_jef em Seg Ago 26, 2013 10:35 pm, em um total de 1 vez.
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><!--coloro:#3333FF--><span style="color:#3333FF"><!--/coloro-->Citroen XM V6 3.0 12 válvulas, automático
Interlagos SP Capital
Hydroactive Citroen Club: <a href="https://plus.google.com/u/0/communities ... 7766177254" target="_blank">https://plus.google.com/u/0/communities ... 6177254</a>
<!--colorc--></span><!--/colorc--><!--sizec--></span><!--/sizec-->
scass
Sem Habilitação
Mensagens: 46
Registrado em: Dom Jan 20, 2013 4:20 pm
Nome: Scassiotti

#7

Mensagem por scass » Qua Abr 10, 2013 9:16 am

Ola amigos, sou de MG mas estive em Sp um dia desses e vi um desmanche com um XM, ele fica na vila prudente logo saindo da avenida do Estado, nao me lembro o nome mas tentarei descobrir, fui la atras de peças do meu Xantia e vi essa raridade la sendo desmontada. Se alguem souber fica a dica.
Obrigado
Jeferson_jef
Habilitado
Mensagens: 110
Registrado em: Ter Nov 20, 2012 6:09 pm
Nome: Jeferson_jef
Localização: Interlagos SP

#8

Mensagem por Jeferson_jef » Qua Abr 10, 2013 6:14 pm

Olá Scassiotti,

Muito obrigado pela dica, mas mesmo assim não encontrei o desmanche.
Sem querer abusar da sua boa vontade, mas será que não poderia entrar no google mapas e informar o local mais exato? A avenida do Estado é enorme e se você puder me fornecer o nome do desmanche, site ou melhor, contato telefônico me ajudaria bastante. Mesmo não pudendo passar algo mais detalhado pra mim, desde já agradeço pela dica.

Muito obrigado e forte abraço!
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><!--coloro:#3333FF--><span style="color:#3333FF"><!--/coloro-->Citroen XM V6 3.0 12 válvulas, automático
Interlagos SP Capital
Hydroactive Citroen Club: <a href="https://plus.google.com/u/0/communities ... 7766177254" target="_blank">https://plus.google.com/u/0/communities ... 6177254</a>
<!--colorc--></span><!--/colorc--><!--sizec--></span><!--/sizec-->
scass
Sem Habilitação
Mensagens: 46
Registrado em: Dom Jan 20, 2013 4:20 pm
Nome: Scassiotti

#9

Mensagem por scass » Qui Abr 11, 2013 10:47 am

Ola amigo, esse google e uma mao na roda, achei e vi o desmanche ao vivo e a cores...hehehe chama Ibitirama auto parts, e a rua é ibitirama esquina com rua tujupi. O tel é (11) 2341-3005.

abs
Jeferson_jef
Habilitado
Mensagens: 110
Registrado em: Ter Nov 20, 2012 6:09 pm
Nome: Jeferson_jef
Localização: Interlagos SP

#10

Mensagem por Jeferson_jef » Qui Abr 11, 2013 10:55 am

Bom dia Scassiotti,

Ao vivo e a cores heheheh.

Scassiotti muito obrigado pelo apoio, hoje durante o dia eu vou dar uma ligada no local e tentar orçar alguma coisa.

Abraços!!!
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><!--coloro:#3333FF--><span style="color:#3333FF"><!--/coloro-->Citroen XM V6 3.0 12 válvulas, automático
Interlagos SP Capital
Hydroactive Citroen Club: <a href="https://plus.google.com/u/0/communities ... 7766177254" target="_blank">https://plus.google.com/u/0/communities ... 6177254</a>
<!--colorc--></span><!--/colorc--><!--sizec--></span><!--/sizec-->
Jeferson_jef
Habilitado
Mensagens: 110
Registrado em: Ter Nov 20, 2012 6:09 pm
Nome: Jeferson_jef
Localização: Interlagos SP

#11

Mensagem por Jeferson_jef » Sáb Abr 13, 2013 11:27 pm

[quote name='Scassiotti' date='Apr 11 2013, 10:47 AM' post='21275']
Ola amigo, esse google e uma mao na roda, achei e vi o desmanche ao vivo e a cores...hehehe chama Ibitirama auto parts, e a rua é ibitirama esquina com rua tujupi. O tel é (11) 2341-3005.

abs
[/quote]

Olá Scassiotti,
Entrei em contato com o pessoal do desmanche e não souberam me informar o ano do veículo, porém iriam verificar na documentação e me passar.
Logo enviarei um email orçando algumas coisinhas rsrsrsr. Obrigado e forte abraço.
Boa sorte com a máquina Xantia.
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><!--coloro:#3333FF--><span style="color:#3333FF"><!--/coloro-->Citroen XM V6 3.0 12 válvulas, automático
Interlagos SP Capital
Hydroactive Citroen Club: <a href="https://plus.google.com/u/0/communities ... 7766177254" target="_blank">https://plus.google.com/u/0/communities ... 6177254</a>
<!--colorc--></span><!--/colorc--><!--sizec--></span><!--/sizec-->
Jeferson_jef
Habilitado
Mensagens: 110
Registrado em: Ter Nov 20, 2012 6:09 pm
Nome: Jeferson_jef
Localização: Interlagos SP

#12

Mensagem por Jeferson_jef » Qua Mai 08, 2013 1:42 pm

Olá pessoal,

Nas ultimas semanas estive a procura do trocador de calor para o óleo do motor do XM, porém infelizmente não encontrei. Obtive uma mesma informação de dois mecânicos já acostumados a trabalhar com o XM, de que apenas “alguns” carros do modelos 3.0 de 12 válvulas Fase II utilizam esse trocador de calor, pois os XM’s Fase I não utilizam esse trocador de calor apesar de possuírem o mesmo motor.
Eu já estava pronto pra efetuar adaptação e o legal é que não parece ser algo complicado, porém devido a informação citada acima, resolvi fazer ligação direta para o filtro do óleo e monitorar a temperatura pra ver se não extrapola os limites recomendados (mesmo em trânsito dentro da cidade). Está previsto para está semana o inicio dos testes, então estou torcendo pra que a mistura de óleo no reservatório de água seja eliminada com o isolamento do trocador de calor e que o carro não aqueça.
Logo trago notícias, abraços!
:154740:
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><!--coloro:#3333FF--><span style="color:#3333FF"><!--/coloro-->Citroen XM V6 3.0 12 válvulas, automático
Interlagos SP Capital
Hydroactive Citroen Club: <a href="https://plus.google.com/u/0/communities ... 7766177254" target="_blank">https://plus.google.com/u/0/communities ... 6177254</a>
<!--colorc--></span><!--/colorc--><!--sizec--></span><!--/sizec-->
Jeferson_jef
Habilitado
Mensagens: 110
Registrado em: Ter Nov 20, 2012 6:09 pm
Nome: Jeferson_jef
Localização: Interlagos SP

#13

Mensagem por Jeferson_jef » Qui Jun 27, 2013 10:22 pm

Olá pessoal,
Eliminar o trocador de calor no meu XM infelizmente não foi o suficiente, pois a mistura de água com óleo continuou.
Neste momento o motor está sendo retirado do carro para troca das juntas e caso necessário, será feita uma solda também.
:212469:
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><!--coloro:#3333FF--><span style="color:#3333FF"><!--/coloro-->Citroen XM V6 3.0 12 válvulas, automático
Interlagos SP Capital
Hydroactive Citroen Club: <a href="https://plus.google.com/u/0/communities ... 7766177254" target="_blank">https://plus.google.com/u/0/communities ... 6177254</a>
<!--colorc--></span><!--/colorc--><!--sizec--></span><!--/sizec-->
Responder