Problemas na suspensão

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
neimarcio
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Out 29, 2009 12:35 am
Nome: Nei Marcio
Localização: Seropédica - RJ - Brasil
Modelos Citroën: CITRÖEN XANTIA 2.0 16V VSX 1997

#1

Mensagem por neimarcio » Qui Nov 12, 2009 8:27 am

:icon_smile_8ball:

Bom dia amigos

Estou há algum tempo com uns problemas na suspensão e ainda não obtive solução. Caso alguém possa me ajudar ficarei grato.

Vou expor resumidamente a situação e caso alguém tenha uma solução...

Primeiro problema: Já possuo o carro há quase 3 anos e eu estava (na verdade ainda estou) sentindo o carro um pouco duro. Não vejo (ainda) todo aquele conforto que todos falam que tem o Xantia.

Segundo problema: A suspensão dianteira demora muuuuuuuuuuiiiito a subir e também a descer.

Bom estes são os problemas críticos que não encontrei solução ainda.

Providências já tomadas:

1. Já efetuei a troca de TODAS as 8 esferas.

2. Desmontei o corretor de altura dianteiro e efetuei uma limpeza, pensando ser algum entupimento, montei novamente mas nada adiantou. Será que o corretor está danificado? Aparentemente não está.

3. Uma fato muito curioso que observei na troca da reguladora traseira foi a seguinte. Ao retirar a esfera, o óleo não estava aquele verde característico do LHM. Há mais ou menos 1 ano eu havia colocado óleo de motor (SAE 10) numa emergência pois havia estourado uma mangueira, eu estava na rua, fiz uma emenda e não tinha LHM por perto). Foi tirado todo o óleo (assim pensei eu) e colocado de volta o LHM. Mas como após 1 ano aquele óleo não circulou no sistema e voltou ao reservatório? Algum entupimento ou ficou acumulado na esfera?

4. Já desconectei os plugs da eletroválvula que fica perto do reservatorio de água e não há diferença com ele conectado ou desconectado. Será que pode ser a ECU? Como verificar?

5. Número de flexões: perdi a conta.

Meu Xantia é um VSX 96/97 2.0 16V

Bom é isso!!! Não vejo a hora de resolver estes ítens. Existem outros mas de
natureza menos preocupante que é comum de qualquer veículo, mas estes estão me
deixando de cabeça quente. O pior é que gosto de mexer e tentar eu mesmo
solucionar mas preciso de algum auxílio pois não tenho muita experiência.

Um abraço a todos


Nei Marcio
Xantia 2.0 16V VSX 96/97
Maxx
Curioso
Mensagens: 351
Registrado em: Ter Jun 02, 2009 11:49 pm
Nome: Maxx

#2

Mensagem por Maxx » Qui Nov 12, 2009 9:52 am

Blz ?

O meu qd eu comprei a 6 meses atras ele estava uma delicia , ai estourou a dosadora do freio , troquei por uma zero da citro e o carro já não ficou o mesmo , ai a esfera diant esq travou , troquei as 2 diant, parecia ter melhorado , mas 2 dias depois dalhe batidas secas , troquei as 2 acumuladoras diant e tras. 2 dias depois dalhe batidas secas , agora ja nem sei mais o que fazer , daqui a pouco troco tudo e o carro continua batendo. resumindo , estou no mesmo dilema que vc.
qt ao óleo na esfera ele não fica verde para sempre ainda mais nas esferas que sofrem muito com o calor e pressão , ele fica da cor de um óleo comum , tipo cor de mel avermelhado.

um abraço , e se descobrir algo coloca a solução ai pra gente.
neimarcio
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Out 29, 2009 12:35 am
Nome: Nei Marcio
Localização: Seropédica - RJ - Brasil
Modelos Citroën: CITRÖEN XANTIA 2.0 16V VSX 1997

#3

Mensagem por neimarcio » Sáb Nov 14, 2009 11:51 pm

É Maxx, ta complicado.

Um colega de um outro grupo que participo me sugeriu fazer um teste para ver se as eletroválvulas estão sendo alimentadas. Fiz o teste e, para minha infelicidade, não estão. Assim sendo existe a possibilidade de que seja algum problema na ECU. Tenho um colega que também tem um VSX. Falei com ele hoje e o pedi para fazer o teste no carro dele também. Se estiver ok, vou tirar a dele e colocar no meu X para ver o resultado. Funcionando fica confirmado o local do problema, aí é partir para outra ECU ou reparar a minha. Não funcionando, só Deus sabe a solução e os próximos passos a tomar. Provavelmente amanhã a tarde estarei fazendo estes testes. Assim que tiver um resultado coloco aqui.

Um abraço
Nei Marcio
Xantia 2.0 16V VSX 96/97
neimarcio
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Out 29, 2009 12:35 am
Nome: Nei Marcio
Localização: Seropédica - RJ - Brasil
Modelos Citroën: CITRÖEN XANTIA 2.0 16V VSX 1997

#4

Mensagem por neimarcio » Ter Nov 17, 2009 11:22 am

Enfim resolvido um dos problemas do Xantia que era o estádo de inércia da ECU da suspensão.

Após alguns dias de luta e "tempo perdido" procurando encontrar alguma solução achei o problema que tanto esquentava minha cabeça.

Primeiramente retirei os módulos que se encontram na caixa preta ao lado do reservatório de água.
Em seguida retirei os dois parafusos que prendem a caixa preta onde se encontra a ECU, um na parte de cima preso do lado de fora da caixa e outro no fundo (fica de baixo da ECU). Após soltá-la segui o chicote que sai da ECU (onde tem os dois conectores) e uma de suas ramificações vai para baixo desta caixa preta e é fixa na parede lateral direita do carro, logo à frente do reservatório de água, por um outro conector.
Ao tentar retirar este conector para verificar a possível existência de oxidação, fio partido ou coisas do gênero, ele saiu com muita facilidade na minha mão, o que não deveria acontecer, pois ele tem uma trava que o prende na lateral. O coloquei de volta no lugar e... BINGO!!! As eletroválvulas voltaram a funcionar normalmente e voltaram a ser controlados os estados HARD/SOFT através do botão que fica logo a frente da alavanca de regulagem de altura do carro. Resumindo: Quebrei a cabeça, gastei um dinheiro trocando todas as esferas (de repente nem todas necessitavam ser trocadas) e por fim um simples plug desconectado. Mas o problema foi resolvido e está aí a solução. Caso alguém perceba que sua ECU não está funcionando, antes de gastar uma grana com outras coisas ou com mão de obra especializada, dê uma olhadinha neste conector.

Um abraço a todos.
Nei Marcio
Xantia 2.0 16V VSX 96/97
Maxx
Curioso
Mensagens: 351
Registrado em: Ter Jun 02, 2009 11:49 pm
Nome: Maxx

#5

Mensagem por Maxx » Ter Nov 17, 2009 9:55 pm

Putz ! uma coisinha de nada... ainda bem que descobriu.
Todo dia a gente aprende uma nova nos nossos queridos e odiados carros rsss

As minhas parecem estar ok, hoje foram os coxins , troquei os 3 .

Um abraço.

Putz ! uma coisinha de nada... ainda bem que descobriu.
Todo dia a gente aprende uma nova nos nossos queridos e odiados carros rsss

As minhas parecem estar ok, hoje foram os coxins , troquei os 3 .
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#6

Mensagem por Cirdan » Seg Nov 23, 2009 4:34 pm

Max... na boa, pega seu carro, leva numa oficina q entende e manda regular e trocar o q precisa... só depois disso vc vai ter tranquilidade.

Quando fiz isso no meu, andei 6 meses sem nenhum problema... ai depois começou a conjutora dianteira, mas vc arrumou ela, então não vai ter nenhum durante 1 ano no minimo.

Abraços a todos.
Responder