Problemas na suspensão
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- Registrado em: Qui Out 29, 2009 12:35 am
- Nome: Nei Marcio
- Localização: Seropédica - RJ - Brasil
- Modelos Citroën: CITRÖEN XANTIA 2.0 16V VSX 1997
:icon_smile_8ball:
Bom dia amigos
Estou há algum tempo com uns problemas na suspensão e ainda não obtive solução. Caso alguém possa me ajudar ficarei grato.
Vou expor resumidamente a situação e caso alguém tenha uma solução...
Primeiro problema: Já possuo o carro há quase 3 anos e eu estava (na verdade ainda estou) sentindo o carro um pouco duro. Não vejo (ainda) todo aquele conforto que todos falam que tem o Xantia.
Segundo problema: A suspensão dianteira demora muuuuuuuuuuiiiito a subir e também a descer.
Bom estes são os problemas críticos que não encontrei solução ainda.
Providências já tomadas:
1. Já efetuei a troca de TODAS as 8 esferas.
2. Desmontei o corretor de altura dianteiro e efetuei uma limpeza, pensando ser algum entupimento, montei novamente mas nada adiantou. Será que o corretor está danificado? Aparentemente não está.
3. Uma fato muito curioso que observei na troca da reguladora traseira foi a seguinte. Ao retirar a esfera, o óleo não estava aquele verde característico do LHM. Há mais ou menos 1 ano eu havia colocado óleo de motor (SAE 10) numa emergência pois havia estourado uma mangueira, eu estava na rua, fiz uma emenda e não tinha LHM por perto). Foi tirado todo o óleo (assim pensei eu) e colocado de volta o LHM. Mas como após 1 ano aquele óleo não circulou no sistema e voltou ao reservatório? Algum entupimento ou ficou acumulado na esfera?
4. Já desconectei os plugs da eletroválvula que fica perto do reservatorio de água e não há diferença com ele conectado ou desconectado. Será que pode ser a ECU? Como verificar?
5. Número de flexões: perdi a conta.
Meu Xantia é um VSX 96/97 2.0 16V
Bom é isso!!! Não vejo a hora de resolver estes ítens. Existem outros mas de
natureza menos preocupante que é comum de qualquer veículo, mas estes estão me
deixando de cabeça quente. O pior é que gosto de mexer e tentar eu mesmo
solucionar mas preciso de algum auxílio pois não tenho muita experiência.
Um abraço a todos
Bom dia amigos
Estou há algum tempo com uns problemas na suspensão e ainda não obtive solução. Caso alguém possa me ajudar ficarei grato.
Vou expor resumidamente a situação e caso alguém tenha uma solução...
Primeiro problema: Já possuo o carro há quase 3 anos e eu estava (na verdade ainda estou) sentindo o carro um pouco duro. Não vejo (ainda) todo aquele conforto que todos falam que tem o Xantia.
Segundo problema: A suspensão dianteira demora muuuuuuuuuuiiiito a subir e também a descer.
Bom estes são os problemas críticos que não encontrei solução ainda.
Providências já tomadas:
1. Já efetuei a troca de TODAS as 8 esferas.
2. Desmontei o corretor de altura dianteiro e efetuei uma limpeza, pensando ser algum entupimento, montei novamente mas nada adiantou. Será que o corretor está danificado? Aparentemente não está.
3. Uma fato muito curioso que observei na troca da reguladora traseira foi a seguinte. Ao retirar a esfera, o óleo não estava aquele verde característico do LHM. Há mais ou menos 1 ano eu havia colocado óleo de motor (SAE 10) numa emergência pois havia estourado uma mangueira, eu estava na rua, fiz uma emenda e não tinha LHM por perto). Foi tirado todo o óleo (assim pensei eu) e colocado de volta o LHM. Mas como após 1 ano aquele óleo não circulou no sistema e voltou ao reservatório? Algum entupimento ou ficou acumulado na esfera?
4. Já desconectei os plugs da eletroválvula que fica perto do reservatorio de água e não há diferença com ele conectado ou desconectado. Será que pode ser a ECU? Como verificar?
5. Número de flexões: perdi a conta.
Meu Xantia é um VSX 96/97 2.0 16V
Bom é isso!!! Não vejo a hora de resolver estes ítens. Existem outros mas de
natureza menos preocupante que é comum de qualquer veículo, mas estes estão me
deixando de cabeça quente. O pior é que gosto de mexer e tentar eu mesmo
solucionar mas preciso de algum auxílio pois não tenho muita experiência.
Um abraço a todos
Nei Marcio
Xantia 2.0 16V VSX 96/97
Xantia 2.0 16V VSX 96/97
Blz ?
O meu qd eu comprei a 6 meses atras ele estava uma delicia , ai estourou a dosadora do freio , troquei por uma zero da citro e o carro já não ficou o mesmo , ai a esfera diant esq travou , troquei as 2 diant, parecia ter melhorado , mas 2 dias depois dalhe batidas secas , troquei as 2 acumuladoras diant e tras. 2 dias depois dalhe batidas secas , agora ja nem sei mais o que fazer , daqui a pouco troco tudo e o carro continua batendo. resumindo , estou no mesmo dilema que vc.
qt ao óleo na esfera ele não fica verde para sempre ainda mais nas esferas que sofrem muito com o calor e pressão , ele fica da cor de um óleo comum , tipo cor de mel avermelhado.
um abraço , e se descobrir algo coloca a solução ai pra gente.
O meu qd eu comprei a 6 meses atras ele estava uma delicia , ai estourou a dosadora do freio , troquei por uma zero da citro e o carro já não ficou o mesmo , ai a esfera diant esq travou , troquei as 2 diant, parecia ter melhorado , mas 2 dias depois dalhe batidas secas , troquei as 2 acumuladoras diant e tras. 2 dias depois dalhe batidas secas , agora ja nem sei mais o que fazer , daqui a pouco troco tudo e o carro continua batendo. resumindo , estou no mesmo dilema que vc.
qt ao óleo na esfera ele não fica verde para sempre ainda mais nas esferas que sofrem muito com o calor e pressão , ele fica da cor de um óleo comum , tipo cor de mel avermelhado.
um abraço , e se descobrir algo coloca a solução ai pra gente.
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É Maxx, ta complicado.
Um colega de um outro grupo que participo me sugeriu fazer um teste para ver se as eletroválvulas estão sendo alimentadas. Fiz o teste e, para minha infelicidade, não estão. Assim sendo existe a possibilidade de que seja algum problema na ECU. Tenho um colega que também tem um VSX. Falei com ele hoje e o pedi para fazer o teste no carro dele também. Se estiver ok, vou tirar a dele e colocar no meu X para ver o resultado. Funcionando fica confirmado o local do problema, aí é partir para outra ECU ou reparar a minha. Não funcionando, só Deus sabe a solução e os próximos passos a tomar. Provavelmente amanhã a tarde estarei fazendo estes testes. Assim que tiver um resultado coloco aqui.
Um abraço
Um colega de um outro grupo que participo me sugeriu fazer um teste para ver se as eletroválvulas estão sendo alimentadas. Fiz o teste e, para minha infelicidade, não estão. Assim sendo existe a possibilidade de que seja algum problema na ECU. Tenho um colega que também tem um VSX. Falei com ele hoje e o pedi para fazer o teste no carro dele também. Se estiver ok, vou tirar a dele e colocar no meu X para ver o resultado. Funcionando fica confirmado o local do problema, aí é partir para outra ECU ou reparar a minha. Não funcionando, só Deus sabe a solução e os próximos passos a tomar. Provavelmente amanhã a tarde estarei fazendo estes testes. Assim que tiver um resultado coloco aqui.
Um abraço
Nei Marcio
Xantia 2.0 16V VSX 96/97
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Enfim resolvido um dos problemas do Xantia que era o estádo de inércia da ECU da suspensão.
Após alguns dias de luta e "tempo perdido" procurando encontrar alguma solução achei o problema que tanto esquentava minha cabeça.
Primeiramente retirei os módulos que se encontram na caixa preta ao lado do reservatório de água.
Em seguida retirei os dois parafusos que prendem a caixa preta onde se encontra a ECU, um na parte de cima preso do lado de fora da caixa e outro no fundo (fica de baixo da ECU). Após soltá-la segui o chicote que sai da ECU (onde tem os dois conectores) e uma de suas ramificações vai para baixo desta caixa preta e é fixa na parede lateral direita do carro, logo à frente do reservatório de água, por um outro conector.
Ao tentar retirar este conector para verificar a possível existência de oxidação, fio partido ou coisas do gênero, ele saiu com muita facilidade na minha mão, o que não deveria acontecer, pois ele tem uma trava que o prende na lateral. O coloquei de volta no lugar e... BINGO!!! As eletroválvulas voltaram a funcionar normalmente e voltaram a ser controlados os estados HARD/SOFT através do botão que fica logo a frente da alavanca de regulagem de altura do carro. Resumindo: Quebrei a cabeça, gastei um dinheiro trocando todas as esferas (de repente nem todas necessitavam ser trocadas) e por fim um simples plug desconectado. Mas o problema foi resolvido e está aí a solução. Caso alguém perceba que sua ECU não está funcionando, antes de gastar uma grana com outras coisas ou com mão de obra especializada, dê uma olhadinha neste conector.
Um abraço a todos.
Após alguns dias de luta e "tempo perdido" procurando encontrar alguma solução achei o problema que tanto esquentava minha cabeça.
Primeiramente retirei os módulos que se encontram na caixa preta ao lado do reservatório de água.
Em seguida retirei os dois parafusos que prendem a caixa preta onde se encontra a ECU, um na parte de cima preso do lado de fora da caixa e outro no fundo (fica de baixo da ECU). Após soltá-la segui o chicote que sai da ECU (onde tem os dois conectores) e uma de suas ramificações vai para baixo desta caixa preta e é fixa na parede lateral direita do carro, logo à frente do reservatório de água, por um outro conector.
Ao tentar retirar este conector para verificar a possível existência de oxidação, fio partido ou coisas do gênero, ele saiu com muita facilidade na minha mão, o que não deveria acontecer, pois ele tem uma trava que o prende na lateral. O coloquei de volta no lugar e... BINGO!!! As eletroválvulas voltaram a funcionar normalmente e voltaram a ser controlados os estados HARD/SOFT através do botão que fica logo a frente da alavanca de regulagem de altura do carro. Resumindo: Quebrei a cabeça, gastei um dinheiro trocando todas as esferas (de repente nem todas necessitavam ser trocadas) e por fim um simples plug desconectado. Mas o problema foi resolvido e está aí a solução. Caso alguém perceba que sua ECU não está funcionando, antes de gastar uma grana com outras coisas ou com mão de obra especializada, dê uma olhadinha neste conector.
Um abraço a todos.
Nei Marcio
Xantia 2.0 16V VSX 96/97
Xantia 2.0 16V VSX 96/97
Putz ! uma coisinha de nada... ainda bem que descobriu.
Todo dia a gente aprende uma nova nos nossos queridos e odiados carros rsss
As minhas parecem estar ok, hoje foram os coxins , troquei os 3 .
Um abraço.
Putz ! uma coisinha de nada... ainda bem que descobriu.
Todo dia a gente aprende uma nova nos nossos queridos e odiados carros rsss
As minhas parecem estar ok, hoje foram os coxins , troquei os 3 .
Todo dia a gente aprende uma nova nos nossos queridos e odiados carros rsss
As minhas parecem estar ok, hoje foram os coxins , troquei os 3 .
Um abraço.
Putz ! uma coisinha de nada... ainda bem que descobriu.
Todo dia a gente aprende uma nova nos nossos queridos e odiados carros rsss
As minhas parecem estar ok, hoje foram os coxins , troquei os 3 .
Max... na boa, pega seu carro, leva numa oficina q entende e manda regular e trocar o q precisa... só depois disso vc vai ter tranquilidade.
Quando fiz isso no meu, andei 6 meses sem nenhum problema... ai depois começou a conjutora dianteira, mas vc arrumou ela, então não vai ter nenhum durante 1 ano no minimo.
Abraços a todos.
Quando fiz isso no meu, andei 6 meses sem nenhum problema... ai depois começou a conjutora dianteira, mas vc arrumou ela, então não vai ter nenhum durante 1 ano no minimo.
Abraços a todos.