CAMBIO AUTOMATICO DO XANTIA V6 3.0

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Paulo Maluche
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Qui Out 30, 2008 3:28 pm
Nome: Paulo Maluche

#16

Mensagem por Paulo Maluche » Ter Out 18, 2011 10:47 pm

Tenho um Xantia Exclusive 2.0, automático, 1999, estava apresentando o problema do cambio entrar em emergência e dar trancos na rolagem do transito.
O reparo foi fácil e barato, depois de tentar até em autorizada.
Troca de 3 aneis na tampa do câmbio, ( 2 são iguais), um deles tem o número original, 221514, sendo encontrado nas autorizadas a custo total de R$ 28,00.
A mão de obra e óleo para completar, custo total de R$ 350,00.
O cambio ficou perfeito, estado de novo.


acsdigital2003
Habilitado
Mensagens: 103
Registrado em: Ter Dez 28, 2010 9:59 am
Nome: acsdigital2003

#17

Mensagem por acsdigital2003 » Dom Dez 25, 2011 7:45 pm

DE FATO A PRADOMATIC E A GUIDOMATIC SÃO DE CONFIANÇA SIM
JA PRECISEI DELES E SÃO BONS....
ABRS :514495:
Editado pela última vez por acsdigital2003 em Qui Dez 29, 2011 3:02 pm, em um total de 1 vez.
Malonne
Habilitado
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 05, 2011 2:26 pm
Nome: Malonne
Localização: Salvador

#18

Mensagem por Malonne » Ter Dez 27, 2011 11:01 am

Bom dia Xanteiros,

Também sou um recente proprietário de um V6. E tenho duas questões para resolver.

O meu está apresentando os mesmos sintomas, sendo que a máquina está com 157900 km. Comprei sabendo que precisaria fazer reparos, principalmente no motor, já que o bichinho ficou parado por pelo menos 6 meses.

1º Num dos meus "rolés" com ele pra saber da real situação do carro, achei que estava legalzinho, no segundo dia já senti as marchas 2-3 ou 3-4 engatando e desengatando, como se estivesse mudando e retornando para a anterior, mas até ai tudo bem. Após observar pelo teste do tempo de engate, verifiquei que leva menos de 1 segundo para a 1 ou a ré engatarem, porém as vezes eu preciso aumentar a rotação do motor para a marcha engatar seguido do dito tranco. Como não sei quando e se foi feita a manutenção/revisão no câmbio, por onde devo começar?

2º Quanto ao motor, devido ao tempo parado, faz-se necessário trocar as correias e os rolamentos? Verifiquei marcas de óleo no tampão do cabeçote, mas como ainda não limpei o compartimento do motor, não sei se derramou quando completaram o óleo ou se está vazando pelo mesmo. Preciso de uma luz!

Ótima semana senhores!
Xantia Exclusive V6 3.0i
rafael_xm_C4
Curioso
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 1:26 pm
Nome: Rafael_xm_C4
Localização: Guararema
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008
Contato:

#19

Mensagem por rafael_xm_C4 » Qua Dez 28, 2011 10:34 pm

Boa noite colegas,

Seis meses não é tempo para pensar em trocar a correia por estar parado, mas é bom checar se ela já não estava desgastada. Se tiver que trocá-la, troque também o esticador para não correr o risco de pagar duas vezes pela mão de obra. A correia Poli V é mais fácil de ser trocada, portanto, aproveite a oportunidade.

Já que estamos falando em mecânica, verifique eventuais vazamentos no retentor do volante do motor e bujão do carter, tanto do motor quanto do câmbio. O reservatório de expansão do LHM deve ser também deve ser checado quanto a vazamentos.

Para o câmbio o básico: troca de óleo, eletroválvulas e caça vazamentos, tanto na caixa quanto no circuito de refrigeração e radiador.

Depois é só aproveitar!

Boa sorte!

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
Malonne
Habilitado
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 05, 2011 2:26 pm
Nome: Malonne
Localização: Salvador

#20

Mensagem por Malonne » Qua Jan 04, 2012 2:33 pm

Boa tarde Citroenistas,

Como estou com a documentação da minha máquina atrasada, estou evitando andar com meu carango pela rua. Estou apenas ligando umas 3 vezes na semana, rodando um pouquinho pelo condomínio mesmo e só.

Mas ontem percebi um fato curioso. Além dos probleminhas relatados nos tópicos pertinentes à suspensão, meu câmbio ao ligar o carro funciona normalmente, engatando as marchas no tempo excelente. Porém, quando o motor esquenta (e o câmbio também, claro), ele não engata normalmente as marchas, preciso acelerar pra a marcha engatar, seguida do tranco referenciado anteriormente. Quando em baixas rotações é a mesma coisa, devido a velocidade, acho que ele deve estar na primeira marcha e do nada ela desengata. Gostaria de saber onde fica a bendita vareta de medição do nível de fluido.

Ainda não está entrando em emergência, mas assim que a documentação estiver ok levarei em alguma oficina especializada em câmbio automático, pelo menos pra passar o scanner.

PS. O problema é que moro em Salvador e por aqui, mecânicos experientes é um problema!!

Qualquer luz é muito bem vinda.

Obrigado a todos!!
Xantia Exclusive V6 3.0i
vagnerricardo
Curioso
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
Nome: Vagner Ricardo
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#21

Mensagem por vagnerricardo » Qui Jan 05, 2012 12:41 am

Malone estive na casa do AzulV6 semana passada, ele tem um 3.0 preto como o seu..
no dele tem vareta de medição. penso que no seu tambem a vareta fica ao lado da bateria
a vareta do lado direito proximo a carenagem de v6 é do motor
o bom é voce levantar o xantia com macaco
soltar o parafuso do oleo com ele ligado na lenta e deixar descer o oleo todo..
pode ter a felicidade de com este procedimento simples resgatar seu cambio..

unico problema que encontrei no v6 é o aperto..o capot é pequeno demais pro tamanho de motor..fica inviavel de se trabalhar..
Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner


vagner@proxybrasil.com.br
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#22

Mensagem por Munhoz » Qui Jan 05, 2012 11:24 am

também aposto no óleo velho..

pessoal, passa água do radiador no câmbio para refrigerar? Se sim, aconselho a manter em dia água e fluído.

Um dos maiores gostos que tenho no meu carro é da água do radiador, está sempre limpa e transparente. Além claro de prolongar a vida da bomba, não entupir ou corroer o radiador e principalmente o do aquecedor de ar.

Se seu carro não vaza água, vale cada centavo! compre agua desmineralizada e um aditivo.

Abraços
Malonne
Habilitado
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 05, 2011 2:26 pm
Nome: Malonne
Localização: Salvador

#23

Mensagem por Malonne » Sex Jan 06, 2012 6:45 pm

Rapaz, foi dureza hoje...

Olhando o manual do câmbio do bichão, vi a posição da vareta e pensei cá com meus botões. "Esta porcaria deve estar embaixo do filtro de ar."
Dito e certo, quando retirei o suporte, lá estava aquele sacaninha dando risada pra mim... Saquei o bendito e.... Infelizmente percebi um tom amarelado no fluido, como não senti cheiro de queimado não sei se é o óleo original ainda (157400 Km) ou se foi o antigo proprietário que colocou qualquer óleo. (O correto seria o vermelho mesmo?)
E pra completar minha tristeza, achei dois chicotes soltos embaixo do filtro e em cima da carcaça do câmbio. Ainda não sei bem o que eles faziam, Aqui está a foto dos dito cujos pra ver se alguém pode ajudar.
[attachmentid=528]

Estou empolgado em começar a destrinchar a máquina assim, só estou começando a ter calafrios com o que vou ter que gastar $$ com ele, Rsrs...

Abraços a todos!!
Editado pela última vez por Malonne em Qua Jan 11, 2012 11:40 pm, em um total de 1 vez.
Xantia Exclusive V6 3.0i
acsdigital2003
Habilitado
Mensagens: 103
Registrado em: Ter Dez 28, 2010 9:59 am
Nome: acsdigital2003

#24

Mensagem por acsdigital2003 » Dom Jan 15, 2012 12:24 am

caso deseje precise tenho todos os projetos do v6 motor e cambio juntamente com a suspensão completos acsdigital2003@yahoo.com.br
Editado pela última vez por acsdigital2003 em Ter Jan 17, 2012 11:23 am, em um total de 1 vez.
Azul V6
Sem Habilitação
Mensagens: 46
Registrado em: Ter Ago 09, 2011 3:11 pm
Nome: Azul V6

#25

Mensagem por Azul V6 » Dom Jan 15, 2012 2:43 pm

AMIGO,O MEU V6 TBM POSSUI OS 2 MESMO CHICOTES SOLTOS,E TBM PROCURO O SEU USO,CASO DESCUBRA ME AVISA QUE TBM ASSIM O FAREI,POS COMPREI O MEU PARADO E ESTOU CONCERTANDO AOS POUCOS,POR ISSO AINDA NAO SEI PRA QUE SERVE OS 2 CHICOTES.
Azul V6
Sem Habilitação
Mensagens: 46
Registrado em: Ter Ago 09, 2011 3:11 pm
Nome: Azul V6

#26

Mensagem por Azul V6 » Dom Jan 15, 2012 3:24 pm

FALA AÍ Malonne,BLZ KRA?

AMIGO,TEMOS O MESMO MODELO E JÁ VI QUE PROBLEMAS A SEREM RESOLVIDOS,ALGUNS QUE ACREDITO SEREM PARECIDOS,SE TIVE CONTATOS PARA TROCAR PODERIAMOS NOS AJUDAR NESSA LUTA.

VC É DE ONDE? SOU DO RJ!


CONTATOS: TEL: <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->21 39086231<!--colorc--></span><!--/colorc-->

MSN: <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->comercialmbm@hotmail.com
<!--colorc--></span><!--/colorc-->
E-MAIL : <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--> edson@mbmfinanceira.com.br
<!--colorc--></span><!--/colorc-->

Estou todos os dias lendo meus e-mail e quando estou trabalhando estou sempre no msn.
Se puder fazer contato,ou deixar os seus,acho que podemos nos ajudar.
ABRAÇO!
acsdigital2003
Habilitado
Mensagens: 103
Registrado em: Ter Dez 28, 2010 9:59 am
Nome: acsdigital2003

#27

Mensagem por acsdigital2003 » Dom Jan 15, 2012 8:19 pm

Ue...o cambio do v6 não é o 4hp20 não....

o xantia tem umas mangueiras finas que costumam entupir troque por mangueiras de alta pressão de injeção eletronica serve. se precisar de um radiador novo consulte a majela.com sao bons pacas. a agua do radiador refrigera o oleo do cambio tb, portanto se o motor super aquece, leva o cambio junto no aquecimento e pode danificar alguns elementos. abrs
Editado pela última vez por acsdigital2003 em Seg Jan 16, 2012 9:22 am, em um total de 1 vez.
Malonne
Habilitado
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 05, 2011 2:26 pm
Nome: Malonne
Localização: Salvador

#28

Mensagem por Malonne » Seg Jan 16, 2012 11:31 am

Pois é AZUL V6!

Com certeza estaremos sempre em contato para resolver nossos problemas, bem como com todos os amigos aqui do fórum!!
Estou pesquisando o que é o tal "sensor" que tem na ponta de um dos conectores.
Mistérios dos nossos "Sangue Verde" amigos!!

Sou de Salvador e pelo que tenho visto, acho que sou um dos poucos senão o único, a ter um X V6 por aqui.
Claro que isso é uma provocação pra ver se aparece mais algum Xanteiro "Soteropolitano"...

Abraços!!
Xantia Exclusive V6 3.0i
Ferrara
Curioso
Mensagens: 182
Registrado em: Sáb Jan 03, 2009 7:01 am
Nome: Ferrara
Localização: São Paulo - SP

#29

Mensagem por Ferrara » Qua Abr 11, 2012 9:16 pm

PAT PAULICEIA NELA
acsdigital2003
Habilitado
Mensagens: 103
Registrado em: Ter Dez 28, 2010 9:59 am
Nome: acsdigital2003

#30

Mensagem por acsdigital2003 » Dom Abr 15, 2012 7:22 pm

Responder