Xantia sente ate faixa de pedestres

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xantiadc
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#1

Mensagem por xantiadc » Sex Out 16, 2009 9:56 am

Fala galera, blza?

Antes de mais nada, meu carro é 2.0 8v 6 esferas.

Seguinte vou contar minha historia pra vcs, quem sabe alguem pode me ajudar.


Comprei meu carro, estava uma maravilha muito confortável, quando passava em algumas depressões pequenas, ou rua de pedras, parecia estar em um asfalto na europa, ou seja, muito macio ate pra pequenos impactos.

Ate que as esferas trazeiras bixaram, o carro ficou igual um cavalo de rodeio.
Ai troquei as esferas trazeiras. ficou uma maravilha.

No mesmo dia, comprei 5l de LHM, fiz a limpeza dos filtros e reservatório, coloquei LHM novinho.


Logo em seguida (1 mês) comprei rodas 15, originais citroen (XM 16v) com pneus horríveis, mais era só pra quebrar o galho, já que tinha planos de colocar novos.

Ai que vem os problemas, o carro quando passa em um quebra moça por exemplo, parece normal, muito macio. Massss, quando passo em ruas de pedras ou em buracos bem pequenos, o carro sente muito, parece que o carro está rebaixado. Quando paso naquelas "estrias" no asfalto então, o carro ate sai de lado de tanto que trepida.
Ou seja, em depressões pequenas o carro sente muito, já em lombadas ou desníveis ( em estrada por exemplo) o carro ainda muito macio.

Bom ai achei que era as rodas que aumentaram de tamanho junto com os pneus que estavam horríveis.
Então abri mão da beleza (que ficou muito mais bonito) e vendi as rodas 15' peguei rodas 14' e comprei 4 pneus novos da Goodyear.

Ai foi que fiquei mais triste, o carro não melhorou, e ainda por cima com rodas 14'.

Alguém tem alguma idéia do que seja?
Alguma coisa que posso fazer pra ver se melhoro?
Talvez uma sangria, resolveria?

Alguns detalhes que podem ajudar a diagnosticar:

Quando o carro está cheio ele corrige a altura normal, mas quando o peso sai do carro rapidamente, é natural que ele levante acima do normal. Ai vem o problema, quando o carro corrige a altura novamente (desce) da um barulho alto como se estivesse soltando gases srsrsrrs. isso é normal?


O LHM está novo, o carro sobe desce normal, a conjuntura esta estalando.

Bom acho que é só isso.


Valew galera.


Cirdan
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#2

Mensagem por Cirdan » Sex Out 16, 2009 11:30 am

O meu tinha essa barulho de ar passando, mas nada grave. Nunca deu problema.

Sobre isso dai, deve ser algum problema nas esferas amigo. Sei lá, ele é macio na buraqueira e é duro nos detalhes?

Abraços a todos.
xantiadc
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#3

Mensagem por xantiadc » Sex Out 16, 2009 3:15 pm

Fala Cirdan,

não é bem assim, vamos dizer que a o amortecimento está "lento" quando a roda precisa de mover rapidamente ele está passando tudo para o carro, mais quando são movimentos lentos ele da conta numa boa.

Pra ter noção mais ou menos da situação:

Compare o carro quando está vazio, só você dentro do carro, o carro parece mais "firme" mais leve mesmo,
essa é a sensação que eu tenho algumas vezes aumentada no meu carro, ou seja cada pedrinha eu sinto.

quando falo de movimentos lentos, falo de como se o carro estivesse cheio, pesado, que ele da aquele balanço mais lento, parece estar mais confortável. Nesses movimentos o carro está bom.


agora quanto ao barulho tem como tirar? porque fica feio, quando o carro está com 5 pessoas pesadas por exemplo, e as pessoas saem o carro sobe mais do que o normal, e logo em seguida corrige a sua altura, mais no "descer" ele da um barulho muito alto.

tem como tirar?

Valew ...
Editado pela última vez por xantiadc em Sex Out 16, 2009 3:16 pm, em um total de 1 vez.
Maxx
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#4

Mensagem por Maxx » Sex Out 16, 2009 8:40 pm

O meu esta igual ao seu , as minhas esferas eram originais , ai troquei as duas da frente fazem 10 dias , antes o carro era uma macies total , agora bate mais que tudo na buraqueira .

Conclusão , as esferas que compramos , " sendo paralela ou não " nunca vão ficar iguais as originais , pode comprar as esferas na Citro que nunca vai ficar igual.

O meu eu troquei tudo , oleo novo , tirei vazamentos , etc... e não tem jeito . não ficou igual era antes. isso acho que todos os que passaram por essa troca sofreram a mesma coisa.

um abraço .
xantiadc
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#5

Mensagem por xantiadc » Sex Out 16, 2009 10:39 pm

Antes de mais nada, meu muito obrigado para o maxx, por esta sempre tentando ajudar galera do tópico. Tenho lido bastante os tópicos, e sempre tem o maxx no meio. Meu reconhecimento.

É maxx,

Não queria crer nisso, masss.. acho que é mesmo a realidade.

as minhas esferas traseiras, foram trocadas (todas as outras são originais) por paralelas(onde soca mais é traseira).

A justificativa do mecânico que é muito bom por sinal, era que as esferas é pateteada, logo era a mesma fabrica da que fabricava para citro. A única diferença era a logo da citro não era impressa nas esferas.
Na hora engoli a explicação dele e de muitos outros que vende a esfera paralela e falam isso também.

Mas ca pra nos, se a tal esfera é patenteada, o que realmente é( tecnologia exclusiva da citro). A fabrica que fabrica pra citro, é totalmente proibida de vender peças para qualquer tipo de revenda certo?

Pois a tecnologia é propriedade exclusiva da citro. Se a fabrica que fabrica esferas pra citro, fabrica peças para o mercado paralelo, é totalmente ilegal. Eu na minha inocência em leis, acho que a empresa fornecedora de esferas patenteadas, não ousaria fabricar para o mercado paralelo e ainda por um preço BEMMM menor.

Uma das minhas "desconfianças" é que na caixa da esfera paralela, a fabrica se não me engano é koreana, o que não tem nada a ver com citro e sua fabrica.
Outra coisa que me chamou a atenção é que na citro, para cada esfera(pressão diferente) é um preço diferente. Já nas paralelas qualquer esfera é o mesmo preço.

Vai saber se todas as esferas são uma pressão "padrão" para economizar na fabricação.
Essa é minha suspeita principal. Como na traseira a pressão é bem menor do que a acumuladora por exemplo. é a mesma coisa de vc colocar uma esfera de 50 bar na trazeira, o que naturalmente vai ficar BEM mais dura.

Isso é só uma suspeita para única explicação que tenho para o meu problema. Pois não existe nenhum vazamento no meu sistema,LHM novo, esferas das rodas traseiras trocadas a pouco menos de 3 meses e o carro "socando" traseira como se tivesse colocado uma 62bar nas rodas traseiras.

Mas sou brasileiro e não desisto nunca, se alguém tiver alguma solução ou já passou por este problema, por favor me ajudem.

Valew.
André
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#6

Mensagem por André » Sáb Out 17, 2009 12:50 am

No meu caso foi trocada a esfera dianteira direita (foi o mecânico que trocou e não sei a procedência da peça) e apresenta o mesmo problema.

Ao empurrar para baixo cada lado da suspensão dianteira, é possível sentir a diferença de velocidade que o carro se movimenta.

Desconfio que o mecânico colocou a esfera destinada a outro modelo (de 8 ou 10 esferas) já que além da pressão, é importante considerar também o diâmetro do furo na boca da esfera.

Para o modelo 2.0 8V 6 esferas o furo das esferas dianteiras deve ser de 1,5mm, para as traseiras deve ser 1,0mm.

As esferas traseiras dos modelos de 8 ou 10 a pressão é a mesma, mas o furo é de 0,5mm, o que provoca o problema que foi descrito, já que o óleo passa mais lentamente através do furo fazendo com que a suspensão não responda com movimentos rápidos, passando mais movimento para a carroceria.

Espero ter ajudado.

Abraços a todos.

André
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Munhoz
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#7

Mensagem por Munhoz » Sáb Out 17, 2009 2:07 am

Já vi vendedor dizer que pode colocar a de 45 bar nas 4 rodas que fica bom. Por ser pressão mais baixa o carro fica mole e o comportamento muda.

Meu pai mandou recarregar as esferas do VSX dele, ficaram perfeitas pois foi colocado a pressão original em cada uma e os furos são os originais também. Muitos são contra recarregar esfera, mas isso depende de outros fatores também como tempo pra procurar a esfera com as medidas e pressão certa fora da citro e grana. Uma nova tem de 3 meses a 2 anos de garantia e a recarregada tem 6 meses. Eu parto do seguinte ponto, se a diferença de preço é pequena, com certeza compro uma nova, se a diferença é grande você tem que analisar o serviço a ser feito, alguém que da 6 meses de garantia numa peça com 70 bar de pressão dentro, rodando a sei la por quais condições... tem que saber o que faz.

Além do tamanho do furo ser diferente, as pressões também são de roda para roda. O meu carro tem 55 bar na dianteira direita e 50 na dianteira esquerda (conforme o manual). Segundo o manual técnico, as pressões podem variar 5 bar para mais ou para menos. Peguem o part number da esfera e deem uma olha no site do fabricante pra ver suas características como diâmetro do furo e as variações de pressão.

Abraço
gatutinho
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#8

Mensagem por gatutinho » Sáb Out 17, 2009 12:23 pm

Bom dia amigo! o meu Xantia é 2.0i 16 valvulas,trabalha com 6 esferas,quando comprei o carro ele pulava feito um bode,então troquei todas as esferas e as borrachas da suspensão,confesso que nao mudou muito.Então resolvi trocar os pneus,coloquei quatro michellin 185/65 14,esses pneus parece que são feitos de espumas de tão macio,o carro melhorou;más não o suficiento para oque eu tinha investido,tinha algo errado.Foi então que tive a idea de mexer na altura do carro,EUREKA ACHEI !!!depois de algumas tentativas achei o ponto certo,o carro parece que flutua nas estradas seja asfalto ou calçamento,conclusão:sabemos que o xantia tem uma tabela padrão de regulagem na altura que esta relacionada aos componentes da suspensão,se trocamos algum componente da suspensão principalmente as esferas,forçosamente modificamos esses parametros, oque resulta em deficiencia na suspensão.Experimente e boa sonte. :icon_smile_approve:
acsdigital2003
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#9

Mensagem por acsdigital2003 » Sáb Jan 28, 2012 8:00 pm

não se esqueça que as esferas são de acordo com o codigo de carroceria e tem esferas com furo fino e furo mais largo e isso da diferença na hora do ajuste de altura. confira na tabela o tipo de esfera para seu veiculo.
mais informações acsdigital2003arrobayahoo.com.br
Editado pela última vez por acsdigital2003 em Seg Jan 30, 2012 11:01 am, em um total de 1 vez.
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