Minha história com o XM break

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
aurelio.jr
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Qua Jul 08, 2009 10:37 am
Nome: Aurélio

#1

Mensagem por aurelio.jr » Sex Ago 21, 2009 5:39 am

Bom pessoal, depois de muito tempo bolando um texto pra postar aqui, sobre a história da minha nave, está pronto!! Hehehe :D

Depois de mais de 1 ano participando do Passat Car Club SC (sou apaixonado pelo nosso Passatinho brasileiro), inicialmente com meu ex-Passat TS 78 original e depois um Passat LSE 87 relíquia, embora meu LSE 87 tivesse vidros/travas/alarme/couro/ar condicionado/ar quente, resolvi dar um ‘salto’ tanto em ano/modelo quanto em conforto e modernidade (sem desmerecer os Passat, que foram ícones da indústria automotiva aqui no Brasil).

Comecei a procurar na Internet, em sites de vendas, orkut, e outros, um XM a venda. Já tive a oportunidade de dirigir um V6 mecânico, quando eu trabalhava para uma autorizada Citroen em Blumenau – SC e simplesmente amei o carro. Passei então a fuxicar na Internet atrás de um com preço acessível.

Achei vários deles, lindos, inteiros, feios, sem condições, e uns em estado lastimável, até que um deles me chamou a atenção em um anuncio no Orkut: ‘Vendo XM Break 92/93’. Contatei o vendedor, e o mesmo me falou que o carro pegou fogo no motor, e encontrava-se parado, por falta de verba pra fazer. Pedi umas fotos pra ele, que logo agilizou elas.. e pra minha surpresa, o carro me encheu os olhos mesmo (apesar das avarias na latoaria, capô e paralamas direito chamuscados, e do motor aparentemente tostado), o Break estava lindo, inteiro, visivelmente alinhado nas fotos. Então marquei um dia para ir ver o carro pessoalmente. O Valor era R$6000 no estado que se encontrava, com docs em dia, sem restrições e no nome dele.

Moro em Pomerode, SC (a cidade mais alemã do Brasil – mas não sou alemão :P), e o carro estava em Colombo, PR. Fui de carona com um amigo que é mecânico – eu trabalho com ele às vezes, dou uma força na oficina quando precisam – e logo chegamos lá (220km.. hehehe). Olhamos o carro de pé a ponta, estava sem bateria pois ela derreteu com o incendio, e após uma boa análise, eu vi que o carro tinha futuro, pois tirando o incendio, que afetou alguuuumas coisas no motor, o resto era simplesmente inteiro, muito bem cuidado mesmo.

Então coloquei meu Passat LSE a venda.. apareceram varias propostas, mas todo mundo queria dar carro na troca, em tempos de crise, não é fácil mesmo. Então a boa noticia: o dono do XM disse que aceitava um carrinho como pagamento, podia ser simples, mas precisava de pelo menos R$1500 em mãos. Logo me apareceu um interessado no Passat, negociamos um Fusca 81 valendo R$3500 e mais R$3000 em dinheiro na volta. Passei as fotos do Fusca pro dono do XM, que se interessou pelo carro, e por ele o negócio estaria feito da seguinte maneira: Fusca + R$1500 pelo XM. Não pensei 2 vezes, fechei negócio com o Fusca na sexta, e sábado de manhã pus ele no guincho e levei até Colombo. O guincho custou R$400 pra levar o Fusca e trazer o XM.

Chegando lá, acertamos valores e tal, mas uns dias antes, pela internet, pechinchei muuuuuito, e o valor do XM caiu para R$5000 – preço final, pois ele precisava realmente do dinheiro... e por fim, ele me ajudou com R$150 do guincho (descontando no valor do carro). Resultado do negócio: dei o Fusca + R$1350 pelo XM.

Continua....


<!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen XM Break V6 Exclusive 92/93<!--sizec--></span><!--/sizec-->
aurelio.jr
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Qua Jul 08, 2009 10:37 am
Nome: Aurélio

#2

Mensagem por aurelio.jr » Sex Ago 21, 2009 5:59 am

Chegando com o XM em casa no sábado dia 25/07, logo descarreguei na garagem e não toquei mais nele no fim de semana, pois sabe como é, a gente tem q dar atenção pra namorada né? Hehehe

Na segunda feira, começou a procura por algumas peças que estavam visivelmente avariadas no motor, e buscando informações sobre o carro (manuais técnicos, etc). Na medida que procurava as informações, eu já estava desmontando o que podia no carro, tirei o capô pra facilitar, e fui batendo fotos da desmontagem, detalhes e tal. Em 1 semana, o motor/caixa já estavam fora!!! Depois da certeza de não ter nenhum curto na fiação, comprei uma bateria de 60AH e coloquei no carro. Pra minha surpresa TODOS itens internos do carro funcionaram :D alegriiiiiiiiiaaaaa

Descobri uma pessoa em Campo Grande – MS, Sr. Paulo Soares (meu xará de sobrenome) que possui 2 ou 3 XM’s desmontados. Depois de muita barganha, e com minha lista de peças prontinha, fechamos negócio em um lote de peças: Bomba hidráulica, Sensor eletrônico de altura da carroceria, mangueira superior do radiador, mangueira da esfera dianteira direita, haste plástica do corretor de altura dianteiro, sensor MAP, chicote do ABS (aquele que passa por trás da esfera dianteira direita), cabo de regulagem da diravi e o reservatório de LHM. De início já dava pra poder botar o motor de volta..

Depois de negociado os valores (R$900 pelas peças.. meio salgadinho, mas chegaram a me orçar tudo isso por R$2500), depositei a grana pra um amigo que mora em Campo Grande, e o Sr. Paulo entregou pra ele (não duvidando da honestidade da pessoa, mas sabe como é o depósito antecipado), e meu amigo me enviou via Sedex as peças – R$102 e em 3 dias estavam aqui.

Começando a montagem, após seguir vários manuais que o Rafael aqui do fórum me passou, e outros que baixei na Internet (Haynes XM) fui montando todas as peças, e com a expectativa de que tudo corresse bem. Dito e feito, comecei a montar na segunda e na quarta o motor estava no lugar, devidamente fixado. Aí começou a montagem superior.. bomba, chicotes, radiador, etc..

Motor no lugar, peças conectadas, chicote conectado, radiadores (menos a correia da bomba) enfim, pronto pro arranque: Nhénhénhénhénhénhénhé... nhénhénhénhénhénhé... arranque virava e o motor não pegava.. testei tudo pra ver se achava algum erro, baixei o esquema elétrico da injeção, testei tudo, abri o chicote TODO, testei fio por fio... depois de 2 dias tentando fazer pegar, meu vizinho, que é mecânico, falou: TROQUE AS VELAS!! De início não acreditei muito, pois tinha tirado elas, feito uma limpeza, tirei bicos também, mandei limpar e testar, a bomba de combustível coloquei nova... enfim, ele ameaçava pegar mas não ia.. pensei em desistir da barca :(
<!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen XM Break V6 Exclusive 92/93<!--sizec--></span><!--/sizec-->
aurelio.jr
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Qua Jul 08, 2009 10:37 am
Nome: Aurélio

#3

Mensagem por aurelio.jr » Sex Ago 21, 2009 6:19 am

Então... junto com meu vizinho, resolvemos trocar as velas. Ele tinha umas velas de Chevette, e de Audi também, que são do mesmo tipo (que servem). Troquei todas, botamos os cabos no lugar... bati arranque........... eeeeeeeeeeeeeeeeeee? PEGOOOOOOOOOOUUUUUUUUUUU!!!! Peeeeeensa numa cara de felicidade, sorriso de orelha a orelha... hehe.. roncava bonito, lisinho, muito legal mesmo. Então a partir daí foi só alegria, montar a dianteira do carro, pára-choque, faróis, tudo que faltava pra poder andar com o bichano. Montei o sistema hidráulico também, mandei confeccionar uma mangueira que usam pra empilhadeiras, que agüenta 330BAR, dica do Alexandre, os retornos da direção, freios, suspensão e tal eu já tinha feito uma revisão, com braçadeiras e T’s novos (metal). Botei a correia na bomba, e pra funcionar e testar vazamentos estou usando óleo ATF (sei que não é nem um pouco indicado). Não estou a fim de correr o risco de jogar LHM fora, caso houver algum vazamento grande, nesse tempo que estou testando o carro. No mesmo dia que liguei a bomba pra testar a hidráulica, a mangueira da esfera dianteira direita estava furada, espirrando óleo na direção do pneu (sorte que não foi pro lado do escape). Desanimei, e abandonei a obra. No dia seguinte, mandei fazer uma nova mangueira, igual a da bomba, agora ela passa por cima do motor e vai até a esfera principal da suspensão. Não é o correto, mas de todo modo é funcional, não queria ter que baixar o quadro, ou tirar o motor fora novamente por causa disso.

Novamente depois de pronto, nível de fluido completado, liguei o carro e pra minha alegria funcionou tudo.. Direção, freios, suspensão (a dianteira teve que regular novamente, pois eu tirei o corretor pra limpar). Conforme dicas do pessoal, tirei o ar do sistema, a direção está leve pros 2 lados (pra direita está um pouco pesada quando o carro está parado). Já andei com o carro na estrada (carregando um extintor de 5kg, verdade auhauahuha) e é muito confortável, não parece ter nenhuma esfera ruim, ele é macio, não bate nada dentro, incrível!! Agora é só rezar pra não dar mais nenhum problema, pra poder comprar o LHM e substituir o ATF.

Então é isso, esta é minha história com meu XM Break 92/93. Sei que é grande, nem todo mundo vai ler, mas fica aí pra posteridade.

Abraços a todos que me ajudaram


P.S: Agora uma coisa me perturba: tenho um contato no MSN, que conheci na comunidade Citroen XM no orkut, que disse que usa VASELINA LIQUIDA INDUSTRIAL nos seus XM’s, e que substitui perfeitamete o LHM. Como é muito mais barato que o LHM, eu logo me interessei pelo assunto, pois na agencia Le Monde de Blumenau, não possuem LHM a pronta entrega... alguém aí poderia dar uma luz?


Pra quem quiser conferir as fotos de antes/depois, pode ver no meu perfil do Orkut, ou até adicionar:

<a href="http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 5226795827" target="_blank">http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 6795827</a>

Abraço
<!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen XM Break V6 Exclusive 92/93<!--sizec--></span><!--/sizec-->
Maxx
Curioso
Mensagens: 351
Registrado em: Ter Jun 02, 2009 11:49 pm
Nome: Maxx

#4

Mensagem por Maxx » Sex Ago 21, 2009 8:55 am

E ai Blz ????

Manda um abraço pra galera do Downhill de Pomerode .

Legal sua saga pela reforma do Xm, Tive umas 6 Rural Ford e Willys , só dor de cabeça pra por em pé , mas é paixão fazer o que rsss.

Parabéns , e coloca as fotos aqui no fórum . não tenho Orkut e nem quero. passa pro imageshake depois lança aqui.

Quanto ao LHM procura em Casa de óleo tipo rei do óleo etc... elas costumam ter , aqui em SP na Citro ta 37,17 o lt e nas casas de óleo R$ 38,00 original Total Plus e R$ 35,00 o Raid .

Entra nesse site da Raid do Brasil , eles fabricam o LHM e pergunta se tem repres ai em SC.

um abraço e até mais.
shindy
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Seg Jul 13, 2009 7:17 pm
Nome: Sidney Miura

#5

Mensagem por shindy » Sex Ago 21, 2009 10:17 am

É bonito ver que depois de muito esforço da tudo certo. Parabéns pela nave...
Alexandre Pires
Habilitado
Mensagens: 123
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 4:17 pm
Nome: XM V6 BR EXCLUSIVE
Localização: São Paulo

#6

Mensagem por Alexandre Pires » Sex Ago 21, 2009 11:05 am

Bom Dia Aurélio

Parabéns pelo serviço, queria eu saber mecher na nave. Economizaria varios reais.

Quanto ao LHM, no manual diz q em caso de emergencia pode-se usar oleo de motor SAE 10 ou 20. Mas deve ser substituido assim q possivel.

Concordo que o preço do litro é salgado (e eu que o diga, tenho um vazamento na caixa de direção, e me consome ae quase meio litro por semana), mas acho que não vale a pena essas improvisações.

No caso de avarias, vc jah viu o tamanho do preju.

Boa Sorte com a nave

Abçs
jefersonjn
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Dom Jan 25, 2009 6:42 pm
Nome: Jefersonjn

#7

Mensagem por jefersonjn » Sáb Ago 22, 2009 7:50 pm

Opá parabéns deixei um recado la no seu orkut!
Voçê citou na história que tem alguns manuais ai se possivel me passa, estou precisando!
Valeu!
alexandre
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 5:40 pm
Nome: alexandre
Localização: São Bernardo do Campo - SP

#8

Mensagem por alexandre » Qui Ago 27, 2009 10:14 pm

E ai menino Aurelio, :P

Desculpa a demora em responder cara, como ja tinha dito anda meio dificil eu chegar na frente de um computador... rsrsrs :icon_smile_big:

Li a saga da barca e realmente voce é o cara, uma pena que não tenho garagem ou oficina para fazer tudo isso, aqui no predio o condominio cai matando em cima de mim... :glare:

Fica esperto com essa mangueira de 300 bar! Puz uma semelhante e a pulsação da pressão do oleo fez um buraco minimo nela, minimo mas bem do lado do coletor do escapamento!!!

Mas é isso ai vamos a luta... parabens :icon_smile_approve: :icon_smile_approve: :icon_smile_approve:



Um abraço B)
<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Alexandre<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Capitão da SS-Enterprise

Imagem
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#9

Mensagem por Cirdan » Qui Set 03, 2009 10:44 am

Parabens é pouco... olhei o seu carro e apaixonei...

Abraços a todos.
alexandre
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 5:40 pm
Nome: alexandre
Localização: São Bernardo do Campo - SP

#10

Mensagem por alexandre » Seg Set 07, 2009 11:08 am

[quote name='Cirdan' post='7151' date='Sep 3 2009, 08:44 AM']
Parabens é pouco... olhei o seu carro e apaixonei...

Abraços a todos.
[/quote]


Ah é?

Se interessar eu tenho um para vender ^_^
<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Alexandre<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Capitão da SS-Enterprise

Imagem
aurelio.jr
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Qua Jul 08, 2009 10:37 am
Nome: Aurélio

#11

Mensagem por aurelio.jr » Seg Set 07, 2009 8:06 pm

Eu to procurando um pra Backup.. baratinho

Se alguem souber.. avise ^^
<!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen XM Break V6 Exclusive 92/93<!--sizec--></span><!--/sizec-->
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#12

Mensagem por Cirdan » Seg Set 07, 2009 9:31 pm

Fala do seu carro ae amigo, qm sabe.

Me manda por e-mail fotos e dados dele: bertioga.1@lucsol.com.br

Abraços a todos.
jefersonjn
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Dom Jan 25, 2009 6:42 pm
Nome: Jefersonjn

#13

Mensagem por jefersonjn » Qua Set 09, 2009 11:11 pm

Aurélio, sei que tem um XM para back up´s, ele me chegou a oferecer pç´s, teclo no msn a muito tempo com ele que chegou até a me enviar fotos do xm que estava em manutenção, mas desistiu porque achou que iria ficar muito caro!
Qualquer coisa passo o msn dele! Abraços!
Responder