Suspenção dura, bieleta...

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
xantiadc
Habilitado
Mensagens: 57
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 11:03 pm
Nome: xantiabh

#1

Mensagem por xantiadc » Sex Abr 24, 2009 6:04 pm

Olá,
Vamos aos problemas.
1° fui viajar pensei em fazer sangria e completar o nível de LMH.
Bom, nas rodas da frente, tudo beleza esguichou longe que era uma beleza.
Já nas rodas de traseiras, na primeira vez em que “afrouxei” o parafuso para sangria saiu um pouco de ar. Já na segunda a pressão de LMH ate que foi razoável, logo na terceira praticamente não saiu LMH. =/ assim foi nas duas rodas traseiras.
O que pode ser?

2° logo depois da sangria, a suspensão traseira ficou MUITO dura.
Antes a traseira era mais macia do que a dianteira quando jogava o peso sobre o carro.

3° problemas com bieleta:
Comprei bieletas “paralelas”, me arrependi muito, pq não deu nem 3 meses estourou as 2 no segundo buraco que passei.
Preço da paralela: R$ 35.
Preço da original: R$ 262.
È isso mesmo????
Acho que esse é o tipo de peça que não vale a pena comprar paralela.

Agora as duvidas.
Para tirar a pressão do válvula acumuladora, o carro tem que estar em qual altura?
Para fazer sangria o carro tem que estar em qual altura?

Tem algum jeito de voltar com minha suspensão super macia atrás, já que foi logo após a sangria?

Valew galera.


Bruno.Carneiro.da.Cunha
Habilitado
Mensagens: 93
Registrado em: Qui Nov 02, 2006 12:34 am
Nome: Bruno-PE

#2

Mensagem por Bruno.Carneiro.da.Cunha » Sex Abr 24, 2009 7:30 pm

- O LHM ficou no nível depois da sangria? Qualquer puxada de ar causada por LHM baixo e você vai ficar com a suspensão dura de novo.

- Bieletas é sempre um problema. Xantia lancha bieletas ruins. A melhor marca paralela é a TWR, o meu mecânico me disse. Deve custar aí para uns 120-150 reais. Assim você nota que o preço da concessionária não é muito irreal.

- Para tirar a pressão da conjuntora, o carro deve estar na posição mais baixa. Abaixando o carro você despressuriza as esferas de suspensão e a anti-sink. Afrouxando o parafuso da conjuntora, você despressuriza a acumuladora, conjuntora e o sistema de freios dianteiros, inclusive a dosadora.

- Sangria tem que ser ou na altura normal ou na altura mais alta. Se for na altura normal, você tem que jogar algum peso na suspensão traseira para que haja pressão nos freios.

É isso. Boa sorte.
xantiadc
Habilitado
Mensagens: 57
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 11:03 pm
Nome: xantiabh

#3

Mensagem por xantiadc » Sáb Abr 25, 2009 12:28 pm

Ok muito obrigado...

O nivel de LHM baixou um pouco sim.
Ar no sistema faz suspensão dura? achei que fosse ao contrario.

Mas ainda tenho uma duvida:
Nas rodas da frente, basta virar a direção que vc acha o parafuso para sangria.
Mas e nas rodas de trás? Se a sangria for feita sem as rodas, não vai dar muita pressão, certo?
Como jogar peso nas rodas traseiras e ao mesmo tempo sangrar?

Obrigado mais uma vez.
Editado pela última vez por xantiadc em Sáb Abr 25, 2009 12:30 pm, em um total de 1 vez.
Ferrara
Curioso
Mensagens: 182
Registrado em: Sáb Jan 03, 2009 7:01 am
Nome: Ferrara
Localização: São Paulo - SP

#4

Mensagem por Ferrara » Sáb Abr 25, 2009 8:29 pm

Oi pessoal,

não sei o carro de vocês, mas segundo meu mecânico (MK Serviços Automotivos) Sr. Mark, engenheiro automobilista que so mexe em carro frances, sempre que vejo alguma indicação no forum, pergunto a ele quanto a consistencia do procedimento sugerido, e quanto a sangrar o sistema, a informação que ele me deu é que o meu carro (Xantia Exclusive V6 99/00) tem um sangrador automático, não exigindo sangria regular, só em casos especiais e muito específicos.

Abraços,

Ferrara
Bruno.Carneiro.da.Cunha
Habilitado
Mensagens: 93
Registrado em: Qui Nov 02, 2006 12:34 am
Nome: Bruno-PE

#5

Mensagem por Bruno.Carneiro.da.Cunha » Sáb Abr 25, 2009 8:46 pm

Ferrara, o sistema hidráulico do carro é sim automaticamente sangrável, pois o óleo que volta para o reservatório fica em contato com o ar e libera o gás imerso. Quando se faz a "flexão" do carro, o óleo volta todo para o reservatório e acelera o processo.

Porém o circuito de freio não tem circulação de LHM, é um ponto sem-saída do circuito. Se alguma bolha de ar ficar no LHM lá, é bem difícil tirá-la. Assim, ao invés de fazer flexões por horas, é mais fácil e rápido abrir o parafuso de purga da pinça (que está lá com exatamente este intuito).

Tendo dito isto, só fiz sangria no meu Xantia UMA vez em dois anos, quando troquei o LHM e não queria o LHM antigo no sistema de freio.

@xantiabh, ar no sistema deixa a suspensão dura, pois absorve impactos ao invés de transmití-los para a esfera, como o LHM deve fazer.

Faça a sangria com a suspensão no máximo. Tem gente no xantia-br do yahoo que faz a sangria com o carro na altura normal, mas aí tem que colocar algum peso no porta-malas para ter pressão.
xantiadc
Habilitado
Mensagens: 57
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 11:03 pm
Nome: xantiabh

#6

Mensagem por xantiadc » Qua Abr 29, 2009 1:38 pm

Boa tarde,

Bruno-PE, concordo com sua resposta.
Mas... ta beleza, vou deixar o carro no maximo, só que o problema é que o parafuso apra sangria fica atrás da roda.

Como faço sangria com a roda?tentei fazer sem a roda com a altura maxima. saiu quaze nada...
Como não precisa fazer sangria na suspensão, se tivese ar já iria sair com o uso certo? e se as esferas estivesem boas, a suspensão trazeira iria amaciar?

Obrigado.
Editado pela última vez por xantiadc em Qua Abr 29, 2009 2:03 pm, em um total de 1 vez.
Responder