Tec... Tec... Tec... Interminável

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dennydm
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#1

Mensagem por dennydm » Qui Mar 12, 2009 10:18 pm

Boa noite colegas,

sou novo por aqui. Tenho um Xantia 2.0 8V automático teto, couro e elétricos com 8 esferas, bom..resumindo, completão e lacrado o bicho, esses dias começou com esse Tec Tec Tec mas fica direto fazendo isso, quando está levantando a suspensão para posição normal ele para de fazer, quando chega na altura normal aí começa o Tec Tec Tec interminável, mas pelas dicas dos colegas deve mesmo ser a acumuladora central? De quantos bar é esse esfera central?


Outra coisa que acontece é que a trazeira tá dura que parece carro com suspensão a ar, cabritão mesmo, isso é esfera de amortecimento trazeiro ou é as outras dus do meio?

Obrigado se puderem me ajudar, pois quero eu mesmo trocar elas e comprar dos colegas que aqui vendem


Bruno.Carneiro.da.Cunha
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#2

Mensagem por Bruno.Carneiro.da.Cunha » Sex Mar 13, 2009 8:59 am

Denny,

A traseira dura são provavelmente as esferas mesmo. Seria ideal que você trocasse as três (as duas da roda e a de maciez). Fale com Rolf da autotechnik em São Paulo.

O tec-tec-tec também é provavelmente a esfera acumuladora central, de 62 bar. Essa fica na frente do bloco do motor.

Todas são o mesmo preço. Tem vários testes específicos para ver se as esferas estão em bom estado, estão listados em outros tópicos aqui.
dennydm
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#3

Mensagem por dennydm » Sex Mar 13, 2009 10:22 am

Bom dia Bruno

Obrigado pela dica, encontrei aqui no Forum o telefone do Rolf e me parece que ele tem um bom preço 130,00 cada esfera, segundo os comentários dos colegas , show de bola. Na trazeira até vou ver com o Rolf, pois falei com um mecanico e ele me disse que as esferas de traz teria que ser iguais as das dianteiras? Confere isso? Na frente a das rodas estao com 45bar e das rodas de traz estao com 30bar, aí tem mais quatro além das rodas, que uma deve ser acumuladora e a outra não sei pra que é.

Perguntei pq, ele disse, hora, é a mesma bomba que faz o processo, então quando tem esfera menor que a apropriada, ela se enche muito deixando o carro mais duro. Como comprei o carro de segunda mão e não entendo muito, ficou essa dúvida pairando na minha cabeça, e agora colocao 30 ou 45bar ou 50bar danou tudo, porque o carro veio sem manual.

Então quer dizer que se eu por duas de 45bar nas rodas lá atráz vai ficar legal, ou a informação do mecânico não confere? Pois eu mesmo vou trocar as esferas.

Att;
Denny
Bruno.Carneiro.da.Cunha
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#4

Mensagem por Bruno.Carneiro.da.Cunha » Sex Mar 13, 2009 5:08 pm

Denny,

O seu carro, sendo 8 esferas, tem quatro esferas em cada eixo. No eixo dianteiro há uma acumuladora central (de 62bar) e três esferas de suspensão (as duas da roda de 45bar e a de "maciez", central e colada com a barra de torção, de 75bar). No eixo traseiro há uma "anti-sink" (de 50 bar), e três de suspensão (duas da roda de 30bar e uma central de 50bar).

As esferas não são intercambiáveis, pois devem ter pressões diferentes. O argumento do mecânico não faz o menor sentido, pois a pressão nominal da esfera é da bolsa de nitrogênio de dentro da esfera, e não da pressão do sistema, que fica oscilando entre 130 e 150bar.

Ache um mecânico que entenda do carro. E dê uma olhada nessa página, tem um bocado de informações sobre o carro:

<a href="http://www.kolumbus.fi/perhe_pitkanen/xw/index2.htm" target="_blank">http://www.kolumbus.fi/perhe_pitkanen/xw/index2.htm</a>
dennydm
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#5

Mensagem por dennydm » Sex Mar 13, 2009 7:12 pm

Blz Bruno! Agora sei quais são as esferas do carro e o Bar de cada uma delas... Estou com uma dificuldade de encontrar um mecânico por aqui Caxias do Sul - RS, que vc não faz idéia, fui em um ontem o cara abriu o capô e disse "Pra ser sincero eu tenho medo de mecher nesse sistema" Caracas.. to enrrolado.
Bruno.Carneiro.da.Cunha
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#6

Mensagem por Bruno.Carneiro.da.Cunha » Sex Mar 13, 2009 8:38 pm

Denny, isto também aconteceu comigo. Aqui em Recife também não achava mecânico que pudesse mexer no carro.

Ainda bem que o sistema hidráulico é muito robusto. Fora as trocas de esferas, só tive alguns problemas com mangueiras, que troquei eu mesmo. Só recentemente achei um mecânico para regular a altura do carro (coisa que poderia fazer, se tivesse rampas.) Ainda assim, me sinto confiante o suficiente para não levar o carro lá em qualquer coisa.

Bem, para lhe dar confiança, minhas sugestões são:
- Baixe os manuais de manutenção na internet (<a href="http://www.google.com.br/search?q=haynes+citroen+xantia" target="_blank">haynes</a> (inglês), <a href="http://www.google.com.br/search?q=einsa+citroen+xantia" target="_blank">einsa</a> (espanhol) e o manual da suspensão e direção <a href="http://www.google.com.br/search?q=+citr ... ension+pdf" target="_blank">original</a> (espanhol, veja o segundo resultado da procura). Também é bom baixar o <a href="http://www.tramontana.co.hu/citroen/guide/guide.php" target="_blank">Citroën Technical Guide</a>, que explica o funcionamento dos vários itens do sistema hidráulico.
- Procure um mecânico que entenda de Peugeots, principalmente o 306, o 405 e o 406. Várias peças são comuns e os motores são os mesmos. Isso só te deixa descoberto na parte hidráulica (o antigo dono não tinha algum mecânico conhecido?).
- Não tenha medo de encher o saco da concessionária. Várias peças só vão ser encontradas lá, então se torne amigo do responsável pelo setor de peças na Citroën local! :-)
- Qualquer coisa, estamos aqui. Há também a lista de discussão no Yahoo xantia-br que tem várias pessoas que conhecem bem o carro. Aprendi muito com os caras.

E ande com o carro. Não há remédio melhor para o desânimo do que andar nesse carro, quando ele está bom. É ver para crer.
Editado pela última vez por Bruno.Carneiro.da.Cunha em Sex Mar 13, 2009 8:39 pm, em um total de 1 vez.
dennydm
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#7

Mensagem por dennydm » Sex Mar 13, 2009 10:14 pm

Pois é Bruno, eu morava em Joinville - SC e me mudei recente para Caxias do Sul - RS, o carro é espetacular nas curvas e tem tudo que um carro de luxo pode ter, sem dizer que el tá lacradão, mas minha nossa, que baile pra achar um cara que conheça.

Inclusive tem umas mangueiras e estão vazando pacas, pensei em eu mesmo trocar, são as de retorno somente, derrepente nem seja esferas pra estar duro e sim o vazamento, até tirei o reservatório pra fazer isso, vou ter que tirar novamente medir as bitolas das mangueiras e o comprimento delas, aí vou em uma casa de mangueiras hidráulicas e comprar e vou trocar elas.
Se eu encontrar alguém aqui no fórum que já trocou e tenha as medidas e os tamanhos, derrepente alguém me envia elas pra cá, até isso vou ter que garimpar aqui.
Até postei a pouco, que o carro deu uma pane geral que me assustei hj na rua.

Adoro esse carro, aí não sei, mas aqui a Citro enfiam a faca e torce valendo... fui lá ontem e adinvinha!

Tem uma peça (Espécie de sensor) que preciso trocar que é perinha ou cebolinha, vai rosqueada vertical no motor que tem um fio marrom em cima, localizada mais para o lado direiro do motor olhando de frente, logo acima do motor de arranque, se não me engano, e vaza óleo de motor nela, fui na citro com o carro pra eles verem que peça é, acredita que os caras não souberam dizer que peça é ! Fiquei de cara, também não sei onde vou encontrar a peça, o cara me olhou e disse, tem uma que é parecida e que custa 200 paus, falei ORRA! :icon_smile_angry: O mecânico me disse que não passaria de 30 pilas, acho que não essa aí não disse a ele.

IXI Escrevi uma gazeta aff

Valeu Bruno pelas dicas que me deu até agora.

Pelo fórum vou ter umas dicas bacanas para deixar minha charanga bala
Bruno.Carneiro.da.Cunha
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#8

Mensagem por Bruno.Carneiro.da.Cunha » Sex Mar 13, 2009 10:23 pm

Denny, no site do psamotorsport, tem um tópico sobre acesso ao service.citroen.com. Lá você tem vista explodida de todas as peças do seu carro. É só entrar com o número do chassis. Se você chegar na concessionária com o código exato da peça não tem como errar.

Os caras lá também tem acesso ao mesmo sistema. Se não acharam, é possível que haja alguma má vontade que você vai ter de vencer...
dennydm
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#9

Mensagem por dennydm » Sex Mar 13, 2009 10:26 pm

blz Bruno!, vou entrar no site e conferir qual é a peça
Planet Imports
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#10

Mensagem por Planet Imports » Ter Mar 17, 2009 5:02 pm

Caro amigo:
Se estiver precisando de mecanico para revisar seu Xantia procure a Mecanica GG (11)2915-0892 com Rodrigo

E para peças, a "Planet Imports" (11)5060-5700 ou a "Super Import" (11) 4422-4200
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