Tec... Tec... Tec... Interminável
Boa noite colegas,
sou novo por aqui. Tenho um Xantia 2.0 8V automático teto, couro e elétricos com 8 esferas, bom..resumindo, completão e lacrado o bicho, esses dias começou com esse Tec Tec Tec mas fica direto fazendo isso, quando está levantando a suspensão para posição normal ele para de fazer, quando chega na altura normal aí começa o Tec Tec Tec interminável, mas pelas dicas dos colegas deve mesmo ser a acumuladora central? De quantos bar é esse esfera central?
Outra coisa que acontece é que a trazeira tá dura que parece carro com suspensão a ar, cabritão mesmo, isso é esfera de amortecimento trazeiro ou é as outras dus do meio?
Obrigado se puderem me ajudar, pois quero eu mesmo trocar elas e comprar dos colegas que aqui vendem
sou novo por aqui. Tenho um Xantia 2.0 8V automático teto, couro e elétricos com 8 esferas, bom..resumindo, completão e lacrado o bicho, esses dias começou com esse Tec Tec Tec mas fica direto fazendo isso, quando está levantando a suspensão para posição normal ele para de fazer, quando chega na altura normal aí começa o Tec Tec Tec interminável, mas pelas dicas dos colegas deve mesmo ser a acumuladora central? De quantos bar é esse esfera central?
Outra coisa que acontece é que a trazeira tá dura que parece carro com suspensão a ar, cabritão mesmo, isso é esfera de amortecimento trazeiro ou é as outras dus do meio?
Obrigado se puderem me ajudar, pois quero eu mesmo trocar elas e comprar dos colegas que aqui vendem
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Denny,
A traseira dura são provavelmente as esferas mesmo. Seria ideal que você trocasse as três (as duas da roda e a de maciez). Fale com Rolf da autotechnik em São Paulo.
O tec-tec-tec também é provavelmente a esfera acumuladora central, de 62 bar. Essa fica na frente do bloco do motor.
Todas são o mesmo preço. Tem vários testes específicos para ver se as esferas estão em bom estado, estão listados em outros tópicos aqui.
A traseira dura são provavelmente as esferas mesmo. Seria ideal que você trocasse as três (as duas da roda e a de maciez). Fale com Rolf da autotechnik em São Paulo.
O tec-tec-tec também é provavelmente a esfera acumuladora central, de 62 bar. Essa fica na frente do bloco do motor.
Todas são o mesmo preço. Tem vários testes específicos para ver se as esferas estão em bom estado, estão listados em outros tópicos aqui.
Bom dia Bruno
Obrigado pela dica, encontrei aqui no Forum o telefone do Rolf e me parece que ele tem um bom preço 130,00 cada esfera, segundo os comentários dos colegas , show de bola. Na trazeira até vou ver com o Rolf, pois falei com um mecanico e ele me disse que as esferas de traz teria que ser iguais as das dianteiras? Confere isso? Na frente a das rodas estao com 45bar e das rodas de traz estao com 30bar, aí tem mais quatro além das rodas, que uma deve ser acumuladora e a outra não sei pra que é.
Perguntei pq, ele disse, hora, é a mesma bomba que faz o processo, então quando tem esfera menor que a apropriada, ela se enche muito deixando o carro mais duro. Como comprei o carro de segunda mão e não entendo muito, ficou essa dúvida pairando na minha cabeça, e agora colocao 30 ou 45bar ou 50bar danou tudo, porque o carro veio sem manual.
Então quer dizer que se eu por duas de 45bar nas rodas lá atráz vai ficar legal, ou a informação do mecânico não confere? Pois eu mesmo vou trocar as esferas.
Att;
Denny
Obrigado pela dica, encontrei aqui no Forum o telefone do Rolf e me parece que ele tem um bom preço 130,00 cada esfera, segundo os comentários dos colegas , show de bola. Na trazeira até vou ver com o Rolf, pois falei com um mecanico e ele me disse que as esferas de traz teria que ser iguais as das dianteiras? Confere isso? Na frente a das rodas estao com 45bar e das rodas de traz estao com 30bar, aí tem mais quatro além das rodas, que uma deve ser acumuladora e a outra não sei pra que é.
Perguntei pq, ele disse, hora, é a mesma bomba que faz o processo, então quando tem esfera menor que a apropriada, ela se enche muito deixando o carro mais duro. Como comprei o carro de segunda mão e não entendo muito, ficou essa dúvida pairando na minha cabeça, e agora colocao 30 ou 45bar ou 50bar danou tudo, porque o carro veio sem manual.
Então quer dizer que se eu por duas de 45bar nas rodas lá atráz vai ficar legal, ou a informação do mecânico não confere? Pois eu mesmo vou trocar as esferas.
Att;
Denny
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Denny,
O seu carro, sendo 8 esferas, tem quatro esferas em cada eixo. No eixo dianteiro há uma acumuladora central (de 62bar) e três esferas de suspensão (as duas da roda de 45bar e a de "maciez", central e colada com a barra de torção, de 75bar). No eixo traseiro há uma "anti-sink" (de 50 bar), e três de suspensão (duas da roda de 30bar e uma central de 50bar).
As esferas não são intercambiáveis, pois devem ter pressões diferentes. O argumento do mecânico não faz o menor sentido, pois a pressão nominal da esfera é da bolsa de nitrogênio de dentro da esfera, e não da pressão do sistema, que fica oscilando entre 130 e 150bar.
Ache um mecânico que entenda do carro. E dê uma olhada nessa página, tem um bocado de informações sobre o carro:
<a href="http://www.kolumbus.fi/perhe_pitkanen/xw/index2.htm" target="_blank">http://www.kolumbus.fi/perhe_pitkanen/xw/index2.htm</a>
O seu carro, sendo 8 esferas, tem quatro esferas em cada eixo. No eixo dianteiro há uma acumuladora central (de 62bar) e três esferas de suspensão (as duas da roda de 45bar e a de "maciez", central e colada com a barra de torção, de 75bar). No eixo traseiro há uma "anti-sink" (de 50 bar), e três de suspensão (duas da roda de 30bar e uma central de 50bar).
As esferas não são intercambiáveis, pois devem ter pressões diferentes. O argumento do mecânico não faz o menor sentido, pois a pressão nominal da esfera é da bolsa de nitrogênio de dentro da esfera, e não da pressão do sistema, que fica oscilando entre 130 e 150bar.
Ache um mecânico que entenda do carro. E dê uma olhada nessa página, tem um bocado de informações sobre o carro:
<a href="http://www.kolumbus.fi/perhe_pitkanen/xw/index2.htm" target="_blank">http://www.kolumbus.fi/perhe_pitkanen/xw/index2.htm</a>
Blz Bruno! Agora sei quais são as esferas do carro e o Bar de cada uma delas... Estou com uma dificuldade de encontrar um mecânico por aqui Caxias do Sul - RS, que vc não faz idéia, fui em um ontem o cara abriu o capô e disse "Pra ser sincero eu tenho medo de mecher nesse sistema" Caracas.. to enrrolado.
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Denny, isto também aconteceu comigo. Aqui em Recife também não achava mecânico que pudesse mexer no carro.
Ainda bem que o sistema hidráulico é muito robusto. Fora as trocas de esferas, só tive alguns problemas com mangueiras, que troquei eu mesmo. Só recentemente achei um mecânico para regular a altura do carro (coisa que poderia fazer, se tivesse rampas.) Ainda assim, me sinto confiante o suficiente para não levar o carro lá em qualquer coisa.
Bem, para lhe dar confiança, minhas sugestões são:
- Baixe os manuais de manutenção na internet (<a href="http://www.google.com.br/search?q=haynes+citroen+xantia" target="_blank">haynes</a> (inglês), <a href="http://www.google.com.br/search?q=einsa+citroen+xantia" target="_blank">einsa</a> (espanhol) e o manual da suspensão e direção <a href="http://www.google.com.br/search?q=+citr ... ension+pdf" target="_blank">original</a> (espanhol, veja o segundo resultado da procura). Também é bom baixar o <a href="http://www.tramontana.co.hu/citroen/guide/guide.php" target="_blank">Citroën Technical Guide</a>, que explica o funcionamento dos vários itens do sistema hidráulico.
- Procure um mecânico que entenda de Peugeots, principalmente o 306, o 405 e o 406. Várias peças são comuns e os motores são os mesmos. Isso só te deixa descoberto na parte hidráulica (o antigo dono não tinha algum mecânico conhecido?).
- Não tenha medo de encher o saco da concessionária. Várias peças só vão ser encontradas lá, então se torne amigo do responsável pelo setor de peças na Citroën local! :-)
- Qualquer coisa, estamos aqui. Há também a lista de discussão no Yahoo xantia-br que tem várias pessoas que conhecem bem o carro. Aprendi muito com os caras.
E ande com o carro. Não há remédio melhor para o desânimo do que andar nesse carro, quando ele está bom. É ver para crer.
Ainda bem que o sistema hidráulico é muito robusto. Fora as trocas de esferas, só tive alguns problemas com mangueiras, que troquei eu mesmo. Só recentemente achei um mecânico para regular a altura do carro (coisa que poderia fazer, se tivesse rampas.) Ainda assim, me sinto confiante o suficiente para não levar o carro lá em qualquer coisa.
Bem, para lhe dar confiança, minhas sugestões são:
- Baixe os manuais de manutenção na internet (<a href="http://www.google.com.br/search?q=haynes+citroen+xantia" target="_blank">haynes</a> (inglês), <a href="http://www.google.com.br/search?q=einsa+citroen+xantia" target="_blank">einsa</a> (espanhol) e o manual da suspensão e direção <a href="http://www.google.com.br/search?q=+citr ... ension+pdf" target="_blank">original</a> (espanhol, veja o segundo resultado da procura). Também é bom baixar o <a href="http://www.tramontana.co.hu/citroen/guide/guide.php" target="_blank">Citroën Technical Guide</a>, que explica o funcionamento dos vários itens do sistema hidráulico.
- Procure um mecânico que entenda de Peugeots, principalmente o 306, o 405 e o 406. Várias peças são comuns e os motores são os mesmos. Isso só te deixa descoberto na parte hidráulica (o antigo dono não tinha algum mecânico conhecido?).
- Não tenha medo de encher o saco da concessionária. Várias peças só vão ser encontradas lá, então se torne amigo do responsável pelo setor de peças na Citroën local! :-)
- Qualquer coisa, estamos aqui. Há também a lista de discussão no Yahoo xantia-br que tem várias pessoas que conhecem bem o carro. Aprendi muito com os caras.
E ande com o carro. Não há remédio melhor para o desânimo do que andar nesse carro, quando ele está bom. É ver para crer.
Editado pela última vez por Bruno.Carneiro.da.Cunha em Sex Mar 13, 2009 8:39 pm, em um total de 1 vez.
Pois é Bruno, eu morava em Joinville - SC e me mudei recente para Caxias do Sul - RS, o carro é espetacular nas curvas e tem tudo que um carro de luxo pode ter, sem dizer que el tá lacradão, mas minha nossa, que baile pra achar um cara que conheça.
Inclusive tem umas mangueiras e estão vazando pacas, pensei em eu mesmo trocar, são as de retorno somente, derrepente nem seja esferas pra estar duro e sim o vazamento, até tirei o reservatório pra fazer isso, vou ter que tirar novamente medir as bitolas das mangueiras e o comprimento delas, aí vou em uma casa de mangueiras hidráulicas e comprar e vou trocar elas.
Se eu encontrar alguém aqui no fórum que já trocou e tenha as medidas e os tamanhos, derrepente alguém me envia elas pra cá, até isso vou ter que garimpar aqui.
Até postei a pouco, que o carro deu uma pane geral que me assustei hj na rua.
Adoro esse carro, aí não sei, mas aqui a Citro enfiam a faca e torce valendo... fui lá ontem e adinvinha!
Tem uma peça (Espécie de sensor) que preciso trocar que é perinha ou cebolinha, vai rosqueada vertical no motor que tem um fio marrom em cima, localizada mais para o lado direiro do motor olhando de frente, logo acima do motor de arranque, se não me engano, e vaza óleo de motor nela, fui na citro com o carro pra eles verem que peça é, acredita que os caras não souberam dizer que peça é ! Fiquei de cara, também não sei onde vou encontrar a peça, o cara me olhou e disse, tem uma que é parecida e que custa 200 paus, falei ORRA! :icon_smile_angry: O mecânico me disse que não passaria de 30 pilas, acho que não essa aí não disse a ele.
IXI Escrevi uma gazeta aff
Valeu Bruno pelas dicas que me deu até agora.
Pelo fórum vou ter umas dicas bacanas para deixar minha charanga bala
Inclusive tem umas mangueiras e estão vazando pacas, pensei em eu mesmo trocar, são as de retorno somente, derrepente nem seja esferas pra estar duro e sim o vazamento, até tirei o reservatório pra fazer isso, vou ter que tirar novamente medir as bitolas das mangueiras e o comprimento delas, aí vou em uma casa de mangueiras hidráulicas e comprar e vou trocar elas.
Se eu encontrar alguém aqui no fórum que já trocou e tenha as medidas e os tamanhos, derrepente alguém me envia elas pra cá, até isso vou ter que garimpar aqui.
Até postei a pouco, que o carro deu uma pane geral que me assustei hj na rua.
Adoro esse carro, aí não sei, mas aqui a Citro enfiam a faca e torce valendo... fui lá ontem e adinvinha!
Tem uma peça (Espécie de sensor) que preciso trocar que é perinha ou cebolinha, vai rosqueada vertical no motor que tem um fio marrom em cima, localizada mais para o lado direiro do motor olhando de frente, logo acima do motor de arranque, se não me engano, e vaza óleo de motor nela, fui na citro com o carro pra eles verem que peça é, acredita que os caras não souberam dizer que peça é ! Fiquei de cara, também não sei onde vou encontrar a peça, o cara me olhou e disse, tem uma que é parecida e que custa 200 paus, falei ORRA! :icon_smile_angry: O mecânico me disse que não passaria de 30 pilas, acho que não essa aí não disse a ele.
IXI Escrevi uma gazeta aff
Valeu Bruno pelas dicas que me deu até agora.
Pelo fórum vou ter umas dicas bacanas para deixar minha charanga bala
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- Registrado em: Qui Nov 02, 2006 12:34 am
- Nome: Bruno-PE
Denny, no site do psamotorsport, tem um tópico sobre acesso ao service.citroen.com. Lá você tem vista explodida de todas as peças do seu carro. É só entrar com o número do chassis. Se você chegar na concessionária com o código exato da peça não tem como errar.
Os caras lá também tem acesso ao mesmo sistema. Se não acharam, é possível que haja alguma má vontade que você vai ter de vencer...
Os caras lá também tem acesso ao mesmo sistema. Se não acharam, é possível que haja alguma má vontade que você vai ter de vencer...
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