Xantia levantando com barulho estranho

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#1

Mensagem por RAFAEL » Qua Fev 11, 2009 10:47 pm

Ola caro Alexandre, boa noite e a todos os membros tambem !!

A um ano adquiri o meu Xantia Exclusive 99, dentre os carros que já tive, este é o que melhor me identifiquei, é um carro extremamente seguro, confortavel e relativamente economico (trabalho em barueri e moro em santo andré).
No ultimo fim de semana (07/02) passeando com a familia e com o ar-condicionado ligado, notei que a ventoinha estava fazendo um barulho muito alto e a temperatura no marcador chegou a +- 110 graus.
Na segunda-feira levei o carro até o mecanico para uma avaliação, depois de uma analise conclui-se que a tampa do reservatório de agua do radiador tinha perdido sua função, troquei por uma original comprada na concessionaria FRANCECAR ($42,10). Porem o problema continuou, nova analise, valvula termostatica travada, tira a dita limpa, avalia e nada, nova analise, sensores (marrom, verde e outra cor que não lembro) deveriam ser trocados, fiz uma cotação na mesma concessionaria, em media $80,00 cada sensor, DESISTI do mecanico.
Levei o carro em um amigo aqui de barueri que tem uma empresa de ar-condicionado automotivo, NOVA analise, somente uma ventoinha estava funcionando e no segundo estagio. Enfim para encurtar a historia, um rele que fica entre as duas ventoinhas (em uma caixa triangular, tem 3) estava queimado, trocado o dito tudo voltou ao normal.

No entanto agora o carro apresentou outro problema, quando ligo, tem um barulho estranho (tec..tec..tec..) quando ele esta levantado a frente e ela não sobe de uma vez como antes, sube aos solavancos. O que pode ser isso ?????

Abraços a todos


O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
xantiadc
Habilitado
Mensagens: 57
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 11:03 pm
Nome: xantiabh

#2

Mensagem por xantiadc » Qua Fev 11, 2009 11:13 pm

Olá amigo.

O meu xantia 2.0i tem exatamente o mesmo problema.
Levei em um mecânico que meche só com citroen, e perguntei a um diretamente na camonix(autorizada em bh) e eles me falaram que é a esfera central, acumuladora 62bar.

Bom na autorizada não sei o preço, mais olhei em outra loja por R$ 140,00(dizem que é primeira linha)

Espero ter ajudado, e caso alguém tenha alguma outra solução, também me interessa.

Só mais uma coisa. o meu xantia tem exatamente o mesmo problema que o seu tinha....rssrsr
so uma ventoinha funcionando no segundo estagio, pelo que vi ate agora é rele tambem.
quanto pagou? foi em autorizada?

obrigado
Editado pela última vez por xantiadc em Qua Fev 11, 2009 11:20 pm, em um total de 1 vez.
Ferrara
Curioso
Mensagens: 182
Registrado em: Sáb Jan 03, 2009 7:01 am
Nome: Ferrara
Localização: São Paulo - SP

#3

Mensagem por Ferrara » Qui Fev 12, 2009 7:33 am

Caros colegas,

nosso carro é dotado de uma polia na ponta do virabrequim que aciona toda a correia poliV (ar condicionado, bomba de óleo, alternador, etc) que é composta em seu diametro interno por alumínio e no seu diametro externo por ferro. Interligando as duas metades da polia, um berço de borracha injetada, é para eliminar troca de vibrações entre motor e componentes e vice versa. A cada 100.000 km em média, essa parte de borracha da polia esgarça e a transmissão do movimento do virabrequim para a correia poliV fica comprometida, vindo a aquecer a correia e diminuir a performance de alternador, ar condicionado, BOMBA HIDRÁULICA, etc. O barulho e a diferença de performance da suspensão foram notadas no meu carro faz uns 15 dias e em revisão trocamos a correia poliV (ja que pelo aquecimento tem sua estrutura sob suspeita) e a polia. Tudo por R$ 579,35 com M.O.. Não estou aqui diagnosticando o carro de voces, mas pode ser o caso.

Abraços.

Ferrara
Bruno.Carneiro.da.Cunha
Habilitado
Mensagens: 93
Registrado em: Qui Nov 02, 2006 12:34 am
Nome: Bruno-PE

#4

Mensagem por Bruno.Carneiro.da.Cunha » Qui Fev 12, 2009 7:53 am

Ao Alexandre, o xantiabh está certo: o tec-tec-tec é provavelmente o problema na acumuladora central (esfera verde que fica na frente do bloco do motor), que precisa ser trocada.

Problemas em fazer o carro subir são muitas vezes devidos aos filtros de LHM que ficam sujos e entopem o reservatório. Nada que uma boa limpeza (que pode ser feita em casa, desde que você tenha anilhas para repor) com gasolina não resolva. Tente isto antes de pensar em trocar peças.

Ferrara, a polia harmônica custa 180 reais, na Citroën. A correia poliV e os tensores são os mesmos dos Peugeot. Mas se fosse o caso de trocar, o carro estaria fazendo um barulho danado quando frio.
Ferrara
Curioso
Mensagens: 182
Registrado em: Sáb Jan 03, 2009 7:01 am
Nome: Ferrara
Localização: São Paulo - SP

#5

Mensagem por Ferrara » Qui Fev 12, 2009 5:00 pm

Foi exatamente o que aconteceu no meu....quando ligava o carro...fazia um barulho estranho...metálico....que ao aquecer desaparecia....e em altas rotaçoes, depois aparecia um sopro...como se fosse o ronco de um rolamento....cheguei a tremer...risos...mas era so a polia.
Após a troca foi ululante a diferença de performance no tempo de resposta da bomba hidráulica, do ar condicionado...ah...quando ligava o ar...mesmo com o carro quente...o barulho do carro frio voltava por algum tempo...mais ameno...mas perceptivel.

Abraços,

Ferrara

Bruno...ve com meu mecanico é honesto.....polia...ok 180....quanto pode ser a correi....mais um tanto.....estamos em 360.....bota mais 200 de m.o. do mecanico.....pronto....fechou

Abraços

Ferrara
Tucci
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Fev 09, 2009 12:55 pm
Nome: Tucci
Localização: Santo André

#6

Mensagem por Tucci » Qui Fev 12, 2009 5:01 pm

[quote name='xantiabh' post='4841' date='Feb 11 2009, 09:13 PM']

Olá xantiabh

Não comprei o rele em autorizada, foi com o meu amigo (do ar-condicionado), custou $ 20,00


abraço

Tucci



Olá amigo.

O meu xantia 2.0i tem exatamente o mesmo problema.
Levei em um mecânico que meche só com citroen, e perguntei a um diretamente na camonix(autorizada em bh) e eles me falaram que é a esfera central, acumuladora 62bar.

Bom na autorizada não sei o preço, mais olhei em outra loja por R$ 140,00(dizem que é primeira linha)

Espero ter ajudado, e caso alguém tenha alguma outra solução, também me interessa.

Só mais uma coisa. o meu xantia tem exatamente o mesmo problema que o seu tinha....rssrsr
so uma ventoinha funcionando no segundo estagio, pelo que vi ate agora é rele tambem.
quanto pagou? foi em autorizada?

obrigado
[/quote]
xantiadc
Habilitado
Mensagens: 57
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 11:03 pm
Nome: xantiabh

#7

Mensagem por xantiadc » Qui Fev 12, 2009 5:32 pm

Valew amigo brigadão....
vou tirar o radiador para trocar a lateral quebrada :angry2:
aproveito e troco.
Paulo_Renato
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 8:31 pm
Nome: Paulo_Renato

#8

Mensagem por Paulo_Renato » Sex Fev 13, 2009 5:27 pm

o meu tb sobe a frente do carro do ndaa...
pior que não acho ninguem por aqui pra ver isso pra mim !!!
xantiadc
Habilitado
Mensagens: 57
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 11:03 pm
Nome: xantiabh

#9

Mensagem por xantiadc » Seg Fev 16, 2009 8:12 pm

Opa...
bom o meu problema não era rele.
era a escova gasta. fui em uma oficina me cobraram 450 reais para REPARAR a ventoinha.
eu gastei 10 reais para comprar as escovas mais 10 pra soldar no lugar e uns 40 min de mao de obra...rsrsrs
por isso fiquem espertos pq de 450 para 20 é muuuuuuiinntaaa diferença...

valew t+.
Ferrara
Curioso
Mensagens: 182
Registrado em: Sáb Jan 03, 2009 7:01 am
Nome: Ferrara
Localização: São Paulo - SP

#10

Mensagem por Ferrara » Qua Fev 18, 2009 6:43 am

Caro Administrador,

lendo com atenção a sua mensagem e raciocinando um pouco....continuo com a minha opnião. Não teria a elevação extrema da temperatura gerado comprometimento no berço de borracha da polia ultrassonica??
Marque com um giz a parte interna (aluminio) e externa (ferro) da polia. Após isso, ligue o carro de uma aceleradas, desligue....ligue de novo...dai desligue. Verifique se as marcas continuam alinhadas ou perderam o alinhamento. Se continuarem alinhadas, a polia esta ok...se se desalinharam, a polia esta comprometida e consequentemente a transferencia de movimentos da correia poliV esta sendo intermitente, gerando performance estranha nos acessorios, inclusive a bomba hidraulica.

Abraços,

Ferrara
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#11

Mensagem por RAFAEL » Sáb Fev 21, 2009 12:49 am

Ola caro Alexandre, boa noite e a todos os membros tambem !!

A um ano adquiri o meu Xantia Exclusive 99, dentre os carros que já tive, este é o que melhor me identifiquei, é um carro extremamente seguro, confortavel e relativamente economico (trabalho em barueri e moro em santo andré).
No ultimo fim de semana (07/02) passeando com a familia e com o ar-condicionado ligado, notei que a ventoinha estava fazendo um barulho muito alto e a temperatura no marcador chegou a +- 110 graus.
Na segunda-feira levei o carro até o mecanico para uma avaliação, depois de uma analise conclui-se que a tampa do reservatório de agua do radiador tinha perdido sua função, troquei por uma original comprada na concessionaria FRANCECAR ($42,10). Porem o problema continuou, nova analise, valvula termostatica travada, tira a dita limpa, avalia e nada, nova analise, sensores (marrom, verde e outra cor que não lembro) deveriam ser trocados, fiz uma cotação na mesma concessionaria, em media $80,00 cada sensor, DESISTI do mecanico.
Levei o carro em um amigo aqui de barueri que tem uma empresa de ar-condicionado automotivo, NOVA analise, somente uma ventoinha estava funcionando e no segundo estagio. Enfim para encurtar a historia, um rele que fica entre as duas ventoinhas (em uma caixa triangular, tem 3) estava queimado, trocado o dito tudo voltou ao normal.

No entanto agora o carro apresentou outro problema, quando ligo, tem um barulho estranho (tec..tec..tec..) quando ele esta levantado a frente e ela não sobe de uma vez como antes, sube aos solavancos. O que pode ser isso ?????

Abraços a todos

Tucci
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
alexandre
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 5:40 pm
Nome: alexandre
Localização: São Bernardo do Campo - SP

#12

Mensagem por alexandre » Dom Fev 22, 2009 2:00 am

Ola amigos :lol:


Desculpem a ausencia...tive um grande numero de tarefas e acabei não conseguindo atualizar o forum! :icon_smile_8ball:

Tucci, realmente o problema é a baixa pressão da esfera acumuladora. Como ela não consegue estabilizar a pressão do sistema quando voce solicita a elevação da suspenção, a valvula conjuntora (a que estala) trabalha numa frequencia maior e faz a frente levantar aos pouquinhos.

Junto com este problema voce deve perceber que a valvula estala em intervalos menores que 10 segundos, isto confirma a necessidade da troca.


Sobre as polias harmonicas, mais um sintoma para confirmar é que quando se liga o ar condicionado na marcha lenta, a luz da bateria se acende devido a rotação muito baixa do conjunto acionado pela polia.



Espero que ajude...


Um abraço B)
<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Alexandre<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Capitão da SS-Enterprise

Imagem
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#13

Mensagem por Cirdan » Seg Fev 23, 2009 6:19 pm

Meu carro teve a Polia trocada. Sei onde tem por 100 reais em SP, depois passo o telefone.

Abraços a todos.
Tucci
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Fev 09, 2009 12:55 pm
Nome: Tucci
Localização: Santo André

#14

Mensagem por Tucci » Sex Mar 13, 2009 3:55 pm

Olá Alexandre e companheiros desta saga chamada "Xantia"

O problema continua por pura falta de tempo de encostar o "iate", mas ja tá combinado com o Bruno da Motorfast que esta semana encosto para primeiro medir a pressão das esferas e saber exatamente quais precisam ser trocadas e depois procurar o Rolf e compra-las (como voces podem ver está tudo esquematizado rsrsrsrsr).
Quando tiver o resultado posto aqui para informar os colegas.

Abraço

Tucci
Responder