MOTOR DE VENTILAÇÃO INTERNO NÃO FUNCIONA

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xantiadc
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#1

Mensagem por xantiadc » Qua Fev 11, 2009 1:51 pm

Pessoal blza? sou novo aqui no fórum, e tenho a seguinte duvida.

O meu "ventilador" interno funcionava perfeitamente, ate que um dia ele parou do nada...
deixei ele ligado, ate que um dia eu pisquei farol e ele voltou a funcionar normalmente :angry2:

Bom agora ele não funciona de jeito nenhum. Já tirei o motor fiz ligação direta, e ele está funcionando.
Já olhei todos os fusíveis, estão todos bons ( a não ser que esteja faltando algum) mais acredito que não seja pois ele funcionava antes.

Bom ontem fui mexer novamente, na peça inteira onde chega energia para uma "plaquinha" com a resistência chegam 4 fios em uma conexão (Positivo,Negativo,mais 2 finos) alem de mais um vermelho claro bem fino que liga separado desses 4...

até ai beleza, tive a idéia de ligar ligar diretamente um positivo junto com o positivo que já chega no conector...

funcionou normalmente, funciona no auto, desliga, velocidade baixa, alta, tudo normalzinho...

ou seja não esta cegando positivo no motor... :(

Será que alguém já teve algum problema parecido, ou sabe o que seria?

Obs: com a ventilação de fora pra dentro(sem motor) o ar-condicionado funciona quando eu “ligo” a ventilação interna, ou seja nada a ver com o ar.

Obrigado


xantiadc
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#2

Mensagem por xantiadc » Qua Fev 11, 2009 11:02 pm

O gente me ajuda ai.... :D
Alguem pelomenos sabe pra onde o positivo que vai no motor vai?
ele vai pra algum rele, pra algum fusivel? eu sei que ele passa atraz do porta luvas e vai pra traz do painel.... mais e dali pra onde vai?
Um mecanico pediu para seguir o fio vermelho ver onde da, que provavelmente iria achar o problema.

Alguem?
Editado pela última vez por xantiadc em Qua Fev 11, 2009 11:04 pm, em um total de 1 vez.
WagnerSCCP
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#3

Mensagem por WagnerSCCP » Ter Fev 24, 2009 8:34 pm

xxxxx
Editado pela última vez por WagnerSCCP em Seg Jan 18, 2010 2:37 pm, em um total de 1 vez.
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pprado
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#4

Mensagem por pprado » Qui Jun 11, 2009 11:57 am

Isso ae...

O problema acontece normalmente nos Xantia fase I.
A citro dimensionou mal a alimentação do ventilador interno (que é um motor FORTE), e ligou-o direto na chave de contatos da ignição.
Com isso, os contatos dela com o tempo ficam carbonizados devido ao excesso de corrente... e isso causa maus contatos até que uma hora para de funcionar.

Tem muita gente que faz então uma ligação direta do ventilador com outro contato da ignição, o que é PÉSSIMO pois vai simplesmente carbonizar outra parte.

O certo é instalar um relé que alimente o ventilador, e usar a alimentação que passava pela chave no relê, ligando de uma forma que a chave apenas energize o relé e ele conduza a corrente para o ventilador.
Nos Xantia fase II isso já existe de fábrica.

PS: no meu caso, eu desmontei a chave e limpei os contatos, resolvendo por hora. Também funciona, mas é certo de que um dia vai dar problema de novo, sem contar o trabalho...

[]s
FaBiTo
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#5

Mensagem por FaBiTo » Seg Jun 29, 2009 2:18 pm

O meu ja é fase II e mesmo assim apresentou problema, disparou na velocidade máxima e nem sequer desliga. Fica ligado até mesmo só com a chave no contato.

Fui a citroen e custa R$570 reais a peça nova. Na Peugeot o do 406 custa R$750. Alguem tem alguma dica?
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FaBiTo
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#6

Mensagem por FaBiTo » Seg Nov 22, 2010 6:22 pm

A um ano mais ou menos foi quando eu postei, a solução que eu encontrei foi trocar a peça comprando outra num ferro velho. Funcionou um bom tempo até que deu problema hj denovo.

Diferentemente da vez anterior que ficou disparado no máximo até com o carro desligado, este ficou na velocidade 2 ou 3, e desliga junto com o carro. O que será que pode ser.
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