MOTOR DE VENTILAÇÃO INTERNO NÃO FUNCIONA
Pessoal blza? sou novo aqui no fórum, e tenho a seguinte duvida.
O meu "ventilador" interno funcionava perfeitamente, ate que um dia ele parou do nada...
deixei ele ligado, ate que um dia eu pisquei farol e ele voltou a funcionar normalmente :angry2:
Bom agora ele não funciona de jeito nenhum. Já tirei o motor fiz ligação direta, e ele está funcionando.
Já olhei todos os fusíveis, estão todos bons ( a não ser que esteja faltando algum) mais acredito que não seja pois ele funcionava antes.
Bom ontem fui mexer novamente, na peça inteira onde chega energia para uma "plaquinha" com a resistência chegam 4 fios em uma conexão (Positivo,Negativo,mais 2 finos) alem de mais um vermelho claro bem fino que liga separado desses 4...
até ai beleza, tive a idéia de ligar ligar diretamente um positivo junto com o positivo que já chega no conector...
funcionou normalmente, funciona no auto, desliga, velocidade baixa, alta, tudo normalzinho...
ou seja não esta cegando positivo no motor...
Será que alguém já teve algum problema parecido, ou sabe o que seria?
Obs: com a ventilação de fora pra dentro(sem motor) o ar-condicionado funciona quando eu “ligo” a ventilação interna, ou seja nada a ver com o ar.
Obrigado
O meu "ventilador" interno funcionava perfeitamente, ate que um dia ele parou do nada...
deixei ele ligado, ate que um dia eu pisquei farol e ele voltou a funcionar normalmente :angry2:
Bom agora ele não funciona de jeito nenhum. Já tirei o motor fiz ligação direta, e ele está funcionando.
Já olhei todos os fusíveis, estão todos bons ( a não ser que esteja faltando algum) mais acredito que não seja pois ele funcionava antes.
Bom ontem fui mexer novamente, na peça inteira onde chega energia para uma "plaquinha" com a resistência chegam 4 fios em uma conexão (Positivo,Negativo,mais 2 finos) alem de mais um vermelho claro bem fino que liga separado desses 4...
até ai beleza, tive a idéia de ligar ligar diretamente um positivo junto com o positivo que já chega no conector...
funcionou normalmente, funciona no auto, desliga, velocidade baixa, alta, tudo normalzinho...
ou seja não esta cegando positivo no motor...
Será que alguém já teve algum problema parecido, ou sabe o que seria?
Obs: com a ventilação de fora pra dentro(sem motor) o ar-condicionado funciona quando eu “ligo” a ventilação interna, ou seja nada a ver com o ar.
Obrigado
O gente me ajuda ai.... :D
Alguem pelomenos sabe pra onde o positivo que vai no motor vai?
ele vai pra algum rele, pra algum fusivel? eu sei que ele passa atraz do porta luvas e vai pra traz do painel.... mais e dali pra onde vai?
Um mecanico pediu para seguir o fio vermelho ver onde da, que provavelmente iria achar o problema.
Alguem?
Alguem pelomenos sabe pra onde o positivo que vai no motor vai?
ele vai pra algum rele, pra algum fusivel? eu sei que ele passa atraz do porta luvas e vai pra traz do painel.... mais e dali pra onde vai?
Um mecanico pediu para seguir o fio vermelho ver onde da, que provavelmente iria achar o problema.
Alguem?
Editado pela última vez por xantiadc em Qua Fev 11, 2009 11:04 pm, em um total de 1 vez.
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Isso ae...
O problema acontece normalmente nos Xantia fase I.
A citro dimensionou mal a alimentação do ventilador interno (que é um motor FORTE), e ligou-o direto na chave de contatos da ignição.
Com isso, os contatos dela com o tempo ficam carbonizados devido ao excesso de corrente... e isso causa maus contatos até que uma hora para de funcionar.
Tem muita gente que faz então uma ligação direta do ventilador com outro contato da ignição, o que é PÉSSIMO pois vai simplesmente carbonizar outra parte.
O certo é instalar um relé que alimente o ventilador, e usar a alimentação que passava pela chave no relê, ligando de uma forma que a chave apenas energize o relé e ele conduza a corrente para o ventilador.
Nos Xantia fase II isso já existe de fábrica.
PS: no meu caso, eu desmontei a chave e limpei os contatos, resolvendo por hora. Também funciona, mas é certo de que um dia vai dar problema de novo, sem contar o trabalho...
[]s
O problema acontece normalmente nos Xantia fase I.
A citro dimensionou mal a alimentação do ventilador interno (que é um motor FORTE), e ligou-o direto na chave de contatos da ignição.
Com isso, os contatos dela com o tempo ficam carbonizados devido ao excesso de corrente... e isso causa maus contatos até que uma hora para de funcionar.
Tem muita gente que faz então uma ligação direta do ventilador com outro contato da ignição, o que é PÉSSIMO pois vai simplesmente carbonizar outra parte.
O certo é instalar um relé que alimente o ventilador, e usar a alimentação que passava pela chave no relê, ligando de uma forma que a chave apenas energize o relé e ele conduza a corrente para o ventilador.
Nos Xantia fase II isso já existe de fábrica.
PS: no meu caso, eu desmontei a chave e limpei os contatos, resolvendo por hora. Também funciona, mas é certo de que um dia vai dar problema de novo, sem contar o trabalho...
[]s
A um ano mais ou menos foi quando eu postei, a solução que eu encontrei foi trocar a peça comprando outra num ferro velho. Funcionou um bom tempo até que deu problema hj denovo.
Diferentemente da vez anterior que ficou disparado no máximo até com o carro desligado, este ficou na velocidade 2 ou 3, e desliga junto com o carro. O que será que pode ser.
Diferentemente da vez anterior que ficou disparado no máximo até com o carro desligado, este ficou na velocidade 2 ou 3, e desliga junto com o carro. O que será que pode ser.