MECÂNICOS DE FIM DE SEMANA!!!

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Ferrara
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#1

Mensagem por Ferrara » Ter Fev 10, 2009 11:43 am

Amigos,

tenho lido com assiduidade o forum e tenho observado que muita gente mexe, ou procura mexer com auxilio de um mecanico que nao tem conhecimentos especificos sobre citroen, e acabam chegando a um ponto, que inviabilizam a restauraçao da origialidade do veiculo.

Citroen é um bom carro....nao quebra nao..........funciona bem.............mas consertos mal feitos, ou improvisaçoes com certeza acabam levando ao desespero na hora de corrigir para valer.

Acho que ainda vale a pena levar o carro arrumadinho, em ordem...sempre por mao de obra especializada e.....ser feliz para sempre.

Nao esqueçam....a manutençao é cara mesmo e sabiam disso antes de compra-los. Ha exageros promovidos pelas concessionarias, mas mesmo nas alternativas o custo nao se compara a carros nacionais, portanto se quer ter um carro com custo de manutençao de um Uno...tenha um Uno..

Abraços,

Ferrara


Paulo_Renato
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#2

Mensagem por Paulo_Renato » Ter Fev 10, 2009 1:22 pm

[quote name='Ferrara' post='4822' date='Feb 10 2009, 08:43 AM']


Nao esqueçam....a manutençao é cara mesmo e sabiam disso antes de compra-los. Ha exageros promovidos pelas concessionarias, mas mesmo nas alternativas o custo nao se compara a carros nacionais, portanto se quer ter um carro com custo de manutençao de um Uno...tenha um Uno..

Abraços,

Ferrara
[/quote]


a melhor frase rsrsssssss
William
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#3

Mensagem por William » Ter Fev 10, 2009 5:50 pm

Olá amigos :)

Exageros com certeza, uma certa oficina quer cobrar para trocar uma bieleta R$ 91,00 na net já achei por R$ 21.00

Se vc não estiver a par do que acontece no seu carro os caras deitam e rolam em cima das pessoas que não tem conhecimento sobre o assunto.


Abraços!
Will
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Ferrara
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#4

Mensagem por Ferrara » Ter Fev 10, 2009 9:13 pm

Ola Willian.....

entendo o que esta falando.....e nao estamos falando de preço de peças amigo....mas de M.O.

Mas nao vamos polemizar ne....essa e so a minha opniao...pequena dentro do universo do forum, mas importante a meu ver....ja que uma boa parte dos filiados vem buscar orientaçao...e essa e a minha experiencia e orientaçao a eles.

Abraço amigo

Ferrara
rafael_xm_C4
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#5

Mensagem por rafael_xm_C4 » Qua Fev 11, 2009 9:55 am

Bom dia pessoal,

Os mecânicos de fim de semana sempre vão existir; até me considero um deles, e não há como negar que uma boa parte do conhecimento vem da habilidade de não se intimidar com o desconhecido.

Como tudo na vida, somos a mais pura resposta às nossas opções, e neste caso pelo menos, temos duas: Uma, você mete a mão na massa consciente de que não dá para mexer com graxa sem se sujar, o que pode significar espirar um pouco dela no seu orçamento, e o pior, no seu ego.

Segunda: Você descobre que a sua máquina está com problema. Descobre onde está o problema, mas ao contrário de fazer o serviço, leva a um profissional que tenha o ferramental e o conhecimento necessário para fazer o conserto como gente grande.

Isso vai mexer um pouco com o seu orçamento, mas vai deixar seu ego e autoestima inalterados.

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
Bruno.Carneiro.da.Cunha
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#6

Mensagem por Bruno.Carneiro.da.Cunha » Qua Fev 11, 2009 1:22 pm

Eu sou um fuçador assumido e não vou parar de mexer no meu carro :)

O principal problema é arrumar alguém que realmente entenda do carro. Entre os enrolões e os mecânicos "troca peças" das concessionárias, eu modestamente acho que não faço muito feio: nunca fiquei na mão com meu carro e, de quebra, descobri uma pequena maravilha da engenharia automotiva (sim, falo da suspensão). Aprendo sempre e tento diagnosticar o problema ao invés de sair trocando peças a esmo. Sempre fui bem tratado na concessionária e, para ser sincero, não acho que os preços das peças do Xantia são extorsivos.

Quanto ao preço da manutenção, é na minha opinião um problema de qualquer carro usado. Antes de comprar o Xantia eu tinha um Clio, que é um bom carro. Nos dois anos que fiquei com ele devo ter gasto os mesmos dois mil reais que gastei no Xantia. Ao olhar para a mangueira "polvo", acho caro os 440 reais cobrados por ela. Caro, mas não extorsivo. E, depois que paguei 400 reais na bobina de um Clio 1.0, não vejo como um carro nacional, por mais popular que seja, chegaria aos 100 mil km com menos gastos que eu tive no meu Xantia.
André
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#7

Mensagem por André » Qua Fev 11, 2009 7:16 pm

Olá pessoal.

Eu também costumo fuçar de vez em quando.

As vezes isso resulta em um prejuízo, como uma vez que tentei desemperrar o pistão da pinça de freio do monza do meu pai, e acabei com a rosca do parafuso que acionava o freio de mão. Depois disso nunca mais mexi nos carros dele.

É importante conhecer o carro e o funcionamento de suas partes, pois existem muitos mecânicos e outros prestadores de serviço que não sabem o que estão fazendo, e nos dão explicações absurdas do problema.

Se não temos um mecânico de extrema confiança, então não seria bom entregar totalmente o carro a ele para que resolva o problema, como por exemplo informar que o carro está falhando, ao invés de pedir para que faça uma limpeza na injeção e verifique a bomba de combustível. É claro que isso é só um exemplo, pois não sou mecânico automotivo.

De qualquer forma, p/ qualquer coisa que se vá fazer é necessário o mínimo de conhecimento e muito bom senso, observando o tamanho do prejuízo se danificar um componente importante.

Abraços a todos!
Ferrara
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#8

Mensagem por Ferrara » Qua Fev 11, 2009 10:21 pm

Pessoal....estou feliz por ter desencadeado as paixões...e não a polêmica...risos

Sabe...tenho minhas curiosidades também....e a bagagem técnica não é ruim não, mas não tenho espaço nem ferramentas...e o meu Xantia é o meu carro do dia a dia....então...se der errado..fico a pé....e não posso correr esse risco.

Por outro lado...dou minhas mexidas também....é um mal contato aqui...é uma borrachinha ali....coisas que se não funcionarem....o carro anda do mesmo jeito. Depois da aula do Rafael em desmontar o painel para tirar o rádio...kct....desmontei umas 20 vezes o painel do meu carro...até instalar definitivamente o rádio original....e não deixei ninguém mais fazer....pois...a guarnição é uma armadilha prontinha para curioso quebrar....risos...

Mecanicamente, discuto com o meu mecanico...dou meus palpites...discuto as soluções....sempre a título de consulta....e tive a sorte de cair na mão de um cara absolutamente seguro em relação ao carro....não tem receio de qualquer assunto sobre o carro.....não tem segredos.....abre o jogo.....só que só trabalha de 2ª à 6ª feira...e eu não tenho a oportunidade de acompanhar as intervenções, mas como piloto que sou...risos...3 anos de kart ajudam bastante...dou uma voltinha no quarteirão e já sei o que ficou bom ou não....e o cara tem sempre a mão boa....nunca deixou rabo para trás...ganhou minha confiança.

Eu queria mais uns 50 cv no meu Xantia...discutimos quase uma hora sobre o assunto...e técnicamente ele me convenceu a deixar como está.

De forma alguma quero hostilizar os corajosos e/ou necessitados, mas é que leio muita choradeira...e a grande parte dos problemas tem origem em intervenções indevidas.

Tenho meus repentes de fim de semana também....e sou um cliente chato em oficina....não por não saber o que se está fazendo..muito pelo contrário....não deixo escapar nada quando estou presente. Vai aqui um pouquinho de inveja de um bom canto e bons equipamentos para desvendar meu Xantia....acho que na minha velhice...já que esse não sai mais daqui...risos..só se houver um revez muito grande....vou me permitir alguns voos nesse mundo mágico.

Abraços a todos e vamos em frente...vim aqui para instigar e balançar a bananeira desse forum.

Ferrara
pprado
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#9

Mensagem por pprado » Qui Jun 11, 2009 11:50 am

Correr atrás da solução de um defeito e consegui-la é indescritível.

Se você não se ilude, o resultado sempre é bom. O importante é encarar que existem coisas onde o gasto é maior, ou o tempo de reparo é maior.
Sabendo disso e se preparando corretamente, só não dá jeito se roubarem o carro :-)
glenio
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#10

Mensagem por glenio » Sex Jun 12, 2009 5:15 pm

kra ! tenho meu xantia a puco mais d um ano e já me considero muito melhor que muitos mecanicos por ai !! fico até assustado com o tanto que certas oficinas aproveitam de proprietários leigos no assunto.
eu mesmo fui um : assim que comprei meu xantia tive problemas com algumas esferas , então resolvi trocar todas as 6 esferas , comprei pelo mercado livre foi uma beleza só que naw sabia como trocar então fui a uma oficina o kra me disse que precisava trocar todo o oléo ( LHM ) que eu comprei na citroen
r$ 284,00 r$ 35,50 cada e ele me disse que precisava de 8 litros pois pra ficar redondinho teria que tirar o ar do sistema esgotando o óleo ....... um monte d baboseira e pra completar me cobrou r$180,00 de mao de obra , hj sei o quanto é fácil trocar as esferas .um serviço que r$ 50,00 estaria de bom tamanho, se ele esgotou mesmo todo o oléo né ???
por essas e outras muitas coisas eu mesmo resolvo agora !!!
o carro pareçe um bicho de sete cabeças mas quando vc desmonta vc vê que é bem mais simples que
muitos carros nacionais eu mesmo troquei os dois amortecedores dianteiros com as torres de batentes e tudo é muito simples
até mais galera ........
aproveitem os finais de semana pra fuçarem nos seus xantias .......
pprado
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#11

Mensagem por pprado » Sex Jun 12, 2009 9:16 pm

Pois é... esse carro tem uma suspensão mais FÁCIL de mexer que as convencionais. É só despressurizar e soltar! As convencionais exigem compressor de mola, etc...

Eu tirei um conjunto atuador/coxim só com um macaco apoiando, rs.

Hoje eu tenho meus mecânicos e amigos de confiança pra fazer coisas que não consigo - como embuchar bandejas, ou limpar bicos, coisas que pedem torquímetro...

Mas a maioria eu mesmo faço, e se for pra mandar alguém fazer, não vai ser me enrolando mesmo.

Faço parte de um grupo no yahoo e a gente tem conseguido manter nossos carros muito bem até agora... tem até inovação tecnológica, hehehe
William
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#12

Mensagem por William » Sáb Jun 13, 2009 8:29 pm

Pedro,

Inovação tecnológica, pode descrever qual?, compartilhe aqui conosco rsrs

Abraço!
Will
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paulinnn
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#13

Mensagem por paulinnn » Sáb Jun 13, 2009 8:29 pm

Opa

deve ser legal esse grupo
está aberto a novos participantes?
pq eu sou mais um mecanico de fim de semana, q as vezes fica em casa no meio da semana mesmo so pra mexer no carro rs
acabei de adquirir um xantia, e eu mesmo, junto com um amigo, retiramos a caixa de marcha (automatica) e levei pra arrumar, pq um outro "amigo" me cobrou só 500 reais pra tirar a caixa, e qualquer orçamento de cara sem nem mesmo olhar o carro era de R$2.500,00 a R$3.000,00...

assim q estiver pronto a caixa e o carro estiver andando, eu vou ter q resolver alguns vazamentos de LHM, já sei praticamente tudo do carro, aprendi por aqui é claro!

abraço e todos
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<!--coloro:#996633--><span style="color:#996633"><!--/coloro-->Xantia 2.0i 8v 94/95, vendi por peças...<!--colorc--></span><!--/colorc-->
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paulinnn
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#14

Mensagem por paulinnn » Sáb Jun 13, 2009 8:49 pm

[quote name='William' post='6238' date='Jun 13 2009, 06:29 PM']
Pedro,

Inovação tecnológica, pode descrever qual?, compartilhe aqui conosco rsrs

Abraço!
[/quote]

Concordo com o amigo William,
inovação tecnológica??? conta, conta...rs
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aurelio.jr
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#15

Mensagem por aurelio.jr » Sáb Ago 08, 2009 4:09 pm

Bom, eu sempre fui aficcionado por carros, sempre mexi sozinho nos meus, trabalhei em vários ramos automotivos (elétrica, mecânica, som, etc) desde quando nao tinha carteira (mexia no carro da mãe e do pai) e quando fiz 18 a alegria foi a mil..

Recentemente fiz a maior doideira da minha vida (segundo meu pai) e comprei um XM Break 92/93 que incendiou o motor por vazamento de LHM... arranquei o motor todo fora, comprei as peças q precisava e to na luta pra montar, com a ajuda de varias pessoas, inclusive o Rafael aqui do fórum, que me auxiliou no envio de manuais eletronicos de manutenção. Nao sou nenhum especialista em Citroen, mas isso nao é nenhum bicho de 7 cabeças mesmo, afinal é um automóvel, com um sistema um pouco mais diferenciado dos carros 'comuns'.

Pra quem quiser ver a loucura que fiz.. é só olhar meu Orkut

<a href="http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 5226795827" target="_blank">http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 6795827</a>

To aceitando sugestoes, opiniões, críticas, tudo que for bem-vindo pra me ajudar a reconstruir meu XM

Um abraço!!!
<!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen XM Break V6 Exclusive 92/93<!--sizec--></span><!--/sizec-->
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