Xantia com defeito

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#1

Mensagem por Cirdan » Sáb Fev 07, 2009 7:53 pm

Ola amigos.

A 3 meses mandei fazer o reparo na caixa de direção, como voltou a vazar no domingo passado, resolvi trocar ela por completo. Achei um carro desmanchando e paguei 650 reais a caixa dele. Sem vazamentos e ainda em perfeito estado.

Depois de realizar a troca, surgiu um vazamento naquela valvula q vai embaixo da caixa de direção. Essa valvula é ligada numa identica traseira por uma vara, q é conectada no comando dentro do carro.

Bem, consegui achar a valvula em uma auto-peças em Santo André por 150 reais. Após toda a troca, aconteceu uma coisa: A frente do Xantia não levanta.

Como ele ficou 3 dias sem oleo nenhum no sistema, o mecanico chegou achar q a esfera perdeu o Nitrogenio, pode acontecer isso???

Bem, tentamos regular o carro e não conseguimos. Quando vc coloca na posição normal, a frente abaixa e a traseira trabalha sem problemas. Quando aciona o modo manutenção (levanta o carro ao maximo), ele demora, porem levanta inteiro.

Não existe mais nenhum vazamento e tentamos ao maximo regular o carro. Alguem sabe me dizer o q está acontecendo??? Depois de tantos problemas estou perdendo a paixão pela maquina, minha noiva q já não era fã agora está me enchendo para trocar.

Abraços a todos.


Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#2

Mensagem por Cirdan » Sáb Fev 07, 2009 8:51 pm

Lendo alguns topicos, surgiu a possibilidade de ser sujeira no sistema. Pode ser isso gente?? Como faço para limpar???

Se alguem puder colocar um manual, eu vou agradecer.
Precisa tirar as esferas para limpar???

Abraços a todos.
Bruno.Carneiro.da.Cunha
Habilitado
Mensagens: 93
Registrado em: Qui Nov 02, 2006 12:34 am
Nome: Bruno-PE

#3

Mensagem por Bruno.Carneiro.da.Cunha » Sáb Fev 07, 2009 10:00 pm

Esta válvula a que você se refere é chamada de "corretor de altura".

Quando você coloca o carro na altura normal depois da altura máxima, a dianteira funciona?

Provavelmente você comprou um corretor de altura ruim, ou o mecânico que comprou não fixou a ligação do corretor de altura com a barra de torção. Veja esta <a href="http://www.flickr.com/photos/11834890@N06/2284189128/" target="_blank">peça branca</a>. Ela liga a peça com a barra de torção, e se quebrar vai causar exatamente os sintomas que você está descrevendo.

Mas pode ser sujeira, pode ser falta de pressão. Para limpar a sujeira você deve limpar os filtros (tire as mangueiras, tire o copo, destaque os filtros e limpe com gasolina), e trocar o LHM. A falta de pressão pode ser simplesmente esferas ruins.

Veja, o Xantia não é um mau carro, longe disso. Mas também não é um carro para quem não tem um mecânico especializado. Há que se ter paciência para analisar os problemas e resolvê-los, nem que seja sozinho.

P.S.: Uma esfera não perde nitrogênio em uma semana. Nem em um mês.
Editado pela última vez por Bruno.Carneiro.da.Cunha em Sáb Fev 07, 2009 10:13 pm, em um total de 1 vez.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#4

Mensagem por Cirdan » Sáb Fev 07, 2009 11:27 pm

Estou acreditando q a peã pode ter vindo com problema... vou pedir a troca dela.

Quando tiro da posição maxima e coloco na normal, a frente afunda toda... a traseira fica perfeita, porem a frente afunda toda (como se eu tivesse colocado na posição 1, aquela primeira).

Vou pedir para o mecanico ver essa peça amigo... vou trocar na loja q comprei e aproveito para ver essa parte branca.

Abraços
rafael_xm_C4
Curioso
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 1:26 pm
Nome: Rafael_xm_C4
Localização: Guararema
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008
Contato:

#5

Mensagem por rafael_xm_C4 » Sáb Fev 07, 2009 11:28 pm

Boa noite Cirdan, pessoal

Se for para ter um Xantia como primeiro carro, sem ter problema, a manutenção tem que ser constantes colega, e não porque se trata de um carro ruim, pelo contrário, mas porque você certamente já comprou o seu "mexido", com asaptações, improvisações, e até algumas gambiarras, o que é muito comum.

Se fosse um carro comum, a manutenção certamente seria muito mais fácil. Tenho acompanhado a reforma de alguns antigos nacionais, e sinceramente fico até desanimado com a rusticidade e simplicidade daquele tipo de reparo. Fica até bonito, não há como negar, mas imaginar que você possa andar com um Xantia a 200 km/h, com segurança, fazer curvas absurdas, mesmo sem o auxilio dos eletrônicos atuais, e ainda ter o máximo de conforto, coloca o seu carro anos luz de qualquer galaxão, dojão, opalão ou similares.

Não é uma questão de considerar um Xantia como carro antigo, já que de antigo ele não tem nada, mas é só para estabelecer uma comparação entre a sua jóia e as jóias dos outros.

A sua certamente brilha mais.

Abraço!

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#6

Mensagem por Cirdan » Sáb Fev 07, 2009 11:41 pm

Rafael, eu sou totalmente apaixonado pelo meu Xantia... tanto q já gastei mais de 10 mil reais arrumando ele. Até Março eu vou repinta-lo inteiro e comprar umas rodas lindas para ele. Quero colocar bancos de couro novos.

O problema é q surgem coisas simples q se complicam por falta de gente especializada. Dinheiro pra mim nem é o problema e sim o trabalho q tenho em procurar e as criticas q recebo.

Porem, é só ele voltar para minhas mãos q eu recupero o amor e não quero mais me distanciar dele. Só para vc ver, eu converso com esse carro.

Vc acha q esse problema pode ser defeito na peça q eu comprei???

Só para vc ver como eu amo esse carro, consegui o telefone de varias empresas q trabalham com peças e hj mesmo andei mais de 200km indo nas lojas. Sai do tatuapé, fui até Santo André e depois até Congonhas levar a peça.

Me ajudem, pq quero ter essa maquina e troca-la por um V6 esse ano.

Abraços a todos.
Bruno.Carneiro.da.Cunha
Habilitado
Mensagens: 93
Registrado em: Qui Nov 02, 2006 12:34 am
Nome: Bruno-PE

#7

Mensagem por Bruno.Carneiro.da.Cunha » Dom Fev 08, 2009 12:14 am

Cirdan, só um conselho, não me leve a mal.

Para consertar carro velho, a mentalidade de "tá ruim, troca a peça" não ajuda muito. A razão é justamente essa que você passou: se a gente não tem como comprar uma peça nova, é possível que a usada tenha exatamente o mesmo tipo de problema.

O que te fez trocar o corretor de altura em primeiro lugar? Não seria melhor dar uma boa olhada no corretor antigo para ver se tinha jeito? Muitas vezes o corretor só emperra -- é uma peça muito simples -- e só precisa de uma boa limpeza e lubrificada para voltar a funcionar. É muito difícil um corretor de altura precisar realmente de substituição.

O corretor (<a href="http://www.flickr.com/photos/11834890@N06/2283403473/" target="_blank">como este</a>) é preso na barra de torção por uma pequena <a href="http://www.flickr.com/photos/11834890@N06/2284189128/" target="_blank">barra plástica</a>, que costuma quebrar muito. O primeiro passo é colocar o carro no elevador e checar se esta barra está em ordem. O princípio de funcionamento é simples: se a barra de torção está torcida para cima, o corretor de altura abre o circuito da suspensão, aumentando a altura do carro. Se a barra de torção está torcida para baixo, o corretor de altura abre o circuito de retorno, abaixando o carro. No seu caso o corretor de altura está provavelmente emperrado: a alavanca na parte direita da foto acima move, mas o corretor (parte redonda), não abre o circuito. O culpado por isso ou é a peça branca ou a mola (na parte de trás da foto). Banhe a peça em algum solvente compatível (gasolina ou óleo de motor), e tente novamente.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#8

Mensagem por Cirdan » Dom Fev 08, 2009 11:42 am

Entçao amigo, o meu Corretor de altura apresentou vazamento. Como não achei ninguem q faz o reparo dela, eu comprei uma nova.

Essa nova pelo jeito veio emperrada, eu vou levar para trocar amanhã. Vou aproveitar e ver essa peça plastica.

Então, ouvi de uma empresa especializada q como a caixa de direção trabalha com pressão muito alta, o reparo não dura muito (durou 3 meses no meu carro). Por isso resolvi comprar uma caixa nova.

A caixa agora está otima, o problema mesmo é nesse corretor.
Se ele funcionar normalmente e for regulado certinho será q vai funcionar.

Eu amo meu carro na rodovia. Como ja falei em outros topicos, ele é 1000 vezes superior a meu Vectra e 100 vezes superior ao Azera na rodovia.

Abraços a todos.
Bruno.Carneiro.da.Cunha
Habilitado
Mensagens: 93
Registrado em: Qui Nov 02, 2006 12:34 am
Nome: Bruno-PE

#9

Mensagem por Bruno.Carneiro.da.Cunha » Dom Fev 08, 2009 12:18 pm

Provavelmente o corretor antigo está com o diafragma rompido. Uma solução possível é pegar o <a href="http://www.flickr.com/photos/11834890@N06/2284189746/" target="_blank">corretor de altura propriamente dito</a> da peça nova (é a parte redonda), e colocar na armação do corretor antigo. Isso se o seu mecânico não conseguir desemperrar a peça.

Outra alternativa é trocar o diafragma. Se for desmontar o corretor, aproveite de dê uma boa limpeza com gasolina.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#10

Mensagem por Cirdan » Dom Fev 08, 2009 12:36 pm

Vou levar para trocar o novo q eu comprei amigo... assim resolvo isso bem mais facil. Se vier com problema novamente ai eu tento arrumar esse novo, deixando ele novinho mesmo.

Abraços a todos.
Ferrara
Curioso
Mensagens: 182
Registrado em: Sáb Jan 03, 2009 7:01 am
Nome: Ferrara
Localização: São Paulo - SP

#11

Mensagem por Ferrara » Dom Fev 08, 2009 1:45 pm

Caro Cirdan,

veja, não sou nenhum profundo conhecedor dos detalhes da suspensão hidráulica do Xantia, nem quero aqui me fazer parecer o dono da verdade, mas como você mesmo colocou, você precisa de alguem especializado no carro, para mexer, regular e trocar somente o que é estritamente necessário. Não obstante a necessidade de alguém especializado, talvez você não tenha comprado bem. Talvez comprou como disse o Rafael um carro já como muitas adaptações, e para você disfrutar do carro na plenitude da sua performance e durabilidade, talvez você venha a ter algumas despesas que normalmente não teria caso eventualmente tivesse comprado melhor.

O carro é bom, não quebra, não deixa na mão e as únicas dificuldades que passei com o meu (comprei em março/2008 e já rodei 20.000 km) foram geradas pelos meus próprios caprichos e curiosidade:

1) Vazamento de lhm na conexão à frente e mais para dentro da roda traseira esquerda. Eu amarrei com enforca gato o final da calha de planstico numa mangueira. Ficou otimo....rodei com o carro, o movimento da suspensão arrancou a mangueira do retorno da conexão triangular, perdi a conexão e quase tive um infarto. Fui ao meu mecânico especializado M K Serviços Automotivos (Mark), recolocou uma conexão nova e ficou tudo certo.

2) Com 89.000 troquei somente óleo do motor no Posto Ipiranga que abasteço. Coloquei óleo sintético da Ipiranga 15-50W. Gastei R$ 200,00.

3) Com 90.000 km mandei o carro para revisão geral. Trocasse o que tivesse que trocar para deixar ele em ordem. Resultado: Só foram trocados 3 coxins do motor do lado direito do carro (já havia 2 quebrados quando comprei o carro), trocadas as pastilhas de freio. Gastei R$ 900,00 com tudo....incluindo mão de obra.

4) Com 100.000 km troquei óleo do motor (Original Total 7000), todos os filtros, óleo, ar, gasolina e pólen do ar condicionado. Gastei R$ 333,00 (Loja de troca de óleo no Itaim).

5) Com 101.000 mandei para o mecânico novamente para uma revisão, associado a um barulho estranho na região da correia Poli V, aquela que movimenta bomba, ar condicionado, alternador, etc. Fizemos a revisão, e a polia do virabrequim, constituida em seu diametro interno por aluminio e no externo por ferro, consolidada por um berço de borracha, tinha este último (o berço de borracha) esgarçado, de maneira que gerava o ruido. Trocamos a polia e a correia, já que esse defeito na polia gera aquecimento além do normal na correia e apesar de estar inteira, poderia ter comprometimentos estruturais. Toda a estrutura do carro (quadros, coxins, fixações) foram reapertadas e pronto. Gastei R$ 579,35 e não precisou-se fazer mais nada. Próxima revisão programada 110.000 km (provavelmente em julho)para tróca de óleo, pastilhas, discos e revisão da suspensão, que até agora não apresenta nada que sugira qualquer intervenção.

6) Após a revisão, e diante do baixo custo, resolvi solucionar o problema do escapamento, cujo silencioso intermediário apresentava um vazamento e já tinha levado algumas soldas para consertos. Fui a Navega Escapamentos, no Itaim, e pimba....os caras tinham o escapamento completo de fabricação nacional (deve durar uns 3 anos). O silencioso traseiro estava inteiro, porém oco por dentro. Troquei tudo do catalizador para trás. Gastei R$ 600,00. Os caras também restauram e/ou constroem novos originais, ou especiais, tudo em inóx. Um escapamento inteiro como o que coloquei, novo de inox, para o meu Xantia custaria hoje R$ 3.000,00 e deve durar uns 15 anos. Opte pelo galvanizado mesmo.

Não sei o que anda acontecendo com seu carro, mas acho que você deveria submete-lo a uma apreciação de alguém altamente especializado no carro. Deixa o carro um dia todo lá, se te cobrar alguma coisa, não vai passar de R$ 100,00 e não sugere troca de peça a toa. É um cara da minha confiança e tenho tido muitos motivos para confiar nele. Se o seu carro tiver coisas que venham a sugerir uma inviabilidade de continuar arrumando aqui..e ali..ele com certeza vai te dizer.

Ele providencia as peças...sempre originais....com preço bom....vale a pena....essa semana para você ter idéia o cara tinha lá um BX em manutenção.

A oficina é sempre cheia, dificil ter um elevador disponível, mas ele tem um pateo grande ao lado da oficina onde ele guarda os carros e vai se organizando no serviço. Dificilmente ele vai ter condições de avaliar o seu carro logo na sua chegada, mas vai te dar toda a atenção, vai te ouvir e com certeza vai pedir para voce deixar o carro e te dar um prazo para a avaliação. O cara é um engenheiro automobilista, não é um simples mecanico e conhece profundamente não só o nosso carro como todo o contexto que encerra a historia da marca.

P.S.: Ele me conhece pelo meu primeiro nome...Roberval...Ferrara é o sobrenome e decidi usar aqui no forum.

M K Serviços Automotivos Ltda.
Mark Kuhn
Av. Santo Amaro, 3135 - São Paulo - SP
(11) 5041-(kct..o resto do fone eu nao lembro...preciso olhar minha agenda de cartões na segunda)

Abraços,

Ferrara
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#12

Mensagem por Cirdan » Dom Fev 08, 2009 1:53 pm

Esse mecanico q eu levo conhece bastante o carro. No sabado tb ele trabalhou numa pressão do caramba, estavamos correndo para entregar o carro. Mas ele entende sim amigo, mesmo assim eu vou levar ele para fazer uma analise nesse local.

Abraços a todos.
Ferrara
Curioso
Mensagens: 182
Registrado em: Sáb Jan 03, 2009 7:01 am
Nome: Ferrara
Localização: São Paulo - SP

#13

Mensagem por Ferrara » Seg Fev 09, 2009 10:04 am

CIRDAN,

O TELEFONE DO MARK É 5041-0235
ELE NAO COSTUMA DAR CONSULTA POR TELEFONE NAO..RISOS...ELE CERTAMENTE VAI PEDIR PARA VOCE LEVAR O CARRO LA......MAS LIGUE E CONVERSE COM ELE.

ABRAÇOS

FERRARA
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#14

Mensagem por Cirdan » Seg Fev 09, 2009 11:17 am

Meu mecanico vai montar o carro hj. Ficando pronto eu levo lá para ele dar uma avaliada.

Gente, esfera pode perder o gás???

Abraços a todos.
Paulo_Renato
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 8:31 pm
Nome: Paulo_Renato

#15

Mensagem por Paulo_Renato » Seg Fev 09, 2009 11:51 am

po eu vou ligar pra esse mark tb ferrara...

+- em que parte da santo amaro que fica, só pra ter uma referencia ??
Responder