ÓLEO DE CÂMBIO AUTOMÁTICO!!!!

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Ferrara
Curioso
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#1

Mensagem por Ferrara » Qua Fev 04, 2009 9:54 pm

Amigos,

tive um bom papo com meu mecânico Mark, (engenheiro automobilista especialista em carro francês), sobre o assunto...ÓLEO DE CÂMBIO AUTOMÁTICO...TROCAR OU NÃO TROCAR!!!...e o diálogo foi o seguinte:

FERRARA: - Mark...tenho participado de alguns foruns sobre carros citroen e num papo com o Sr. Washington do Só Francês ele me aconselhou a trocar o óleo do câmbio do meu Xantia V6 automático à cada 50.000 ou 60.000 km no máximo devido a uma oxidação térmica do óleo pela não tropicalização do produto. Qual a sua opnião sobre o assunto?

MARK: - É fato, a informação procede e do ponto de vista da vida do câmbio seria aconselhavel sim, porém há casos onde você pode ter algum problema oculto em seu câmbio que devido à baixa viscosidade do óleo oxidado do câmbio, não se manifeste, e ao trocá-lo você poderá desencadear a manifestação do problema.

FERRARA: - Então você aconselha ou não a troca do óleo?

MARK: - Veja, não obstante a possibilidade de a troca do óleo poder desencadear alguma coisa inesperada em função da avançada quilometragem sem nunca tê-la feito (101.190 km), não conheço ninguém que o faça, já que o óleo custa R$ 164,00 por litro e o câmbio precisa de 8 litros para ser completamente trocado (R$ 1.312,00), ainda há um filtro de óleo do câmbio que deverá ser trocado junto com o óleo, porém o conjunto não oferece acesso sem a desmontagem e abertura do câmbio o que pode vir a custar mais uns bons R4 1.000,00, mais o filtro, saindo tudo em torno de R$ 2.500,00 para simplesmente trocar o óleo.

FERRARA: - Então tá, mas você acabou não concluindo nada. Se o carro fosse seu, você trocaria o óleo ou não trocaria???

MARK: - Não...eu não trocaria.....nem se fosse novo durante o uso do carro eu não trocaria. A cada 60.000 km eu guardaria os R$ 2.500,00 para quando o câmbio quebrasse eu pudesse arrumar e daí, montar novamente com óleo novo. Pode ser que quebre ou não...não da para saber. Mas que o óleo vai perdendo suas propriedades e a longo prazo compromete o câmbio isso é a mais pura verdade.

FERRARA: - E verificar o nível e completar na possibilidade de estar faltando? Isso seria aconselhável?

MARK: - Veja, se houver indícios de vazamento, seria necessário sim verificar o nível e em faltando completar até o nível desejável, apesar de não ser também assim tão simples mas mais fácil do que trocar, porém seu carro não tem nenhum vazamento ou qualquer indício de qualquer tipo de vazamento hidráulico, seja câmbio ou do sistema hidráulico do carro, assim sendo, o óleo que foi colocado ainda está lá dentro e não saiu de lá, portanto não precisa mexer em nada.

FERRARA: - Ah...que bom....isso me conforta bastante. Me diga outra coisa. O pessoal no forúm fala bastante em sangrar o sistema hidráulico. Isso é necessário ou tem uma periodicidade desejável de se fazê-lo?

MARK: - Não. Seu carro é provido de um dispositivo de sangramento automático que elimina qualquer eventual presença de ar em condições normais. Em casos especiais pode e deve ser feito, mas não é e nem parece ser o caso do seu carro tão cedo.


Pessoal.....é isso ai.....é o cara em quem resolvi apostar 1 anos atrás, aprendi a confiar e hoje, confio até debaixo d'água. Então, não sei até onde ou o que poderia não estar correto mas é no que acredito, tem sua lógica e resolvi dividir com vocês.

Abraços,

Ferrara


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