Suspensão dianteira arriou de vez... e agora?

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
QspBmx
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Qua Out 01, 2008 8:51 am
Nome: Marco Antonio

#1

Mensagem por QspBmx » Dom Fev 01, 2009 7:26 pm

Amigos, a susp. dianteira do meu X VSX 1995 estava, sempre pela manhã, bem mais baixa que o normal, só que qdo. eu ligava o carro, ela estabilizava na altura correta. Hoje de manhã, qdo. fui pegar o carro, além da dianteira estar totalmente baixa, qdo. liguei o carro, ela nem deu sinal de subir... a luz STOP ficou acesa direto e aquele "TEC TEC" que sempre escutava na dianteira (não sei se é algum tipo de válvula) parou de sinalizar. Notei também vazamento de óleo LHM no chão, na dianteira do carro. No desespero de "arrumar" o carro, fui completando o reservatório do LHM até a boca... não adiantou nada. Desisti e saí de buzão mesmo.

Quando chegei agora, no final da tarde, tinha uma "piscina" de LHM embaixo do motor do carro. Limpei toda a meleca, liguei novamente o carro e, a luz STOP apagou, só que a frente continuou baixíssima. Coloquei a alavanca da suspa toda pra trás, para erguer o carro. Só subiu a trazeira... a dianteira ficou "socada" no chão. Desisti...

Alguma dica do q pode estar ocorrendo?

Abração a todos.


Bruno.Carneiro.da.Cunha
Habilitado
Mensagens: 93
Registrado em: Qui Nov 02, 2006 12:34 am
Nome: Bruno-PE

#2

Mensagem por Bruno.Carneiro.da.Cunha » Dom Fev 01, 2009 7:38 pm

É óbvio que tem um vazamento sério de LHM. Se você continuar com essa tática, vai perder mais óleo e dinheiro.

Primeira pergunta é: de onde o óleo está vazando? Pelo que você descreve pode ser do circuito de suspensão dianteira ou da direção hidráulica. Sem mais informações é impossível prosseguir.

Você fez algo para resolver o seu problema de suspensão baixa? Talvez seja melhor levar o carro em alguma oficina especializada, e rápido.
QspBmx
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Qua Out 01, 2008 8:51 am
Nome: Marco Antonio

#3

Mensagem por QspBmx » Dom Fev 01, 2009 8:21 pm

Por estar em uma garagem de prédio, fica difícil detectar a origem do vazamento, pelo ambiente pouco iluminado. É certeza de que necessito de um profissional bem competente para averiguar... muito obrigado.
rafael_xm_C4
Curioso
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 1:26 pm
Nome: Rafael_xm_C4
Localização: Guararema
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008
Contato:

#4

Mensagem por rafael_xm_C4 » Dom Fev 01, 2009 8:37 pm

Bem vindo ao clube da suspensão arriada Marco Antonio :D

Vamos lá: coisa básica e fundamental para começar a pensar em alguma coisa, é tirar seu carro de onde está, e sei disso porque um dos meus arriados está no segundo subsolo do prédio onde moro. Sem poder ver onde está vazando, fica dificil. Pode até ser uma coisa muito simples de consertar, mas precisamos saber por onde começar.

Na hipótese de não ter nem como tirar o carro do lugar, você terá que encontrar o vazamento lá mesmo, no que uma lanterna pode ajudar bastante. Se encontrar o ponto de vazamento procure fzer um reparo emergencial, pelo menos para tira-lo de lá.

Se der para completar o reservatório e sair com ele vazando, faça isso. De qualquer forma você terá que ter esse carro num lugar mais acessível.

Se for uma mangueira de retorno, o que acho mais provável, o reparo é fácil, já que normalmente as derivações é que se rompem provocando esses vazamentos. Se der, substitua a derivação danificada por um conector ou "T" de material metálico. Evite utilizar aquelas peças de plástico que eram utilizadas nas tubulações de gasolina dos antigos VW.

Boa sorte!
Editado pela última vez por rafael_xm_C4 em Dom Fev 01, 2009 8:39 pm, em um total de 1 vez.

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
Bruno.Carneiro.da.Cunha
Habilitado
Mensagens: 93
Registrado em: Qui Nov 02, 2006 12:34 am
Nome: Bruno-PE

#5

Mensagem por Bruno.Carneiro.da.Cunha » Dom Fev 01, 2009 9:01 pm

Marco, desculpe se pareci ríspido na resposta. Queremos ajudar, mas é preciso mais informações para poder dizer algo construtivo.

Rafael, o fluxo de LHM é considerável, e o fato da suspensão não subir indica que a falha é no circuito de alimentação. A menos que os cilindros tenham acabado de se arrembentar.
QspBmx
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Qua Out 01, 2008 8:51 am
Nome: Marco Antonio

#6

Mensagem por QspBmx » Seg Fev 02, 2009 6:15 am

Aconteceu dele arriar, porém, não havia vazamento algum. Acredito que pelo motivo de eu, na hora do desespero, ter enchido até a boca o reservatório de LHM, este óleo tenha vazado por algum respiro e até mesmo pelo próprio reservatório.
Quando desligava o carro, a susp. dianteira ia descendo lentamente, fazendo um ruído como se fosse um pneu furado, vazando ar.
O que notei também é que aquele "TEC TEC" que fazia na frente quando ligava o carro, parou de vez. Troquei recentemente os dois cilíndros dianteiros e ambos estão secos, sem nenhum sinal de vazamento.

Eu posso tentar andar com o carro com a frente arriada, nem que for só pra chegar na saída da garagem, pra tentar guinchar até uma oficina? Obrigado !!!
Bruno.Carneiro.da.Cunha
Habilitado
Mensagens: 93
Registrado em: Qui Nov 02, 2006 12:34 am
Nome: Bruno-PE

#7

Mensagem por Bruno.Carneiro.da.Cunha » Seg Fev 02, 2009 9:34 am

Desculpe, eu não tinha reparado que você tinha enchido até LHM a boca. Se for só isso, há alguma chance do problema ser muito simples.

Dê uma olhada no corretor de altura (siga a barra de torção dianteira, está preso no meio dela), e verifique se a fixação plástica entre o corretor e a barra está inteira. Se ela estiver quebrada, o carro apresenta exatamente os sintomas que você listou, menos o vazamento de LHM.

Falando nisso, tome cuidado com LHM dentro da caixa do motor: o óleo é inflamável. Já ouvi relatos de incêndios causados por LHM espirrado no motor.
alexandre
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 5:40 pm
Nome: alexandre
Localização: São Bernardo do Campo - SP

#8

Mensagem por alexandre » Sex Fev 27, 2009 8:28 pm

Ola amigos :lol:


Marco, teve algum progresso sobre o problema do X?

Pelo seu relato, parece que alguma tubulação que alimenta os cilindros da suspensão dianteira se soltou ou esta com folga e deixa a pressão do LHM vazar acionando a luz STOP.


Se tiver novidades nos conte...

Um abraço B)
<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Alexandre<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Capitão da SS-Enterprise

Imagem
Paulo_Renato
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 8:31 pm
Nome: Paulo_Renato

#9

Mensagem por Paulo_Renato » Dom Mar 01, 2009 1:18 am

eu fui em uma oficina que mexe só com carros franceses, ele disse que esse vazamento no tapete do motorista e a suspenção arriada tem a mesma ligação...
Disse que aparece muiitooo esse problema lah com carros da citroen, pediu pra eu evitar de sair com o carro, e me cobro 500 conto tudo, já com oleo...
Editado pela última vez por Paulo_Renato em Dom Mar 01, 2009 1:19 am, em um total de 1 vez.
QspBmx
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Qua Out 01, 2008 8:51 am
Nome: Marco Antonio

#10

Mensagem por QspBmx » Dom Mar 01, 2009 9:07 am

Levei o carro guinchado até a Car de France e, rapidamente, o Ricardo diagnosticou o problema. Era no êmbolo (cilíndro) dianteiro direito e também no seu batente superior, onde fixa a esfera. Trocadas as peças, o carro ficou excelente. Um abração a todos...
Editado pela última vez por QspBmx em Dom Mar 01, 2009 9:12 am, em um total de 1 vez.
Responder