Óleo de Câmbio Xantia V6 Automático!!

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Ferrara
Curioso
Mensagens: 182
Registrado em: Sáb Jan 03, 2009 7:01 am
Nome: Ferrara
Localização: São Paulo - SP

#1

Mensagem por Ferrara » Ter Jan 27, 2009 8:16 pm

Hoje quando passei pelo "Só Francês" e fui pagar o Rádio que consegui fazer funcionar, fiquei batendo um papo com o Sr. Washington (dono da loja) sobre o meu carro. Ele me aconselhou, apesar do manual fazer referências inquestionáveis pela não necessidade de troca do óleo de câmbio, a trocar o óleo do câmbio a cada 30.000 ou 40.000 km, no máximo 50.000 km. Segundo ele, apesar do óleo ser dito "para sempre", foi desenvolvido para temperaturas baixas, e dado o fato do carro não ter sido submetido a uma tropicalização adequada, o referido óleo passa a oxidar-se termicamente devido a sua temperatura de trabalho em nosso ambiente, e tal oxidação promove a perda de suas características, vindo a ocasionar problemas no câmbio.
ALGUÉM SABE ALGUMA COISA OU TEM ALGUMA INFORMAÇÃO A RESPEITO PARA CONFIRMAR OU DESMISTIFICAR O ASSUNTO???
Abraços,
Ferrara


rafael_xm_C4
Curioso
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 1:26 pm
Nome: Rafael_xm_C4
Localização: Guararema
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008
Contato:

#2

Mensagem por rafael_xm_C4 » Qua Jan 28, 2009 12:14 am

Boa noite ferrara, boa noite pessoal,

Tecnicamente falando, eu não tenho a minima idéia do que estou dizendo, mas quem disse que a técnica não pode ser questionada pela prática.

Todas as caixas de câmbio, automáticas ou não, de praticamente todos os carros fabricados fora do Brasil, inclusive de alguns fabricados na Argentina, são de origem européia ou asiática.

Tive a oportunidade de ver alguns manuais de manutenção de vários desses carros; BMW, MB, Audi, Honda, Mitsubishi, dentre outros, e sinceramente não vi nenhuma diferença entre os lubrificantes indicados para manutenção, tanto para o caso do câmbio, quanto para o motor.

Há sim clara menção quanto ao sistema de arrefecimento, pneus, e só.

Agora, tirando o aspecto técnico, sempre que pego um carro, dentre outras coisas, peço para trocar o óleo da caixa de câmbio. Pode até ser desnecessário, mas como o seguro morreu de velho...

Não dá para falar muito mais que isso, afinal, falar em 50.000 km no meu caso, é mais, muito mais do que eu jamais rodei com um carro. Não sou fieal ao ponto de ficar tanto tempo com um único carro.

Abraço!

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
Responder