XANTIA!!! BOM OU RUIM???

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Ferrara
Curioso
Mensagens: 182
Registrado em: Sáb Jan 03, 2009 7:01 am
Nome: Ferrara
Localização: São Paulo - SP

#1

Mensagem por Ferrara » Ter Jan 27, 2009 8:10 pm

Gente, ando um tanto preocupado. 99% dos tópicos são de problemas, busca de soluções e porque não dizer, altamente instrutivos e esclarecedores aos que buscam soluções, mas caramba, eu tenho um carro (Xantia V6 2000) que aos meus olhos e nos primeiros 20.000 km que o usei só tenho coisas boas para dizer do carro. Na revisão dos 20.000 (peguei com 80.000 e rodei 20.000 sem revisar e sem fazer nada, e agora está com 100.000) só precisei trocar as pastilhas, nada mais. Troco óleo regularmente a cada 10.000 TOTAL 7.000 15-50. Na próxima revisão pretendo trocar liquido de arefecimento, esferas, óleo LHM, novas pastilhas, discos e quem sabe as mangueiras do sistema hidráulico, haja visto que ele estará chegando aos 120.000 com todo sistema original. Rodo 1.800 km por mês aproximadamente, e o consumo é entre 6 e 7 km/litro em uso urbano (dependendo do trânsito) e entre 10 e 11 km/litro em estrada (dependendo do pé). Fico aqui pensando, será que há alguma "surpresa" reservada para mim no futuro ou escolhi bem e comprei bem o meu carro. Prospectei durante 9 meses, comprei um carro com origem, histórico em oficina mecânica especializada desde 0 km e sei tudo o que foi feito e não foi feito, e tenho seguido as orientações de manutenção do fabricante (vide manual) e meu carro só me traz alegria. Não estou exagerando não. O bicho é só alegria, tanto que o meu maior problema era reestabelecer a originalidade do mesmo com a instalação de um rádio original e consegui. Fui muito bem orientado pelo antigo proprietário e mantenho o carro sempre em ordem, o que talvez me confira a possibilidade de chegar com ele aos 200.000 ou 300.000 km apresentando o mesmo estado de conservação, IMPECÁVEL. (O Rafael é testemunha ocular...risos).
Desejo de todo coração a todos que resolvam seus problemas e possam ver um Xantia como eu vejo, o carro ideal, perfeito e que não deve nada a nenhum dos top de linha da atualidade.

Abraços,

Ferrara


rafael_xm_C4
Curioso
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 1:26 pm
Nome: Rafael_xm_C4
Localização: Guararema
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008
Contato:

#2

Mensagem por rafael_xm_C4 » Qua Jan 28, 2009 1:21 am

Caro ferrara, você está certo.

Acho que a questão é que as pessoas pensam que esses carros, com 5, 10, 15 anos, tem que se comportar como carros novos, sem qualquer manutenção preventiva, só reparativa.

O cara só vai atrás do vazamento quando vê o oléo no chão, ou só repara a suspensão quando o carro já está andando todo duro. Eu mesmo faço isso vez ou outra.

É por isso que acho o carro novo tão sem graça. Carro novo, não os nossos meia idade.

Abraço!

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
William
Habilitado
Mensagens: 57
Registrado em: Qui Jun 12, 2008 9:55 am
Nome: William
Localização: São Paulo Capital

#3

Mensagem por William » Qua Jan 28, 2009 8:17 am

Olá Amigos!

Esté tópico caiu como uma luva :)

Ontem tive orgulho do meu Xantia, estava no alto da Lapa umas 18:00 horas indo para praça Panamericana quando caiu aquela chuvarada.

Quando cheguei la embaixo adivinha, muita agua mesmo, então que fiz eu, levantei a suspensão quando noite o carro vizinho os caras estavam espantandos com que estavam vendo hahaha, ficaram bobos e para traz, passei com maior categoria aquele rio de aguas que dominavam todas as ruas da região.

Meu carro tem alguns problemas, como todos acredito, mas são coisas passeveis de acertos e tudo mais.

No mais, estou contente com o carro, e não pretendo me desfazer desta jóia

Abraço a todos!

P.s. estava eu na marginal tiete quando derepente passa por mim um outro Xantia e da aquela buzinadinha ( oi parceiro ) , quem sabe o dono não esteja aqui no forom :excl:
Will
Xantia Break 2.0 16v SX
C5 Break Exclusive 2.0 16v
André
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Jan 01, 2009 12:56 am
Nome: AndréLM
Localização: Santo André - SP

#4

Mensagem por André » Qua Jan 28, 2009 8:24 am

Olá a todos.

Acredito que o principal objetivo da maioria dos membros deste fórum é buscar soluções para os problemas e informações sobre componentes e serviços. Isso não significa que o carro seja ruim.
No meu caso, estou com o carro há 2 meses e seria muita sorte pegar o carro em perfeito estado - como no caso do nosso amigo Ferrara - principalmente no meu caso, que é um 1995, o qual não faço idéia por quantos donos passou.
Apesar disso, observando todos os detalhes do carro, é possível perceber como é superior aos nacionais do mesmo porte. É realmente um carro sensacional!
Acredito realmente que a grande maioria dos usuários têm mais elogios do que críticas, apenas não postam no fórum.
Por se tratar de um carro pouco conhecido entre todas as pessoas, acho que é esse o motivo das pessoas fazerem tantas perguntas sobre problemas, mais do que elogios. Pelo menos é o meu caso, e também o motivo de ter me cadastrado neste fórum.

Abraços a todos!
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#5

Mensagem por Cirdan » Qua Jan 28, 2009 12:44 pm

Eu amo o meu Xantia... em casa chamamos carinhosamente de Chalana.

Meu pai reclama q eu gosto dele e e fala para eu comprar um carro novo (tanto q ele me deu um Vectra em troco do Punto q vendi).

Meu carro eu cuido muito. Troquei todos os discos, pastilhas, troquei 2 esferas, oleo, limpeza dos filtros, mangueiras (algumas só).

Fiz a caixa de direção, arrumei a suspensão e os pivos, comprei rodas novas (tava amassada), troco oleo a cada 5 mil km com 10W40 sintetico e ainda deixei o interior dele parecendo 0km.

Agora só preciso arrumar o velocimetro e trocar o modulo dos vidros q travou 3 deles.... de resto, meu carro é o melhor cara.

Falo na real e repito na cara de qualquer um: MUITO SUPERIOR AO VECTRA 2008 Q TENHO. O Xantia na rodovia não corre, ele flutua... vc nem sente o aslfato.

240 km/h do painel e ele rodando gostoso. O Vectra não passa segurança acima de 180km/h.

No encontro quero trocar esperiencias e aproveitar bastante. Tenho certeza q vcs vão gostar do meu carro.

Abraços a todos.
Ferrara
Curioso
Mensagens: 182
Registrado em: Sáb Jan 03, 2009 7:01 am
Nome: Ferrara
Localização: São Paulo - SP

#6

Mensagem por Ferrara » Qua Jan 28, 2009 8:39 pm

Bem....se é assim então fico mais tranquilo....risos.....tava aqui preocupado com onde estaria o mico....sabe aquele da propaganda da tigre....tirando a hora da venda né...mas mesmo assim é um carro para quem sabe o que está comprando....ai..estando bom...se vende bem.
Ao WILLIAN só um aviso de amigão.....é muito legal levantar o carro e enfrentar corredeiras de água, mas vai aqui um detalhe:

A aspiração do ar para a mistura ar combustível se dá sob o carro, virada de boca para baixo...bem baixo. Se por uma ventura qualquer seu carro aspirar água, isso vai gerar calço hidráulico no seu comando e ADEUS MOTOR.

Se tiver mesmo que atravessar algo indesviável, não esqueça: pare o carro antes, desconecte o filtro da mangueira de admissão. Assim seu motor vai aspirar por cima ao nível do capo e você poderá atravessar seu alagado sem maiores problemas. Só não esqueça de manter o carro levemente acelerado, já que o escapamento também pode aspirar água.

ENTÃO VAMOS COLEGAS DE FORUM....VAMOS POSTAR TAMBÉM TODOS OS ELOGIOS DO MUNDO AOS NOSSOS CARROS, POIS QUEM VAI COMPRAR UM ASSIM COMO EU FIZ 10 MESES ATRAS ACABA TAMBEM CONSULTANDO O FORUM....E AI....SE SO VER PROBLEMAS....FICA MAIS DIFICIL....RISOS.

Abraços a todos,

Ferrara
rafael_xm_C4
Curioso
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 1:26 pm
Nome: Rafael_xm_C4
Localização: Guararema
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008
Contato:

#7

Mensagem por rafael_xm_C4 » Qua Jan 28, 2009 11:32 pm

Boa noite a todos,

Realmente a maioria dos dados aqui no Fórum são voltados a busca de soluções para problemas, mas isso não é mais do que natural num Fórum de Marca. Isso acontece em todos os outros Fóruns que conheço.

Por outro lado, fica dificil explicar para quem não conhece um Xantia como o seu por exemplo, como é o comportameno da suspensão, a estabilidade, a segurança...

Quem dirige um Vectra, um Mondeo, um Fusion ou qualquer outro modelo top médio, ou top alto, como o Azera por exemplo, não tem a minima idéia do comportamento da suspensão de um Xantia, de um C5, C6, e até mesmo dos Xsara, tanto na linha das "berlinetas", quanto na linha Picasso, que apresentam reações próprias e totalmnte diferentes dos carros convencionais.

As vezes eu tento descrever o que é fazer uma curva sobre trilhos, e a maioria dos meus interlocutores já pensa logo em carros rebaixados e com suspensões trabalhadas. As vezes penso que é dura a vida de proprietários dos carros da marca, porque eles são invariavelmente, incompreendidos. :D

Mas tentamos, sempre. Notei que uma boa parte dos posts são relativos a problemas, mas na sua maioria começam com elogios aos carros. Já é alguma coisa. :icon_smile_big:

Talvez se colocarmos mais detalhes sobre o funcionamento, e não apenas sobre os defeitos, essa visão mude.

Mãos a obra
Editado pela última vez por rafael_xm_C4 em Qua Jan 28, 2009 11:42 pm, em um total de 1 vez.

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#8

Mensagem por Cirdan » Qui Jan 29, 2009 10:24 am

Aluguei um Azera e fiquei 5 dias com ele.

Eu falo e ninguem acredita: O Xantia é muito mais confortavel na rodovia, mesmo o Azera sendo muito superior a meu Vectra.

Os dois se igualam, porem o Xantia tem mais estabilidade. Eu imagino como vai ser esse novo C5... deve ser uma delicia.

Eu amo o meu carro e nunca mais saiu da Citroen na minha vida.

Abraços a todos.
rafael_xm_C4
Curioso
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 1:26 pm
Nome: Rafael_xm_C4
Localização: Guararema
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008
Contato:

#9

Mensagem por rafael_xm_C4 » Qui Jan 29, 2009 11:58 am

Tá vendo o que eu estou dizendo, e olha que o Cirdan tem um Xantia GLX, que não é um V6 e está abaixo da linha de conforto do XM por exemplo, e até sem mencionar o C6.

Tudo bem que não tem motor equivalente, mas quem disse que o motorzão do Azera a 180 km/ph, te dá a mesma segurança de um Xantia a 220?

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#10

Mensagem por Cirdan » Qui Fev 05, 2009 4:53 pm

Cara, eu ainda quero dirigir um XM V6 e um Xantia V6... quero ver como é acelerar mesmo.

Deve ser muito mais gostoso mesmo. O Xantia q eu tenho é a versão de entrada e mesmo assim é perfeito.
A 200 km/h vc tem uma segurança...

Não precisa nem ser tão rapido. A 120 km/h vc está seguro... se sente estavel, pode conversar, ouvir musica. O ar condicionado da conta tranquilo e o carro se conversa sem problemas.

Abraços
Ferrara
Curioso
Mensagens: 182
Registrado em: Sáb Jan 03, 2009 7:01 am
Nome: Ferrara
Localização: São Paulo - SP

#11

Mensagem por Ferrara » Sex Fev 06, 2009 6:51 am

Caro Cirdan,

não sei se entre Xantias você venha a sentir grandes diferenças que não estejam no motor. Nunca guiei outro Xantia. Minto, guiei 8...risos...mas tudo V6 procurando o meu. O banco, igual ao do Activa com apoios laterais e a resposta do motor deixam a gente mal acostumado. Chega a 200 km/h, rápido e fácil...ah...e em 3ª marcha....daí entra a 4ª....que o motor não consegue empurrar além de 5.000 / 5.250 rpm...ladeira abaixo...de cara pro vento e no plano...mucha aos 4.750 rpm à 230 km/h...é ai que eu digo que caberiam mais uns 50 cv para levar essa 4ª marcha a uns 6.000 rpm....mas meu mecânico desaconselha.....muita despesa para pouco ganho...e nada que um bom vácuo não resolva.

Abraços,

Ferrara
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#12

Mensagem por Cirdan » Sáb Fev 07, 2009 10:34 am

Nossa cara... o meu 2.0 eu chego a 200km/h e ja fico louco (chego em 4ª marcha.

O q eu me surpreendi foi com o giro do motor da BMW 540i V8... 160km/h e ela em 6º marcha a 2900 giros. Muito bom aquilo.

Eu sou totalmente apaixonado pelo Xantia amigo. Ainda quero guiar um V6 um dia... deve ser melhor q o Xsara VTS. Um canhão mesmo.

Abraços a todos.
Paulo_Renato
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 8:31 pm
Nome: Paulo_Renato

#13

Mensagem por Paulo_Renato » Sáb Fev 07, 2009 12:17 pm

Kra realmente esse topico foi otimo...

Eu esses dias briguei com um mecanico, pq meu carro ta vazando oleo( eu ainda não descobri o problema ) quando eu falei o carro que eu tinha, o cara já fez uma cara feia e começou a me dar uns conselhos, do tipo que o carro não era bom... eu olhei pra cara dele e falei, meu querido eu sei o carro que eu comprei, vc vai ver pq ta vazando oleo ou vai ficar falando mau do meu carro... ai ele começou a falar + ainda, então eu sai da oficina!!

Mais a questão é, que eu não vou mentir que to com alguns probleminhas no carro, mais ainda eu amo ele... a estabilidade e conforto dele eh muitooo bom !!
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#14

Mensagem por Cirdan » Sáb Fev 07, 2009 7:46 pm

Hj eu desanimei com meu Xantia... serio mesmo.

Abraços a todos.
Ferrara
Curioso
Mensagens: 182
Registrado em: Sáb Jan 03, 2009 7:01 am
Nome: Ferrara
Localização: São Paulo - SP

#15

Mensagem por Ferrara » Qua Jun 17, 2009 10:00 am

Desanima nao Cirdan,

olha....quer dar uma volta num V6....vamos marcar.....eu deixo voce pilotar meu carro por alguns quilometros para voce realmente se excitar com um Xantia novamente...risos

Abraços

Ferrara
Responder