Freio de Mão

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
André
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Jan 01, 2009 12:56 am
Nome: AndréLM
Localização: Santo André - SP

#1

Mensagem por André » Ter Jan 20, 2009 7:51 am

Gostaria de saber se em todos os modelos o freio de mão trava as rodas dianteiras. Eu estava revisando os freios e achei estranho quando travei o freio para tirar a roda traseira e ela não travou. Levantei a frente do carro e vi que as dianteiras estavam travadas. Tirei as rodas e vi o cabo do freio nas pinças dianteiras.
Eu nunca vi isso em nenhum outro carro. Por qual motivo fizeram assim?
Também gostaria de saber pra que serve uma bola preta no teto, que parece uma câmera de 360°.


Bruno.Carneiro.da.Cunha
Habilitado
Mensagens: 93
Registrado em: Qui Nov 02, 2006 12:34 am
Nome: Bruno-PE

#2

Mensagem por Bruno.Carneiro.da.Cunha » Ter Jan 20, 2009 9:36 am

O freio de mão é nas rodas dianteiras por causa da suspensão hidropneumática. Há basicamente dois problemas: 1) como a suspensão traseira é por braço arrastado, qualquer mudança de altura faz com que a roda traseira gire um pouco. Com o freio de mão puxado a suspensão tem que ir contra a força do freio (tente levantar o carro com o pedal do freio pressionado para entender o que eu estou escrevendo). O outro problema é que, com o sistema anti-sink, se o freio fosse na traseira o carro tenderia a elevar a dianteira quando estacionado, o que seria incoveniente principalmente se o carro estiver estacionado em uma subida.

A bola preta no teto entre os dois parassois é o receptor do telecomando do carro. O do Xantia fase 1 funciona por infravermelho e é preciso apontar para este receptor para ele funcionar.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#3

Mensagem por Cirdan » Ter Jan 20, 2009 9:54 am

Na verdade o freio de estacionamento nas rodas dianteiras pode ser até melhor amigo... serio mesmo.

Pq vc vai colocar toda a frenagem nas rodas dianteiras e deixar o eixo traseiro livre para quando precisar carregar o carro e as rodas traseiras terem uma miniva movimentação (isso acontece quando abaixa e quando sobe).

No carro automatico vc coloca em Park e no manual vc deixa engatado, fazendo o cambio funcionar como freio tb. Isso deixa o carro totalmente imobilizado na parte dianteira.

Pode te ajudar em furtos, pq ninguem sabe disso e quando levantar a traseira do carro para levar, vai ter dois sistemas travando as rodas dianteiras.

Abraços a todos.
Ferrara
Curioso
Mensagens: 182
Registrado em: Sáb Jan 03, 2009 7:01 am
Nome: Ferrara
Localização: São Paulo - SP

#4

Mensagem por Ferrara » Qui Jan 22, 2009 9:26 pm

Caro colega,

você só não pode esquecer que o acionamento do freio de mão também é hidráulico. Quando o carro está desligado, você ainda tem óleo no sistema do freio de mão. Mas se você estiver em uma fila que seja uma descida, que anda aos poucos e você deixar o carro no Neutro e movimentá-lo soltando o freio de mão e freando novamente com o freio de mão, na quarta ou quinta freada, você vai ficar sem freios, nem de pé nem de mão e vai sem dó nem piedade bater no carro da frente. A única alternativa vai ser empurrar a alavanca do câmbio até o Parking e dar um grande tranco na transmissão. Bem, é só prestar atenção que isso não vai acontecer.

Abraços

Ferrara
rafael_xm_C4
Curioso
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 1:26 pm
Nome: Rafael_xm_C4
Localização: Guararema
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008
Contato:

#5

Mensagem por rafael_xm_C4 » Qui Jan 22, 2009 10:27 pm

Prós e contras são considerados na mesma proporção para essa questão.

Todos os carros que tive até agora da marca, tinham freio de mão nas rodas dianteiras.

Quando o sistema está bem regulado, seja nun Xantia ou num Xsara, o sistema é realmente seguro, salvo na circunstância descrita pelo colega Ferrara, a coisa fica um pouco complicada quando um dos cabos ( são dois na maioria dos carros ), se solta do suporte guia.

Normalmente quando isso acontece, o freio de mão fica com o curso longo e você sente aquela incontrolável necessidade de puxar um pouco mais a alavanca.

Quando isso acontece, todo o peso do carro é jogado sobre apenas uma roda que, dependendo da circunstância - um leve toque atrás por exemplo, pode ser suficiente para jogar seu carro contra outro que esteja a sua frente. Palavra de quem já viu o próprio carro correr sozinho por mais de 100 metros, arriado, sem ninguém dentro, e ir parar na traseira de um Vectra, e pior, com engate.

O resultado foi uma completa restauração na parte dianteira de um Citroën BX que estava impecável.

Pasmem: o carro andou por esse trajeto todo, numa descida de aproximadamente 20 ou 25º, e não saiu um milimetro da trajetória. Fantástico.

Há, o preju? Foi um detalhe!

Abraço!

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#6

Mensagem por Cirdan » Ter Jan 27, 2009 2:00 pm

Eu coloquei o meu Xantia na garagem usando o freio de mão no domingo. Um pino caiu e fiquei sem freio... hahahaha

Abraços a todos.
Responder