CATT

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#1

Mensagem por Cirdan » Sex Jan 09, 2009 5:03 pm

Ae povão.

Hj eu estava lendo um pouco sobre o sistema CATT. Sou totalmente apaixonado por Xsara VTS e Xantia (tanto o meu 2.0 como o V6) e ouvi algo estranho:

Xsara VTS e todos os Xantia tem o sistema CATT. O sistema CATT não é nada mais nada menos q a esterção das rodas traseiras em curvas de alta velocidade para corrigir o trajeto e melhorar a estabilidade (ESP de pobre, porem com imensa tecnologia).

Isso é verdade??? Ta bom q eu acho o Xantia o melhor carro em estabilidade q já tive, porem acreditava q só a suspensão fazia milagre.

Uma vez guinchando o carro por problemas no alternador (o maldito descarregou minha bateria e tive q chamar o seguro), quando estava apertando o cinto no pneu traseiro ele virou um pouco. Falei para o meu mecanico ver isso e ele trocou todas as buchas traseiras.

Bem, existe mesmo esse sistema??? Meu Xantia é 2001. Pelo q entendi, desde o 1998 (com a frente bicudinha) tem isso... é verdade???? Se existir, deve ser por esse motivo q o Xantia tem tanta estabilidade.

Abraços a todos.


rafael_xm
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 10:21 am
Nome: rafael_xm
Localização: São Paulo - Capital
Contato:

#2

Mensagem por rafael_xm » Sáb Jan 10, 2009 5:21 pm

Boa Cirdan,

Xsaras, Picassos, Xantias e XM's eu tenho certeza que tem o eixo traseiro direcional.

Sinceramente ainda não tive tempo de ver algo sobre C5 e C3.

C4 não tem.

Esse é um dos motivos da frase: faz curvas sobre trilhos. A sensação que é mais presente nos Xsara, é de que o eixo traseiro está escorregando na curva, mas que na verdade quer dizer que o pneu não está arrastando para segurar o carro, como acontece nas suspensões tradicionais.

Abraço!
Editado pela última vez por rafael_xm em Sáb Jan 10, 2009 5:22 pm, em um total de 1 vez.
Ainda por aqui!
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#3

Mensagem por Cirdan » Sáb Jan 10, 2009 5:47 pm

Oq seria esse Eixo Traseiro direcional???? O Eixo vira para melhorar o carro na curva???

Hj peguei uma rodovia muito sinuosa aqui em SP... andei no limite do carro e ninguem me seguia. Deixei um Fusion com mais motor comendo poeira mesmo.

O carro mantinha o trajeto e não saia nem quando eu tentava fazer ele escapar. Era bom demais gente.

Abraços a todos.
rafael_xm
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 10:21 am
Nome: rafael_xm
Localização: São Paulo - Capital
Contato:

#4

Mensagem por rafael_xm » Sáb Jan 10, 2009 10:07 pm

Exatamente isso Cirdan, ela faz com que os pneus matenham o máximo de aderência numa curva. Esse esterçamento é pequeno, claro, caso contrário a sensação de insegurança seria maior que o beneficio da aderência, mas o suficiente para que os pneus traseiros tenham uma trajetória que em conjunto com o esterçamento das rodas dianteiras, formem um parábola o mais perfeita possível, evitando como eu disse antes, que os pneus traseiros sejam arrastados na curva.
Ainda por aqui!
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#5

Mensagem por Cirdan » Seg Jan 12, 2009 3:03 pm

Estava lendo aqui e parece q são muitos modelos q possuem isso.

Da Peugeot entra ainda o 206 1.6 16v na versão Quiksilver e Rallye, o 306 S-16 (a versão esportiva e pimentada do carro). E me falaram q o 406 tb faz.

Da Renault somente o Laguna. Na Citroen é o XM, Xantia, Xsara e o C5. Os outros eu não sei, porem deve ter.

Abraços a todos.
a distribuidora
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Ter Set 16, 2008 11:37 am
Nome: ulisses

#6

Mensagem por a distribuidora » Qua Jan 14, 2009 4:08 pm

306, 106 antigo, AX, ZX....todos
Editado pela última vez por a distribuidora em Qua Jan 14, 2009 4:09 pm, em um total de 1 vez.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#7

Mensagem por Cirdan » Qui Jan 15, 2009 2:45 pm

Nunca mais eu compro um carro sem isso.

Domingo peguei a Mogi-Bertioga subindo com o Xantia... entrava nas curvas a mais de 100km/h e ainda acelerando. Cambio no modo Sport e deixando todo mundo pra tras.

Com o meu Vectra (olha q ele tem rodas aro 16 e é manual heim), eu não conseguia andar a mais de 70km/h nas curvas... tava horrivel.

Só compro carro com esses sistemas agora... nunca mais carro normal, nunca mais.

Abraços a todos.
Ferrara
Curioso
Mensagens: 182
Registrado em: Sáb Jan 03, 2009 7:01 am
Nome: Ferrara
Localização: São Paulo - SP

#8

Mensagem por Ferrara » Qui Jan 15, 2009 9:17 pm

Caro Cirdan,

realmente é tudo isso mesmo. O carro é fantástico. Só que tem um pequeno detalhe: enquanto você estiver acelerando, ta tudo certo, mas o carro é relativamente traseiro. Portanto, se você entrar em uma curva em velocidade muito acima do aceitável, pode ter que tirar o pé, ou eventualmente até ter que cutucar no freio. Ai meu irmão, o mundo pode girar...risos. Então, quando se pilota um Xantia no arregaço...to falando arregaço mesmo, a tomada tem que ser feita que nem Kart. Uma freada forte na entrada da curva, conjugada com o início da exterção.....a traseira vai começar a sair um pouco. Nesse momento é só retomar a aceleração, controlar no volante e ir para o abraço. Não sei quanto tempo você tem o carro e qual a sua experiência em situações de performance, portanto cuidado é sempre bom. Vá descobrindo seu carro e buscando os limites do mesmo, porém respeitando sempre os seus próprios limites. O Xantia é um tesão mesmo, mas em pilotagem é preciso andar de mãos dadas com o carro, caso contrário ele pode te abandonar...risos..ele não faz tudo sozinho.

Abraços
rafael_xm_C4
Curioso
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 1:26 pm
Nome: Rafael_xm_C4
Localização: Guararema
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008
Contato:

#9

Mensagem por rafael_xm_C4 » Qui Jan 15, 2009 11:06 pm

Tem razão Ferrara, andar é bom, mas se isso for feito de forma mais segura, é melhor ainda.

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#10

Mensagem por Cirdan » Sex Jan 16, 2009 9:58 am

Ferrara, pode deixar... eu sempre tive alma de piloto. Aprendi a dirigir no Omega do meu pai.

Ele me ensinou muita coisa na Suprema q minha mãe tinha (o carro bom pra sair de traseira)... hahahaha.

Eu tive um Tipo 16V q me ensinou como pilotar mesmo.. rodei, quase capotei, aprendi a frear forte fazendo curva, aprendi a dar cavalo de pau e tudo mais... ele tinha 165cv... era mexido... huahuahua

O Xantia é um tesão cara... nunca vi carro tão bom... preciso ficar esperto com meu Vectra agora...rs

Abraços a todos.
Bruno.Carneiro.da.Cunha
Habilitado
Mensagens: 93
Registrado em: Qui Nov 02, 2006 12:34 am
Nome: Bruno-PE

#11

Mensagem por Bruno.Carneiro.da.Cunha » Sex Jan 16, 2009 10:18 am

O único Xantia com esterçamento da roda traseira é, até onde eu sei, o Activa. Por favor, corrijam-me se estiver errado.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#12

Mensagem por Cirdan » Sáb Jan 17, 2009 9:33 pm

Hj analisando meu carro... ele tem sim amigo...

E pelo q me falaram os C3 1.6 tb tem. Da linha atual só a familia 307 e C4 não tem isso... o restante tem.

Abraços a todos.
Bruno.Carneiro.da.Cunha
Habilitado
Mensagens: 93
Registrado em: Qui Nov 02, 2006 12:34 am
Nome: Bruno-PE

#13

Mensagem por Bruno.Carneiro.da.Cunha » Sáb Jan 17, 2009 10:47 pm

Ok, você está realmente certo quanto ao Xantia. Todos têm esterçamento passivo. Perdão por passar informações erradas.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#14

Mensagem por Cirdan » Seg Jan 19, 2009 9:28 am

Magina amigo.

Agora pq a Citroen não colocou isso no C4 Pallas heim??? Imagina como ele melhoraria em estabilidade e sairia na frente de Civic e Corolla???

Vectra eu nem falo, pq tenho um e sei o lixo q é... cara, cheguei ao ponto de começar a achar ruim o Focus (carro q é referencia no quesito estabilidade).

C5 tem mesmo esse sistema tb??? Ouvi dizer q sim, todos os modelos Citroen importados tem.

Abraços a todos.
Responder