Verificar óleo do câmbio AL4

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
caiogsa
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Mar 15, 2022 11:18 pm
Modelos Citroën: Xantia GLX 2.0 16v 2000

Verificar óleo do câmbio AL4

#1

Mensagem por caiogsa » Ter Mar 15, 2022 11:31 pm

Prezados, boa noite!
Sou um feliz dono de um Xantia GLX 2.0 ano 2000, estou tendo alguns problemas referentes ao câmbio do carro, está entrando em modo emergência depois de percorrer uns 20km, está ocorrendo sempre da terceira para a quarta marcha, ele entra em emergência na terceira e fica saindo de segunda.
Segui algumas dicas aqui do forum da limpeza da chave seletora (tive que comprar uma nova no meu caso), e queria aproveitar para verificar o oléo da caixa para saber se ainda está em bom estado ou se será necessário realizar a troca do mesmo. Comprei o carro em meados de 2021 e o antigo dono disse que havia trocado o óleo, porém acho que foi um óleo de qualidade ruim, da marca ipiranga, acredito que isso possa estar influenciando nesse problema do modo emergência.
Poderiam me informar como posso verificar o nível do óleo e realizar a troca do mesmo?

Agradeço a todos desde já!


giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Verificar óleo do câmbio AL4

#2

Mensagem por giovane s » Sex Mar 18, 2022 1:36 pm

Regulou corretamenta a CMF, com continuidade no multimetro quando o câmbio está em Neutro.

Manual de reparo do AL4
viewtopic.php?f=60&t=10500

Adicionado após 24 minutos 6 segundos:
caiogsa escreveu:
Ter Mar 15, 2022 11:31 pm
Prezados, boa noite!
Segui algumas dicas aqui do forum da limpeza da chave seletora (tive que comprar uma nova no meu caso), e queria aproveitar para verificar o oléo da caixa para saber se ainda está em bom estado ou se será necessário realizar a troca do mesmo. Comprei o carro em meados de 2021 e o antigo dono disse que havia trocado o óleo, porém acho que foi um óleo de qualidade ruim, da marca ipiranga, acredito que isso possa estar influenciando nesse problema do modo emergência.
Poderiam me informar como posso verificar o nível do óleo e realizar a troca do mesmo?

Agradeço a todos desde já!
Se não está entrando em emergência por causa da CMF, ou repara todo o câmbio ou faz limpeza do corpo de válvulas (5 litros de óleo).

A troca de 3 litros de óleo ajuda quando tem trancos mas não entra em emergência.
Responder