Anomalia caixa automatica AL4

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Trancado
Luis 78
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Fev 20, 2018 6:01 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 aut

Anomalia caixa automatica AL4

#1

Mensagem por Luis 78 » Ter Fev 20, 2018 6:52 pm

Olá galera!
Tenho visto vários tipos de problemas relatados com a caixa aut AL4, mas ainda não vi nenhum caso igual ao meu e gostaria da alguma ajuda. O meu carro é um Picasso Exclusive 2008 e tá com 97 mil km e a famosa mensagem no painel (ANOMALIA CAIXA AUTOMÁTICA) aparece sempre em uma única situação: sair de manhã com o carro frio sem esperar esquentar um pouco.
Nesse caso, depois de +ou- 1km rodado aparece a msg da ANOMALIA e o câmbio trava na terceira marcha. Como eu já detectei que a ANOMALIA só aparece nessa situação, eu me habituei a esperar o carro esquentar de manhã e rodo o dia inteiro (cidade e estrada) sem dar o problema. As vezes rodo durante um mês sem dar o problema.
Porém preciso resolver isso!
Primeiro eu troquei o óleo utilizando 7 litros do Mobil ATF LT 71141 e o meu mecânico me disse que o óleo velho q ele esgotou não era o recomendado e estava com a cor diferente. Mesmo fazendo a troca corretamente, o problema persiste.
Agora o meu mecânico me sugeriu trocar os 2 selenóides para ver se resolve.
Eu conversei com um mecânico de uma concessionária Citroen que mexe com câmbio aut e ele me disse que no meu caso, como o problema está dando somente com o carro frio, a possibilidade de ser resolvido com a troca dos selenóides é grande.
Vcs concordam?


Avatar do usuário
paulo.silva
Habilitado
Mensagens: 147
Registrado em: Qui Abr 21, 2016 1:51 am
Nome: paulo
Localização: ararangua
Modelos Citroën: c5 exc 3.0 v6 ano 02 mod 03 a3 turbo ano 99
Contato:

ANOMALIA CAIXA AUTOMÁTICA AL4

#2

Mensagem por paulo.silva » Qua Fev 21, 2018 12:26 am

envolve temperatura então algum sensor interno ou mesmo algum mau contato. A ecu do cambio usa essas referencias para regular a pressão. esperar um pouco mais ou sair gastando e arriscar não resolver. Boa sorte
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

ANOMALIA CAIXA AUTOMÁTICA AL4

#3

Mensagem por rgdl » Qua Fev 21, 2018 9:33 am

Luis 78 escreveu: Primeiro eu troquei o óleo utilizando 7 litros do Mobil ATF LT 71141 e o meu mecânico me disse que o óleo velho q ele esgotou não era o recomendado e estava com a cor diferente. Mesmo fazendo a troca corretamente, o problema persiste.
A principio é quase impossível saber se o óleo que está numa caixa é ou não o recomendado porque tem três óleos recomendados pelo fabricante do cambio (Uma joinventure entre PSA e Renault) para essa caixa, o LT 71141 usado pela PSA (Citron/Peugeot), o Renault Renaultmatic 3D SYN usado pela Renault (a Renault também usa essa caixa sob o nome de DP2) e o Pentosin ATF que não é usado pelas duas mas é recomendado por elas. Tem também outros óleos Dexron 3 ou Dexron 5 que cumprem todas as exigências do fabricante do cambio e podem também ser utilizado. Então, na maioria das vezes isso é papo de mecânico.

Apesar de discordar do ponto de vista de seu mecânico quanto ao óleo não discordo no que se refere a troca das solenoides, especialmente se o óleo que saiu da caixa estava muito degradado (sujo, preto, com cheiro de queimado) e recomendo que além de trocar as solenoides faça uma nova troca de óleo, pois esse que vc colocou já vai estar sujo com as impurezas do óleo anterior.

ah! sim, não ande em hipótese alguma com o carro em modo de emergência, isso vai detonar o seu cambio promovendo um desgaste acentuado e prematuro das sintas de freio F e discos de embreagem para trocar essas peças vão te cobrar beeem caro.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
WDHR
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 11:26 am
Modelos Citroën: C4 Picasso 2010

ANOMALIA CAIXA AUTOMÁTICA AL4

#4

Mensagem por WDHR » Ter Mai 22, 2018 5:23 pm

Luis 78 escreveu:Olá galera!
Tenho visto vários tipos de problemas relatados com a caixa aut AL4, mas ainda não vi nenhum caso igual ao meu e gostaria da alguma ajuda. O meu carro é um Picasso Exclusive 2008 e tá com 97 mil km e a famosa mensagem no painel (ANOMALIA CAIXA AUTOMÁTICA) aparece sempre em uma única situação: sair de manhã com o carro frio sem esperar esquentar um pouco.
Nesse caso, depois de +ou- 1km rodado aparece a msg da ANOMALIA e o câmbio trava na terceira marcha. Como eu já detectei que a ANOMALIA só aparece nessa situação, eu me habituei a esperar o carro esquentar de manhã e rodo o dia inteiro (cidade e estrada) sem dar o problema. As vezes rodo durante um mês sem dar o problema.
Porém preciso resolver isso!
Primeiro eu troquei o óleo utilizando 7 litros do Mobil ATF LT 71141 e o meu mecânico me disse que o óleo velho q ele esgotou não era o recomendado e estava com a cor diferente. Mesmo fazendo a troca corretamente, o problema persiste.
Agora o meu mecânico me sugeriu trocar os 2 selenóides para ver se resolve.
Eu conversei com um mecânico de uma concessionária Citroen que mexe com câmbio aut e ele me disse que no meu caso, como o problema está dando somente com o carro frio, a possibilidade de ser resolvido com a troca dos selenóides é grande.
Vcs concordam?
Cara, tenho o mesmo problema que voce... o meu comecou com umidade dentro do cmf, abri limpei e sequei. antes ele ficava com -- no mostrador, agora faz como o seu, seeu deixar ele ligado um pouco antes, tambem vai de boa, e ia de boa no manual tb. Ah, coloquei xenon no meu, as vezes quando ligo o farol, pouco depois da problema tambem... no scanner deu erro u0404, tem a ver com o cmf no meu caso!! Talvez tenha no seu tb... assim q der vou desmontar e limpar tudo outra vez e os conectores tb, pode ter alguma umidade ainda ou mal contato... qualquer novidade, avisa...
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Anomalia caixa automatica AL4

#5

Mensagem por Miau » Ter Mai 22, 2018 7:05 pm

Apareceu erro, o certo é passar o scanner e verificar.. geralmente é solenóide
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
WDHR
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 11:26 am
Modelos Citroën: C4 Picasso 2010

Anomalia caixa automatica AL4

#6

Mensagem por WDHR » Qua Mai 23, 2018 3:12 pm

o scanner tem um caminho para o teste das solenoides ou qlq outra coisa q eu possa eliminar? no meu nao acusou nenhum erro relacionado a isso! qual a margem de diferenca em relacao a pressao em p - r - n - d - m?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Anomalia caixa automatica AL4

#7

Mensagem por Miau » Qua Mai 23, 2018 5:06 pm

Tem sim.. tanto teste quanto leitura de pressão. Além do erro que vai acusar
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
WDHR
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 11:26 am
Modelos Citroën: C4 Picasso 2010

Anomalia caixa automatica AL4

#8

Mensagem por WDHR » Dom Mai 27, 2018 10:59 pm

Valeu, me encontrei la! obrigado!
Avatar do usuário
WDHR
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 11:26 am
Modelos Citroën: C4 Picasso 2010

Anomalia caixa automatica AL4

#9

Mensagem por WDHR » Seg Jun 04, 2018 10:11 am

Miau escreveu:Tem sim.. tanto teste quanto leitura de pressão. Além do erro que vai acusar
Miau, voce, ou rgdl, me parecem bem ativos e entendem bem... ve se consegue me ajudar! O meu e um c4 picasso! depois q lavaram o motor o carro ficou meio doidao! eu queria saber a melhor forma, se voce tambem souber e claro, de chegar naqueles conectores onde o cmf e ligado... quando eu mexi no meu cmf, tirei a bateria e a cama dela, mas somente isso nao me permitiu o acesso! Pensei e tirar a roda e o parabarro, mas acho que o paralamas ainda vai atrapalhar! nao achei nenhum video na net que alguem estivesse acessando esta parte, somente os que retiraram a caixa, o que nao seria o caso! se tiver alguma sugestao eu agradeco!
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Anomalia caixa automatica AL4

#10

Mensagem por rgdl » Ter Jun 05, 2018 9:22 am

Cara não tem acesso facilitado não, vc vai ter que tirar o máximo possível de coisas que dificultam o acesso e mesmo assim se esforçar um pouco para alcançar.

Quando troquei o CMF foi retirado o filtro de ar o suporte das centrais eletrônicas (cambio e de injeção) e mesmo assim o mecânico simplesmente teve que "mergulhar" no cofre do motor...

Nesses carros lavar o motor pode gerar muita dor de cabeça, por isso que eu não faço, não basta proteger as centrais eletrônicas, molhar os conectores dos sensores (e não são poucos) também pode dar zica. Eu enfrentei um alagamento em janeiro desse ano que molhou vários conectores e vc nem queira saber a dor de cabeça que isso me deu, até bobina tive que trocar depois.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
WDHR
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 11:26 am
Modelos Citroën: C4 Picasso 2010

Anomalia caixa automatica AL4

#11

Mensagem por WDHR » Ter Jun 05, 2018 1:06 pm

Putz.... Vou me lascar entao... queria da uma geral nos conectores... Bom, vamos as boas... Meu cambio tinha dado um estresse na cmf e posteriormente, apos eu abrir ele secar e calibrar, fiz uma troca parcial do oleo de cambio usando o original! Dai ele comecou a entrar em modo de emergencia travando na 3 marcha... Inicialmente so no automatico e apos no manual tb... Falei com o miau, que me sugeriu olhar os erros no lexia... assim que o meu lexia chegou, verifiquei os erros u0404 que era referente ao cmf tambem e o p1767 referente a solenoide... Fiz o seguinte, comprei 10 litros de mobil dexron vi o que o xama recomendou, e lavei a caixa em casa mesmo monitorando com o lexia... antes disso a leitura de pressao tinha dado uma diferenca pequena... Apos esse procedimento de lavagem e regulagem do neutro do cmf, o carro por hora esta pefeito! zero tranco e mal sinto alguma troca de marcha! Eu acho que quando fiz a troca parcial, dei mole e deixei um pouco de excesso de atf entao deve influenciado na pressao e no resto! Entao, no meu caso a solucao foi mais simples...
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Anomalia caixa automatica AL4

#12

Mensagem por rgdl » Ter Jun 05, 2018 2:41 pm

Esse óleo é ótimo, também segui a dica do Xamã mas eu consegui o Dexron VI da GM bem em conta comprando direto numa distribuidora.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
WDHR
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 11:26 am
Modelos Citroën: C4 Picasso 2010

Anomalia caixa automatica AL4

#13

Mensagem por WDHR » Ter Jun 05, 2018 5:19 pm

me enganei aqui.... foi o ac delco que comprei, tb recomendado pelo xama, paguei 39,90 em cada dia 10 de maio! Aqui, vi que e de Sao goncalo, tb sou, de porto da pedra, tem algum mecanico / eletricista / suspensao de cofianca em SG?
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Anomalia caixa automatica AL4

#14

Mensagem por Munhoz » Ter Jun 05, 2018 5:35 pm

Galera, o assunto desse tópico é repetido e como foi solucionado, vou trancar. Abs
Trancado