Problema Freio ABS, pedal duro freiando traseira, erro no painel, erro velocimetro, erro cambio

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
MSantos
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Jul 03, 2017 1:37 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2006

Problema Freio ABS, pedal duro freiando traseira, erro no painel, erro velocimetro, erro cambio

#1

Mensagem por MSantos » Qui Fev 15, 2018 2:58 pm

Boa tarde,

Por favor, leiam meu post! Me ajudem! :pray:

Eu tenho um Xsara Picasso 2006 2.0 16v automático. Paguei pra um mecânico infeliz fazer a troca dos amortecedores e homocinética. Durante o procedimento de troca do amortecedor dianteiro do lado do carona, ele usava uma barra de aço (mão de força). Essa barra escorregou do local onde estava fixada, e eu vi bem na hora que ela bateu e esticou com muita força o chicote do sensor ABS. Não deu outra. Quando ele me devolveu o carro, o freio apresentou o seguinte problema: o pedal ficava muito duro e raso, sem maciez, freiando o fundo (as rodas traseiras) e após rodar por alguns instantes, apresentava falha no freio ABS e no painel acendia a luz laranja (freio ABS) e vermelha (trava de mão) e a mensagem de ABS inativo. Daí o pedal do freio ficava macio e descia normalmente. O velocímetro não marcava a velocidade correta, sempre a menos (numa via de 80Km/h e acompanhando o fluxo da via, o velocimetro marcava 45 Km/h) e o cambio não conseguia mais "encaixar" a "marcha" (velocidade) correta por conta da marcação errada do velocimetro e também começou a apresentar "falha na caixa automatica".

Levei para outro mecânico e ele identificou que havia um defeito justamente no sensor ABS do lado do carona (lado direito), pois o Lexia não estava conseguindo reconhecê-lo. Comprei um sensor novo na Autorizada da Citroen e fizemos a troca. O Mecânico apagou os históricos de erro do ABS pelo LEXIA mas o problema persistiu. Só que dessa vez o erro ocorria mas não ficava gravado no histórico do carro. Ou seja, se repetia a mesma coisa: o pedal ficava muito duro e raso, sem maciez, freiando o fundo (as rodas traseiras) e após rodar por alguns instantes, apresentava falha no freio ABS e no painel acendia a luz laranja (freio ABS) e vermelha (trava de mão) e a mensagem de ABS inativo. Daí o freio ficava como freio de carro comum, ou seja, o pedal voltava a descer macio e normal. O velocímetro não marcava a velocidade correta, sempre a menos (numa via de 80Km/h, acompanhando o fluxo da via o velocimetro marcava 45 Km/h) e o cambio não conseguia mais "encaixar" a "marcha" (velocidade) correta por conta da marcação errada do velocimetro e também começou a apresentar "falha na caixa automatica". Porém ao desligar o carro e ligar de novo, as duas luzes do painel apagavam. Mas ao rodar com o carronovamente, voltava todo o ciclo de erros novamente.

Levei pra Citroen de novo e gastei 435,00 para fazer um diagnóstico completo. Daí o chefe da mecânica me disse que o sistema do carro estava lendo como se as rodas traseiras como se estivesse mais rápidas do que as dianteiras, por isso ele priorizava a frenagem da traseira (pedal duro e freio na traseira com o fundo do carro descendo). Só que à medida que se acelera mais ou passa-se o tempo, o sistema não consegue mais suportar essa divergência e daí começam os erros. Ele sugeriu que o problema estaria nas Homocineticas pelo fato delas não serem originais. Comprei um par de cremalheiras originais e substituí nas que vieram nas homocinéticas.... nada. O problema continua.

Daí hoje eu liguei pra um terceiro mecânico que entende de Citroen e ele disse que quando o mecânico infeliz esticou o chicote do ABS, esse dano poderia ter se estendido também ao Módulo ABS. Por exemplo: se o sensor ABS que foi danificado poderia ter entrado em curto e, ao rodar com o carro, esse curto podeira ter danificado o calculador do ABS, que fica no módulo ABS. Ele sugeriu trocar o calculador ABS. Mas só encotrei na internet o módulo ABS completo.

Gostaria de saber a opinião de vocês. O que acham que pode estar acontecendo com o meu freio/velocimetro?


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Problema Freio ABS, pedal duro freiando traseira, erro no painel, erro velocimetro, erro cambio

#2

Mensagem por rgdl » Qui Fev 15, 2018 4:34 pm

Olha, lendo a descrição de todo o seu problema tem uma pergunta que não quer calar... Alguém verificou se chicote do lado do carona não está avariado?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
MSantos
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Jul 03, 2017 1:37 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2006

Problema Freio ABS, pedal duro freiando traseira, erro no painel, erro velocimetro, erro cambio

#3

Mensagem por MSantos » Sex Fev 16, 2018 12:40 pm

O Sensor ABS do lado do carona é novo. O sensor do lado do motorista que é o mesmo. Eu medi com um multímetro e ambos apresentaram o mesmo valor: 11,5. Ou seja, há continuidade no chicote dos sensores e ambos apresentam resistividade.
MSantos
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Jul 03, 2017 1:37 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2006

Problema Freio ABS, pedal duro freiando traseira, erro no painel, erro velocimetro, erro cambio

#4

Mensagem por MSantos » Ter Mar 27, 2018 1:56 pm

O Sistema Lexia registra que as rodas traseiras estão mais rápidas do que as rodas dianteiras. Por isso o pedal fica duro ao freiar e freia somente as rodas traseiras.
Anexos
WhatsApp Image 2018-03-20 at 11.28.40.jpeg
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Problema Freio ABS, pedal duro freiando traseira, erro no painel, erro velocimetro, erro cambio

#5

Mensagem por Miau » Ter Mar 27, 2018 10:07 pm

vamos lá..

quando o sistema está ok, todo ele, ao desligar o carro, você consegue pisar macio por 3 vezes

se o pedal está com resistência pra chegar ao fundo, pode ser o servo freio vazando.. isso se verifica facilmente ouvindo um chiado vindo perto do pedal, como um som de sucção.

outra coisa que pode ocorrer é a mangueira de vácuo do servo freio rachada

outra coisa é a válvula de retenção de carga do servo freio com defeito.. facil de ser testada. basta remover do servo e soprar testando cada lado.. só pode passar ar no sentido servo > motor

no meu entender, essas são as coisas que deixam pedal resistente
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
MSantos
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Jul 03, 2017 1:37 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2006

Problema Freio ABS, pedal duro freiando traseira, erro no painel, erro velocimetro, erro cambio

#6

Mensagem por MSantos » Qui Mar 29, 2018 9:01 am

Bom dia!
Obrigado pela dica.
Repassei sua mensagem para o meu mecânico. Vamos ver no que dá. Agora, será que é comum essa leitura da velocidade das rodas (imagem acima) no Lexia? Como se as rodas traseiras estivessem mais rápidas do que as dianteiras....
MSantos
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Jul 03, 2017 1:37 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2006

Problema Freio ABS, pedal duro freiando traseira, erro no painel, erro velocimetro, erro cambio

#7

Mensagem por MSantos » Qui Mar 29, 2018 9:56 am

Enviei para o mecânico a sua postagem. Ele agradeceu e me respondeu que o meu freio funciona perfeitamente quando a velocidade do carro está até 20 km/h. Após isso começam os problemas relatados: o pedal do freio fica duro e freia somente a traseira (a ponto do fundo do carro descer). Ele diz que o problema é o gerenciamento eletrônico da frenagem. O velocímetro do carro também não marca a velocidade correta (sempre a menos). E a leitura da velocidade das rodas no Lexia também tem divergência: as rodas do fundo mais rápidas do que as rodas dianteiras.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Problema Freio ABS, pedal duro freiando traseira, erro no painel, erro velocimetro, erro cambio

#8

Mensagem por Miau » Qui Mar 29, 2018 11:08 am

veja bem.. o sistema de freio com ABS trabalha com um modulo junto.

o procedimento de troca de fluido é diferente.. requer lexia para poder ativar as solenóides do modulo para evitar ar no sistema.

mas independente disso.. tem que se verificar os pontos que falei

a velocidade marcada no velocímetro tem sim uma diferença de 5 a 10%.. é normal e pode variar de acordo com o aro utilizado
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Souza222
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Mar 29, 2018 4:12 pm
Modelos Citroën: Scenic 2002 RXE 2.0 Automatica

Problema Freio ABS, pedal duro freiando traseira, erro no painel, erro velocimetro, erro cambio

#9

Mensagem por Souza222 » Qui Mar 29, 2018 4:24 pm

Tenho uma Scenic RXE 2.0 2002 Automática com esse câncer chamado al4/dp0. O maldito estacionou na terceira marcha e de lá não sai. Já fiz troca de solenóides de pressão, troca de óleo, e para piorar, não aparece falha alguma no scanner ou no painel do carro. A ré funciona normal, mas quando coloco no D, 1 ou 2, escuto a solenoide zunir eternamente e não sai da terceira. Recentemente fiz uma viagem de 9 horas em terceira marcha. A solenoide zuniu por 907 km e nada de trocar de marcha. Alguém tem uma idéia do que pode ser?
:pray: :pray: :pray: :pray: :pray: :pray: :pray: :pray: :pray: :pray: :pray: Estou com depressão, louco para me matar. Esse carro tirou minha alegria de viver. :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
MSantos
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Jul 03, 2017 1:37 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2006

Problema Freio ABS, pedal duro freiando traseira, erro no painel, erro velocimetro, erro cambio

#10

Mensagem por MSantos » Qui Mar 29, 2018 5:44 pm

Suspeitamos que poderia ser o Módulo ABS, por isso comprei um no Mercado Livre e o problema continuou do mesmo jeito. A diferença de velocidade das rodas dianteiras e traseiras está na casa dos 40% (vide imagem acima, as maior velocidade da roda da frente é 21 km/h e a maior velocidade da roda de trás é 35 km/h). Interessante é que quando se freia, ativa-se somente a frenagem nas rodas traseiras e o pedal fica extremamente duro. Após rodar por alguns metros ou alguns segundos, aparece no painel "erro no freio" e "ABS Inativo". Daí o freio fica "normal" como o freio de um carro sem ABS. O pedal não fica mais duro. Porém o velocímetro não marca corretamente e a luz vermelha (do símbolo do freio de mão) e a luz amarela escrito "ABS" ficam acesas no painel do carro.
Quando desligo o carro e ligo novamente as luzes se apagam e tudo volta a acontecer novamente...
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Problema Freio ABS, pedal duro freiando traseira, erro no painel, erro velocimetro, erro cambio

#11

Mensagem por Miau » Qui Mar 29, 2018 7:02 pm

sei la.. sinceramente acho que voce deveria procurar um local especializado.. pois ficar trocando peça pra ver se acerta o erro é a pior coisa a se fazer, e a mais cara.

pelo que estou percebendo, o sistema já foi tao mexido nessas tentativas/erro que já fica difícil avaliar o que realmente causa o problema.

eu faria o seguinte..

desmontava todo o sistema..

desmontaria o cilindro mestre, faria uma limpeza e faria o teste pra ver se existe vedação em ambas as saídas, frontal e traseira.. não havendo vazamento.. remontaria no lugar (tem uma topico meu onde inclusive postei fotos, se nao me engano do cilindro metre e de como fiz os testes)

testaria o servo freio pra ver se não há vazamento pelo diafragma

testaria a válvula de retenção de carga do servo freio conforme falei

verificaria se não há vazamento nos cilindros escravos de freio traseiro, bem fácil de ver também.. (tb tem um topico meu ilustrado falando sobre isso)

verificaria a espessura das lonas de freio, se estão na medida de serviço

vendo que não há vazamentos, remontaria tudo no lugar usando as peças originais que estavam antes, incluindo modulo ABS.

feito isso, seguiria o procedimento CORRETO de preenchimento e sangria de ar do freio para sistema com ABS, que EXIGE o scanner Lexia.. não fazer isso, faz com que fique com ar no modulo e ai, é CLARO, o sistema não funciona corretamente.

nesse tópico meu sobre freio, tem os procedimentos corretos para colocar e sangrar fluido com ABS..

ahh sim, usaria o DOT 5.1 que é o melhor pra isso, mais durável e confiável.

leituras
viewtopic.php?t=5834

viewtopic.php?t=6566
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
GADE
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Mai 15, 2018 10:01 pm
Modelos Citroën: tô a pé!

Problema Freio ABS, pedal duro freiando traseira, erro no painel, erro velocimetro, erro cambio

#12

Mensagem por GADE » Ter Mai 15, 2018 10:08 pm

BOA NOITE! GOSTARIA DE SABER SE JA RESOLVEU SEU CARRO? PROVAVELMENTE SEI SEU PROBLEMA.
Avatar do usuário
gabriel_mupe
Muito Curioso
Mensagens: 552
Registrado em: Seg Out 21, 2013 5:38 pm
Respostas: 1
Nome: Gabriel Munhoz
Modelos Citroën: Xantia Activa V6

Problema Freio ABS, pedal duro freiando traseira, erro no painel, erro velocimetro, erro cambio

#13

Mensagem por gabriel_mupe » Qua Mai 16, 2018 12:15 am

So por curiosidade, as rodas traseiras são as mesmas da frente? O tamanho do pneu é o mesmo?

Ja vi relatos de pessoas que trocaram dois pneus, colocaram uma medida diferente e o carro começou a dar problemas nesse sentido. Se o diamentro total das rodas e pneus forem diferentes o sistema tem uma leitura diferente para cada roda, entao o modulo entende que essas rodas tem velocidades diferentes e pode acionar o ABS ou outros sistemas de segurança para corrigir a velocidade das rodas com relação a velocidade do veiculo.

No volante tambem tem sensor de posiçao, caso o carro tenha controle de estabilidade, isso tambem pode influenciar na interpretação do modulo.
Alguns lugares que fazem alinhamento acabam tirando o volante pra "acertar" a posiçao.. mas nao sei se é o caso

abs
Instagram
Imagem

Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'

Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
Responder