Alguém sabe a medida da chave torks para afrouxar o parafuso da polia do comando do motor do xsara picasso 2.0 16v ?

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
MarcilioBucard
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Dez 04, 2015 7:37 pm
Nome: Jefferson Marcilio Bucard

Alguém sabe a medida da chave torks para afrouxar o parafuso da polia do comando do motor do xsara picasso 2.0 16v ?

#1

Mensagem por MarcilioBucard » Seg Dez 11, 2017 10:59 pm

O Título já diz tudo, eu queria saber qual é a chave torks que eu devo usar para afrouxar o parafuso da polia do motor do carro xsara picasso 2.0 16v. Perdi meu comando de válvula por supostamente causado pela polia poly v mas não tenho a certeza se foi ela ainda pois esta é original do motor, fiz o motor recentemente mas o mecânico não trocou a bendita polia mas estou na duvida de ser também o esticador que causou o problema pois arrebentou uma tira da correia e enrolou na dentada atropelando válvula praticamente em marcha lenta no transito, agora estou encomendando as ferramentas necessárias pra fazer o serviço, pois eu mesmo vou fazer o serviço. Tenho formação mecânica mas na área diesel, vou arriscar em fazer o serviço, se alguém tiver algum tópico informativo de torque de aperto de cabeçote e torque de aperto do parafuso da polia poli inv favor me enviar se possível desde já agradeço. obs : Antes desse problema acontecer deveriam ter uns 4 ou 6 tuchos batendo, provavelmente por ter substituídos os mesmos pelos da marca takal pois o mecânico condenou os tuchos e na verdade era a bomba de óleo e mediante a uma grande aceleração que dei os tuchos começaram a bater e notei ao tirar as tampas das válvulas que tem 6 tuchos vazios ou seja sem pressão agora não tenho a certeza se é problema dos tuchos ou algum entupimento na válvula do cabeçote ou até mesmo novamente na bomba de óleo, pois a primeira que coloquei já veio com defeito sem querer pedir mais, mas já pedindo me indiquem uma marca confiável da polia poly V caso a mesma esteja realmente com defeito.


Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

Alguém sabe a medida da chave torks para afrouxar o parafuso da polia do comando do motor do xsara picasso 2.0 16v ?

#2

Mensagem por renan97ar » Seg Dez 11, 2017 11:11 pm

http://service.citroen.com/dtt/CDP/donn ... 2_2005.pdf

Essa é a documentação técnica desses motores. O utilizado na Xsara Picasso é o EW10J4, também conhecido por RFN. Nesse manual tem valores de torque, etapas de montagem, ordem de aperto...

Já sobre a Poly-V desfiar, geralmente é culpa de algum dos tensores, ou das polias. Se elas estão desalinhadas ou com alguma rebarba, isso pode acontecer.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Responder