Instalação de relê duplo para farol

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
LincolnBO
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Dez 04, 2017 2:01 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso GX 2002

Instalação de relê duplo para farol

#1

Mensagem por LincolnBO » Seg Dez 04, 2017 2:10 pm

Boa tarde!

Tenho um Xsara Picasso GX 2002. Pretendo instalar um relê duplo DNI8135 (para poder instalar o relê automático de farol após esse relê, impedindo que haja retorno de energia na central de fusíveis). Vi que os fusíveis são separados para cada farol, de cada lado (2 fusíveis para farol baixo, LD e LE; 2 fusíveis para farol alto, LD e LE). Alguém sabe me dizer se essas fiações seguem paralelas ou as do LD e LE seguem pelos respectivos lados dos carros? Se seguirem paralelas será q eu poderia sair os dois fios do farol baixo (LD e LE) do mesmo ponto do relê ou teria que pôr um relê duplo desses para farol baixo e outro para farol alto?


Citroen Xsara Picasso GX 2.0i 16v 2002
VW Gol GTS 1990/91
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Instalação de relê duplo para farol

#2

Mensagem por Munhoz » Seg Dez 04, 2017 3:22 pm

Não entendi a necessidade desse relé, pode explicar melhor?
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

Instalação de relê duplo para farol

#3

Mensagem por renan97ar » Seg Dez 04, 2017 6:44 pm

Você vai instalar algum tipo de acendimento automático dos faróis, é isso?

Eu particularmente não mexeria com isso, em pouco tempo você se acostuma a acender os faróis assim que liga o carro. Mas isso é particular meu.

Se fosse para mexer, eu passaria a alimentação que vai para a chave de seta para um pós-chave, acendendo somente quando a chave está no contato...
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
LincolnBO
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Dez 04, 2017 2:01 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso GX 2002

Instalação de relê duplo para farol

#4

Mensagem por LincolnBO » Ter Dez 05, 2017 8:52 am

Pois é.. Vou pôr o relê automático pois quem usa mais o carro é minha esposa. Como na cidade onde moro passa uma rodovia, os faróis têm sempre que estar acesos. E hora ela liga, hora não liga, e já chegou a deixar o farol ligado que descarregou a bateria. Já tenho esse esquema montado no meu Gol GTS e é muito prático. Se eu instalar o relê automático direto na fiação, vai dar retorno pra central de fusíveis, e isso pode dar algum problema. Pra não ter retorno, teria que pôr diodos, mas um diodo pra aguentar a carga das lâmpadas é caro e não eficiente. Por isso o relê duplo. Em todo caso vou fazer a instalação (vou postar uma foto com o esquema que fiz no meu quadrado: https://drive.google.com/open?id=1w2bM1 ... wXsSOUOt-I ). Minha dúvida é se consigo num único relê duplo colocar farol alto e baixo (no meu Golzinho, por exemplo, é somente um fio que sai da cx de fusíveis para farol baixo e um para farol alto). Ou se preciso passar cada fio do farol baixo LD e LE em cada parte do relê duplo, separadamente.

Renan, eu penso em fazer esse esquema para que o farol ligue apenas quando receber o positivo do alternador, ou no aterramento da lâmpada de óleo, impedindo que o farol ligue apenas com a chave no contato. Ela vai ligar somente com o veículo em funcionamento. Fazendo essa ligação lá na "ponta", eu impeço que a energia retorne e o painel "entenda" como farol ligado, e diminua o brilho (que acontece quando vc liga o farol pela chave original do carro). São pequenos detalhes mas que realmente me incomodam... No esquema que tenho nessa imagem, pensei um usar a lanterna de neblina traseira com uma lâmpada de LED para acender automaticamente também.

https://drive.google.com/open?id=1w2bM1 ... wXsSOUOt-I
Citroen Xsara Picasso GX 2.0i 16v 2002
VW Gol GTS 1990/91
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

Instalação de relê duplo para farol

#5

Mensagem por renan97ar » Qua Dez 06, 2017 1:23 am

Entendi. Realmente não me lembro se são circuitos separados, mas quase certeza que sim (se não me falha a memória são até dois fusíveis separados para cada lado).

Não me lembro se tem essa opção para ser habilitada na Picasso, mas nos C4 há a opção de luz diurna, que acende só os faróis dianteiros quando o motor está ligado. Você conhece alguém que tenha um lexia na sua região? Seria legal verificar, pode ser que a opção esteja desativada igual ela vem nos C4.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
LincolnBO
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Dez 04, 2017 2:01 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso GX 2002

Instalação de relê duplo para farol

#6

Mensagem por LincolnBO » Qua Dez 06, 2017 9:41 am

Por aqui não tem nenhum desses, não. Não achei (ainda) nenhuma função no meu Xsara pra fazer isso direto pela central. E sim, tem um fusível separado pra cada farol. São 4 no total, pra farol alto e baixo.
Vou tentar encontrar as fiações do farol com uma chave teste, e se as duas do farol baixo passarem juntas, vou jogar as duas no relê.
Citroen Xsara Picasso GX 2.0i 16v 2002
VW Gol GTS 1990/91
LincolnBO
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Dez 04, 2017 2:01 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso GX 2002

Instalação de relê duplo para farol

#7

Mensagem por LincolnBO » Dom Dez 24, 2017 3:04 pm

Consegui fazer a instalação. Peguei apenas o sinal que vem para os faróis do lado esquerdo, conectei no relê e as saídas mandei direto pros faróis. A fiação do lado direito que sai da cx de fusíveis ficou inutilizada.
Me bateu outra dúvida: pra fazer o relê DNI 0409 funcionar, eu preciso ligar no sinal+ do alternador ou da cebolinha do óleo, para que os faróis acendam quando o carro funcionar. Alguém saberia me dizer qual o fio correto do sinal do alternador ou onde fica o sensor de óleo??
Citroen Xsara Picasso GX 2.0i 16v 2002
VW Gol GTS 1990/91
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Instalação de relê duplo para farol

#8

Mensagem por gjvialta » Qua Jan 03, 2018 11:22 am

Olá, LincolnBO!

Legal a solução apresentada!

Perguntas:

1) Durante o dia se você lampejar o farol alto, o que acontece? Os faróis baixos continuam acesos juntamente com o lampejador de farol alto?

2) Pelo que entendi o pino 15 do relê automático 0409, utilizado por você está sendo alimentado pelo pós fusível do lado esquerdo do carro, certo? E se caso queimar o fusível do farol baixo do lado esquerdo, como você fica sabendo que os faróis, durante o dia, estão apagados precisando trocar o fusível original? Talvez não seria melhor fazer um sistema mais elaborado, utilizando os dois sinais (LD e LE originais do carro, ao invés de apenas um) com um foto-acoplador e garantir que isso não aconteça?

Feliz 2018 a todos aqui do fórum.
LincolnBO
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Dez 04, 2017 2:01 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso GX 2002

Instalação de relê duplo para farol

#9

Mensagem por LincolnBO » Ter Jan 16, 2018 3:49 pm

Olá, gjvialta!

1 - Se vc lampejar o farol alto, ele vai acender junto com o farol baixo que já estará ligado. Para evitar que isso aconteça, o relê DNI0409 deveria ser desacionado toda vez que o farol alto fosse lampejado (porém isso desligaria as lanternas de neblina traseiras, temporariamente, durante o lampejo).

2 - O pino 15 estou puxando direto da bateria, passando pelo fusível. No esquema o desenho é de um fusível de 15A, mas eu coloquei o de 5A, pois o DNI0409 só aciona o relê de duplo. Eu também fiz o seguinte: saindo do pino 56 vc viu que tem uma fiação que vai pras lanternas traseiras (no desenho)? Pro picasso eu também puxei mais um fio, coloquei um diodo de 6A, e esse fio eu liguei na caixa de fusíveis na lanterna de neblina, utilizando duas lâmpadas de LED para diminuir a corrente utilizada. Eu retirei o fusível da lanterna de neblina e liguei apenas um pino dele, o pino que é a saída pras lanternas. No caso do meu Picasso, é o pino de cima. E nesse caso, ele acende a luz no painel da lanterna de neblina. É claro que nesse caso a lanterna de neblina fica inutilizada manualmente. E nesse caso também vc não é avisado se a lâmpada do farol queimar, mas é avisado se o relê DNI0409 não funcionar, pois o indicador da lanterna de neblina não vai acender.
No caso em questão mesmo se o fusível da central queimar, os faróis vão acender automaticamente, pois o que aciona o DNI é o positivo da bateria (Pino 15) juntamente com o sinal de funcionamento do alternador (Pino S).
Você poderia utilizar ambos sinais que vem da central, mas precisaria utilizar as duas vias do relê duplo apenas para farol baixo. No esquema que fiz, uma via do relê duplo eu liguei no farol alto.
Quanto ao fotoacoplador, não entendi pra que seria exatamente.

Segue esquema do que eu fiz no Picasso (tá bem feio, eu sei.. Mas fiz às pressas pra responder à sua pergunta!):



https://drive.google.com/open?id=1E9ONA ... UjqGBow-Lq

Posso fazer um pequeno vídeo assim que eu puder e postar no Youtube, se vc quiser.
Citroen Xsara Picasso GX 2.0i 16v 2002
VW Gol GTS 1990/91
ctlippolis
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Sex Jun 27, 2014 1:52 pm
Nome: ctlippolis
Localização: Guarulhos
Modelos Citroën: Zx 1.8 8v 97/XP excl.2.0 06

Re: Instalação de relê duplo para farol

#10

Mensagem por ctlippolis » Qua Ago 19, 2020 1:03 am

:$:
gjvialta escreveu:
Qua Jan 03, 2018 11:22 am
Olá, LincolnBO!

Legal a solução apresentada!

Perguntas:

1) Durante o dia se você lampejar o farol alto, o que acontece? Os faróis baixos continuam acesos juntamente com o lampejador de farol alto?

2) Pelo que entendi o pino 15 do relê automático 0409, utilizado por você está sendo alimentado pelo pós fusível do lado esquerdo do carro, certo? E se caso queimar o fusível do farol baixo do lado esquerdo, como você fica sabendo que os faróis, durante o dia, estão apagados precisando trocar o fusível original? Talvez não seria melhor fazer um sistema mais elaborado, utilizando os dois sinais (LD e LE originais do carro, ao invés de apenas um) com um foto-acoplador e garantir que isso não aconteça?

Feliz 2018 a todos aqui do fórum.

Ola Lincoln...pelo que vi aqui vc ja decifrou o tema farois na bsm...
Pode me ajudar?
Xp exclusive 2.0 2006- farol alto nao desliga... Se comutar na chave de seta, ele acende e apaga o aviso no painel como se estivesse ok, mas mesmo desligando o carro continua aceso. Resto do sistema funciona normal... Tudo indica rele da bsm..ja tirei os fusiveis ate resolver, pois uso rarissimas vezes farol alto..nem faz falta no dia a dia, mas costumo andar com faróis acesos em sp...
Saberia me informar na placa BSM B3 qual o rele do farol alto? Assim ja vou checar direto nele qd desmontar a bsm...
Obrigado

Adicionado após 2 minutos 7 segundos:
LincolnBO escreveu:
Ter Jan 16, 2018 3:49 pm
Olá, gjvialta!

1 - Se vc lampejar o farol alto, ele vai acender junto com o farol baixo que já estará ligado. Para evitar que isso aconteça, o relê DNI0409 deveria ser desacionado toda vez que o farol alto fosse lampejado (porém isso desligaria as lanternas de neblina traseiras, temporariamente, durante o lampejo).

2 - O pino 15 estou puxando direto da bateria, passando pelo fusível. No esquema o desenho é de um fusível de 15A, mas eu coloquei o de 5A, pois o DNI0409 só aciona o relê de duplo. Eu também fiz o seguinte: saindo do pino 56 vc viu que tem uma fiação que vai pras lanternas traseiras (no desenho)? Pro picasso eu também puxei mais um fio, coloquei um diodo de 6A, e esse fio eu liguei na caixa de fusíveis na lanterna de neblina, utilizando duas lâmpadas de LED para diminuir a corrente utilizada. Eu retirei o fusível da lanterna de neblina e liguei apenas um pino dele, o pino que é a saída pras lanternas. No caso do meu Picasso, é o pino de cima. E nesse caso, ele acende a luz no painel da lanterna de neblina. É claro que nesse caso a lanterna de neblina fica inutilizada manualmente. E nesse caso também vc não é avisado se a lâmpada do farol queimar, mas é avisado se o relê DNI0409 não funcionar, pois o indicador da lanterna de neblina não vai acender.
No caso em questão mesmo se o fusível da central queimar, os faróis vão acender automaticamente, pois o que aciona o DNI é o positivo da bateria (Pino 15) juntamente com o sinal de funcionamento do alternador (Pino S).
Você poderia utilizar ambos sinais que vem da central, mas precisaria utilizar as duas vias do relê duplo apenas para farol baixo. No esquema que fiz, uma via do relê duplo eu liguei no farol alto.
Quanto ao fotoacoplador, não entendi pra que seria exatamente.

Segue esquema do que eu fiz no Picasso (tá bem feio, eu sei.. Mas fiz às pressas pra responder à sua pergunta!):



https://drive.google.com/open?id=1E9ONA ... UjqGBow-Lq

Posso fazer um pequeno vídeo assim que eu puder e postar no Youtube, se vc quiser.

Ola Lincoln...pelo que vi aqui vc ja decifrou o tema farois na bsm...
Pode me ajudar?
Xp exclusive 2.0 2006- farol alto nao desliga... Se comutar na chave de seta, ele acende e apaga o aviso no painel como se estivesse ok, mas mesmo desligando o carro continua aceso. Resto do sistema funciona normal... Tudo indica rele da bsm..ja tirei os fusiveis ate resolver, pois uso rarissimas vezes farol alto..nem faz falta no dia a dia, mas costumo andar com faróis acesos em sp...
Saberia me informar na placa BSM B3 qual o rele do farol alto? Assim ja vou checar direto nele qd desmontar a bsm...
Obrigado
Zx encostado aguardando reforma...enquanto isso navegando numa barca xp 2.0... Citroen é que nem tatuagem..depois que entra na pele, é difícil de tirar🤗🤗🤗🤗
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Instalação de relê duplo para farol

#11

Mensagem por giovane s » Qua Ago 19, 2020 4:30 pm

ctlippolis escreveu:
Qua Ago 19, 2020 1:05 am

Ola Lincoln...pelo que vi aqui vc ja decifrou o tema farois na bsm...
Pode me ajudar?
Xp exclusive 2.0 2006- farol alto nao desliga... Se comutar na chave de seta, ele acende e apaga o aviso no painel como se estivesse ok, mas mesmo desligando o carro continua aceso. Resto do sistema funciona normal... Tudo indica rele da bsm..ja tirei os fusiveis ate resolver, pois uso rarissimas vezes farol alto..nem faz falta no dia a dia, mas costumo andar com faróis acesos em sp...
Saberia me informar na placa BSM B3 qual o rele do farol alto? Assim ja vou checar direto nele qd desmontar a bsm...
Obrigado
Os sinais das chaves de seta, faróis, lavadores e limpadores de vidros passam pela BSI e vão para a BSM. Pode ser um curto na chave do farol alto, conector da BSI, conector da BSM, ou no relé.

Desmonta a BSM e a BSI e limpa.

Este farol tem relé?
Responder