Xsara picasso - falha na lenta com carga

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#16

Mensagem por gjvialta » Sex Out 27, 2017 5:53 pm

Miau escreveu:Já.. 3.5 bars

Pensei em colocar a válvula egr na lista de verificação
Olá!
A pressão da bomba foi medida com vazão, ou com seu recalque estagnada?


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#17

Mensagem por Miau » Sáb Out 28, 2017 11:12 am

Medida com motor em funcionamento.. A caneta de bicos tem uma válvula de checagem tipo de pneu, muito conveniente por sinal hehe
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#18

Mensagem por gjvialta » Ter Out 31, 2017 11:22 am

Isso se os bicos estão com vazão, certo? Ehehe.
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#19

Mensagem por wislley.roque » Sáb Nov 25, 2017 11:29 pm

Se for bobina o este video https://www.youtube.com/watch?v=o7GCaooZP-U mostra como testar ela

O vídeo é bem enrolado mas mostra todo passo a passo da caça ao erro

não sei se vai ajudar, mas vai que te da alguma ideia
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#20

Mensagem por Miau » Qui Fev 08, 2018 8:50 pm

Boas.. Agora o carro começou a apresentar DEFEITO MOTOR

Passei o scanner e tive:
P2101 - Motorized Throttle control coherence

Ou seja.. Não há mais coerência entre o que é comandado a acelerar e a leitura de posição da borboleta

Acho que pode ser mal contato nos plugs do pedal, do módulo ou do TPS..

Também pode ser defeito no próprio TPS ou no atuador da borboleta

Amanhã, talvez, vou investigar mais a fundo
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#21

Mensagem por Munhoz » Sex Fev 09, 2018 10:11 am

André, acho que a sua não tem TPS. Ele é embutido no corpo de borboleta junto com o atuador. Se não me engano o do pedal é magnético, então a chance do defeito ser ali é menor.
Na net tem uns tutoriais de como abrir e limpar a placa do atuador, tem que fazer com extremo cuidado.
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#22

Mensagem por Miau » Sáb Mar 10, 2018 4:42 pm

Salve..

Hoje tive tempo de fuçar mais a fundo e com calma.. O defeito está no atuador.

Já aparece erro P2101 - falta de coerência no atuador de aceleração

Então desmontei a tampa do tbi pra ver a borboleta movimentar.. Bingo.

As primeiras etapas de movimento, ou seja, entre 850 a 1000 rpm, o atuador não tem força pra movimentar.. E de repente da um salto.. Dá pra ouvir um ruido agudo da bobina do atuador nessa hora.. Um tiiinnnnnnnnn

O tbi está limpinho sem nada impedindo o movimento, então acho que a bobina cansou ou o imã do induzido está fraco.

Conclusão.. Trocar tbi.

Novo passa de 1000 temers

Usado é o risco.. Por enquanto vou pensar no que fazer
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#23

Mensagem por Munhoz » Seg Mar 12, 2018 11:36 am

André, se você abrir a parte do circuito do corpo de borboleta vai ver um potenciômetro e o motor elétrico que movimenta a borboleta.
Dá uma limpada com muito cuidado no potenciômetro, ali tem as agulhas que passam na trilha e são extremamente finas e delicadas. Aproveita e lubrifica as engrenagens do motor, pode ser um paliativo.
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#24

Mensagem por Miau » Seg Mar 12, 2018 4:24 pm

Na verdade tem uma bobina indutora, um induzido ligado ao eixo da borboleta e uma placa sensora de posição, tudo numa peça só

a placa sensora não tem problema, pois pelo scanner, mexendo na borboleta com a mão, consigo todas as leituras de posição normalmente.

o problema está ou na bobina ou no induzido que é um imã.. está fraco sem força pra vencer a mola de retorno. Até pensei em tentar desmontar o eixo pra aliviar a mola e ver se melhorava.. mas é quase impossível desmontar o eixo sem quebrar nada.

Eu já havia reparado que esse problema começou gradativamente com o tempo.. durante uns 3 anos.. achava até que era cambio patinando mas não era.

Comprei um TBI usado 2008 60mil km por 150 temers.. to esperando chegar.. aparentemente em perfeito estado. Agora é torcer pra peça estar boa.

Ah sim.. da pra perceber um som agudo vindo do TBI, que é a bobina vibrando por não conseguir movimentar o induzido.. até da um cheiro de bobina queimada.
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#25

Mensagem por Munhoz » Seg Mar 12, 2018 11:48 pm

Legal, eu achava que a TBI fosse parecida com a do motor 1.6, que é a que desmontei. Não sabia que o sistema era diferente.
Vamos aguardar a novo e ver como fica. Boa sorte.
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#26

Mensagem por Miau » Sex Abr 27, 2018 6:48 pm

bom.. pra variar os correios furtaram o TBI que comprei por 150,00 usado.. ainda na mesma aqui.. sorte que consegui reaver o pagamento.

dei umas pesquisadas e vi que tem lojas que recondicionam TBI, trocando imã e induzido.. será que vale a pena?

digo isso pq outras TBIs tem um motor a parte, tipo refil, que basta trocar.. no caso dessa, o motor é no próprio eixo da borboleta..

comprar um nova, é braba.. muito cara, mais de 1000

comprar usada é aquilo.. nunca se sabe quanto vai durar..
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#27

Mensagem por Munhoz » Sáb Abr 28, 2018 12:30 am

André, quando tinha o xsara 1.6 e o corpo de borboleta deu pau, comprei um recondicionado nessa loja http://www.depperautopecas.com.br/pd-12 ... t=&p=1&s=1
dão 6 meses de garantia, a base de troca tem desconto e dá pra dar uma chorada ainda.
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#28

Mensagem por Miau » Qua Mai 16, 2018 1:15 pm

boas.. continuando a saga..

troquei o TBI, problema persiste.

curioso que agora o TBI está se movendo normalmente.. coloquei o meu de volta, mesma coisa.. se move normalmente.. e essa?

bom, seria muita coincidência os 2 TBIs com o mesmo problema. O lance é, principalmente com p carro frio, se eu subir levemente o RPM, o motor começa a cair, balançar e morrer.. se eu acelerar mais, na maioria das vezes, ele acelera e para de dar o problema momentaneamente. Tá difícil..

Então já desencanei do TBI..

Vou agora checar as velas.. os bicos quanto a vazão e a bobina no que der pra testar.

Se não for isso, vou ver quanto a entrada de ar no coletor, talvez nas juntas do coletor com a admissão.. checar tudo.

Lembrando, só falha quando tento subir um pouco o RPM, tipo quando vou começar a acelerar.. depois que acelera, vai tranquilo.. e não há problema de consumo, está praticamente normal, 8km/L na cidade.
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#29

Mensagem por Marxandy35 » Qua Mai 16, 2018 2:14 pm

O meu está parecido, uma fraqueza absurda. Parece um 1.0. Chega até a desarmar o ar condicionado. Troquei velas, bobina, filtro e nada. Não desconfio do combustível pois acontece o mesmo no GNV.
Às vezes, quando ligo ele nem acelera. Um esforço enorme pra chegar a 100 por hora. Parece que estou puxando um trem.
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#30

Mensagem por Miau » Qua Mai 16, 2018 4:32 pm

bom, seu problema acho que é pior pq se manifesta em qualquer regime de aceleração..

meu carro acelera bem.. tá com potencia normal, chega aos 150.. 180..

o unico problema é quando frio, dou partida, vai perfeito, mantem a lenta e tal.. mas se eu adicionar um teco de aceleração, o motor cai de 800 pra 600rpm e balança até morrer.. ou dá um salto e sobe o giro estável..

o seu pelo que entendi tá fraco, ai o buraco é mais embaixo.. com GNV instalado, só piora pq foi mexido e sabe-se lá que diabo fizeram.

Adicionado a 2 horas 9 minutos 5 segundos:
bom, retirei as velas.. aparentemente, para a quilometragem rodada, estão boas, digamos..

medi o gap.. o padrão é 0,9.. mas elas estavam entre 0,95 e 1,0

fiz o ajuste pra 0,9, limpei e recoloquei. Depois disso, tive a sensação que ficou um pouco melhor.

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