Xsara picasso - falha na lenta com carga

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#31

Mensagem por Munhoz » Qua Mai 16, 2018 6:04 pm

Acho que os sintomas de bobina são outros..
Se o seu só apresenta problema quando frio, tenta ver o sensor de temperatura, a resistências dos bicos (quente e frio) e o map.

O VTS estava com um problema similar, ele dava umas cabeçadas antes de deslanchar, nas trocas de marchas a rotação caía de uma vez e o carro morria as vezes. Sintomas de atuador da lenta, no final das contas era o sensor de velocidade do câmbio! Nunca eu ia imaginar que fosse ele pois o velocímetro funcionava, trocou e o carro mudou da água pro vinho.
Mas assim, quem deu esse diagnóstico foi um mec especializado. No seu casso eu não sei. Começa pelo mais barato..


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#32

Mensagem por Miau » Qua Mai 16, 2018 6:29 pm

O sensor de temp tá ok.. o map tb.

Sobre o sensor de velocidade, não acho que seja pelo seguinte.. acontece com o carro parado. E como o sensor lê o giro do semi eixo.. duvido que tenha a ver..

Os bicos são um dos candidatos..
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#33

Mensagem por juliaferreiramelo » Qui Mai 17, 2018 11:10 pm

O meu caso é parecido! Meu carro parou de mostrar a velocidade! Então fiz a pesquisa aqui e descobri que era o sensor de velocidade, comprei o sensor e levei no mecânico para trocar. Foi trocado e continuou marcando zero, na hora a gente ficou na dúvida se seria a engrenagem original (comprei o sensor sem engrenagem) que o eixo fica folgado em relação ao sensor original ou ser seria um problema maior.
Assistindo a alguns videos agora, vi que o pessoal compra um sensor qualquer e encaixa na engrenagem original e funciona! Então o que poderia ser?

Me ajudem por favor, pois sou mulher e não gosto de ir no mecânico sem entender das coisas e ser lesada! :pray:
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#34

Mensagem por Miau » Sex Mai 18, 2018 8:45 am

Deve ser isso ai.. existe um com engrenagem longa e outro com curta.

Eu já troquei de um amigo, mantive a engrenagem original e funcionou
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#35

Mensagem por Miau » Sáb Mai 19, 2018 5:03 pm

Bom, continuando..

Testei com mais uma TBI hoje e o problema continua.. então TBI decididamente não é.

Verificado:
- Sensor Temperatura admissão, ok
- Sensor MAP, lendo 14,4psi(1atm) com motor desligado e caindo pra media de 5,5~6psi a 800rpm, ok
- Sensor lambda oscilando ok, porém nem seria porque o defeito ocorre mesmo antes de fechar o loop.
- Sensor temperatura arrefecimento, ok
- vácuo canister, ok - bloqueei a entrada no TBI com o dedo, problema persiste.
- vácuo do servo freio, ok - bloqueei a entrada no coletor, problema persiste.

Falta verificar:
- bicos, porém é esquisito que o motor não está sem potência quando exigido.
- alguma entrada de ar falsa
- modulo, que poderia estar mandando comando errado pro TBI

mais alguma idéia?

Adicionado a 4 minutos 17 segundos:
Ahh sim.. hoje em testes, ao dar partida, deu o erro:

P0123 - Butterfly position sensor signal fault(1 signal short circuit to positive)

ou seja, falha no sensor de posição da borboleta(sinal 1 em curto com o positivo)

to começando a achar que pode ser algo no modulo, vou desmontar e checar.

Adicionado a 5 horas 46 minutos 50 segundos:
atualizando..

desmontei o módulo, tá impecável.. limpinho sem o menor sinal de oxidação.. os componentes visualmente ok.

alias, dá trabalho remontar por conta da cola de vedação, tem que limpar a cola velha antes. Reparei também que tem uma válvula de segurança na carcaça, talvez contra explosão.

amanha acho que vou desmontar o coletor e verificar as vedações em busca de ar falso.
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#36

Mensagem por Marxandy35 » Sáb Mai 19, 2018 6:10 pm

Boa noite. Hoje dei uma limpeza na TBI com car80, senti que deu uma melhorada. Estava muito, muito, muito suja!
No decorrer da semana eu falo como se comportou.
Vi que o Miau trocou a dele. Então o caso é diferente.
No meu, tinha vezes que eu pisava e não acelerava.
A falha do motor eu tirei com o scanner, desde então não acendeu mais.
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#37

Mensagem por Miau » Sáb Mai 19, 2018 6:32 pm

Só uma dica.. se estava suja, tem algo errado.. pois com filtro e tudo vedado, ela não suja, no máximo fica levemente lubrificada com os gases quentes do carter
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#38

Mensagem por Marxandy35 » Sáb Mai 19, 2018 9:13 pm

O antigo dono usava um filtro permanente, que era embebido em óleo mineral. Mas estava encharcado. Pode ter aspirado óleo. Pois tinha na TBI.
No suspiro da tampa de válvulas também sobe um pouco, aí deve sujar.
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#39

Mensagem por Miau » Sáb Mai 19, 2018 9:55 pm

Eu uso esse filtro.. é untado em vaselina.. uso tem uns 2 anos e nao suja a tbi.. funciona bem

Só não é recomendado para estrada de chão
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#40

Mensagem por Marxandy35 » Seg Mai 21, 2018 10:35 pm

No meu caso vai muito óleo do GNV. E continua fraco. Quase parando em ladeiras!
Vou mandar vem compressão. Desconfio da junta do cabeçote. Tive super aquecimento.
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#41

Mensagem por Miau » Ter Mai 22, 2018 1:41 am

Veja também o ponto de sincronismo da correia.. tem que ter ferramentas especiais pra isso
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#42

Mensagem por Miau » Qui Mai 24, 2018 1:08 am

Atualizando..

Foi verificado o coletor de admissão, e aparentemente ok.

Aproveite e lembrei da válvula EGR.. era forte suspeita pois quando está aberta direto, dá exatamente esse sintoma. Verifiquei a válvula e está estanque, sem problemas. Também testei vedando a entrada no coletor da EGR.. nada feito. Alias, aproveitei e desativei a EGR.. pois tirando a anti poluição, só serve pra tirar potencia até os 2 mil giros, e sujar o motor.

Praticamente só está restando os bicos.. e uma possível suspeita de catalizador fechado..

Adicionado a 7 horas 21 minutos 34 segundos:
atualizando..

fiz um teste pra descartar o catalizador bloqueado..

removi a válvula EGR deixando livre a saída de escape.. faz um barulho de motor de barco hehe.. problema persiste.

Agora só resta bicos

Adicionado a 31 minutos 45 segundos:
atualizando..

lembrei também que poderia ser carbonização na admissão, então desmontei a admissão e encontrei nesse estado..

Imagem

fiz uma limpeza legal.. ficou assim

Imagem

porém nada feito, não resolveu o problema..
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#43

Mensagem por Munhoz » Qui Mai 24, 2018 10:59 am

:o belo trabalho!
Mede a resistência dos bicos com um multímetro. Tem outra bobina pra testar?
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#44

Mensagem por rgdl » Qui Mai 24, 2018 3:53 pm

Um teste simples da bobina de ignição é testar os pinos 1 e 4 e 2 e 4, tem que dar uma medição entre 0,6 a 1,0 homs.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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#45

Mensagem por Miau » Qui Mai 24, 2018 5:55 pm

Testei na máquina os bicos.. todos ok.. resistência igual em todos.. acho q 2,5 ohms se não me engano..

Então na oficina fizemos teste de compressão dos cilindros, todos dando de 12 a 13 bar, ok

Ai fizemos testes com o motor ligado e surgiu um suspeito.. ao acelerar com tudo na falha, deu estouro no coletor de admissão, ou seja, a bonina centelhou cilindro em tempo de admissão.. depois ouvimos em marcha lenta o que parecia ser fuga de centelha interna.. uns tec tec e parava. A bobina passou a ser suspeita.

Amanha vou levar meu scanner e comandar centelha na bobina.. e ver se centelha na ponta errada. Tá brabo mas vou pegar esse defeito..

Ao que parece está fugindo força de centelha pro cilindro errado e ai dando queima fraca em regime de baixa rpm..

Farei o teste de impedância tb rgdl.. valeu pela dica.
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