Tranco no Câmbio Automático

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
gausaline
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Qui Dez 27, 2012 2:48 am
Nome: gausaline
Localização: porto alegre rio grande do sul brasil

#181

Mensagem por gausaline » Qua Jan 09, 2013 12:00 am

[quote name='Trajano' date='Jan 8 2013, 10:38 PM' post='20043']
Gausaline, o cambio AL4 tem diversos sensores que ajustam o seu funcionamento de acordo com o estado do óleo, ou seja, conforme esse contador vai andando, o sistema vai sendo ajustado, considerando que o óleo está mais velho/gasto. Assim, colocar óleo novo e não zerar o contador, seria como não avisar o sistema que o óleo foi trocado, portanto, ele continuará trabalhando como se o óleo fosse velho. Acredito que temos colegas que podem explicar melhor, mas acredito que seja isso. É por esse motivo que a troca precisa ser feita por um profissional especializado.
[/quote] walew obrigado !


mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#182

Mensagem por mlhz » Qua Jan 09, 2013 6:00 pm

olha, dentro do cambio (inclusive no manual de desmonte dele) nada consta deste contador de óleo.

O que tem é o contador de manutenção, que você consegue zerar até pelo painel.

Agora este contador de óleo de câmbio é meio estranho.

Alguém tem algum manual (oficial) que fala disso?

Alguém tem algum vídeo mostrando zerar isso?

Outra questão, o que o cambio (central eletrônica) fará de diferente se o óleo for antigo?

Se a fábrica diz que o óleo é eterno por que colocar um contador?

Eu não to sabendo de nada disso, no meu caso foi simplismente trocar e o carro ficou melhor.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Dynared
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 10:31 pm
Nome: Trajano

#183

Mensagem por Dynared » Qua Jan 09, 2013 7:09 pm

MLHZ, também nunca vi nada oficial. O que eu li está no tópico do nosso colega Xamã, lá na comunidade do C4. Se eu não me engano, está na 1ª página.

Veja o post do colega RGDL e em seguida o comentário do próprio Xamã. Lá eles explicam detalhadamente como funciona esse contador :

<a href="index.php?showtopic=3909" target="_blank">index.php?showtopic=3909</a>
Editado pela última vez por Dynared em Qua Jan 09, 2013 7:13 pm, em um total de 1 vez.
gausaline
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Qui Dez 27, 2012 2:48 am
Nome: gausaline
Localização: porto alegre rio grande do sul brasil

#184

Mensagem por gausaline » Qua Jan 09, 2013 8:27 pm

cara muito boa eata DISCUÇAO eu vou comprar o oleo 5 litros ja que 2 ficam no sistema comprar as eletrovalvulas aquii na autorizada em porto alegre 122.00 cada uma es rings 2.00 pila cada e era isso se o oleo é vitalicio creio que nao sera necessário retirar os 2500 pontos por litro vou trocae em casa e ver o que vai dar .
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#185

Mensagem por mlhz » Qui Jan 10, 2013 9:51 am

Trajano

Da uma olhada no desmonte do cambio:

<a href="http://www.scribd.com/doc/13915310/AL4- ... ild-manual" target="_blank">http://www.scribd.com/doc/13915310/AL4- ... -manual</a>

Manual oficial, e em inglês (se fosse frances não teria entendido nada).

Veja que nele não existe nenhum sensor para contar óleo.

Eu acredito que este papo de contador de óleo é conversa de mecânico picareta. Mas não posso
afirmar 100% isso. Eu simplesmente não sei aonde ele fica e não mexi em nada disso no meu carro; e esta beleza.

Eu participei do FORUM ali com o XAMÃ, realmente ele trouxe a discussão um assunto bem bacana, e achou muita coisa boa na internet. Mas é preciso cuidado com conversa de mecânico e com o que se lê na web; eu conheço um pouco de mecânica, já vi um cambio al4 desmontado.

Agora fica de cada um fazer o que quiser e acreditar no que quiser.

--------------

Gausaline

Se for trocar o óleo em casa atente para duas questões:

1o. oleo do cambio quente (cuidado para não se queimar) na hora de esgotar.
2o. o bujão utiliza uma chave com ponta quadrada (e não sextavada), compre a chave em uma auto-peças.

Deixe pingar pelo menos 1 hora.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
mauricio.pozolo
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:09 pm
Nome: Pozolo

#186

Mensagem por mauricio.pozolo » Qui Jan 10, 2013 10:36 am

Pessoal, li e re-li algumas postagens/tópicos referentes ao assunto "troca de óleo do cambio AL4"...
pelo que venho entendendo não se trata de um sensor... mas sim de uma contagem que placa da Siemens faz, onde calcula tempo do câmbio engatado, quilometragem rodada, nº de trocas de marcha realizadas e etc. onde apenas com o LEXIA que pode-se corrigir "pontos de degradação do óleo" no qual vi referido tratar-se de 2500pt/Litro de óleo trocado...
Tbm tenho dúvidas quanto ao funcionamento deste questão de "auto regulagem" do AL4... minha idéia tbm era de trocar em casa eletroválvulas e óleo... mas surgiu essa dúvida quanto ao "reset" dos pontos e tbm me alertaram sobre uma "regulagem chatinha" das eletrovalvulas... aí acabei por deixar em stand by essa questão... sofri aproximada mente 01mês com a msg "defeito na Cx de Câmbio..." agora parou... estou aguardando maiores esclarecimentos para que eu possa realizar os necessários reparos...
no final para um leigo em cx automaticas... ficam dúvidas... ainda não tive informações definitivas/concretas de nenhum lado... concessionárias, foruns... todos bem seguros nas informações... porém divergentes entre si!
Abraço.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#187

Mensagem por rgdl » Qui Jan 10, 2013 12:42 pm

Gente, olha só... o contador de desgaste de óleo exite e não é papo de mecânico picareta não.

Só que ele é um contador do tipo burro, isto é, não tem sensor algum que meça o real desgaste do óleo. A contagem é feita mediante pontos que seguem parâmetros pré-estabelecidos, isto é, espera-se que depois de determinado tempo de uso de uso do câmbio o óleo já tenha um desgste X representado por um valor no contador.

É com base nessa contagem que a central vai ajustar o modo de resposta no engates das marchas... o cambio vai tendo respostas menos rápidas quanto mais velho o óleo é. Isso é para evitar desgaste excessivo não só das engrenagens mas também das embreagens que controlam as marchas.

O cambio vai continuar funcionando se o óleo for trocado sem se alterar o contador, mas isso vai causar os seguintes inconvenientes:

1 - A resposta do cambio nas mudanças continuará lenta;
2 - O contador tem um limite que após atingido o cambio entra em modo de segurança.

Essa estória de óleo vitalício é algo que enche o saco nas CCs, não existe isso. Esse cambio, pela pesquisas que fiz, foi desenvolvido pela ZF a partir do cambio 4HP20 e pelo que pesquisei a ZF recomenda a troca do óleo a cada 60.000 km.

Mais uma coisa, não é só o lexia que dá acesso ao contador não, qualquer scanner realmente profissional consegue ter acesso.

Quanto a fazer a troca em casa, bom realmente tem algumas regulagens chatas porque vc vai precisar retirar o bloco hidraulico. Tem um procedimento para fazer a regulagem da lâmina esfera, da chave multi-função e do cabo seletor de marcha.

Mas no site o mecânico isso é descrito em detalhes na vídeo aula abaixo (é necessário ter cadastro para ter acesso ao vídeo):

<a href="http://www.omecanico.com.br/modules/ome ... &topicid=1" target="_blank">Transmissão Automática AL4 - 2ª parte</a>
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Dynared
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 10:31 pm
Nome: Trajano

#188

Mensagem por Dynared » Qui Jan 10, 2013 7:37 pm

MLHZ, obrigado pela colocação. Concordo com você, existem muitos mecânicos que falam muito, e nem sempre tudo é verídico. O pouco conhecimento que tenho sobre esse contador, li no tópido da comunidade do C4. Sinceramente, cheguei a conclusão que são poucos os mecânicos que realmente entendem do AL4. Pegando um gancho na obervação do colega Pozolo, segue histórico da minha peregrinação nas últimas 2 semanas:

Conforme coloquei anteriormente, apesar do meu carro não entrar em "emergência", ele tem dado alguns trancos (principalmente na arrancada em 1ª marcha) quando quente. Em temperatura normal, ele vai bem.

- Primeiramente fui conversar com 2 mecânicos de muita confiança, ambos se recusaram a ficar com o carro, pois não consertam câmbio automático;

- Depois passei na Automatic Center (São Caetano do Sul) para falar com o nosso colega Charles. Rapaz muito atencioso e me falou muito sobre os problemas do AL4. Colocou o Scanner, rodou comigo cerca de 15 minutos e não conseguiu diagnosticar o problema. Eu teria que deixar o carro para análise. Provável troca do óleo, selanóides e corpo de válvulas. Total R$ 2.500,00

- Depois passei em outra oficina de automáticos em Santo André, muito educado, o mecânico disse que eu teria que trocar o óleo e as selanóides e que "talvez" ficasse bom. Total R$ 1.200,00

- Passei na Oficina de automáticos Peninha, em Santo André. Disse que só ficaria bom com o reparo total da caixa. Total R$ 4.500,00

- E por último deixei o possante na oficina de automáticos JM Chaves na Vila Carrão. O pessoal é de um profissionalismo ímpar. O Marcio (proprietário) ficou 2 dias com o carro e chegou a conclusão que o problema é muito esporádico, então não compensaria fazer qualquer reparo agora. O conserto pode ser feito aos 60KM com a troca do óleo, selanóides, anéis de vedação e retentores da 1ª marcha. Total R$ 2.100

Conclusão: 4 orçamentos diferentes para o mesmo problema. Farei o reparo com o Marcio da JM Chaves, pois foi o que me passou mais segurança.

Obs. Orçamentos em São Paulo - SP
Editado pela última vez por Dynared em Qui Jan 10, 2013 7:42 pm, em um total de 1 vez.
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#189

Mensagem por mlhz » Dom Jan 13, 2013 5:11 pm

trajano

e algum deles falou do contador?

outra questão, normalmente eu gosto de levar as peças; assim fica mais fácil comparar os valores.

Veja se eles fazem isso.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Dynared
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 10:31 pm
Nome: Trajano

#190

Mensagem por Dynared » Dom Jan 13, 2013 8:33 pm

MLHZ, não falaram nada do contador, porém, como todos eles possuem o Scanner, já que são especializados em Cambio Automático, entendo que eles fariam os ajustes necessários. Quanto a questão das peças, acredito que levá-las é a maneira mais fácil mesmo, porém, o que me assusta, nem são os valores, mas os diagnósticos diferentes. Outro dia li num tópico aqui mesmo, que existe um vício no mercado. Alguns mecânicos nem sabem do que se trata, e já saem trocando as selanóides e outros condenam a caixa direto. Nessas quatro visitas pude comprovar que isso realmente acontece, uma pena.
scalizer
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Dom Jan 13, 2013 9:56 am
Nome: RafaelScalize

#191

Mensagem por scalizer » Seg Jan 14, 2013 1:26 pm

Olá essa é minha primeira mensagem nesse forum.

Meu nome é Rafael e sou de São Paulo-SP. Sou um grande admirador dos carros Citroën, principalmente do Xsara Picasso.

Fui proprietário de um 2001, entre 2007 e 2012, dos 20 mil km aos mais de 100 mil km. Só troquei porque queria um automático.

Há 2 meses encontrei numa revenda Citroën um 2008/2009 Exclusive com 37 mil km, como estava em estado de zero km comprei. Até agora não me arrependo.

Tive problema apenas uma vez, logo ao sair de manhã, acredito que ao engatar a segunda marcha, a mesma "escapou" com um tranco e o câmbio entrou em emergência. Desliguei, liguei e nunca mais aconteceu. Daí iniciei pesquisas sobre o problema e encontrei este fórum.

Achei melhor levar à concessionária onde comprei e acionar a garantia de usados. O carro ficou 5 dias, me disseram que trocaram as "eletroválvulas" (solenóides?).

Depois disso estou achando o carro + econômico e sensivelmente as marchas estão trocando mais rápido, acho que antes da troca das válvulas elas estavam esticando um pouco, principalmente da 2a para a 3a.

Percebo que em condições normais (aceleração normal e terreno plano), as trocas ocorrem mais ou menos assim:
1a > 2a = ~20km/h
2a (1o estágio) = ~30km/h
2a > 3a = ~48hm/h (antes da manutenção era sempre mais que 60km/h)
3a > 4a = ~62km/h

As trocas são tão macias que só noto se o rádio estiver desligado, para poder ouvir a mudança na rotação do motor. Não há tranco algum.

Porém lendo os posts eu notei um frequente relato de um tranco na redução para 1a marcha ao parar nos semáforos, e então acabei encanado com isso e notei que também ocorre no meu carro. Não é nenhum tranco forte, acontece sempre aos 15km/h e comparando com um câmbio manual é como se fosse uma redução para 1a marcha antes do carro parar completamente.

Será que devo acionar a garantia para isso ou é desnecessário?

Obrigado
Rafael
Editado pela última vez por scalizer em Seg Jan 14, 2013 1:29 pm, em um total de 1 vez.
Rafael
Xsara Picasso Exclusive Automatique 2009
Marcelo Girino
Habilitado
Mensagens: 93
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 3:04 pm
Nome: Marcelo Girino
Localização: Ribeirão Preto - SP

#192

Mensagem por Marcelo Girino » Seg Jan 14, 2013 3:05 pm

[quote name='RafaelScalize' date='Jan 14 2013, 01:26 PM' post='20070']
Olá essa é minha primeira mensagem nesse forum.

Meu nome é Rafael e sou de São Paulo-SP. Sou um grande admirador dos carros Citroën, principalmente do Xsara Picasso.

Fui proprietário de um 2001, entre 2007 e 2012, dos 20 mil km aos mais de 100 mil km. Só troquei porque queria um automático.

Há 2 meses encontrei numa revenda Citroën um 2008/2009 Exclusive com 37 mil km, como estava em estado de zero km comprei. Até agora não me arrependo.

Tive problema apenas uma vez, logo ao sair de manhã, acredito que ao engatar a segunda marcha, a mesma "escapou" com um tranco e o câmbio entrou em emergência. Desliguei, liguei e nunca mais aconteceu. Daí iniciei pesquisas sobre o problema e encontrei este fórum.

Achei melhor levar à concessionária onde comprei e acionar a garantia de usados. O carro ficou 5 dias, me disseram que trocaram as "eletroválvulas" (solenóides?).

Depois disso estou achando o carro + econômico e sensivelmente as marchas estão trocando mais rápido, acho que antes da troca das válvulas elas estavam esticando um pouco, principalmente da 2a para a 3a.

Percebo que em condições normais (aceleração normal e terreno plano), as trocas ocorrem mais ou menos assim:
1a > 2a = ~20km/h
2a (1o estágio) = ~30km/h
2a > 3a = ~48hm/h (antes da manutenção era sempre mais que 60km/h)
3a > 4a = ~62km/h

As trocas são tão macias que só noto se o rádio estiver desligado, para poder ouvir a mudança na rotação do motor. Não há tranco algum.

Porém lendo os posts eu notei um frequente relato de um tranco na redução para 1a marcha ao parar nos semáforos, e então acabei encanado com isso e notei que também ocorre no meu carro. Não é nenhum tranco forte, acontece sempre aos 15km/h e comparando com um câmbio manual é como se fosse uma redução para 1a marcha antes do carro parar completamente.

Será que devo acionar a garantia para isso ou é desnecessário?

Obrigado
Rafael
[/quote]

Rafael, só pra constar e desculpe a intromissão, mas qto vc gastou nessa brincadeira na concessionária?
Xsara Picasso Prata - 06/06 - 2.0 16V Automatique Exclusive [VENDIDO]

Agora com um Peugeot 207 Passion 2010 XSA (mesmo câmbio da nave)
scalizer
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Dom Jan 13, 2013 9:56 am
Nome: RafaelScalize

#193

Mensagem por scalizer » Seg Jan 14, 2013 3:43 pm

[quote name='Marcelo Girino' date='Jan 14 2013, 03:05 PM' post='20072']
Rafael, só pra constar e desculpe a intromissão, mas qto vc gastou nessa brincadeira na concessionária?
[/quote]

Marcelo, não gastei nada, pois comprei usado com garantia.
Obs: só pra constar, a concessionária foi a TGV na av das Nações Unidas (Santo Amaro).
Editado pela última vez por scalizer em Seg Jan 14, 2013 3:46 pm, em um total de 1 vez.
Rafael
Xsara Picasso Exclusive Automatique 2009
Dynared
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 10:31 pm
Nome: Trajano

#194

Mensagem por Dynared » Seg Jan 14, 2013 4:46 pm

Rafael, esse pequeno tranco da segunda para a primeira marcha, é absolutamente normal. Como você disse, se assemelha muito a uma redução de cambio manual, nas mesmas situações. Um mecânico de câmbios automáticos me disse que esse tranco acontece por conta da reduzida uma pouco mais forte, algo inexistente em outros câmbios. Pude comprovar isso esses dias quando dirigi um Jetta. Apesar do cambio ser mais moderno, a reduzida é bem menor ou quase insistente. Por isso a volta de 3º > 2º > 1º é imperceptível Tem que segurar no freio mesmo. Fica tranquilo, no momento que o tranco for por algum problema, você perceberá, será bem mais incomodo. O meu caso é totalmente diferente. O tranco acontece na saída (arrancada), no momento do engate da 1ª marcha.
scalizer
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Dom Jan 13, 2013 9:56 am
Nome: RafaelScalize

#195

Mensagem por scalizer » Seg Jan 14, 2013 8:19 pm

[quote name='Trajano' date='Jan 14 2013, 04:46 PM' post='20074']
Rafael, esse pequeno tranco da segunda para a primeira marcha, é absolutamente normal. Como você disse, se assemelha muito a uma redução de cambio manual, nas mesmas situações. Um mecânico de câmbios automáticos me disse que esse tranco acontece por conta da reduzida uma pouco mais forte, algo inexistente em outros câmbios. Pude comprovar isso esses dias quando dirigi um Jetta. Apesar do cambio ser mais moderno, a reduzida é bem menor ou quase insistente. Por isso a volta de 3º > 2º > 1º é imperceptível Tem que segurar no freio mesmo. Fica tranquilo, no momento que o tranco for por algum problema, você perceberá, será bem mais incomodo. O meu caso é totalmente diferente. O tranco acontece na saída (arrancada), no momento do engate da 1ª marcha.
[/quote]

Legal, obrigado pelo retorno, Trajano.
Rafael
Xsara Picasso Exclusive Automatique 2009
Responder