Tranco no Câmbio Automático

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
duhelmer
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Dez 01, 2018 2:34 pm
Modelos Citroën: C3

Tranco no Câmbio Automático

#721

Mensagem por duhelmer » Qui Mai 14, 2020 2:12 pm

Só gente fera nesse fórum.

Adicionado após 4 minutos 1 segundo:
Galera seguinte, c3 2017 automatico At8, ainda frio, na primeira troca de 1 para 2 do dia dá uma leva patinada e engata a segunda. Mecanico acusou solenoides. O que acham?


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Tranco no Câmbio Automático

#722

Mensagem por Miau » Qui Mai 14, 2020 5:11 pm

Acho que tem que verificar as linhas de pressão com scanner. Se estiverem no padrão de serviço, então não é
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Re: Tranco no Câmbio Automático

#723

Mensagem por Munhoz » Qua Nov 04, 2020 9:56 pm

Galera, recentemente uma oficina especialzada em PSA publicou dois vídeos sobre esse tema. Acredito que os dois vídeos encerram qualquer polêmica desse assunta amplamente discutido ao longo dos anos aqui.



giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Tranco no Câmbio Automático

#724

Mensagem por giovane s » Qui Dez 10, 2020 12:35 am

Munhoz escreveu:
Qua Nov 04, 2020 9:56 pm
Galera, recentemente uma oficina especialzada em PSA publicou dois vídeos sobre esse tema. Acredito que os dois vídeos encerram qualquer polêmica desse assunta amplamente discutido ao longo dos anos aqui.
Anderson é um dos melhores de veículos franceses, indica troca do ATF periodicamente, mas a polêmica será eterna.

Entrada em emergência é dois casos, excesso de pressão ou falta de pressão.

A solenóide evita o excesso de pressão aliviando a pressão. Necessário retirar tampa frontal para a substituição da solenóide e limpeza do corpo de válvulas e desobstrução do filtro do corpo de válvulas.

Falta de pressão é o filtro obstruído ou muita fuga interna. As fugas internas requerem abertura da tampa traseira. Fugas: a bucha da tampa traseira, 2 retentores na acumuladora de pressão e 3 retentores no eixo dos pacotes de embreagem e Lock-Up do conversor de torque.

Os trancos estão em fugas internas menores que não entram em emergência ou no desgaste excessivos dos pacotes de embreagens.

Câmbio condenado pela capacidade ínfima de reparadores medíocres.
bacate
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Out 20, 2020 4:32 pm
Modelos Citroën: C5 exclusive 2.0 2012

Re: Tranco no Câmbio Automático

#725

Mensagem por bacate » Ter Mar 23, 2021 2:07 pm

Queria deixar um relato e ver se isso já aconteceu com alguém.
Tenho um C5 2012 que não tinha nenhum problema na al4. meu filho foi manobrar ele na rua e a gaiola da homocinética dianteira quebrou.
Reboquei para a oficina e trocou (depois de uma semana esperando peça). Quando fui sair da oficina, ouvi estralos do lado esquerdo. O mecânico disse que era menhor não forçar e trocar a homocinética do outro lado. Mais uma semana de correio e trocou a esquerda.
Ao testar, estava estralando de novo e o mecânico disse que podia ser qualidade da peça. Comprei mais 2 homocinéticas de outra marca (vetor). Trocou e ao testar continuou estralando para virar. fui manobrar e quebrou. chegamos a conclusão que não era homocinética e o que quebrou foram as engrenagens satélites.

Alguém já viu isso? Será que quando quebrou a primeira vez (que realmente foi homocinética), forçou a al4 e começou a amontoar as engrenagens, parecendo homocinética? Ou será que foi coincidência e um baita azar?
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Tranco no Câmbio Automático

#726

Mensagem por giovane s » Qua Mar 24, 2021 8:56 pm

O AL4 tentou manter o carro andando mesmo com a homocinética com problema, já vi motor travar depois de esfriar, o mesmo deve ter acontecido com a homocinética.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Tranco no Câmbio Automático

#727

Mensagem por Miau » Qua Mar 24, 2021 9:59 pm

Bom.. Não acrediteo que o problema no semieixo possa ter estragado o câmbio.. Até porque existe o planetário que serve justamente pra direcionar o torque.. Mesmo que uma roda não esteja no chão, o planetário direciona todo torque pro outro semieixo.

Nesse caso, é bem mais provável que o mecânico tenha feito alguma coisa errada e causou todo esse problema.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
vivianlouzada
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Mai 10, 2021 5:28 pm
Modelos Citroën: C4 HATCH EXCLUSIVE 2.0 2011

Re: Tranco no Câmbio Automático

#728

Mensagem por vivianlouzada » Seg Mai 10, 2021 7:28 pm

Alguém pode me ajudar!

O meu c4 hatch automático, quando eu ligo ele é ando cerca de1km da um tranco e aparece a mensagem “erro na caixa de câmbio” eu desligo e ligo e volta normalmente! O que pode ser?

Adicionado após 10 minutos 30 segundos:
Alguém pode me ajudar!

O meu c4 hatch automático, quando eu ligo ele é ando cerca de1km da um tranco e aparece a mensagem “erro na caixa de câmbio” eu desligo e ligo e volta normalmente! O que pode ser?
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Re: Tranco no Câmbio Automático

#729

Mensagem por Munhoz » Seg Mai 31, 2021 11:35 am

Vivian, segue o link da solução do seu problema viewtopic.php?f=29&t=866&start=720#p52788
gustavo_braz
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Out 11, 2010 12:27 pm
Nome: Gustavo Braz
Modelos Citroën: C4 Pallas Exclusive Automatico e Aircross Feel MT

Re: Tranco no Câmbio Automático

#730

Mensagem por gustavo_braz » Seg Nov 15, 2021 12:13 am

Boa noite,

Meu Pallas Exclusive Automatico, 12/13, com 101.000 Km, fez a caixa de câmbio. Estava com todos os os trancos e mensagens.
Agora, está uma seda nas tocas de marcha porém, fica querendo arrancar sozinho no D e na R. Seguro no freio e fica tremendo enquanto o giro cai muito.
Quando passo de D para R chega a morrer. Quando desengato para o N o giro vai a 2000 e cai ao normal de marcha lenta.
Na Ré o giro cai tanto que endurece o freio.
Já troquei o sensor de velocidade de saida da caixa.
No Diagbox nada errado, nem no jornal de avarias.
Pesquisei sobre o sensor de velocidade de entrada da caixa e o interruptor do pedal do freio. Antes de sair trocando tudo indiscriminadamente gostaria da opinião desse seleto fórum.
Alguém já viu isso?
Agradeço antecipadamente.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Tranco no Câmbio Automático

#731

Mensagem por Miau » Seg Nov 15, 2021 5:37 am

Sensor de pedal de freio é só conferir se o freio acende.

Fora isso, tem q tentar fazer o reset do parâmetros auto adaptativos e seguir o procedimento a risca

Checar também, via scanner, se o pedal de acelerador não está enforcado
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Tranco no Câmbio Automático

#732

Mensagem por giovane s » Seg Nov 15, 2021 10:40 am

gustavo_braz escreveu:
Seg Nov 15, 2021 12:13 am
Boa noite,

Meu Pallas Exclusive Automatico, 12/13, com 101.000 Km, fez a caixa de câmbio. Estava com todos os os trancos e mensagens.
Agora, está uma seda nas tocas de marcha porém, fica querendo arrancar sozinho no D e na R. Seguro no freio e fica tremendo enquanto o giro cai muito.
Quando passo de D para R chega a morrer. Quando desengato para o N o giro vai a 2000 e cai ao normal de marcha lenta.
Na Ré o giro cai tanto que endurece o freio.
Já troquei o sensor de velocidade de saida da caixa.
No Diagbox nada errado, nem no jornal de avarias.
Pesquisei sobre o sensor de velocidade de entrada da caixa e o interruptor do pedal do freio. Antes de sair trocando tudo indiscriminadamente gostaria da opinião desse seleto fórum.
Alguém já viu isso?
Agradeço antecipadamente.
Tenho um problema similar no meu câmbio, acredito que não fizeram meu câmbio e instalaram um de desmanche.
Todos os parâmetros estão dentro do "normal" exceto o stall do conversor de torque que está em 1600 RPM (que deveria ser acima de 2000 RPM)
Suponho que existe conversor de torque que é para 1.6 e outro para 2.0.
gustavo_braz
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Out 11, 2010 12:27 pm
Nome: Gustavo Braz
Modelos Citroën: C4 Pallas Exclusive Automatico e Aircross Feel MT

Re: Tranco no Câmbio Automático

#733

Mensagem por gustavo_braz » Qua Nov 17, 2021 3:49 am

Obigado,Miau. Vou checar esses parâmetros e retorno o resultado. De antemão já achei uns registros de falha na bobina. Falha no cilindro 1.
Engrçado é que o motor trabalha bem andando e no Neutro também. As velas são nvas também.

Giovane, tem diferença mesmo entre conversores de torque. No caso do meu C4 ele não foi trocado. Está ok. Só foram trocados retentores e rolamentos. A caix teve tudo trocado na prte interna e aeletrônica está ok também. Eu moro no Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro. Tem um mecânico de câmbio muito bom aqui mas, meu caso é de eletrônica extra-câmbio.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Tranco no Câmbio Automático

#734

Mensagem por Miau » Qua Nov 17, 2021 7:28 am

As falhas que vc acha podem ser apenas registros passados. Se houvesse falha na ignição atualmente, acenderia a luz de injeção e daria aviso.

Dica sobre falhas.. Não se atente para a descrição, e sim para o código de erro.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Tranco no Câmbio Automático

#735

Mensagem por giovane s » Qua Nov 17, 2021 10:20 am

gustavo_braz escreveu:
Qua Nov 17, 2021 3:49 am
Obigado,Miau. Vou checar esses parâmetros e retorno o resultado. De antemão já achei uns registros de falha na bobina. Falha no cilindro 1.
Engrçado é que o motor trabalha bem andando e no Neutro também. As velas são nvas também.
Falha no cilindro 1 começa verificando o ponto do motor, entradas de ar falsa na admissão
Responder