Tranco no Câmbio Automático

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#361

Mensagem por Miau » Qua Ago 20, 2014 5:46 pm

bom.. peguei um documento da APTTA Brasil que diz o seguinte:

TRANCOS NA TRANSMISSÃO AL4 - RENAULT, PEUGEOT, CITROEN

CAUSA POSSÍVEL: Falhas de vedação dos anéis de segmento da embreagem E1.
SOLUÇÃO: Substituição dos 2 anéis de segmento da embreagem E1.

link <a href="http://www.apttabrasil.com/imagens/down ... _03-07.pdf" target="_blank">http://www.apttabrasil.com/imagens/down ... -07.pdf</a>

to pensando aqui e é um serviço mole de fazer.. talvez até com o cambio no lugar, pois só preciso tirar a tampa da lateral esquerda e trocar os 2 aneis orings de segmento que ficam no pistão da tampa.

custa 17 reais cada um..

acho q vou arriscar.. custo baixissimo pela tentativa
Editado pela última vez por Miau em Qua Ago 20, 2014 5:47 pm, em um total de 1 vez.


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#362

Mensagem por Munhoz » Qua Ago 20, 2014 10:22 pm

vale a pena hein

se conseguir, tira umas fotos.. no futuro estamos pensando em montar um doc bacana com a participação de todos
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#363

Mensagem por rgdl » Qui Ago 21, 2014 9:34 am

André M, ontem estive na oficina do Paulo Marinho aqui no Rio, tive que pegar a nave para levar num eletricista para consertar a tomada de diagnostico que não estava funcionando, já que o Paulo só faz cambio.

Ele estava me mostrando exatamente isso, as falhas de pressão por vazamento de óleo nos anéis de segmento e nas buchas do cambio.

Ele me mostrou o anel ele é rígido e tem um corte para facilitar a instalação. Segundo o Paulo o material do anel não é bom e esse corte também prejudica.

Mas ele falou que não usa o anel de segmento original porque ele com o tempo volta a dar problema, ele manda fazer um anel sob medida com um material mais resistente e sem o bendito corte, segundo ele com esse anel não volta a vazar mais.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#364

Mensagem por Miau » Qui Ago 21, 2014 10:01 am

Curioso.. achava que era tipo um oring de borracha..

olhando aqui pela foto realmente tem um corte:

Imagem

rapaz.. você não consegue esse anel ai que o cara manda fazer pra mim não? sabe dizer quanto fica?

pô se eu conseguir resolver esses trancos..

acho que os discos de embreagem estão bons pois entram todas as marchas normalmente.. é só o tranco mesmo.. e pela logica.. com o atf frio, é mais viscoso.. deve vedar melhor.. assim que esquenta e fica mais ralo, deve vazar mais por esses aneis de segumento..

então o pistão de acionamento da embreagem nao corre como deveria.. dá um salto.. imagino que é nesse salto que acontece o tranco.

tá certa essa linha de pensamento?
Editado pela última vez por Miau em Qui Ago 21, 2014 10:13 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#365

Mensagem por rgdl » Qui Ago 21, 2014 12:42 pm

Pois é, eu também pensei que fossem de borracha mas não são não, são de algum material composto qualquer.

Quando peguei em um, achando que era de borracha, perguntei se ele era duro assim por estar ressecado mas foi ai que ele me falou que não, que era assim mesmo e que não é feito de borracha não.

O contato do cara eu não tenho nem sei quanto fica mas tenho o contato do Paulo Marinho, ele é boa praça, gosta de uma conversa

Paulo Marinho Cambios
Rua Dona Teresa 14, Engenho de Dentro - Rio de Janeiro - RJ
Tels.: 78031921, 981219447, 25940788

Na boa, acho que esses trancos da 1ª/2ª marcha na AL4 são um beco sem saída, vc no máximo vai conseguir amenizar mas nunca acabar com eles, pois o projeto do AL4 tem falhas que ocasionam isso.

Conversando com o João da Oficina do Francês ele me falou que existem mais de 50 modificações no AL4 desde seu lançamento e nenhum deles eliminou o tranco da 1ª/2ª marcha. Isso só foi resolvido no AT8 com modificação no conversor de torque.

Mas se vc quiser um palpite meu olhe as cintas de freio F e veja se não tem marcas de atrito metal/metal nela.

Agora, acredite vc ou não mas tanto o Paulo Marinho quanto o João falaram que o AL4 é o melhor cambio automático que tem, porque quando dá defeito ele continua andando e ele é relativamente fácil de consertar, pois tem peças para ele com facilidade.
Editado pela última vez por rgdl em Qui Ago 21, 2014 12:45 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#366

Mensagem por Miau » Qui Ago 21, 2014 1:03 pm

vou ligar.. mas sobre a cinta.. é mais complicado de mexer.. eu nao vou puxar o conjunto de embreagem nao.. vou remover só a tampa e o pistao E1 que é facil de acessar.

já pra mexer em cinta, se nao tiver que abrir o cambio todo, vou ter que no minimo estudar muito bem como tirar e recolocar, inclusive o pistao que vai por baixo.

eu queria entender como funcionam e pra que servem esses freios de cinta.

o melhor jeito de entender um defeito, é entender como funciona todo o mecanismo desse cambio.

em tempo.. esses aneis de segmento vedam em contato com a parede da bucha cobreada?

ahh sim.. lembrei de algo q talvez possa te ajudar..

existe um sensor, este que eu postei mais acima que estaca com cola aqui.. se ele falhar ou esquecerem de ligar.. vai acusar a mensagem de defeito na tela.. talvez se problema possa ser nele.

verifica se ele esta com a borracha de vedação que fica na ponta dele.
Editado pela última vez por Miau em Qui Ago 21, 2014 1:12 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#367

Mensagem por rgdl » Qui Ago 21, 2014 1:51 pm

ah! sim se ligar para o Paulo Marinho e quiser falar que fui eu diga falou com o Eduardo do picasso preto.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Sandronst
Habilitado
Mensagens: 57
Registrado em: Dom Ago 17, 2014 4:13 pm
Nome: Sandro Nunes

#368

Mensagem por Sandronst » Dom Ago 24, 2014 7:39 pm

[quote name='Gerson Pereira' date='Mar 10 2011, 09:38 PM' post='12527']
Consulte o preço do fluído Mobil ATF 200 e calcule você mesmo, acompanhei o serviço e na verdade nem cabe 2litros antes mesmo já estava vazando pela válvula do nível, o mecânico realmente cobrou quase nada R$20,00 para trocar e só... não troquei válvula nenhuma. Ficou perfeito.

700,00 só com

O caro cirdan tem razão, de uma olhada no excelente tópico do caro xaman em c4 pallas " opções de óleos para cambio"

<a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3909" target="_blank">http://www.ccdob.com.br/forum/index.php ... ic=3909</a>
Editado pela última vez por Sandronst em Dom Ago 24, 2014 7:50 pm, em um total de 1 vez.
Sandro
luiz_fernandoh79
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Ter Ago 26, 2014 11:50 pm
Nome: luiz_fernandoh79

#369

Mensagem por luiz_fernandoh79 » Qui Ago 28, 2014 8:46 pm

Fiz o post abaixo no topico do tranco de 1 para2, mas acho que esse é o tópico mais adequado.
André M, de Macaé, tem alguma oficina aqui para recomendar?

""O meu estava dando esse tranco, principalmente em congestionamentos, dando a impressão que o cambio desengatava na troca, o giro do motor subia por estar livre, e quando engatava a segunda, um tranco que empurrava o carro. mas era muito forte, até preocupei se pode dar algum dano, mas também não chegou a dar mensagem de problema no cambio. Então procurei trocar só o óleo. Fiz uma troca simples só drenando uma vez. O óleo saiu preto e muito fino.
Depois da troca o tranco diminiu muito, aparecendo se eu forçar muuuito o carro no congestionamento, ou seja, anda e para repetido mas acelerando com força, ainda assim diminuiu.
No entanto uma semana depois comecei enfrentando outro problema agora, com o carro frio, quando vai trocar da 1 para 2, o carro da um tranco forte só que diferente, parece que o carro é freado bruscamente e quando engata volta a andar normal. Se eu tentar dirigir normalmente assim com o carro frio no segundo tranco ele dá mensagem de problema no cambio e vai para 3. Parando, desligando e ligando novamente, já com o motor aquecido, o carro anda normalmente. Notadamente o carro tem um bom rendimento de combustível, comparado com a zafira auto que tinha.
Voltei na oficina e o mecânico falou que teria que trocar as duas válvulas e trocar o óleo de novo. Isso sem scanear nada. Perguntei se precisava zerar o contador de óleo e fazer um teste e disse que não adiantava. Aí percebi que o mecânico não é de se confiar.

Quanto ao óleo eu não sei qual ele usou, pois estava num galão sem identificação. Ele falou que compra em São Paulo e é para aquele cambio da citroen, pegeut e renault.

Alguma sugestão?""""

Estou em Rio das Ostras, do lado de Macaé, RJ.

CITROEN c4 picasso 2010/2011, 45000km.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#370

Mensagem por Miau » Qui Ago 28, 2014 10:09 pm

bom.. o correto mesmo é passar o scanner pra verificar quais os problemas estão apresentando.

Mas muito provavelmente vai ter que trocar sim as solenoides e tambem os aneis de segmento E1 e talvez a bucha..

Eu mesmo vou trocar os aneis aqui na garagem.. já encomendei.

Tambem to aguardando meu scanner chegar pra verificar a temperatura do atf.

São 3 problemas que ocorrem, acho que em ordem.

1 - O atf esquenta demais, ficando muito fino e degradado, e começa a vazar pelos aneis.

2 - Nisso o cambio começa a dar tranco pois o acionamento das embreagens ocorre com atraso.

3 - Acredita-se que isso danifique as solenoides tambem.

Se estivesse com o scanner aqui, a gente dava uma olhada, mas o meu antigo eu vendi e já comprei um mais caro até, mais completo porém ainda vai levar uns 30 dias pra chegar.

Aqui em Macaé eu nao recomendo ninguem. Existe um cara que trabalha com cambio, mas as conversas dele começam em 5 mil pra cima. Preço de Citroen, e mesmo assim nada é garantido.

Por isso eu tenho estudado tanto esse cambio pra eu mesmo resolver as pendengas.

Troca de solenoides, limpeza do corpo de válvulas e troca e nivelamento de ATF eu mesmo executo aqui se quiser.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
luiz_fernandoh79
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Ter Ago 26, 2014 11:50 pm
Nome: luiz_fernandoh79

#371

Mensagem por luiz_fernandoh79 » Sex Ago 29, 2014 3:44 pm

[quote name='André M' date='Aug 28 2014, 10:09 PM' post='25769']
bom.. o correto mesmo é passar o scanner pra verificar quais os problemas estão apresentando.

Mas muito provavelmente vai ter que trocar sim as solenoides e tambem os aneis de segmento E1 e talvez a bucha..

Eu mesmo vou trocar os aneis aqui na garagem.. já encomendei.

Tambem to aguardando meu scanner chegar pra verificar a temperatura do atf.

São 3 problemas que ocorrem, acho que em ordem.

1 - O atf esquenta demais, ficando muito fino e degradado, e começa a vazar pelos aneis.

2 - Nisso o cambio começa a dar tranco pois o acionamento das embreagens ocorre com atraso.

3 - Acredita-se que isso danifique as solenoides tambem.

Se estivesse com o scanner aqui, a gente dava uma olhada, mas o meu antigo eu vendi e já comprei um mais caro até, mais completo porém ainda vai levar uns 30 dias pra chegar.

Aqui em Macaé eu nao recomendo ninguem. Existe um cara que trabalha com cambio, mas as conversas dele começam em 5 mil pra cima. Preço de Citroen, e mesmo assim nada é garantido.

Por isso eu tenho estudado tanto esse cambio pra eu mesmo resolver as pendengas.

Troca de solenoides, limpeza do corpo de válvulas e troca e nivelamento de ATF eu mesmo executo aqui se quiser.
[/quote]



Ok Andre, obrigado pelas dicas, o que estou esrranhando agora é o tranco a frio. Se eu deixar o carro uns minutos ligado na garagem, o carro nao apresenta problema nenhum. Como posso te contactar em pvt para combinarmos dar uma olhada?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#372

Mensagem por Miau » Sáb Set 13, 2014 1:08 pm

Bom.. hj troquei os 2 aneis de segmento E1

até que dá numa boa pra desmontar o cambio com ele no carro e sem tirar o oleo.

Tira se a roda e um pedaço a parte do parabarro que aliás.. até parece que foi feito pra isso.

pra n tirar o oleo, eu coloque o carro na calçada so de um lado pra deixa lo inclinado.

soltei todos os parafusos deixando somente 2 em diagonal pra servir de guia e nao deixar a tampa entortar.

Mas que disse que a tampa sai facil? Ela fica presa na pressao por 2 guias do bloco.

com muito jeito.. consegui soltar.

trocar os aneis é muitoooo facil. Mas percebi que tem 1 anel menor bem na ponta do pistao. Se eu soubesse tinha comprado tb.

na hora de reencaixar a tampa.. tem q ter uma manha pra ela psssar na bucha com muito cuidado pra n quebrar o anel nem riscar a bucha.

Encaixada.. ai novamente as duas guias criam dificuldade pra tampa fechar toda.

o macete é apertar a tampa somente pelos parafusos q vao dentro das guias pra nao entrar enviesado.

mesmo assim escorreu cerca de 400 ml de atf. Repus e tal.

dei uma volta pra testar.. n percebi mais os trancos.. somente um leve tranco de 2 p 1

restante ficou macio.

acho q eu devia ter trocado tb esse anel pequeno.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#373

Mensagem por Munhoz » Sáb Set 13, 2014 6:54 pm

será que se trocar esse anel e zerar com o scaner não melhora o tranco da 2 pra 1?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#374

Mensagem por Miau » Sáb Set 13, 2014 7:00 pm

nao creio pois eu já tinha zerado o contador e o autoadaptivo e com isso acho que os trancos ficaram mais evidentes pois teoricamente o cambio trabalha mais esperto.

eu estudei esse eixo todo.. alem dos 2 aneis que troquei, tem mais 2 no seguimento.. esse que falei que fica na ponta do pistao da tampa e um outro la na ponta do eixo que chega o conversor.

tambem vi que as buchas sao as originais pois sao de cor de aluminio.

mas o legal é que dá pra pelo menos trocar 3 aneis sem tirar o cambio do carro. só que o cuidado é redobrado.

to estudando se da pra tirar o eixo todo com o cambio no lugar.. se der eu troco os 4.

isso reduz muito significativamente o custo pra se tentar dar fim nos trancos. gastei apenas 70 reais(são aneis substitutos dos antigos usados(17 cada), mais caros e talvez mais resistentes) nos 2 aneis até agora.

outra noticia boa é que deu pra ter uma boa ideia do estado das peças.. tudo bem limpinho e sem marcas ou arranhoes. os discos q pude ver lisinhos, sem marca de queimado e sem residuos metalicos na area.

se eu mexer de novo ali, talvez eu grave um video mostrando o procedimento.
Editado pela última vez por Miau em Seg Set 15, 2014 10:56 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#375

Mensagem por Miau » Sáb Set 13, 2014 7:15 pm

outra coisa que acabei de ver aqui e tambem é forte candidato..

existe um pistão do acumulador que fica tambem ali entre o bloco e a tampa.. a função desse pistão é justamente tornar macia as mudanças de marchas..

nele tambem vão 2 aneis que tambem parecem de composite.. assim como os que troquei.

mais 2 aneis pra lista hehe.

Imagem

mole de trocar

na imagem.. eu troquei esses 2 aneis nº12

agora tenho que trocar esse nº10 e o nº9

olha.. agora eu tenho 99% de certeza que vai eliminar qualquer vestígio de tranco.
Editado pela última vez por Miau em Sáb Set 13, 2014 7:19 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Responder