Tranco no Câmbio Automático

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
internet.thiago
Sem Habilitação
Mensagens: 29
Registrado em: Ter Fev 10, 2015 10:42 am
Nome: Thiago Marques
Localização: Goiânia, GO

#421

Mensagem por internet.thiago » Qui Fev 19, 2015 10:09 am

Provavelmente nunca foi trocado RGDL, pois sou proprietário dele a não muito tempo e o antigo dono, por mais cuidadoso que fosse, era do tipo que seguia o que a CS fala, que o óleo do câmbio não precisa trocar.
Dado isso, provavelmente nunca deve ter trocado mesmo.


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#422

Mensagem por rgdl » Qui Fev 19, 2015 10:32 am

Quer uma dica de como saber se o óleo foi ou não trocado? O bujão de saída de óleo tem um anel de vedação, esse anel original é de cobre, se ainda for ele óleo nunca foi trocado, pois é mandatório a troca desse anel na troca do óleo.

Se o óleo nunca foi trocado pode ter certeza que as buchas já estão desgastadas e os anéis de segmento também.

Cara não fica usando o carro com o cambio nesse estado porque isso destrói as cintas de freio F, porque sem a pressão correta do óleo elas não fecham totalmente o que provoca atrito causando desgaste prematuro. Isso torna a reforma mais cara.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#423

Mensagem por renan97ar » Qui Fev 19, 2015 10:53 am

Sei que já foi discutido por aqui, mas se alguém ainda tiver dúvidas de como ver o nível de óleo do câmbio, vou deixar aqui a informação que a citroen mandou no email de todos os cadastrados no service.

<a href="https://drive.google.com/file/d/0B7UMAz ... sp=sharing" target="_blank">https://drive.google.com/file/d/0B7UMAz ... sharing</a>
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#424

Mensagem por rgdl » Qui Fev 19, 2015 11:11 am

É interessante notar que esse boletim nada fala sobre mexer no contador de desgaste de óleo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#425

Mensagem por renan97ar » Qui Fev 19, 2015 11:31 am

Acho que não fala pois é só para aferir o nível. E acho que eles não devem dar a letra tão fácil assim num boletim gratuito. Acho que as infos mais detalhadas só com acesso pago.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
internet.thiago
Sem Habilitação
Mensagens: 29
Registrado em: Ter Fev 10, 2015 10:42 am
Nome: Thiago Marques
Localização: Goiânia, GO

#426

Mensagem por internet.thiago » Qui Fev 19, 2015 11:46 am

Tô no trampo agora, se der pra olhar quando chegar em casa, vejo. De toda forma, amanhã pela manhã já deixarei na CS pra fazer o serviço.
Comprei o Renaultmatic D3 pra levar lá, e vou trocar as solenóides, juntas e dar o reset + atualização.
Obviamente, passar o scaner pra ver se existe alguma normalidade, mas já efetuarei essa manutenção amanhã sem falta.
Meu problema tava sendo falta de tempo, porém como sou chato com carro, não dá pra esperar mais.



PS: Quem quiser comprar pneu 205 / 55 / 16, no carrefour, um de marca chinesa (dizem ser bem macio), está R$ 259,00 cada. Preço bem interessante.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#427

Mensagem por Munhoz » Qui Fev 19, 2015 3:09 pm

boa Thiago, depois posta suas impressões após a manutenção. Seria interessante criar um tópico novo com seus relatos da manutenção
Sandronst
Habilitado
Mensagens: 57
Registrado em: Dom Ago 17, 2014 4:13 pm
Nome: Sandro Nunes

#428

Mensagem por Sandronst » Qui Fev 19, 2015 4:38 pm

Thiago me perdoe se você já disse mas de qual cidade você é? E vc fará o serviço em concessionária?

Abraço
Sandro
internet.thiago
Sem Habilitação
Mensagens: 29
Registrado em: Ter Fev 10, 2015 10:42 am
Nome: Thiago Marques
Localização: Goiânia, GO

#429

Mensagem por internet.thiago » Qui Fev 19, 2015 4:44 pm

Sou de Goiânia.
Serviço será feito aqui na concessionária da cidade mesmo.
Achei melhor na concessionária pois os valores praticados lá estão até mais baratos que nas oficinas "especializadas" em câmbio automático.
Porém vou acompanhar o serviço feito... não confio muito deixar o carro e não vigiar.
Editado pela última vez por internet.thiago em Qui Fev 19, 2015 4:53 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#430

Mensagem por renan97ar » Qui Fev 19, 2015 5:48 pm

Thiago, veja antes se vc pode acompanhar. Tem concessionaria (como a vitro daqui de Jundiaí) que não deixa nem entrar na oficina (o que é uma merda, mas...). E sobre os pneus, não acho legal chines. Já tivemos no focus um jogo de champiro, e eles deformaram, fazendo barulho muito alto, alem de gastar muito rápido.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
internet.thiago
Sem Habilitação
Mensagens: 29
Registrado em: Ter Fev 10, 2015 10:42 am
Nome: Thiago Marques
Localização: Goiânia, GO

#431

Mensagem por internet.thiago » Qui Fev 19, 2015 5:57 pm

Esse que mencionei já vi relatos de quem comprou e gostou, pois a rodagem é macia e já passaram dos 30 mil km e rodando bem ainda. Não é dessa marca, é outra.
Acompanhar o serviço é direito do consumidor, e quem não deixa, é porque quer aprontar algo por trás, e nem confio nesses então. Vou acompanhar pra ver como é feito, porque na próxima eu já faço em casa, hehe
RodolfoBertolucci
Curioso
Mensagens: 264
Registrado em: Dom Mai 25, 2014 4:32 pm
Nome: Rodolfo bertolucci
Localização: São aulo
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso exc 2009

#432

Mensagem por RodolfoBertolucci » Sáb Fev 21, 2015 12:04 pm

Como faço para inserir um PDF de 400 Kb aqui, sobre o procedimento de verificação de nível de óleo que recebi da Citroen.

Acho que consegui

<a href="https://drive.google.com/file/d/0B1bfJC ... sp=sharing" target="_blank">https://drive.google.com/file/d/0B1bfJC ... sharing</a>
Editado pela última vez por RodolfoBertolucci em Sáb Fev 21, 2015 9:12 pm, em um total de 1 vez.
Rodolfo C4 Grand
internet.thiago
Sem Habilitação
Mensagens: 29
Registrado em: Ter Fev 10, 2015 10:42 am
Nome: Thiago Marques
Localização: Goiânia, GO

#433

Mensagem por internet.thiago » Seg Fev 23, 2015 10:01 am

Saudações pessoal. Semana passada realizei a troca "parcial" do óleo e efetuei a troca também das solenóides, e o sistema foi atualizado.
Pois bem. Houve uma melhora no que tange trocas de machas, ficaram mais suaves, sem muitos trancos na aceleração e também na freada. Ficaram relativamente melhores.
Porém, os famosos trancos de quando se para no semáforo, quando se anda muito com o carro e fica quente a caixa, ainda ficaram. Porém, diminuíram de frequência e de intensidade. Senti 2x "apenas".

Mas, agora vem a questão. Conversando com os mecânicos da peugeot aqui da cidade e colhendo informações aqui desse fórum e de outros lugares, e algumas informações que ergui analisando o carro meu também, acredito que possamos chegar em um consenso sobre essa falha que incomoda muitos.
Esse tranco se deve, quase que certeza absoluta, ao desgaste dos discos da caixa. Acontece que, nas vezes que acontece esse tranco, não é o câmbio que esquece de engatar a marcha, mas sim uma patinada que ocorre nos discos do câmbio, não encaixando corretamente.
Quando você acelera o carro, ocorre que você força o engate da marcha que estava com falha no encaixe da engrenagem, dando o famoso tranco.
Se analisarem bem, todos que reclamam do tranco hora ou outra no dia, carro quente ou frio, o carro patina na aceleração, seja da primeira pra segunda, segunda pra terceira, ou terceira pra quarta. Seja o que for, hora ou outra, o carro de quem reclama, patina.
Dado isso, acredito que podemos atribuir o problema do tranco a esse desgaste. E o desgaste já se dá devido a alta temperatura do óleo no câmbio, devido a falha no projeto de resfriamento do câmbio.
Para sanar o problema, é necessário a abertura da caixa de câmbio e trocar/retificar as peças com desgaste.
Quem não quiser abrir, terá que conviver com os trancos que irão ocorrer hora ou outra, independente de quantas vezes troque de óleo ou solenóides.
O aviso de câmbio com defeito também quase que certeza se dá, nesse caso em específico, quando as engrenagens não encaixam bem naquele momento do engate, podendo ocorrer uma "travada", fazendo com que o câmbio entre no modo de segurança para que evite mais problemas.
Eu mesmo futuramente vou me juntar a um mecânico conhecido aqui e vamos descer o câmbio e ver quais estão com desgaste e trocar.

O xamã estava fazendo testes em um sistema de resfriamento que ele comprou, não sei se já fez e comprovou que melhorou. Os problemas de desgaste quase que certeza aparecem devido a alta temperatura da caixa, com que ela opera.
Enfim, acredito que o câmbio tenha essa deficiência e, independente da quilometragem, seja alta ou baixa, irá aparecer esse problema. Quem tem experiência em mecânica e for abrir, quase que certeza que irá constatar esse desgaste.
Peço desculpas pela minha linguagem, por eu não entender de muitos termos técnicos, posso ter escrito alguma coisa de forma grosseira. Mas fica aí as impressões e uma ajuda pra quem quer se livrar desse problema.

Outros problemas de quando o câmbio entra em modo de emergência, como óleo sem viscosidade, peças defeituosas e outras coisas, devem ser analisados separadamente. O que escrevi acima é com base em engrenagens com pouca aderência, devido ao desgaste.
Editado pela última vez por internet.thiago em Seg Fev 23, 2015 3:26 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#434

Mensagem por Munhoz » Seg Fev 23, 2015 11:12 am

Obrigado pelo relato Thiago. E que bom que melhorou seu câmbio!
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#435

Mensagem por Miau » Seg Fev 23, 2015 11:15 am

Bom.. eu n lembro mas acho que o rgdl reformou o cambio inclusive kits de embreagem.. e o tranco continuou
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Responder