Xsara Picasso parado a mais de 6 meses

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Diogo Figueira
Habilitado
Mensagens: 68
Registrado em: Qui Abr 03, 2014 2:33 pm
Nome: Diogo Figueira
Localização: Rio de Janeiro
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v 2006

Xsara Picasso parado a mais de 6 meses

#1

Mensagem por Diogo Figueira » Sex Ago 18, 2017 3:27 pm

Olá amigos, tenho uma Picasso 2.0 2006 que está parada a 8 meses, o carro ficou parado devido a bateria não carregar mais, somado a um longo período que fiquei desempregado e também não ter os documentos pagos em dia...

Pois bem, passado ele doloroso período, consegui pagar as dividas de documentos e agora estou ansioso para por a nave pra voar novamente....

Obviamente preciso trocar a bateria, o único cuidado que tive foi o de esvaziar o tanque de combustivel....

Gostaria de saber quais os procedimentos que devo ter para voltar a utilizar o carro, o que preciso olhar, trocar ? a correia dentada foi trocada com o kit completo da birth a 15 mil km a trás...

Já estou sofrendo pra trocar a bateria pq meu carro não tem a alavanca embaixo do banco como a maioria e não consigo achar uma chave que abra aqueles parafusos....

Sempre fui muito cuidadoso com o carro e realizava manutenções preventivas, estou com medo do que posso encontrar, desde já agradeço a todos.

Abraço


Diogo Figueira

XSARA PICASSO EXCLUSIVE 2006
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

Xsara Picasso parado a mais de 6 meses

#2

Mensagem por renan97ar » Sex Ago 18, 2017 4:00 pm

Se você já removeu o combustível, já é um grande passo. Coloque gasolina nova. Eu particularmente faria uma troca de óleo, especialmente se o óleo já tem algum tempo no cárter. Se a km do óleo for baixa, pode ligar assim mesmo.

E sobre a bateria, a chave é uma Torx, só não me lembro o tamanho. Alguns dizem que essa chave encontra-se no porta trecos que há no assoalho, mas não sei te dizer se é verdade.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
Diogo Figueira
Habilitado
Mensagens: 68
Registrado em: Qui Abr 03, 2014 2:33 pm
Nome: Diogo Figueira
Localização: Rio de Janeiro
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v 2006

Xsara Picasso parado a mais de 6 meses

#3

Mensagem por Diogo Figueira » Sex Ago 18, 2017 4:07 pm

Eu cheguei a procurar a chave em tudo quanto é lugar e não achei, não deveria ser tão complicado trocar uma bateria rs.....

O óleo estava baixo quando parei o carro, pensei em colocar um pouco de oleo novo so pra nao correr risco e levar o carro pra fazer uma troca completa de oleo e filtro.

Uma duvida que não citei no tópico.... a tampa do tanque de combustivel não está mais trancando, o local onde encaixamos a tampa está com a borracha desgastada e não segura mais a tampa, você sabe me dizer qual é o nome dessa peça? preciso trocar pq um tanque aberto com o litro da gasolina a 4 Temers não dá rsrsrs...
Diogo Figueira

XSARA PICASSO EXCLUSIVE 2006
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Xsara Picasso parado a mais de 6 meses

#4

Mensagem por gjvialta » Sex Ago 18, 2017 5:38 pm

Diogo Figueira escreveu:Olá amigos, tenho uma Picasso 2.0 2006 que está parada a 8 meses, o carro ficou parado devido a bateria não carregar mais, somado a um longo período que fiquei desempregado e também não ter os documentos pagos em dia...

Pois bem, passado ele doloroso período, consegui pagar as dividas de documentos e agora estou ansioso para por a nave pra voar novamente....

Obviamente preciso trocar a bateria, o único cuidado que tive foi o de esvaziar o tanque de combustivel....

Gostaria de saber quais os procedimentos que devo ter para voltar a utilizar o carro, o que preciso olhar, trocar ? a correia dentada foi trocada com o kit completo da birth a 15 mil km a trás...

Já estou sofrendo pra trocar a bateria pq meu carro não tem a alavanca embaixo do banco como a maioria e não consigo achar uma chave que abra aqueles parafusos....

Sempre fui muito cuidadoso com o carro e realizava manutenções preventivas, estou com medo do que posso encontrar, desde já agradeço a todos.

Abraço
Olá! o tanque você esvaziou recentemente e não quando parou o carro há 8 meses, certo?

Dê uma olhada no freio. Verifique as condições do fluido, disco e pastilhas. Olhe também, depois de rodar um pouco, o aspecto do líquido refrigerante. Procure por vazamentos. Carro parado por muito tempo requer atenção ao voltar a rodar.

Recomendo também olhar borrachas da suspensão, terminais, amortecedores que costumam travar se parados por longo tempo. Além de palhetas do limpador. Parte elétrica: luz de freio, alerta, faróis, pisca. Ao ligar as chaves veja se as luzes indicadoras de falhas acendem e depois apagam (isso para ver se nenhuma se queimou).

Penso que é por aí.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso parado a mais de 6 meses

#5

Mensagem por rgdl » Sex Ago 18, 2017 5:52 pm

Óleo, troque o óleo pelo tempo, inclusive o filtro.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Diogo Figueira
Habilitado
Mensagens: 68
Registrado em: Qui Abr 03, 2014 2:33 pm
Nome: Diogo Figueira
Localização: Rio de Janeiro
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v 2006

Xsara Picasso parado a mais de 6 meses

#6

Mensagem por Diogo Figueira » Seg Set 04, 2017 11:24 am

Bom dia, estou com um probleminha pra ligar o carro, eu tive que trocar a bateria, porém o carro não quer ligar com a bateria nova, quando eu viro a chave o carro apaga tudo no painel, nem chega a fazer o barulho do motor tentando ligar, o que pode ser isso?

Ao colocar a bateria nova toda parte elétrica voltou a funcionar normalmente, vidros, espelho retrovisor, radio, painel, tudo normal... só o motor não quer ligar..
Diogo Figueira

XSARA PICASSO EXCLUSIVE 2006
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso parado a mais de 6 meses

#7

Mensagem por rgdl » Seg Set 04, 2017 3:13 pm

Aciona o motor de arranque pelo menos? Tem alguma mensagem n o painel, tipo erro anti furto eletrônico?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Diogo Figueira
Habilitado
Mensagens: 68
Registrado em: Qui Abr 03, 2014 2:33 pm
Nome: Diogo Figueira
Localização: Rio de Janeiro
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v 2006

Xsara Picasso parado a mais de 6 meses

#8

Mensagem por Diogo Figueira » Seg Set 04, 2017 3:50 pm

Aparece a mensagem de modo econômico ativado.

Notei tbm que após a troca da bateria a chave não consegue mais travar e destravar o carro pelo botão, só funciona caso coloque a chave na porta.

Quando eu coloco a chave no contato escuto o barulho da bomba de combustivel, quando aciono a partida ele faz um barulho que vai iniciar o motor de arranque e da uma travada apagando o painel.

Nao apareceu a mensagem do anti furto ativado, porém faz um barulhinho de alarme uns 2 segundos quando viro a chave no contato.
Diogo Figueira

XSARA PICASSO EXCLUSIVE 2006
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Re: Xsara Picasso parado a mais de 6 meses

#9

Mensagem por Munhoz » Seg Set 04, 2017 5:32 pm

Coloca a chave na porta, trava e destrava o carro 3 vezes. Depois tenta ligar
Avatar do usuário
Diogo Figueira
Habilitado
Mensagens: 68
Registrado em: Qui Abr 03, 2014 2:33 pm
Nome: Diogo Figueira
Localização: Rio de Janeiro
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v 2006

Xsara Picasso parado a mais de 6 meses

#10

Mensagem por Diogo Figueira » Ter Set 05, 2017 9:27 am

Ontem fiz diversos tipos de testes junto com emu tio que ja trabalhou como mecânico a alguns anos e tem bastante noção, a mensagem do painel sumiu, parece que o problema está no motor de arranque,

provavelmente ele pode ter enferrujado nesse longo período parado, quando tentamos ligar o carro o motor de arranque faz apenas um estalo, parece estar em curto, colocamos a mao ele estava extremamente quente apos 3 tentativas de ligar, a bateria tbm estava extremamente quente...

Vamos desmontar no final de semana e dar uma olhada mais de perto, ele falou que o mais provável que o problema seja na escova do motor de arranque, tomara que seja isso, pelo que vi é uma peça muito barata.
Diogo Figueira

XSARA PICASSO EXCLUSIVE 2006
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Xsara Picasso parado a mais de 6 meses

#11

Mensagem por gjvialta » Ter Set 05, 2017 9:43 am

Olá!

Aproveita para verificar se o sistema de partida funciona com o motor desconectado fazendo medição com um voltímetro.

Na verificação do motor de partida, verificar os contatos do comutador que acopla os contatos elétricos que acionam o motor de partida, além de verificas as condições das escovas induzido do motor.
Avatar do usuário
Diogo Figueira
Habilitado
Mensagens: 68
Registrado em: Qui Abr 03, 2014 2:33 pm
Nome: Diogo Figueira
Localização: Rio de Janeiro
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v 2006

Xsara Picasso parado a mais de 6 meses

#12

Mensagem por Diogo Figueira » Ter Set 05, 2017 11:46 am

Farei essas verificações, e posto aqui se encontrar o problema...

Uma outra duvida, o carro está parado todo esse tempo mais ou menos 7 meses e não estava sendo ligado, portanto irei trocar o oleo e filtro etc... vale a pena eu colocar algum tipo de FLUSH pra fazer uma limpeza interna no motor antes da troca? recomenda algum?
Diogo Figueira

XSARA PICASSO EXCLUSIVE 2006
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Xsara Picasso parado a mais de 6 meses

#13

Mensagem por gjvialta » Ter Set 05, 2017 2:51 pm

Diogo,

Imaginando que o carro esteve parado em local cujas condições ambientes eram normais, parecidas com a garagem de minha casa em Campinas. Longe da praia, sem excesso de umidade, carro não foi coberto por nenhum tipo de manta plástica, etc, etc... Eu diria que apenas a troca do óleo por um novo do tipo recomendado pelo fabricante é o suficiente e adequado.

A troca subsequente pode ser feita antes do período recomendado pelo fabricante, se você perceber que atualmente existe algum tipo de contaminação na parte de cima do cabeçote. Algo parecido com incrustações, ou borras.

Não sou adepto de flush. Penso ser mais prudente cuidar para evitar que sujeira incrustem.

Já tive carro parado em minha garagem por mais de 14 meses. Tomei o cuidado para deixá-lo lá. Deixei o tanque cheio. Após esse período, conectei a bateria. Dei partida. Funcionou sem problemas. Não troquei óleo, filtros, nem combustível. Detalhe: O carro ficou guardado e não abandonado. E isso é atitude minha, que não recomendo a ninguém. Apenas estou comentando que fiz isso por conta e risco e porque eu controlei a situação.

abç
Avatar do usuário
Diogo Figueira
Habilitado
Mensagens: 68
Registrado em: Qui Abr 03, 2014 2:33 pm
Nome: Diogo Figueira
Localização: Rio de Janeiro
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v 2006

Xsara Picasso parado a mais de 6 meses

#14

Mensagem por Diogo Figueira » Seg Set 11, 2017 12:14 pm

viewtopic.php?p=41571#p41571

gjvialta

Infelizmente eu não pude tomar os cuidados adequados com o carro o que foi um sofrimento pra mim, sou daqueles donos babões, fiquei desempregado por 13 meses, não tive condições de comprar um bateria nova, como estava com o IPVA vencido eu não podia andar com o carro e calhou com o fim da vida da bateria, não pegava mais nem com chupeta apenas dando tranco, por isso fui obrigado a encostar o carro, ficou na garagem mesmo.

Ontem passei o dia mexendo no carro, desmontamos o motor de arranque e fizemos todos os testes possiveis e constatamos que o motor de arranque está em ótimas condições e o problema é bem mais sério, o motor está travado.

O que me causa espanto é que nunca andei sem trocar o óleo, filtro etc... eu uso o óleo da total semisintético conforme está especificado no manual, sempre troquei dentro da km recomendada, ja troquei filtro de combustivel duas vezes, enfim eu cuidava direitinho do carro, tanto que nunca quebrou um parafuso em 70 mil km que rodei com ele num periodo de 2 anos.

Agora vem o problema o que fazer pra destravar o motor? será que o óleo parado criou essas borras? vi alguns videos na internet, e casos destintos, carros com motor travado por andar sem trocar oleo, vi carro com as válvulas travadas por gasolina que apodreceu e gerou borra.

Quem olha pro carro ve a conservação ou abre o motor e olha como está as peças não acredita, eu sinceramente não consigo entender como esse motor está travado, quando coloquei a bateria nova da Heliar, funcionou toda a parte eletrica normalmente, alarme, vidros e travas eletricas, será que tem algo que eu possa fazer com o léxias existe alguma função do CB que trava o motor?
Diogo Figueira

XSARA PICASSO EXCLUSIVE 2006
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Xsara Picasso parado a mais de 6 meses

#15

Mensagem por gjvialta » Seg Set 11, 2017 2:36 pm

Olá, Diogo!

Que notícia chata! Muito estranho o que aconteceu com o seu carro. Desconheço motor que trava da maneira que você relatou. Já deixei uma motocicleta parada por mais de 5 anos e não travou motor, além de um carro, conforme mencionei acima.

Enfim, hora de reconstruir!

Boa sorte!
Responder