Qual geração de Gnv no C4 Picasso.

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Rsquintas
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Mai 15, 2017 11:43 am
Modelos Citroën: C4 Picasso

Qual geração de Gnv no C4 Picasso.

#1

Mensagem por Rsquintas » Dom Jun 18, 2017 10:45 pm

Pessoal, boa noite, meu primeiro tópico, cbei de adquirir minha Nave 12/13 La Luna. Procurei essa dúvida e não encontrei nada sobre. O Geração 3, funcionaria bem? Ou apena o G5 é o adequado, outra coisa, vou adquirir o Lexia3, tem algum login para entrar?


Avatar do usuário
tiago.freddi
Sem Habilitação
Mensagens: 20
Registrado em: Qui Ago 25, 2016 11:53 pm

Qual geração de Gnv no C4 Picasso.

#2

Mensagem por tiago.freddi » Seg Jun 19, 2017 7:38 am

Rsquintas escreveu:Pessoal, boa noite, meu primeiro tópico, cbei de adquirir minha Nave 12/13 La Luna. Procurei essa dúvida e não encontrei nada sobre. O Geração 3, funcionaria bem? Ou apena o G5 é o adequado, outra coisa, vou adquirir o Lexia3, tem algum login para entrar?
Amigo, coloque algum kit italiano da LandiRenzo ou BRC. Tem outras marcas também mas sei que essas duas são as melhores. Não adianta colocar kit abaixo da 5 geração. Além dele recomendo colocar o variador de avanço pra que a perda de potência seja menor que 5% pq se for maior você vai detonar o carro, uma outra coisa é pedir para instalar a válvula de abastecimento junto da entrada do tanque de gasolina. Mas na minha opinião não recomendaria você colocar kit GNV nela, você terá muitos problemas pra vender e o desgaste do carro vai ser maior.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
jean_uemura
Sem Habilitação
Mensagens: 20
Registrado em: Dom Out 02, 2016 12:53 am

Qual geração de Gnv no C4 Picasso.

#3

Mensagem por jean_uemura » Seg Jun 19, 2017 12:44 pm

Sem contar com o custo de instalação e de retirada antes de vender. Ah! E o custo da vistoria anual.

Enviado de meu LG-H815 usando Tapatalk
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

Qual geração de Gnv no C4 Picasso.

#4

Mensagem por renan97ar » Ter Jun 20, 2017 8:30 pm

Concordo com o Tiago. Se for instalar, coloque de quinta geração com variador de avanço, de marca boa. Tivemos um Ford Focus 2.0 automático com kit da LandiRenzo e variador de avanço, e o resultado era bem legal. Foram mais de duzentos mil km de alegrias.

Mas, só de curiosidade: quanto você roda por ano? Te pergunto, pois com o aumento do valor do GNV, a km a se rodar para recuperar o investimento e de fato ter economia se tornou um pouco alta...
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Qual geração de Gnv no C4 Picasso.

#5

Mensagem por gjvialta » Qua Jun 21, 2017 2:22 pm

Rsquintas escreveu:Pessoal, boa noite, meu primeiro tópico, cbei de adquirir minha Nave 12/13 La Luna. Procurei essa dúvida e não encontrei nada sobre. O Geração 3, funcionaria bem? Ou apena o G5 é o adequado, outra coisa, vou adquirir o Lexia3, tem algum login para entrar?
Tudo que já foi dito pelos colegas. Na minha opinião também pense muito antes de instalar o kit. Eu desaconselho. Sobre o Lexia, as informações estão contidas na aquisição e youtube.

Att,
Rsquintas
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Mai 15, 2017 11:43 am
Modelos Citroën: C4 Picasso

Qual geração de Gnv no C4 Picasso.

#6

Mensagem por Rsquintas » Qua Jun 28, 2017 8:14 am

Agradeço aos amigos, no RJ tem 75% de desconto no IPVA para carros a Gás, então compensa por si só a aplicação do GNV, e em relação a quanto rodo, não rodo tanto, 2.000 km mês, sobre retirar GNV, nunca. Depois vai do jeito que deixei, o negocio é manter a manutenção em dia.
cobbett
Sem Habilitação
Mensagens: 21
Registrado em: Qui Mai 17, 2012 8:57 pm
Nome: cobbett

Qual geração de Gnv no C4 Picasso.

#7

Mensagem por cobbett » Sáb Jan 13, 2018 7:13 am

Amigo, vc instalou o GNV em seu C4 Picasso? Que kit usou? Onde instalou? Quanto custou? De as referências, sou do Rio de Janeiro comprei uma nave dessas e tb quero . Grato
Rsquintas
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Mai 15, 2017 11:43 am
Modelos Citroën: C4 Picasso

Qual geração de Gnv no C4 Picasso.

#8

Mensagem por Rsquintas » Seg Jan 15, 2018 12:46 pm

Irmão bom dia, desisti de instalar.
Eduardo Ferreira
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Ago 07, 2012 10:01 pm
Nome: Eduardo Ferreira
Localização: Rio de Janeiro
Modelos Citroën: C4 Picasso GLX 2012, Xsara Picasso Exclusive 06

Qual geração de Gnv no C4 Picasso.

#9

Mensagem por Eduardo Ferreira » Seg Abr 16, 2018 10:42 pm

Boa noite a todos

Estive fora do forum por bastante tempo mas adquiri um C4 Picasso a menos de um mes e já instalei um kit GNV de 5a. Geração da marca Tomasseto .
Não é considerada uma marca top como BRC e Landi Renzo mas optei por usar uma marca de manutenção fácil próximo a minha casa caso precise.

Ainda estou em fase de ajuste fino, mas no primeiro tanque a média foi na base de 8,5 km/m3 de GNV, o que é equivalente a quase 17 km/l de gasolina, com o ar ligado 100% do tempo. Espero obter média acima de 10 km/m3, vou rodar mais uns tanques e retorno aqui para reportar.

Sobre performance, ficou naturalmente um pouco aquém da performance com gasolina, o que é absolutamente normal e plenamente compensado pela grande economia do sistema . Achei muito interessante ver que o sistema de GNV de 5a. geracão atual permite até o uso paralelo da gasolina com um tempo de injeção muito menor que o normal, apenas para dar mais força ao sistema. Por enquanto não senti necessidade de ativar essa opção.

Abraço a todos
Favj
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Mai 21, 2018 3:49 pm
Modelos Citroën: C4 picasso

Qual geração de Gnv no C4 Picasso.

#10

Mensagem por Favj » Seg Mai 21, 2018 4:08 pm

Eduardo também estou querendo colocar gnv no c4 picasso. Infelizmente o GNV 5 é beberrão, não gosto dele, mas parece que no c4 é obrigatório usar o 5geracao. Essa informação procede?
Vc fez 8,5m3 com ar ligado ou desligado? Cidade ou estrada?
Avatar do usuário
viniciusrr
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Sex Abr 20, 2018 9:02 am
Nome: Vinicius
Localização: Rio de janeiro
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012

Qual geração de Gnv no C4 Picasso.

#11

Mensagem por viniciusrr » Qui Jul 12, 2018 12:10 pm

Então gente, pode ser instalado tanto o 3º geração, quando o 5º geração, as diferenças são as seguintes:

3º Geração - é um sistema mais antigo, onde será necessário, realizar regulagens periódicas, pois como a regulagem é feita por parafusos, sempre vai desregular por causa da vibração e desgaste dos componentes, como filtro de ar, essa regulagem será quando achar necessário, ele é mais sensível a qualquer problema que haja nos componentes do motor, como problema de vela ou bobina, e com ele você também terá um pouco mais de perda de potencia. O que pode ser feito para minimizar as regulagens, é a instalação de um componente que realizar a regulagem de passagem de gás automaticamente, ela vai no lugar do parafuso e analisa a quantidade certa de passagem de gás, mas mesmo assim, ainda haverá o parafuso de regulagem de marcha lenta, mais isso é simples e você mesmo pode fazer em casa, o 3º geração, utiliza somente uma entrada de gás no motor e funciona com aspiração do gás pelo motor.

5º Geração - é um sistema mais atual, não tem a necessidade de realizar regulagens, pois ele realiza sozinho, menos sensível a problemas nos componentes do motor, analisando e se adaptando, a perda de potencia é menor, tem diversos tipos de configurações, você pode escolher a temperatura de entrada do gás, a rotação para a troca, pode configurar para utilização do combustível liquido, caso precise de potencia, configurando uma rotação, por exemplo, se chegar a 4000 rotações ele passa para o liquido, pois entende que você precisa de mais potencia, o 5º geração, utiliza 1 bico de gás para cada cilindro e funciona com injeção de gás no motor.

6º Geração - é o sistema mais atual que existe, com os mesmos componentes do 5º geração, mas só serve para carros com injeção direta de combustível, como os novos motores THP, onde é realizada a substituição do bico injetor do carro, por um especial, que conecta o gás e o combustível liquido ao mesmo tempo.

Então fica a sua escolha, pois a diferença de preço é bem significativa de um para o outro.

E outra coisa, vale muito a pena fazer a conversão, pois gastando para converter e realizar uma manutenção anual, mesmo assim irá gastar menos do que se andar com combustível liquido.

Exemplo:
Supondo que você ande 1500KM por mês e o carro faça 10KM/l de gasolina, 7,5Km/l de Alcool e 180Km com 1 cilindro de 16M³, teremos os seguintes valores da tabela abaixo:


COMBUSTÍVEL------CONSUMO/MÊS--------CONSUMO/ANO------R$/MÊS----------R$/ANO
GASOLINA------------150 LITROS-------------1.800 LITROS-------R$ 720----------R$ 8.640
ETANOL---------------200 LITROS-------------2.400 LITROS-------R$ 720 ---------R$ 8.640
GNV-------------------133 M³-------------------1.596 M³------------R$ 346-----------R$ 4.152


No mês, teríamos uma economia de R$ 374 e R$ 4488 no ano, uma economia de 52%.

Mas vamos supor, que o gasto dos componentes com GNV seja mais elevado, então a recomendação sugerida, seria de 20000Km para a troca de componentes como, jogo de velas, cabo de velas, filtro de ar e vou adicionar também o custo da vistoria anual realizada no Inmetro, ficaria conforme a tabela a seguir:


COMPONENTE-------------VALOR MÉDIO SUGERIDO
JOGO DE VELA--------------------R$ 80,00
FILTRO DE AR---------------------R$ 40,00
CABO DE VELA--------------------R$ 150,00
VISTORIA ANUAL-----------------R$ 230,00
TOTAL------------------------------R$ 500,00


Então, teremos no final de todos esses cálculos, os seguintes valores:

ECONOMIA P/ANO GNV = R$ 4.488,00
MANUTENÇÃO/ANO GNV = R$ 500,00

SALDO DE ECONOMIA/ANO = R$ 3.988,00

Além de toda economia, teremos, menor contaminação do óleo, menor carbonização do motor, agride menos o meio ambiente, desconto de IPVA em alguns estados (RJ 75% de desconto) e o GNV não depende de logística pois vem por gasodutos, então quando houver greve, você vai poder continuar andando.
Alexlopes38
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Set 04, 2018 2:41 pm
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

Qual geração de Gnv no C4 Picasso.

#12

Mensagem por Alexlopes38 » Ter Set 04, 2018 3:10 pm

Amigos, boa tarde!
Estou adquirindo um C4 Grand Picasso e queria saber se alguém aqui tem o mesmo modelo porém com GNV?
rolembergfilho
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Set 11, 2018 11:59 am
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

Qual geração de Gnv no C4 Picasso.

#13

Mensagem por rolembergfilho » Ter Set 11, 2018 2:02 pm

Prezados,

Tenho um C4 Grand Picasso 2008/2008, com incríveis 50 mil km rodados. !!!

Estou refletindo colocar GNV, até porque moro em Botucatu-SP, e pretendo viajar com meus filhos por São Paulo para conhecer a família e lugares.

Com isso, seguem as perguntas:

1 - Alguém no fórum que tenha C4 Grand Picasso também colocou GNV?
1.1 - Se sim, qual geração?

2 - Além do GNV, convém instalar mais quais peças?

3 - Qual empresa de confiança vocês indicam para instalar o GNV no estado de São Paulo? Pode ser capital ou Bauru.
rudimar
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Jul 28, 2019 6:51 pm
Modelos Citroën: C4 Picasso 2.0 16v 2010

Re: Qual geração de Gnv no C4 Picasso.

#14

Mensagem por rudimar » Dom Jan 10, 2021 8:49 pm

O ideal para o C4 Picasso 2010 é o de G5.
Responder