Óleo baixando, fumaça e consumo elevado.

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Eterson Soares
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Óleo baixando, fumaça e consumo elevado.

#1

Mensagem por Eterson Soares » Dom Jun 04, 2017 6:26 pm

Ola para todos, comprei um Citroen Xsara Picasso 2.0 16v manual, gasolina, ano 2005, com 177 mil kilometros, já estou com ele 3 meses, o consumo tem oscilado muito no inicio estava dando 7,5 kml e agora fica na faixa de 6 a 7 kml, e com 5 mil kilometros baixou o óleo de piscar a luz no painel, fui até o meu mecânico e o mesmo constatou que o carro esta fumando em alta rotação e com muita carbonização na descarga e que a possível solução seria abrir o motor e fazer uma retifica básica (revisão esta trocando anéis, passe nas camisas... ou seja revisão estândar) , pois pelo ano e kilometragem e pelos problemas encontrados que eu relatei no inicio indicaria esta alternativa, agora eu gostaria de saber dos mais experientes do grupo (digo mais experientes pois este é meu primeiro Citroen), se procede este parecer, e se alguem já teve este tipo de problema ou algo parecido e se a solução foi por ai mesmo?
Desde já agradeço a todos pelas respostas e pelo espaço.
At. Eterson Soares


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rgdl
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Óleo baixando, fumaça e consumo elevado.

#2

Mensagem por rgdl » Seg Jun 05, 2017 10:14 am

Realmente a quilometragem é alta, mas o meu com quase 150 mil quilometro não precisou de nada disso apenas a troca da junta do cabeçote e a retífica do mesmo, mas cada caso é um caso.

O que vc precisa saber sobre esse motor e o óleo:

1 - Esse motor consome óleo normalmente, quase meio litro a cada 1000 quilômetros, isso não é defeito é característica do motor, então é de suma importância ficar atento ao nível do mesmo;

2 - Não se usa óleo mineral nesse motor, a temperatura de trabalho dele é muito alta (em torno de 100°C) e isso cozinha o óleo minera fazendo ele virar borra rapidinho, só óleo sintético ou semissintético e nessas viscosidades (de acordo com o clima de sua região) 5W40, 10W40 ou 15W40.

3 - Esse motor usa 4 litros de óleo, mas deve-se acrescentar 300ml em caso de troca do filtro, sendo que é mandatório colocar esses 300ml de óleo diretamente no filtro caso for trocá-lo.

O que vc deve verificar:

1 - Vazamentos. É muito comum o vazamento de óleo pelo cárter, especialmente quando ele é retirado para limpeza. Como o cárter desse motor não tem junta é preciso colocar silicone nele, ou fabricar uma junta de papel velumoide, e verificar depois se tem vazamento. Outro ponto de vazamento comum na mangueira de aspiração dos gases do cárter, pois com o tempo ela resseca e acaba rachando permitindo vazamentos. Essa é a mangueira que vem do cabeçote e vai até a o duto de de admissão. Veja esse tópico para saber de que mangueira estou falando e como repará-la caso esteja ruim.

viewtopic.php?f=60&t=6159

Agora se seu motor está sem vazamentos e vc vem acompanhando o nível do óleo e ele está consumindo mais óleo que o normal então realmente é possível que o seu mecânico esteja certo.

Quanto ao consumo tem muita coisa que pode estar acontecendo. te aconselho a ler esse tópico viewtopic.php?f=29&t=5287
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Eterson Soares
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#3

Mensagem por Eterson Soares » Sáb Jun 10, 2017 9:15 am

Obrigado pela ajuda na resposta, vou melhorar as informações para vocês entenderem melhor o problema.
Sim tenho usado óleo semi-sintético 15W40.
Não, o veiculo não tem vazamento nenhum esta sequinho, sequinho.

E para atualizar já esta na oficina para fazer a desmontagem e conferencia do possível problema, para a falta de sorte do mecânico, aconteceu alguns probleminhas que creio eu pode acontecer com qualquer um, e no caso o meu foi o escolhido.

Primeiro os parafusos cabeça torque que segura a parte dos comandos de válvula, todos eles terão que ser trocados, pois na hora de tirar (como parece que este motor nunca foi aberto) todos tiveram que ser alargados, pois com a medida de chave original usada eles começaram a roçar.

Segundo, os parafusos do cabeçote (aqueles que ficam em um buraco que é a conta da chave) estavam bem difíceis de serem retirados, e novamente um dos parafusos quebrou as laterais e com isso a chave não faz a pega, ai tiveram que retirar o motor inteiro e levar para a retifica para sacarem este parafuso e continuar a desmontagem.

Ainda não tenho noticias do que mais aconteceu pois hoje é sábado, mais na segunda atualizo os acontecimentos.
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