Al4 somente neutro

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Ferfreire
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Mai 16, 2017 10:22 pm
Modelos Citroën: C4 Picasso Glx 2008/2009

Al4 somente neutro

#1

Mensagem por Ferfreire » Ter Mai 16, 2017 10:42 pm

Olá pessoal! Estou desesperada, meu C4 Picasso 2008/2009 deu problema no meio da rua, não engata nada, fica somente no neutro em qualquer posição que coloque. Será que alguém tem noção do que possa ser?


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Al4 somente neutro

#2

Mensagem por rgdl » Qua Mai 17, 2017 8:39 am

Vc tem o hábito de colocar o cambio em neutro a cada semáforo?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Al4 somente neutro

#3

Mensagem por gjvialta » Qua Mai 17, 2017 11:12 am

Ferfreire escreveu:Olá pessoal! Estou desesperada, meu C4 Picasso 2008/2009 deu problema no meio da rua, não engata nada, fica somente no neutro em qualquer posição que coloque. Será que alguém tem noção do que possa ser?
Olá!

1- O carro passou por alguma revisão recente?
2- Apresentou algum sintoma antes disso acontecer?
Ferfreire
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Mai 16, 2017 10:22 pm
Modelos Citroën: C4 Picasso Glx 2008/2009

Al4 somente neutro

#4

Mensagem por Ferfreire » Qui Mai 18, 2017 9:34 am

Olá, bom dia!

Quando paro no semáforo aciono o freio de mão elétrico, o botão P no painel.
rgdl escreveu:Vc tem o hábito de colocar o cambio em neutro a cada semáforo?
Ferfreire
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Mai 16, 2017 10:22 pm
Modelos Citroën: C4 Picasso Glx 2008/2009

Al4 somente neutro

#5

Mensagem por Ferfreire » Qui Mai 18, 2017 9:36 am

Olá, bom dia!

O carro passou em revisão quando comprei há 1 ano e meio atrás.

Nunca tinha apresentado nada antes, tanto que, um dia antes viajei com o carro e não demonstrou sinal algum.
gjvialta escreveu:
Ferfreire escreveu:Olá pessoal! Estou desesperada, meu C4 Picasso 2008/2009 deu problema no meio da rua, não engata nada, fica somente no neutro em qualquer posição que coloque. Será que alguém tem noção do que possa ser?
Olá!

1- O carro passou por alguma revisão recente?
2- Apresentou algum sintoma antes disso acontecer?
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Al4 somente neutro

#6

Mensagem por gjvialta » Qui Mai 18, 2017 11:02 am

Bom dia!
Perdoe-me formar contexto, mas é no intuito de ajudar sempre. Pelo que entendi você não tem conhecimento algum sobre o funcionamento do veículo que possui. Fundamental você procurar oficina mecânica que tenha profissionais que entendam de citroën. Eles poderão fazer uma análise do que está acontecendo com seu carro. A analise inicial deve verificar condições atuais do seu câmbio, sem desmontar nada. Algumas verificações podem dizer qual é o problema do câmbio.

1- A oficina deve ter software e hardware para verificar se tem alguma mensagem de erro gravado. Preferencialmente se for o Lexia 3, pois esse é o software mais amigável com o sistema que comanda, ou gerencia os carros da citroën. Com ele é possível ter uma gama maior na detecção de defeitos. Outros softwares podem não detectar uma anomalia existente.

2- A análise deve se estender ao nível de óleo do câmbio. Existe procedimento adequado para se fazer esta avaliação. O carro deve estar em temperatura monitorada, que gira em torno de 61 a 68°C.

3- Avaliar a aparência do óleo do câmbio, através de uma amostra. Ver desde sua coloração a partículas em suspensão, que podem demonstrar o desgaste dos componentes internos.

4- A pressão de funcionamento do câmbio é outro fator fundamental e deve também ser verificado. O AL4, câmbio automático dos citroën que que estamos falando, operam em uma faixa de pressão entre 2,55 a 2,9 bar. Essa medição pode ser verificada com o Lexia 3.

O mecânico que tem conhecimento deste tipo de câmbio, de posse dessas informações que mencionei acima, terá condições de equacionar o que está acontecendo com o seu carro.

Tente este caminho e depois nos relate para ver se podemos auxiliar ainda mais.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Al4 somente neutro

#7

Mensagem por rgdl » Qui Mai 18, 2017 11:14 am

No C4 Picasso não há um cabo ligando a alavanca do cambio ao cambio, o que há é um motor de passo que coloca o cambio na posição quando a alavanca é acionada (foto abaixo)

Imagem

Das duas uma:

1 - Ou esse motor de passo deu defeito, o que eu acho pouco provável já que vc não tem o hábito de colocar o cambio e N toda vez que para;

2 - Ou há algum problema elétrico, que pode ser desde um fusível queimado a um simples mal contato na alavanca, evitando que a BSI receba o comando da alavanca e a transmita para o motor que faz as trocas das marchas.

Mas para saber ao certo o ideal é passar um scanner para ver qual o erro está gravado lá.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Al4 somente neutro

#8

Mensagem por Munhoz » Qui Mai 18, 2017 12:03 pm

rgdl escreveu: vc não tem o hábito de colocar o cambio e N toda vez que para
Ela coloca no P.
Ferfreire
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Mai 16, 2017 10:22 pm
Modelos Citroën: C4 Picasso Glx 2008/2009

Al4 somente neutro

#9

Mensagem por Ferfreire » Dom Mai 21, 2017 10:54 am

Olá, bom dia!

Agradeço toda orientação fornecida, vou levar 2ª feira no mecânico, ele tem o scanner com software Lexia 3 e verificar o que está acontecendo, espero que seja algo fácil $$$ de resolver. Obrigada!
gjvialta escreveu:Bom dia!
Perdoe-me formar contexto, mas é no intuito de ajudar sempre. Pelo que entendi você não tem conhecimento algum sobre o funcionamento do veículo que possui. Fundamental você procurar oficina mecânica que tenha profissionais que entendam de citroën. Eles poderão fazer uma análise do que está acontecendo com seu carro. A analise inicial deve verificar condições atuais do seu câmbio, sem desmontar nada. Algumas verificações podem dizer qual é o problema do câmbio.

1- A oficina deve ter software e hardware para verificar se tem alguma mensagem de erro gravado. Preferencialmente se for o Lexia 3, pois esse é o software mais amigável com o sistema que comanda, ou gerencia os carros da citroën. Com ele é possível ter uma gama maior na detecção de defeitos. Outros softwares podem não detectar uma anomalia existente.

2- A análise deve se estender ao nível de óleo do câmbio. Existe procedimento adequado para se fazer esta avaliação. O carro deve estar em temperatura monitorada, que gira em torno de 61 a 68°C.

3- Avaliar a aparência do óleo do câmbio, através de uma amostra. Ver desde sua coloração a partículas em suspensão, que podem demonstrar o desgaste dos componentes internos.

4- A pressão de funcionamento do câmbio é outro fator fundamental e deve também ser verificado. O AL4, câmbio automático dos citroën que que estamos falando, operam em uma faixa de pressão entre 2,55 a 2,9 bar. Essa medição pode ser verificada com o Lexia 3.

O mecânico que tem conhecimento deste tipo de câmbio, de posse dessas informações que mencionei acima, terá condições de equacionar o que está acontecendo com o seu carro.

Tente este caminho e depois nos relate para ver se podemos auxiliar ainda mais.
Ferfreire
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Mai 16, 2017 10:22 pm
Modelos Citroën: C4 Picasso Glx 2008/2009

Al4 somente neutro

#10

Mensagem por Ferfreire » Dom Mai 21, 2017 10:56 am

Olá, bom dia!

Agradeço pela informações, foram bem úteis, assim não vou ao mecânico no escuro totalmente. Assim que tiver um diagnóstico volto a informar. Obrigada!
rgdl escreveu:No C4 Picasso não há um cabo ligando a alavanca do cambio ao cambio, o que há é um motor de passo que coloca o cambio na posição quando a alavanca é acionada (foto abaixo)

Imagem

Das duas uma:

1 - Ou esse motor de passo deu defeito, o que eu acho pouco provável já que vc não tem o hábito de colocar o cambio e N toda vez que para;

2 - Ou há algum problema elétrico, que pode ser desde um fusível queimado a um simples mal contato na alavanca, evitando que a BSI receba o comando da alavanca e a transmita para o motor que faz as trocas das marchas.

Mas para saber ao certo o ideal é passar um scanner para ver qual o erro está gravado lá.
Responder